Olá Nikita. É prazer dividir este espaço com você. Bom, gostaria de informar que não é do meu costume postagens muito longas, procuro resumir da melhor forma possível, mas infelizmente não vejo muitas possibilidades no assunto em questão, sendo assim, por favor, perdoe minhas limitações. Haverá um show de Bullshit’s, é claro, mas com calma e relevando as bobagens que lhe parecerão, talvez você possa entender o ponto de vista do crente espírita. OK?
Palestrante,
Tal como eu penso, o espiritismo é muito contraditório mesmo. Se sou eu que escolho a vida onde reencarnar....
Segundo a doutrina espírita, esta “escolha”, na verdade, é vinculada a inúmeros fatores em prol da evolução do ser.
.
..., pq diabos um espírito atrasado como eu (como eles mesmo dizem que somos a grande maioria na Terra)...
Atrasado, palavra esta que leva a conclusão, quase sempre, de um termo pejorativo, mas no espiritismo o sentido aplica-se em forma ilustrativa para com tempo de existência, porém, qualquer tentativa em atenuar esta imagem negativa acaba em falácia. Conheço os debates aqui do fórum e sei o que é chover no molhado.
... iria querer reencarnar num favelado africano num país em meio a uma guerra? O mais normal é que tivesse uma fila imensa para reencarnar na filha da Xuxa.
O espiritismo prega a eternidade, imortalidade da alma, faz da existência de um século uma lagrima na chuva, ou seja, nada. Então vende a ideia que a dor, física ou moral, atua como um tipo de “remédio” amargo que pode curar numa dosagem única. Para comparar, pense numa puta dor de dente cuja solução seja algo desagradável por alguns instantes (remédio com gosto ruim, arrancar o dente na porrada estilo naufrago...), mas, como resultado, nunca mais sentir nada igual. Assim, ensina o espiritismo do porquê de tantas “escolhas” do tipo nascer num país em guerra. Mas veja bem, nas obras que eu li me parece que isto não é regra, há caso e casos e não sou capaz de explica-los todos aqui, muito menos explanar todas as variantes, sinto muito.
Pregam a caridade, mas ao mesmo tempo dizem que as pessoas que sofrem estão "resgatando" coisas erradas q fizeram nas vidas passadas, ou seja, estão tendo a punição devida. Por que então eu teria de interferir no plano de Deus ?
Perdão Nikita, mas você não pegou o espírito( trocadilho..hehe ) da coisa. A caridade, solidariedade, benevolência ou amor ao próximo são deveres, não somente dos espíritas, mas de toda a humanidade. Não posso, por exemplo, ficar inerte diante de uma dificuldade sua alegando “atrapalhar” sua evolução no caso de uma interferência. Isto vai contra os principais postulados da doutrina. O espiritismo incentiva a servir sem nada receber, porque quando se é útil a alguém a recompensa já esta inclusa na ação. Um sorriso de gratidão, um abraço emocionado é algo que nunca se esquece, falo por experiência própria. O espiritismo orienta a focar no presente, nas necessidades reais e imediatas do ser humano sofredor, são estas orientações que constam nas obras e isto, por mais que abominem a doutrina, não tem como negar.
E curiosidade: dizem os espíritas que algum espírito "superior" disse que o CX já tinha sido mulher nas 7 reencarnações anteriores, daí o jeito afeminado que ele tinha.....vê se pode!
Eu não sei se é verdade Nikita, mas é possível sim, um “espírito superior” falar merda, sabe por quê? Porque pessoas falam merda e se realmente existem espíritos nos moldes que ensinam na doutrina espírita, estes espíritos são pessoas, logo, não fogem a regra. E qual o problema do Chico ser Chica? Mudaria algo pra você? Pra mim continua igual.
Um forte abraço pra você amiga