A história resumida do Chico é a seguinte: ele começou como um escritor. Ele era bom nisso, tinha uma excelente mente escritora. Só que não sei o que deu na cabeça dele, ele começou a afirmar depois que recebia o espírito de Machado de Assis. Só que esses textos não tinham nada do Machado de Assis. O jeito de escrever, as palavras, etc não batiam.
Seu Chico não tinha sequer o primeiro grau completo, nem cultura suficiente para escrever uma redação. No entanto, desde muito cedo, na escola, dizia estar acompanhado de um sujeito que lhe ditava os textos. Ganhou um concurso de literatura infantil com poucos anos de idade.
Aí ele começou com essa de que podia receber espíritos e escrever o que eles mandavam (médium). Foi assim que começou a fama dele!
Sem dúvida que sua fama está totalmente baseada em sua mediunidade. Até mesmo casos de Justiça foram resolvidos por este seu magnífico dom.
Bom, criando respostas a entes queridos das pessoas mais humildes, foi passando a imagem de ser um ser iluminado e bondoso. Começou a ser partidário do espiritismo e fez o que pode para tentar convencer de que era verdadeiro. Daí surgem essas fotos de mulheres vestidas com lençõis.
Como criar detalhes que somente os parentes das pessoas mortas podiam conhecer? E o que dizer das assinaturas e da caligrafia dos mortos, totalmente desconhecidas de Seu Chico?
Depois foi ficando velho, não ostentava a grana que tinha, que era suficiente para publicar seus livros e o de outros espíritas além de montar associações de caridade em seu nome. Poucos sabem, mas as associações de caridade tendem a, digamos, não empregar muito bem a grana em que recebem.
Seu Chico começou a psicografar para o público depois dos quarenta (se não me engano - preciso verificar alguns dados). Até então, já tinha psicografado uns cem livros. Me parece que depois disto, psicografou umas 10.000 mensagens de parentes mortos, de pessoas vindas de todo o país!
Quanto às "tenebrosas associações de caridade", ainda não cheguei a esta parte em sua biografia.
Depois ele foi ficando velho... Foi perdendo a capacidade mental... Se envolveu com gente estranha... Com uma imagem de coitadinho, acabou virando um santo assim como a Madre Teresa.
O Seu Chico desencarnou aos 94 anos, e até esta data não abandonou a psicografia (diminuiu o ritmo devido à idade), nem tampouco os seus mentores o abandonaram. Quem é esta gente estranha com a qual se envolveu?
Depois de um bom tempo, ele acabou batendo as botas. Agora o que é que sobrou? Seu filho adotivo brigando com uma concubina com uma cara de vagaba pela herança que vocês dizem que ele não tem.
Desconheço esta estória, preciso me informar.
PS: O próprio Chico Xavier parece ter deixado uma senha com três pessoas de confiança para avisar que caso ele "volte" seje ele mesmo. Pelo jeito deve ter esquecido a senha pois o que tem de pessoas tentando provar que "mediaram" ele não é brincadeira!
É verdade, ele combinou uma senha com estas três pessoas. Apenas uma precaução para evitar os fraudadores.