Autor Tópico: Eram os profetas esquizofrênicos?  (Lida 1844 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Eram os profetas esquizofrênicos?
« Online: 02 de Julho de 2009, 21:14:30 »
Alguém saberia dizer se existe essa teoria?

Esquizofrenia como explicação para a origem das pessoas que outros acreditaram que podiam falar com os deuses?

Seria interessante uma espécie de análise dos casos. Quando pareceria ser esquizofrenia, e quando seria charlatanismo puro.

E casos de mediunidade? Acho que esquizofrenia é, além do charlatanismo, uma resposta enlatada padrão no meio cético. Mas há estudos disso, de casos de pessoas que acabaram sendo tratadas e pararam de ter as alucinações?

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Eram os profetas esquizofrênicos?
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2009, 01:01:35 »
Sobre a  esquizofrenia x mediunidade, postei uma série de informações aqui:
../forum/topic=17291.0.html#msg352331

1. Eram os profetas esquizofrênicos?
Provavelmente alguns, sem dúvida. Outros, com certeza, foram vítimas de desequilíbrios mentais provocados por jejuns prolongados, injestão de substâncias alucinógenas, inalação de vapores vulcânicos (oráculo de Delfos, por exemplo) e fumaças, abstinência alcoólica, encefalites, perturbações do sono, stress, fadiga, febres ou simplemente de intoxicação alimentar (por exemplo, o mofo do centeio - Claviceps Purpúrea - é fonte da dietilamida do LSD que é sintetizado a partir dele). Outros casos, talvez a maioria, suponho que seja charlatanismo.

2. Sim, as alucinações podem ser controladas através do uso de medicamentos. Os médicos aqui do fórum poderiam se pronunciar a esse respeito.




« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 01:04:23 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Ratzinger

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
  • Não creio nem em mim mesmo...
Re: Eram os profetas esquizofrênicos?
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2009, 05:39:27 »
Quanto à questão da mediunidade, li um artigo na superinteressante que dava uma boa visão como ela acontece e como estão os estudos sobre o assunto.
Já conseguiram inclusive reproduzir algumas snsações mediúnicas em laboratório manipulando algumas áreas do cérebro.
Segue alguns trechos da reportagem

Citação de: Superinteressante

(...)Uma boa forma de desvendar a mediunidade é entender como rituais levam ao transe e como o transe resulta nos relatos de contato com os espíritos. Por isso, os cientistas tentam estudar o que acontece no cérebro durante esse momento único. A busca tem duas frentes. Numa delas há espíritas que tentam explicar e comprovar cientificamente a mediunidade. É o caso do psiquiatra Sérgio Felipe Oliveira, professor de medicina e espiritualidade da USP e membro da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Segundo ele, a glândula pineal é a responsável pela interatividade com o mundo dos espíritos. Do tamanho de uma ervilha, a pineal fica no centro do cérebro e produz a melatonina, hormônio que regula o sono. “É um órgão sensorial capaz de converter ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos”, diz. Oliveira acredita que as pessoas que dizem sofrer possessões têm na pineal uma quantidade maior de cristais de apatita, um mineral parecido com o esmalte dentário. Quanto mais cristais, maior seria a sensibilidade espiritual.

Na outra frente, estão neuropsicólogos que usam exames de ressonância magnética e tomografias para tentar entender que mecanismos o cérebro aciona durante os rituais religiosos. O neurocientista Mario Beauregard, da Universidade de Montreal, no Canadá, estudou o cérebro de 15 freiras carmelitas enquanto elas rezavam. Achou uma dezena de pontos ativados, especialmente nas áreas relacionadas à emoção, orientação corporal e consciência de si próprio. Já o radiologista Andrew Newberg, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, mapeou a ativação cerebral de monges budistas. Analisando tomografias dos religiosos durante a meditação, Newberg notou que a área relacionada à orientação corporal é quase toda desativada, o que pode justificar a sensação relatada de desligamento do corpo. Ele também estudou freiras franciscanas durante longas preces. Descobriu que o fluxo sanguíneo do lóbulo parietal esquerdo, parte responsável pela orientação, caía bruscamente. Para Newberg, as irmãs experimentavam a sensação de união com Deus porque o cérebro delas deixava de fazer a separação do próprio corpo com o mundo.(...)

PSICOGRAFIA

(...)Segundo estudo de Paulo Rossi Severino, que analisou 45 cartas psicografadas por Chico Xavier, 35% dos parentes consideraram a assinatura idêntica à do morto e 42% conseguiram enxergar alguma peculiaridade que o médium não teria como conhecer. Esses números podem comprovar duas visões opostas. Primeiro, que uma parte considerável das cartas parece ter origem no contato com uma pessoa morta. Segundo, que a maioria das cartas não contém semelhanças com a letra do falecido nem revelações da família.
Para muitos cientistas, esses números são suficientes para afimar que tudo não passa de acaso. “A tradição científica entende que as informações certas que o médium passou nas cartas foram apenas coincidência”, afirma o psiquiatra Frederico Camelo Leão, da USP. “Quem procura outra explicação deve tentar encontrá-la na religião.”

E a sensação comum entre os médiuns de acreditar que não foram eles que escreveram aquilo que psicografaram? Numa entrevista descrita no livro Por Trás do Véu de Ísis, de Marcel Souto Maior, Chico Xavier faz a pergunta: “Serão real mente dos nomes que as assinam as páginas então produzidas? Eu não poderia responder precisamente, porque a minha consciência como que dorme. De uma coisa, porém, julgo estar certo: não posso considerar minhas essas páginas porque não despendi nenhum esforço intelectual ao grafá-las”. Psicólogos e psiquiatras explicam esse fenômeno a partir da idéia de inconsciente. Como acontece com sonâmbulos ou pessoas em transe, nossa mente pode nos levar a ações que não faríamos em condições normais. “Hoje sabemos que o inconsciente pode levar o homem a fazer coisas extraordinárias, sem que a autoria precise ser atribuída a outros seres”, afirma o psicólogo e filósofo José Francisco Bairrão.(...)

(...)Para o InterPsi, um grupo de pesquisadores da PUC-SP que se dedica a encontrar explicações lógicas e científicas para fenômenos sobrenaturais, a epilepsia é só uma das possíveis soluções do mistério. Além dela, outros estados alterados da mente se relacionam a alucinações. “Freqüências sonoras, campos magnéticos e estados de transe podem provocar efeitos sensoriais”, afirma o psicólogo Welling ton Zangari, pesquisador do Laboratório de Psicologia Social da Religião na USP e membro do InterPsi.

Zangari cita o caso que aconteceu num escritório de engenharia da Inglaterra na década de 1980. Vários funcionários afirmavam ver fantasmas em uma das salas, que em pouco tempo ficou conhecida como mal-assombrada. Foi um engenheiro do próprio escritório, chamado Vic Tandy, que desfez o mito: as aparições eram, na verdade, uma reação do globo ocular, que vibrava influenciado pela freqüência de infra-som de um ventilador, borrando a visão de quem entrava ali.
Sabe-se, também, que alucinações são comuns em pessoas com estados graves de fome ou em quem fica 3 dias sem dormir. “Nessas situações, os neurônios funcionam de forma anormal, criando uma realidade paralela”, afirma a neurologista Kátia Lin, da Unifesp. “Não significa que a pessoa esteja louca ou doente.”
Se o cérebro é a chave para as alucinações, os cientistas se dedicam agora a saber quais circuitos movem essa engrenagem. Em setembro passado, o médico Olaf Blanke, da Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça, criou em laboratório aquela sensação desagradável de ter uma presença parada às costas. A cobaia foi uma mulher de 22 anos, com epilepsia, que se submetia a uma cirurgia para retirar a lesão que provocava as crises.

A equipe de Blanke aplicou estímulos elétricos em pontos do lado esquerdo do cérebro. A reação foi sinistra: a mulher sentiu que alguém estava atrás dela. Empolgados, os médicos estimularam ainda mais a área e a paciente foi capaz de descrever o ser invisível como uma pessoa jovem. Os pesquisadores, então, pediram que ela tentasse abraçar os joelhos. Ao se abaixar, a mulher podia jurar que a presença que sentia tinha segurado seus braços.

A área estimulada está relacionada à noção corporal – sem ela fica impossível, por exemplo, mexer os braços na hora de trocar de roupa, por mais que o braço esteja perfeito. Para o médico Olaf Blanke, estímulos nesse ponto podem explicar não só a presença fantasma, como também os relatos sobre viagens feitas fora do corpo. A tese é reforçada por uma experiência similar realizada em 2002. Ao tentar identificar a área de lesão de uma inglesa de 43 anos, com epilepsia havia 11, Blanke estimulou o giro angular, uma área que fica na parte posterior do lobo temporal, e se surpreendeu com o resultado: a mulher sentiu como se tivesse saído do corpo e levitado 2 metros acima da mesa de cirurgia. “O giro angular é importante para processos cerebrais associados à experiência extracorpórea”, afirmou Blan ke na revista Nature.(...)

A super deste mês parece estar muito boa, traz na capa uma reportagem sobre paranormais.
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Eram os profetas esquizofrênicos?
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2009, 06:51:12 »
Citar
É o caso do psiquiatra Sérgio Felipe Oliveira, professor de medicina e espiritualidade da USP e membro da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Segundo ele, a glândula pineal é a responsável pela interatividade com o mundo dos espíritos.

Putz 1

Citar
(...)Segundo estudo de Paulo Rossi Severino, que analisou 45 cartas psicografadas por Chico Xavier, 35% dos parentes consideraram a assinatura idêntica à do morto e 42% conseguiram enxergar alguma peculiaridade que o médium não teria como conhecer.

Putz 2

Citar
Chico Xavier faz a pergunta: “Serão real mente dos nomes que as assinam as páginas então produzidas? Eu não poderia responder precisamente, porque a minha consciência como que dorme. De uma coisa, porém, julgo estar certo: não posso considerar minhas essas páginas porque não despendi nenhum esforço intelectual ao grafá-las”.

Putz 3

Muito xarope. Esse pessoal inventa muito. Leiam: http://www.psy.herts.ac.uk/wiseman/papers/MediumBJP.pdf
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Eram os profetas esquizofrênicos?
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2009, 22:44:11 »
Citar
   
Eram os profetas esquizofrênicos?
Eu tenho fé... :lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Eram os profetas esquizofrênicos?
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2009, 16:21:14 »
Citar
(...)Segundo estudo de Paulo Rossi Severino, que analisou 45 cartas psicografadas por Chico Xavier, 35% dos parentes consideraram a assinatura idêntica à do morto e 42% conseguiram enxergar alguma peculiaridade que o médium não teria como conhecer.

Putz 2

Só para esclarecer que não sou e não tenho nenhuma ligação com este Paulo Rossi.  |(

Muito menos com os Severinos.  :hihi:

Offline Sklogw

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 589
  • Sexo: Masculino
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Eram os profetas esquizofrênicos?
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2009, 19:58:57 »
Há dois tipos de médiuns, essencialmente: (i) os esquizofrênicos clínicos, (ii) as pessoas que se auto-enganam. Felizmente a primeira categoria é minoritária, mas o que me preocupa é que os esquizofrênicos normalmente assumem posições de direção e "orientação" espiritual.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Eram os profetas esquizofrênicos?
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2009, 18:00:16 »
Sobre a  esquizofrenia x mediunidade, postei uma série de informações aqui:
../forum/topic=17291.0.html#msg352331

1. Eram os profetas esquizofrênicos?
Provavelmente alguns, sem dúvida. Outros, com certeza, foram vítimas de desequilíbrios mentais provocados por jejuns prolongados, injestão de substâncias alucinógenas, inalação de vapores vulcânicos (oráculo de Delfos, por exemplo) e fumaças, abstinência alcoólica, encefalites, perturbações do sono, stress, fadiga, febres ou simplemente de intoxicação alimentar (por exemplo, o mofo do centeio - Claviceps Purpúrea - é fonte da dietilamida do LSD que é sintetizado a partir dele). Outros casos, talvez a maioria, suponho que seja charlatanismo.

2. Sim, as alucinações podem ser controladas através do uso de medicamentos. Os médicos aqui do fórum poderiam se pronunciar a esse respeito.




Depois vou reler aquele tópico. O enunciado sugere de qualquer forma sugere uma relação inversa; religião → desordem mental, enquanto eu pensava em desordem mental → "efeito fundador" em religião.




Se o tópico abarcar as duas coisas, de qualquer forma, talvez fosse bom fundir ambos.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!