Mas afinal, o que é vida? Não seria uma mera terminologia criada por nós humanos e, portanto, incompleta e limitada? Porque não posso dizer que partículas como elétrons, por exemplo, estão vivas?
Por incapacidade de se reproduzir, acho.
Esse é justamente o ponto. Fomos nós que definimos que para algo ser vivo precisa se reproduzir, possuir metabolismo próprio,...
Os critérios para dizer o que é vivo ou não são simplesmente aqueles que julgamos adequados, o que não necessariamente significar que sejam os mais corretos (se é que existem critérios corretos nesse caso). Talvez "vida" seja apenas um conceito humano e devéssemos entender a natureza sob um aspecto diferente.
Bom, se não se reproduz nem tem metabolismo próprio, pra mim só interessaria procurar fora da Terra se for minério útil...
Para mim, vida é apenas um conceito humano que objetiva diferenciar um certo nível de complexidade (a que se convencionou chamar-se assim) natural dos demais. Vejo a natureza como organizada em níveis crescentes de complexidade, da forma mais simples de energia a entes complexos como nós, formados por bilhões de átomos combinados em arranjos moleculares complexíssimos.
Dessa forma, entes vivos, como é evidente, somente são especiais em relação aos não vivos quanto a sua maior complexidade. São, no final das constas, feitos da mesma matéria, obviamente.
Se encarada dessa forma, a assim chamada vida se torna algo inevitável e não fruto do acaso. Dadas as condições necessárias, a formação de certas estruturas, do surgimento de partículas fundamentais, passando pela formação dos átomos até o apareciemento de moléculas complexas e sua combinação em entes que, segundo nossos critérios, classificamos como vida, seria algo inevitável de ocorrer. A vida como por nós definida seria, dadas as condições suficientes ao seu surgimento, algo necessário e não contingente.
Dessa forma, a dificuldade para o surgimento e manutenção da vida residiria em se encontrar as condições necessárias ao seu desenvolvimento. Não vejo, dada a vastidão do cosmos, porque tais condições teriam de ser exclusividade da terra. Quem sabe no futuro seremos capazes de reproduzir tais condições? Quem sabe um dia não seremos capazes de criar ambientes fora da terra propícios a manutenção da vida.
Por mais inalcanssáveis que possam parecer, tais idéias são teoricamente possíveis de serem postas em prática, e mesmo hoje em dia já possuímos boa parte do conhecimento necessário para fazê-lo.