Autor Tópico: Viagens Quânticas (era: Re: Mecânica Quântica para leigos.)  (Lida 4473 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Viagens Quânticas (era: Re: Mecânica Quântica para leigos.)
« Resposta #50 Online: 16 de Junho de 2009, 14:19:06 »
ferperics: Se você deseja que suas idéias sejam levadas a sério, porque você não tenta evitar escrever como uma criança
de 5 anos?

EDIT: Aliás, como uma criança de 5 anos sob o efeito de LSD.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline ferperics

• Nível 03
  • *
  • Sem saber que era impossivel... Ele foi la e fez..
« Resposta #51 Online: 16 de Junho de 2009, 17:36:39 »
EDIT: Aliás, como uma criança de 5 anos sob o efeito de LSD.
é Rivotril seu loco

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #52 Online: 16 de Junho de 2009, 17:36:39 »
e ficaavontade com esses seus cartoes coloridos que pra mim papel só serve pra enrrole beck

:susto:
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Eu não li isto... o avatar do Alfred E. Neuman não deve ser a toa.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 16 de Junho de 2009, 17:40:43 »
Este tópico esta degringolando demais. Vou trancá-lo até segundo aviso.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline KBoltz

• Nível 02
  • *
Re: Viagens Quânticas (era: Re: Mecânica Quântica para leigos.)
« Resposta #54 Online: 17 de Junho de 2009, 14:11:26 »
ferperics um dia desses "disse":
nao possuo biblioteca em casa, só um pc com net...
meu material usado foi apenas uma caneta
e leituras e pesquisas wikipedia etc..

as moleculas nao seguem um padrao geometrico?
a formação de cristais?
entao... com maog, o proprio atomo é o responsavel pela diretriz do posisionamento na molçecula... é muito loco
inicreditavel a principio

principalmente voce

Pelo "levéu" das respotas eu fico imaginando que você, caro ferperics, tenha entre 17 e 19 anos de idade, acertei ?
Se não acertei a idade, por favor me informe da mesma para que eu seja capaz de dosar a resposta que você precisa.
Enquanto isso vai pensando no seguinte:

1. Matemática não é ciência (popperiana)
Ciência pode ser entendida como "área de conhecimento humano" e só por causa disso pode designar áreas tais como "ciências sociais", por exemplo. Entretanto, ciências naturais (as ditas ciências popperianas), são áreas do conhecimento que utilizam o método científico. Dessa forma, matemática como já disse, e todas aquelas outras áreas do conhecimento humano, não são ciência. Valer-se do método científico requer experimentação, portanto se sua "teoria" (no caso apenas talvez hipótese) foi feita com sua bunda localizada na cadeira, dificilmente fará parte da Ciência. Eu me lembro de um cidadão que elaborou uma "teoria" e se orgulhava de descrevê-la como algo assim "... eu poderia ter elaborado meu trabalho num quarto sem janelas nem portas, bastava ter uma vela, lápis e papel". Ao que eu responderia: então aproveita que a vela está acessa e queime o papel. Se não é preciso experimentação, ela não é Natural e portanto não nos (cientistas) serve a não ser como exercício. Por favor não cite Einstein, primeiro porque ele não elaborou a relatividade sozinho, segundo porque ele não a elaborou sentadinho na cadeira.

2. Eu não quero "bater forte" em você, porque se você realmente tiver a idade que eu supus, seria muito pouco didático de minha parte desanimar alguém que se interessou espontâneamente por assuntos científicos, num mundo onde cada vez mais dizer que "foi porque deus quis" torna-se uma "hipótese" (hahah) viável. Nesse ponto vou deixar também para você pensar, o seguinte comentário (que é, claro, uma opinião pessoal): A Web Brasileira é UM LIXO.  Digo isso porque dificilmente se acha conteúdo que preste que não se refira à vida de artistas. Quando se acha alguma menção, faz parte de um site de venda de alguma coisa. E até tem-se certa razão de ser. Hoje em dia se você não sabe inglês (mesmo que seja do tipo READ-ONLY) você está fadado ao ostracismo. Então, se você realmente procurou informação na wikipédia (da qual eu sou um ferrenho colaborador, embora no último ano tenho postado muito pouco por pura falta de tempo) em português talvez você não tenha achado que "hipóteses" (na verdade nem isso, seriam apenas "regras" ou como se diz no IF "coisa de químico" ; físico é uma carniça ! :P ) geométricas para átomos já existem desde Dalton. Aliás todo quack que aparece (porque será que são todos engenheiros ?) com "teoria" nova sobre átomo passa por essa "fase" de "descobrir" características geométricas para os elétrons, nucleons e tal. O Wlad (com suas prateleiras geométricas), o Rot (com a correção gravitacional para a força elétrica) e até o Cacique (com sua relatividade "correta") já passaram por isso.

3. Como todo bom adolescente (mental ou fisicamente), você aparentemente acha que o mundo teve início quando você nasceu e que todas as pessoas mais velhas ao atingir a própria idade adulta, se congelaram permanecendo incapazes de aprender algo novo. Não vou dizer que não existam pessoas assim, mas é bem fácil perceber que não dá para generalizar.  Apenas é claro, você aprende e pode sair por aí desafiando e se achando a última bolacha do pacote. Com respeito a esse ponto deixo para você pensar, que o mundo não parou nem prendeu a respiração porque você ficou 7 meses pensando num problema que já foi resolvido há 70 anos.

4. Dica ! Coisinha !
Não saia por aí se comparando com Einstein, Galileu ou Joana D'Arc. Se seu trabalho for de fato relevante, pode ter certeza que o mundo fará isso por você.
e o motivo Heisenberg estabelece: é que o 'a-dagger' sobe mas é o 'a' que desce !

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #55 Online: 17 de Junho de 2009, 14:15:50 »
Ele já não foi banido? Uma pena. Não, na verdade, não.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline KBoltz

• Nível 02
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Junho de 2009, 14:16:44 »
KBoltz, não se preocupe que sou bem mais chato que você !

Você saberia me dizer em qual ou quais livros Platão ficou brincando de físico ?

como bom filósofo, ainda mais na época em que não havia "ciência" tal como a conhecemos (*) ele banca o físico em pelo menos todos os livros dele que eu li que são os seguintes:

Protagoras, Apology, Gorgias, Phaedo, Phaedrus, Parmenides, Sophist, Timaeus, Republic

Faz bastante tempo que eu os li, então a informação já se encontra (bastante) emaranhada. Mas eu acho que é o seguinte: eu acho o trabalho mais importante o Republic (a republica), que é onde ele expõe o problema da caverna (uma magnífica alegoria na qual as sombras projetadas na parede da caverna seria o que nós humanos percebemos como realidade). Daí ele desenvolve o que seria chamado de "teoria das formas" se não me engano. E então em Parmênides ele mesmo a critica. Magnífico. O Timaeus (Timeu) é  onde acho, tem mais "física", embora apareça na discussão do que seria a realidade.

Eu acho magnífica essas obras, devido também a um fenômeno bastante interessante: quando eu era moleque (já no século passado  :'() eu tinha uma "teoria" sobre a realidade, que não era exatamente uma teoria mas sim uma "bronca" e ela era descrita como "as pessoas só entendem uma coisa se ela couber na sua sala (ou quintal dependendo do tamanho da explicação  :P)". Quando eu li Platão e notei as similaridades fiquei todo feliz (e também desapontado afinal alguém já havia pensado nisso -bem- antes de mim  :vergonha:) pelo menos porque a maneira de pensar seguia uma linha parecida.

Ler esses clássicos é bastante instrutivo não só pelo valor histórico, mas também nos dá dicas de que esse conhecimento é muito, muito antigo. muhohohahahaha  :o :olheira: :stunned:

(*) "tal como a conhecemos" é marca registrada de Sr Spock.  :P

Citação de: KBoltz
como bom filósofo, ainda mais na época em que não havia "ciência" tal como a conhecemos (*) ele banca o físico em pelo menos todos os livros dele que eu li que são os seguintes:

Protagoras, Apology, Gorgias, Phaedo, Phaedrus, Parmenides, Sophist, Timaeus, Republic

Eu teria que ter sido mais específico: queria saber se vc se lembra quando menciona os sólidos... eu não li tanto Platão como você, lembro do Banquete e outros teria que reler para lembrar. Mas não lembro dele falar em formas físicas elementares, por isso a pergunta.

Cara, eu acho que eu te respondi o que você pediu no primeio post, mas você citou ou só leu a primeira linha: segundo me lembro Platão fala dos sólidos em "Republic", e depois critica o seu modelo em "Parmenides".

o post original:

Faz bastante tempo que eu os li, então a informação já se encontra (bastante) emaranhada. Mas eu acho que é o seguinte: eu acho o trabalho mais importante o Republic (a republica), que é onde ele expõe o problema da caverna (uma magnífica alegoria na qual as sombras projetadas na parede da caverna seria o que nós humanos percebemos como realidade). Daí ele desenvolve o que seria chamado de "teoria das formas" se não me engano. E então em Parmênides ele mesmo a critica. Magnífico. O Timaeus (Timeu) é  onde acho, tem mais "física", embora apareça na discussão do que seria a realidade.
e o motivo Heisenberg estabelece: é que o 'a-dagger' sobe mas é o 'a' que desce !

Offline KBoltz

• Nível 02
  • *
« Resposta #57 Online: 17 de Junho de 2009, 14:17:31 »
Ele já não foi banido? Uma pena. Não, na verdade, não.

ah, raios triplos ! :P

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #58 Online: 23 de Junho de 2009, 08:11:46 »
ferperics, o retorno ...  :susto:
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 12:06:35 por Humberto Francis »
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 25 de Junho de 2009, 12:31:19 »
Desfixei o tópico.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!