Porte de arma liberado indinstintamente cria potenciais criminosos.
Tem algum estudo mostrando isto em algum pais que foi liberado ?
Jura que você vai me fazer pesquisar?

Na época do Pebliscito do Desarmamento, pipocavam várias pesquisas e estatísticas sobre a correlação porte de arma/criminalidade.
Tinha um estudo com dados fornecidos pelas Nações Unidas (
International Study on Firearm Regulation), neste artigo, entre outros:
http://www.phac-aspc.gc.ca/publicat/cdic-mcc/19-1/d_e.htmlVárias outras estatísticas "defendiam" as 2 posições da questão, mas nenhuma demonstrava nexo causal, pois outros fatores podem influenciar tanto o aumento quanto o decréscimo de criminalidade, que é o que "pega" em pesquisas desse tipo.
Por exemplo, numa sociedade em que o porte de arma está fortemente estabelecido, onde o Estado "largou de mão", tirar poder de fogo da população "de bem" pode aumentar realmente a criminalidade, se não houver soluções complementares. Numa outra situação, aumentar a liberdade do porte de armas, mas aumentar também a repressão¹ a criminalidade obviamente influencia na pesquisa.
Mas, sei lá, precisa demonstrar que uma pessoa despreparada com uma arma na mão tem maior potencial de fazer caca? O sujeito tem sua capacidade de ferir/matar alguém ampliada, eventualmente vai fazer uso dessa capacidade pelos motivos mais banais.
O que era para ser um olho roxo

vira um tiro nos miolos

. Acrescente a isso uso do álcool, como no exemplo citado. Isso difere do crime premeditado.
Minha opinião é que porte de arma, só em condições muito especiais e com a necessidade de atestar idoneidade/competência/capacidade psicológica para isso.
¹ Nem vou entrar aqui em outras abordagens para diminuição da criminalidade, tais como geração de empregos, acesso a educação, políticas de inclusão social, etc, etc, que eu considero bem mais eficientes.