Autor Tópico: Como conviver com uma família crédula?  (Lida 3231 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Como conviver com uma família crédula?
« Online: 19 de Junho de 2009, 15:05:07 »
Tornei-me agnóstico em 2006, depois de não suportar mais os antagonismos da religião e me convencer de que Jesus era apenas um mito. Pelo o que sei, apenas eu e minha esposa somos agnósticos em nossa família. Em geral, nós procuramos não falar de tal assunto pra evitar constrangimentos. Pois minha mãe, por exemplo, é evangélica... Certo dia ela me questionou se eu acreditava em Deus. Pra não deprimi-la, ela já é uma senhora de idade, eu olhei pra natureza e disse: Claro, com certeza!

Enfim, eu gostaria de compartilhar das experiências com vocês em relação a isso. Talvez alguém tenha passado por algo do tipo, ou mesmo queira sugerir algo... É isso
« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 15:09:23 por ronysalles »
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Como conviver com uma família crédula?
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2009, 16:15:24 »
Bom, minha família tem muitos religiosos, mas meus pais são mais moderados (deístas)... todos sabem que sou atéia e hoje já respeitam... mas já fui motivo de curiosidade! :P

Acho que depende muito da família e da religião envolvida. Evangélicos, em geral, são mais difíceis de lidar por causa do lance de "aceitar Jesus", etc.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2009, 16:25:08 »
A religião está presentre em todas as nossas famílias. Mães, pais, avós religiosos. Essa é a tônica.
Não tenho problema nenhum com isso. Afinal não sou religioso. ; -)
Não tenho que converter ninguém a nada.

Qual a minha resposta se me perguntam se acredito em deus? Depende da situação. Se necessário digo que acredito. Pra mim não faz diferença. Tudo se resume a meras opiniões.
É meu amigo, nessa vida é preciso saber viver!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2009, 16:30:31 »
Só evito falar para a minha avó, que á católica carola e ficaria chateada. De resto, minha família é em maior parte "católica não praticante" e não liga para religião.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2009, 16:31:10 »
Na minha família, até onde sei, sou o único ateu. Minha mãe é católica praticante, assim como toda a miha família.

Entretanto ela nunca questionou minha escolha e o máximo de conflito na minha família foi um primo meu (na verdade marido da minha prima) no ano passado que disse que eu iria arder no mármore do inferno.

Mas ele não disse isso na minha cara e sim quando eu estava na sala ao lado. Quando pedi a ele pra repetir, ele se recusou expressamente... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2009, 16:33:33 »
Só evito falar para a minha avó, que á católica carola e ficaria chateada. De resto, minha família é em maior parte "católica não praticante" e não liga para religião.

Aqui também. Exceto por umas primas evangélicas. Aí eu apenas evito tocar nesse assunto.

Aliás, tenho uma suspeita terrível... Meu pai... é difícil dizer isso, mas... acho que meu pai é... ateu!!!

:lol: Só falta ele assumir.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2009, 16:36:51 »
Minha mãe acredita em deus mas é totalmente cabeça aberta e não se importa com o fato de eu e meu irmão sermos ateus. O lema dela é "O importante é ser uma boa pessoa" :P

Na minha família, até onde sei, sou o único ateu. Minha mãe é católica praticante, assim como toda a miha família.

Entretanto ela nunca questionou minha escolha e o máximo de conflito na minha família foi um primo meu (na verdade marido da minha prima) no ano passado que disse que eu iria arder no mármore do inferno.

Mas ele não disse isso na minha cara e sim quando eu estava na sala ao lado. Quando pedi a ele pra repetir, ele se recusou expressamente... ::)

É díficil quando se tem uma arma apontada para sua cara :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2009, 16:51:41 »
Aliás, tenho uma suspeita terrível... Meu pai... é difícil dizer isso, mas... acho que meu pai é... ateu!!!

:lol: Só falta ele assumir.
Meu pai é maçom...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2009, 16:51:59 »

Hehe  :D

Mas fala a verdade. Você tava pouco se lixando pra isso, tava não?  :biglol:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2009, 17:10:00 »

2
Com a excessão que minha vovozinha já se foi...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2009, 17:29:49 »
Eu sou o único ateu da minha família. O único ateu que conheço pessoalmente e tenho contato só é por minha causa. Ou seja, bem dizer quase todas as pessoas que conheço são religiosas... "Sofri" preconceito pra tudo que é lado e hoje (antigamente eu me importava), rotulo-me satanista e ainda digo que tenho pacto direto com o capêta.... (adora ver a cara de desespero que estes troços fazem..)

Faço isto porque sinceramente enchi dessa merda crente que me rodeia, e mais ainda porque pelo rótulo de "revoltado/psicopata" que já recebi. Agora é assim: "Qual sua religião?" Resposta: "Sou satanista e tenho pacto com o demônio".

Esses dias até disse que já comi o c* de Deus para um crente conhecido meu. Quer saber...? Eu quero é que o mar pegue fogo para eu comer peixe assado....

Obs: Quem vê minhas antigas mensagens verá que evitava ao máximo esse tipo de assunto e ainda dizia que era crente, para não ter que saber posteriormente que "aquele é revoltado.... aquele é doente do juízo"....
« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 17:32:17 por Mussain! »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2009, 18:26:03 »

Hehe  :D

Mas fala a verdade. Você tava pouco se lixando pra isso, tava não?  :biglol:

Nopes...

Mas eu queria ver se ele tinha coragem de repetir na minha frente... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2009, 20:27:19 »
Para minha familia, católica um tanto fervorosa, eu sou deísta! É a melhor maneira para evitar aborrecimentos a minha mãe que é mais idosa e respeita minha posição pois "acreditamos no mesmo deus mas de forma diferente".
Não tenho pudores de agir assim, afinal eu sinto que devo a ela e a meu pai pelo esforço que fizeram e ainda fazem para me ajudar.
Eu mesmo não defini muito minha situação, talvez eu seja agnostico, sei lá! Mas a verdade é que eu não acredito em nenhuma religião e não me importo se existe ou não um deus de algum tipo, pois ele não fez realmente nenhuma diferença em minha vida. Se existe um deus lá e ele for realmente só amor, ele já me perdoou, se ele é vingativo, até hoje ele não me importunou.   :hihi:

Ou seja, se ele existe ou não de alguma forma, com certeza não faz diferença nenhuma no mundo, a mesma coisa se não existisse. Agora as religiões... essas sim modificam o mundo, para pior!  :enjoo:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Junho de 2009, 20:39:59 »
Quando sou perguntado se acredito em deus (isso não é tão frequente), digo de forma seca que não, num tom que não convida que se perguntem o porquê de minha descrença. Mas quando um chato resolve me questionar, daí eu discorro sobre a impossibilidade de um deus existir.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2009, 01:21:44 »
Bem, demorou um tempo até a família se acustomar, mais é inevitável que não aceitem, pois, por mais intolerânte que a família seja, o próprio convívio irá acostumá-los, mais cedo ou mais tarde.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2009, 03:16:43 »
Sou a quarta geração de uma família de ateus.
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 03:33:00 por Dante Cardoso Pinto de Almeida »

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Julho de 2009, 10:01:21 »
A minha familia se divide entre evangélicos e católicos, apenas eu e um primo somos ateus.
Sou atéia a 14 anos, e até hoje, tenho q ouvir: "Vc vai se arrepender", "O diabo tá fazendo obras malignas na sua vida", "Vc só está aqui por que deus quer", "Vc vai queimar no fogo do inferno"... E coisas do gênero...
Somos muito ligados e estamos praticamente todos os fins de semana juntos, e eu tenho q admitir: Religião é o meu assunto favorito. Sempre q terminamos uma conversa, tenho certeza q foram pra casa comm a pulga atrás da orelha, pode parecer sádico, mas m divirto com isso.  :twisted:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2009, 10:13:42 »
Sou a quarta geração de uma família de ateus.

Legal, deve ser muito bom ter uma família de ateus... Q inveja... :chorao: |(

Offline Gui_RJ

• Nível 00
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:54:37 »
É muito complicado. Antes de pensar da forma que penso (sou ateu) era evangélico.
Tive um pensamento religioso durante muito tempo.
Isso se refletiu para toda minha vida, pois amizades foram construidas, planos foram feitos etc.
Resumindo, toda minha familia (pai, mãe, irmão, papagaio, cachorro) e minha esposa são evangélicos
fervorosos e convictos.
Hoje em dia é muito delicado falar com eles sobre tal assunto.
Somente minha esposa sabe o que penso de fato. E mesmo assim sofre por eu cultivar dentro de mim
esses pensamentos. Mas não posso fazer muito...
Acho extremamente complicado, pois como já fui uma pessoa religiosa, sei como ela deve se sentir.
Mas prefiro a sinceridade e meu bem estar do que ser enganado ou estar me sentido mal.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Agosto de 2009, 08:02:38 »
Eu nem sei quem é ateu ou quem é teísta na minha família... nem me interessa saber.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Agosto de 2009, 12:18:37 »
Felizmente, na minha família, tanto paterna como materna, não conhecemos religião. Meus antepassados tiveram muito cuidado e bom senso de evitarem dogmas em suas formações.

O que sabemos sobre religião é normalmente, o que ouvimos das pessoas, mas nunca por iniciativa própria.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #21 Online: 12 de Agosto de 2009, 12:23:32 »
O que sabemos sobre religião é normalmente, o que ouvimos das pessoas, mas nunca por iniciativa própria.
Isso sim é perigoso. Mas vocês ouvem e ignoram, imagino.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Agosto de 2009, 12:42:39 »
Isso sim é perigoso. Mas vocês ouvem e ignoram, imagino.

É que na verdade, conhecemos bem sobre religião, afinal, a maioria da minha família é formada em história (inclusive eu). A religião que me refiro, da qual escutamos de outras pessoas, é essas maluquices tipo DE, IURD, etc... Para nós, soa tão absurdo que nem nos damos o trabalho de nos aprofundarmos.

Outras religiões, como o Cristianismo, Judaísmo e Islã, estudamos apenas em carácter histórico, nunca doutrinário.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #23 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:21:04 »
Ignore-os no que diz respeito a religião. É o que faço. Comigo deu certo.

Se minha mãe vem falar comigo sobre igreja, deus e outras bobagens, eu finjo que não ouvi e puxo outro assunto.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:49:16 »
Ignore-os no que diz respeito a religião. É o que faço. Comigo deu certo.

Se minha mãe vem falar comigo sobre igreja, deus e outras bobagens, eu finjo que não ouvi e puxo outro assunto.
Tem que se ter uma paciência duca para isso, Orbe...

Minha mãe sempre termina os telefonemas com um "fique com D..." ...
Eu respondo com bom um humor "Vou ficar é com meu filho e minha esposa!"  :P
Felizmente para mim, minha família não é exatamente de chamar para igreja. :)
O mais radical para de minha família (meu grupo familiar em casa) são elas prometendo me converter a uma crença em deus (?), o plano de batizar meu filho e os pedidos de minha sogra para comprar velas ! :lol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!