Houve um caso recente onde um cara matou uma familia inteira a facadas, eu imagino que se ele tivesse conhecimento de que na casa existiam armas ele pensaria melhor antes de invadi-la e sair furando todo mundo.
Posse de arma de fogo é diferente de porte.
Posse é muito fácil de se conseguir permissão.
A posse nem contesto tanto, é provável ser mais útil no caso de invasões em residências. Você teria, em tese, melhor tempo de reação. Mas ainda seria de acordo com as restrições exigidas em lei, que ainda assim não garantiria seu uso adequado. Pelo menos o potencial de dano da arma estaria mais restrito a quem optou pela reação (o que também não é garantido).
Não acredito muito nessa teoria do "ladrão medroso", com certeza criminosos não são pessoas desprovidas de medo, talvez até avaliem os riscos, mas de qualquer maneira os assumem. Essa avaliação não impede que até as próprias delegacias sejam assaltadas, para se conseguir armamento.
Como nem todo cidadão honesto deve estar disposto a portar arma para garantir a segurança pública, me parece que a melhoria do aparato policial para manutenção da lei (em vários sentidos, como bem colocado pelo Diegojaf) deveria ser a melhor alternativa.