Autor Tópico: Chico Xavier e o suicídio  (Lida 4431 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Chico Xavier e o suicídio
« Online: 15 de Julho de 2005, 02:00:31 »
Trechos do livro de Marcel Souto Maior "As vidas de Chico Xavier":

"- Chico, minha filha, de 5 anos, é portadora de mongolismo, mas eu acho que ela está sendo assediada por espíritos.
Chico descartava a hipótese "espiritual" e encaminhava mãe e filha à fila de passes. Elas viravam as costas, e ele confidenciava a um amigo:
- Os espíritos estão me dizendo que essa menina, em vida anterior recente, suicidou-se atirando-se de um lugar muito alto.

Outra mãe se aproximava e reclamava do filho, também de 5 anos:
- Ele é perturbado. Fala muito pouco e não memoriza mais que 5 minutos qualquer coisa que nós ensinamos.
Quando os dois estavam a caminho da sala de passes, Chico confidenciava:
- Na última encarnação, esse menino deu um tiro fatal na própria cabeça.

Uma moça de 26 anos desabafou:
- Minha personalidade muda demais. Às vezes tenho a impressão de ser outra pessoa. Estou ficando louca?
- Essa mudança é imposta espiritualmente. No caso, você está funcionando como um espelho. Busque se ajudar. Procure exercer certo controle sobre si própria."

...

"Punição? Não exatamente. Apenas resultado das ações pretéritas. O que você destruiu tem de reconstruir, mesmo que seja de forma forçada, através de sucessivas reencarnações. O corpo é condensação de energias em perfeito equilíbrio: quando você o desequilibra (em algum nível) isso vai refletir em vida (somatização, doenças, sonhos) e em morte (afetando o perispírito ou espírito, na forma de uma mente perturbada). Peça a um bêbado pra montar um castelo de cartas e você vai ver o resultado.

A reencarnação é a possibilidade de, com o choque na matéria densa e o esquecimento providencial das experiências passadas (sem falar na "couraça de carne" que o protege das investidas dos obsessores e das criações do próprio pensamento) reorganizar primeiro as energias psíquicas, para (quem sabe em outra encarnação) refletir mais equilibradamente na construção do próximo corpo."

O espiritismo se finge de tolerante, mas é o primiro a levantar acusação sobre os que sofrem.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Chico Xavier e o suicídio
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2005, 02:36:46 »
é a aplicação daquele conceito de carma....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Chico Xavier e o suicídio
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2005, 09:55:45 »
Espiritismo é dose.  Tanta brincadeira irresponsável com certezas sobre o que o outro "merece" ou "pediu para viver".  Terreno fértil para a auto-ilusão e a corrupção moral.

E ainda se apropriam e distorcem conceitos alheios como o de Karma!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
Re:Chico Xavier e o suicídio
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2012, 00:57:50 »
Trechos do livro de Marcel Souto Maior "As vidas de Chico Xavier":

"- Chico, minha filha, de 5 anos, é portadora de mongolismo, mas eu acho que ela está sendo assediada por espíritos.
Chico descartava a hipótese "espiritual" e encaminhava mãe e filha à fila de passes. Elas viravam as costas, e ele confidenciava a um amigo:
- Os espíritos estão me dizendo que essa menina, em vida anterior recente, suicidou-se atirando-se de um lugar muito alto.

Muito baixo certamente é que não haveria de ser.

Outra mãe se aproximava e reclamava do filho, também de 5 anos:
- Ele é perturbado. Fala muito pouco e não memoriza mais que 5 minutos qualquer coisa que nós ensinamos.
Quando os dois estavam a caminho da sala de passes, Chico confidenciava:
- Na última encarnação, esse menino deu um tiro fatal na própria cabeça.

E como ele poderia ter dado um tiro "não fatal" na própria cabeça?  :facada:

Uma moça de 26 anos desabafou:
- Minha personalidade muda demais. Às vezes tenho a impressão de ser outra pessoa. Estou ficando louca?
- Essa mudança é imposta espiritualmente. No caso, você está funcionando como um espelho. Busque se ajudar. Procure exercer certo controle sobre si própria."

É, imagino que ela já não estivesse tentando algo assim.

...
"Punição? Não exatamente. Apenas resultado das ações pretéritas. O que você destruiu tem de reconstruir, mesmo que seja de forma forçada, através de sucessivas reencarnações. O corpo é condensação de energias em perfeito equilíbrio: quando você o desequilibra (em algum nível) isso vai refletir em vida (somatização, doenças, sonhos) e em morte (afetando o perispírito ou espírito, na forma de uma mente perturbada).

A famosa arte de dizer tudo, mas não falar nada.

Peça a um bêbado pra montar um castelo de cartas e você vai ver o resultado.

E quem disse que o "Charles Xavier" de Uberaba não sabia ser engraçadinho?  :P

A reencarnação é a possibilidade de, com o choque na matéria densa e o esquecimento providencial das experiências passadas (sem falar na "couraça de carne" que o protege das investidas dos obsessores e das criações do próprio pensamento) reorganizar primeiro as energias psíquicas, para (quem sabe em outra encarnação) refletir mais equilibradamente na construção do próximo corpo."[/i]

Metralhadora de besteiras ativada :bandido:

O espiritismo se finge de tolerante, mas é o primiro a levantar acusação sobre os que sofrem.

É a definição de espiritismo, é a religião mais nonsense pra mim, eles teoricamente pregam o respeito e a tolerância, mas suas crenças não diferem das dos brâmanes que condenam os dalits por seus erros passados e sua "inferioridade natural"(quem não lembra da novela?) a começar por Kardec e sua "superioridade" natural(fazer o que né?) com relação aos "povos mais rudes e de traços mais grosseiros primitivos em espirito". É uma crença extremamente contraditória do meu ponto de vista, umas das mais até.

É, hoje tirei a noite pra ser coveiro.   :ghost:

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2012, 10:54:48 »
Palestrante,
Tal como eu penso, o espiritismo é muito contraditório mesmo. Se sou eu que escolho a vida onde reencarnar, pq diabos um espírito atrasado como eu (como eles mesmo dizem que somos a grande maioria na Terra) iria querer reencarnar num favelado africano num país em meio a uma guerra? O mais normal é que tivesse uma fila imensa para reencarnar na filha da Xuxa. Pregam a caridade, mas ao mesmo tempo dizem que as pessoas que sofrem estão "resgatando" coisas erradas q fizeram nas vidas passadas, ou seja estão tendo a punição devida. Por que então eu teria de interferir no plano de Deus ?
E curiosidade: dizem os espíritas que algum espírito "superior" disse que o CX já tinha sido mulher nas 7 reencarnações anteriores, daí o jeito afeminado que ele tinha.....vê se pode!

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2012, 00:43:40 »
Palestrante,
Tal como eu penso, o espiritismo é muito contraditório mesmo. Se sou eu que escolho a vida onde reencarnar, pq diabos um espírito atrasado como eu (como eles mesmo dizem que somos a grande maioria na Terra) iria querer reencarnar num favelado africano num país em meio a uma guerra? O mais normal é que tivesse uma fila imensa para reencarnar na filha da Xuxa. Pregam a caridade, mas ao mesmo tempo dizem que as pessoas que sofrem estão "resgatando" coisas erradas q fizeram nas vidas passadas, ou seja estão tendo a punição devida. Por que então eu teria de interferir no plano de Deus ?
E curiosidade: dizem os espíritas que algum espírito "superior" disse que o CX já tinha sido mulher nas 7 reencarnações anteriores, daí o jeito afeminado que ele tinha.....vê se pode!

É verdade, se bem que eles tentam explicar essa contradição, dizendo que é quando o espírito está muito desequilibrada ou é mal demais, que aí ele não sabe escolher com criterio....Quer dizer, ou o espírito escolhe alguma coisa desagradavel, ou então se ele só quer escolher boas situações e condições de vida é que ele é desequilibrado e não pode escolher sozinho....quer dizer essa história de escolha é ilusão....agora se é para ser assim, podiam já ter falado isso logo no começo...

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2012, 01:08:29 »
Palestrante,

Ui! Mas isso pode ajudar explicar muita coisa.  :histeria: 
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 01:25:30 por Palestrante »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2012, 01:46:22 »
[...]

Pelo jeito o Palestrante está ocupando o meu lugar como "garimpador de tópicos".  :lol:
Foto USGS

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2012, 19:14:37 »
Olá Nikita. É prazer dividir este espaço com você. Bom, gostaria de informar que não é do meu costume postagens muito longas, procuro resumir da melhor forma possível, mas infelizmente não vejo muitas possibilidades no assunto em questão, sendo assim, por favor, perdoe minhas limitações. Haverá um show de Bullshit’s, é claro, mas com calma e relevando as bobagens que lhe parecerão, talvez você possa entender o ponto de vista do crente espírita. OK?
Citação de: Nikita
Palestrante,
Tal como eu penso, o espiritismo é muito contraditório mesmo. Se sou eu que escolho a vida onde reencarnar....
Segundo a doutrina espírita, esta “escolha”, na verdade, é vinculada a inúmeros fatores em prol da evolução do ser.
.
..., pq diabos um espírito atrasado como eu (como eles mesmo dizem que somos a grande maioria na Terra)...

Atrasado, palavra esta que leva a conclusão, quase sempre, de um termo pejorativo, mas no espiritismo o sentido aplica-se em forma ilustrativa para com tempo de existência, porém, qualquer tentativa em atenuar esta imagem negativa acaba em falácia. Conheço os debates aqui do fórum e sei o que é chover no molhado.

... iria querer reencarnar num favelado africano num país em meio a uma guerra? O mais normal é que tivesse uma fila imensa para reencarnar na filha da Xuxa.

O espiritismo prega a eternidade, imortalidade da alma, faz da existência de um século uma lagrima na chuva, ou seja, nada. Então vende a ideia que a dor, física ou moral, atua como um tipo de “remédio” amargo que pode curar numa dosagem única. Para comparar, pense numa puta dor de dente cuja solução seja algo desagradável por alguns instantes (remédio com gosto ruim, arrancar o dente na porrada estilo naufrago...), mas, como resultado, nunca mais sentir nada igual. Assim, ensina o espiritismo do porquê de tantas “escolhas” do tipo nascer num país em guerra. Mas veja bem, nas obras que eu li me parece que isto não é regra, há caso e casos e não sou capaz de explica-los todos aqui, muito menos explanar todas as variantes, sinto muito.

Pregam a caridade, mas ao mesmo tempo dizem que as pessoas que sofrem estão "resgatando" coisas erradas q fizeram nas vidas passadas, ou seja, estão tendo a punição devida. Por que então eu teria de interferir no plano de Deus ?
Perdão Nikita, mas você não pegou o espírito( trocadilho..hehe ) da coisa. A caridade, solidariedade, benevolência ou amor ao próximo são deveres, não somente dos espíritas, mas de toda a humanidade.  Não posso, por exemplo, ficar inerte diante de uma dificuldade sua alegando “atrapalhar” sua evolução no caso de uma interferência. Isto vai contra os principais postulados da doutrina. O espiritismo incentiva a servir sem nada receber, porque quando se é útil a alguém a recompensa já esta inclusa na ação. Um sorriso de gratidão, um abraço emocionado é algo que nunca se esquece, falo por experiência própria. O espiritismo orienta a focar no presente, nas necessidades reais e imediatas do ser humano sofredor, são estas orientações que constam nas obras e isto, por mais que abominem a doutrina, não tem como negar.

Eu não sei se é verdade Nikita, mas é possível sim, um “espírito superior” falar merda, sabe por quê?  Porque pessoas falam merda e se realmente existem espíritos nos moldes que ensinam na doutrina espírita, estes espíritos são pessoas, logo, não fogem a regra. E qual o problema do Chico ser Chica? Mudaria algo pra você? Pra mim continua igual.

Um forte abraço pra você amiga :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2012, 00:38:52 »

Para Correio:

No espiritismo, o espírito tem livre-arbítrio e pode escolher ficar muito tempo com um mal comportamento e com mal sentimentos,portanto a noção de espírito atrasado do espiritismo não tem a ver com a idade, tanto é que há aquelas histórias, de espíritos afins que evoluíram do o outro espírito afim e por isso agora são espíritos guias do espírito afim....sendo que no começo estavam no mesmo plano.....
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 01:02:22 por LaraAS »

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2012, 00:40:59 »
[...]

Pelo jeito o Palestrante está ocupando o meu lugar como "garimpador de tópicos".  :lol:

Malz aí Geo, mas não se preocupe, é só uma fase, depois prometo que lhe devolvo o cajado do encargo sem problemas.  :P

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2012, 10:39:10 »

Para Correio:

No espiritismo, o espírito tem livre-arbítrio e pode escolher ficar muito tempo com um mal comportamento e com mal sentimentos,portanto a noção de espírito atrasado do espiritismo não tem a ver com a idade, tanto é que há aquelas histórias, de espíritos afins que evoluíram do o outro espírito afim e por isso agora são espíritos guias do espírito afim....sendo que no começo estavam no mesmo plano.....

Isso me lembra Cavaleiros do Zodíaco ou qualquer outro desenho de níveis de poder-armaduras-morte-e-ressuscitamento...

Essas coisas...

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2012, 10:42:45 »
Não Lara, o sentido real tem a a ver com o fator tempo. Para explicar isto a você eu precisaria citar inúmeras fontes, mas vou tentar usando a ideia que o espiritismo faz da figura de Jesus. No espiritismo, Jesus é apenas um espírito, um irmão mais velho e o que o torna especial em relação a nós é somente o fato de ser mais velho! Por favor, Lara, não me condene pelo que vem a seguir, isto é crença e não ciência, portanto desconsidere os absurdos. Segundo estudos espíritas, Jesus tem mais de quarenta bilhões de anos, suspeita-se que muito mais que isso. Na (h)istória das existências de Jesus, ele pode ter ficado algum tempo ou muito tempo, não sabemos, mas ele tem/teve livre arbítrio para isto, no que o espiritismo chama de IGNÔRANCIA. Sim, nisto o espiritismo realmente pega no pé e não no fato do "atrasado", já que, independente do seu tempo evolutivo o espírito sabe o que é certo ou errado em menor ou maior grau. O espiritismo cita nosso estágio evolutivo como exemplo. Possuímos tecnologia, noções de cidadania, leis que proíbem a barbárie. Sabemos o que é pra fazer, independente de religião, mas muitas vezes preferimos ignorar o sofrimento do próximo. Muitos países, como o Brasil, desperdiçam recursos que poderiam ser divididos para atenuar a fome em países carentes, mas preferem ignorar os fatos na desculpa de resolverem seus próprios problemas. Ignoram, mas sabem que desmatar para criar gado é prejudicial à natureza, visto que carne vermelha nem é tão essencial para o mundo como os grãos o são. Mas rende mais grana, logo, que se f@da o resto do mundo.
Então Lara, espero ter sido útil. Novamente peço perdão caso alguma besteira lhe saltou aos olhos , mas, falar de religião não é tarefa fácil, principalmente num fórum cético. :P

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2012, 14:02:22 »
[...]Muitos países, como o Brasil, desperdiçam recursos que poderiam ser divididos para atenuar a fome em países carentes, mas preferem ignorar os fatos na desculpa de resolverem seus próprios problemas.

E não é o mote oficial das religiões?

Louve a "A" ou "B" e crie um elo com "D"-uz?
Ore, ore, ore + 10% e tenha a casa, o carro e a vida que pediu?

Nunca fiz este tipo de análise, mas haveria alguma relação em um País muito religioso x Egoísmo?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2012, 18:59:30 »
Segundo estudos espíritas, Jesus tem mais de quarenta bilhões de anos, suspeita-se que muito mais que isso.

Segundo estudos espíritas... :histeria: Jesuis é bem mais velho que o universo.  :o

http://eternosaprendizes.com/2009/10/01/qual-e-a-idade-do-universo-como-calcular-isso/
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 19:03:17 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2012, 19:14:48 »

Alguns espíritas e adeptos da Nova Era têm a teoria de que existem muitos universos....algo assim como uma especie de galaxias em outra dimensão...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2012, 19:32:46 »

Alguns espíritas e adeptos da Nova Era têm a teoria de que existem muitos universos....algo assim como uma especie de galaxias em outra dimensão...

Que tipo de GPS tinha Jesuis para achar um minúsculo ponto azul numa galáxia num dentre outras bilhões de galáxias num universo dentre "muitos" universos para renascer no meio do nada?

E ainda deixar dúvida sobre a sua própria existência?
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 19:36:02 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2012, 20:06:58 »
Lara, perdão, escrevi b@sta. Você estava com a razão, na tentativa de evitar confusão com a palavra atrasado, dei um tiro no próprio pé. :vergonha:
Que tipo de GPS tinha Jesuis para achar um minúsculo ponto azul numa galáxia num dentre outras bilhões de galáxias num universo dentre "muitos" universos para renascer no meio do nada?
Eu estava te esperando, por que demorou Giga? Puxa, logo você amigão com uma pergunta desta. Esqueceu que o espiritismo alega que foi Jesus que planejou este planeta? :hihi:

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2012, 20:46:05 »

Segundo o espiritismo, Jesus é só mais um dos espíritos da esfera crística, no caso dele, governador do planeta terra, mas cada planeta de cada galáxia de cada universo tem o seu próprio governador....o seu próprio espírito do nível de Cristo...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Maio de 2012, 12:13:08 »

Segundo o espiritismo, Jesus é só mais um dos espíritos da esfera crística, no caso dele, governador do planeta terra, mas cada planeta de cada galáxia de cada universo tem o seu próprio governador....o seu próprio espírito do nível de Cristo...

O espiritismo é a religião mais divertida, tem explicações absurdas pra tudo. :lol:

Os espíritas não se apertam com nada, basta tirar uma teoria maluca do chapéu e está resolvido.
"Deus prefere os ateus"

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Maio de 2012, 21:13:37 »

O espiritismo é a religião mais divertida, tem explicações absurdas pra tudo. :lol:

Os espíritas não se apertam com nada, basta tirar uma teoria maluca do chapéu e está resolvido.
Religião? Mas eu pensava que era ciência! :biglol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Maio de 2012, 21:16:15 »

Pois é, tá vendo como eles são hilários?  :histeria:
"Deus prefere os ateus"

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Maio de 2012, 23:36:27 »

Citação de: Fabrício

Xiii, acho que eu estou roubando o papel do comediante aqui do fórum, foi maus ae  ::)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Maio de 2012, 23:45:57 »
Segundo o espiritismo, Jesus é só mais um dos espíritos da esfera crística, no caso dele, governador do planeta terra...

Duvido que ele existiu mesmo mas pelas estorínhas, o cara demonstrou total inabilidade administrativa lá na Galileia. Além disso se juntou com um bando de desocupados, fez uns truques de mágica baratos, tumultou e perdeu a cabeça no templo e acabou levando umas porradas até acabar sendo executado. Com esse currículo ele chegou a ser governador do planeta terra? Socorro. O Maluf é mais competente... :hihi:
« Última modificação: 19 de Maio de 2012, 23:51:56 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2012, 23:51:18 »

Citação de: Fabrício

Xiii, acho que eu estou roubando o papel do comediante aqui do fórum, foi maus ae  ::)

Correio, você me lembra o Humpty Dumpty sentado num muro entre a ciência e a fantasia. Só não desejo a você o final trágico do ovo antropomórfico.  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!