Artigo Primeiro.
A Constituição da República Federativa do Brasil elege como Princípio
Fundamental da República Federativa o pluralismo político ou de idéias e
como direitos do cidadão a livre manifestação do pensamento e a
liberdade de.consciência.
okay
Consiste, portanto, discriminação inaceitável
e insustentável o fato de que só um lado da questão quanto às origens
seja ensinado e inserido no currículo escolar oficial
O único lado passado é o científico. Lados religiosos são ensinados particularmente, ou nas igrejas.
, o que impede o
acesso dos educandos à existência das evidências capazes de sustentar a
viabilidade do modelo criacionista
Como se existisse um único modelo criacionista. E como se qualquer modelo criacionista fosse melhor do que qualquer coisa que qualquer um inventar com a mesma infalseabilidade.
Como se nào fossem todas as evidências possíveis e imagináveis compatíveis com uma "teoria" de que tudo foi criado por um ser onipotente de repente e sobrenaturalmente, em vez de ter surgido pelo modo aparente, e natural.
c
O atual modelo teórico conhecido como evolução das espécies não
explica, satisfatoriamente, a origem da vida e a sua complexidade,
Não tem mesmo o dever de explicar a origem da vida, e explica a complexidade de maneira mais satisfatória que "milagre".
As teorias naturais para origem da vida também são melhores explicações que milagres.
e a
finalidade de alguns processos que, ao invés de aleatórios, denotam
organização para o desempenho de funções especiais, confirmados pelos
mais recentes avanços da ciência, como a descoberta do Código Genético e o mapeamento do Genoma Humano, o que torna contestável muitas das
conclusões adotadas pelos adeptos da Teoria Sintética da Evolução.
O velho "os cientistas estão abandonando a evolução". Mentira.
mesma forma, a Geologia convencional ignora dados e incorpora conceitos
totalmente incompatíveis com a realidade dos fatos (extensos estratos
sedimentares com seu respectivo conteúdo fossilífero) os quais, na
verdade, apontam para a ocorrência de uma grande catástrofe de
proporções globais.
Que por puro acaso teria se solidificado exatamente como se esperaria que se solidificasse se em vez de em uma grande catástrofe tivesse ocorrido lentamente durante as eras e documentando cronologicamente uma história de modificação na descendência dos seres.
Artigo Terceiro
Tal qual a evolução, o criacionismo, é um modelo das origens que induz
à realização de pesquisas e, em nível educacional, ele é capaz de
despertar o espírito crítico e científico.
"O" único criacionismo, de novo.
Hein? Pesquisas criacionistas?? Quais são as previsões criacionistas? "deus criou tudas as coisas (premissa), logo, veremos as coisas (previsão). Vemos as coisas (confirmação da hipótese). Agora vamos tentar entender como as coisas funcionam"
Artigo Quarto
Do ponto de vista filosófico, o criacionismo é um modelo que reconhece
que o ser humano não é obra do acaso, o que acarreta implicações na vida
individual e social. De fato, assim como o postulado implícito da
evolução conduz ao materialismo e ao esvaziamento do significado da vida
humana, o postulado do criacionismo, conduz à conclusão de que existe
um significado para a existência humana.
Não existe só um criacionismo, pode-se inventar qualquer criacionismo com qualquer significado para a vida humana que se queira.
A vontade que alguns talvez queira quanto a um significado da vida humana não cria a realidade, e isso não pode ser critério para ensinar ciências naturais.
Artigo Quinto
Na realidade, a comunidade científica não deve impor nenhum dos modelos
sobre as origens. Cabe a nós, criacionistas, a séria responsabilidade de
difundir, com integridade e honestidade intelectual um outro modelo e,
no âmbito acadêmico, podermos dar subsídios para a decisão a respeito de
um ou outro modelo, sem imposição nem preconceito.
Sem preconceito? Os criaicionistas acham que sabe tudo de evolução, e parecem ignorar a existência de inúmeros outros criacionismos além do que cada um defende!
Quando houverem teorias criacionistas testáveis e evidências, eles podem vir falar em ensinar criacionismo e etc. Até lá é tão digno quanto qualquer coisa que qualquer um inventar sem provas.
Artigo Sexto
A mídia em geral tem sido tendenciosa quanto ao tratamento dado ao
modelo da evolução nos moldes vigentes pois, em sua constante exposição
tem dado a ele contorno de verdade incontestável (à semelhança de um
dogma ou tabu intocável),
Distorção grossa.
Não é porque algo é solidamente confirmado que é verdade incontestável, dogma.
A Terra é redonda, e isso também é passado como "verdade incontestável".
e rechaçado qualquer outra possibilidade ou
modelo viável que venha a ser proposto.
Ainda não foram propostos modelos científicos viáveis
Tem-se pretendido apontar o
criacionismo como modelo fixista e anti-científico, (ou acientífico), o
que não condiz com a verdade.
Essa frase é que não condiz com a realidade
No que isso vai dar hein??? Daqui a pouco são os astrólogos requerendo tratamento digno nas aulas de ciências também