Autor Tópico: Há 40 anos da conquista da Lua, ainda tem gente que duvida  (Lida 5559 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Há 40 anos da conquista da Lua, ainda tem gente que duvida
« Online: 20 de Julho de 2009, 20:54:56 »

Teóricos da conspiração sobre ida à Lua soltam o verbo nos EUA
Cineasta americano diz ter sido perseguido por negar viagem ao astro.
Astronauta que fez a jornada diz que falha está na educação.
John Schwartz
Do 'New York Times'
Tamanho da letra
A- A+

Eles estão entre nós. Aparentemente, são iguais a mim e a você. Muitas vezes, você nunca conhece a verdadeira natureza deles – exceto quando, ocasionalmente, eles se sentem obrigados a falar. Pegue um exemplo do Lens, o blog de fotografia do "New York Times". Um post recente, "Dateline: Space", mostrava imagens incríveis da Nasa, incluindo a foto icônica de Neil Armstrong sobre a superfície lunar. O segundo comentário sobre o post dizia, simplesmente: "O homem nunca chegou à Lua". O autor do comentário, Nicolas Marino, disse ainda: "Acho que a mídia deveria parar, de uma vez por todas, de divulgar algo que foi uma fraude completa e começar a documentar como eles mentiram descaradamente para o mundo todo".

Neil Armstrong e Buzz Aldrin procuram rochas no Texas em 1969, como preparação de sua ida ao espaço (Foto: Nasa/The New York Times)

Quarenta anos depois de que o homem tocou, pela primeira vez, a poeira sem vida da Lua – eles pisaram. Juro. É verdade –, pesquisas consistentemente sugerem que 6% dos americanos acreditam que esses pousos foram forjados e que não poderiam ter acontecido. A série de aterrissagens, uma das maiores apostas da raça humana, foi um truque elaborado para aumentar o orgulho nacional, insistem muitas pessoas.

Eles examinam fotos de missões, em busca de sinais que indiquem falsificações em estúdios. Essas pessoas argumentam que a bandeira americana estava balançando no que deveria ser o vácuo do espaço. Eles exageram nos riscos à saúde de se realizar uma viagem através dos cinturões de radiação que circundam nosso planeta; entendem a destreza tecnológica do programa espacial americano; e alegam assassinato por trás de todas as mortes do programa, relacionando-as a uma conspiração maior.

Não existem evidências críveis para respaldar essa visão. A clara improbabilidade do sucesso num esquema tão grandioso, e o fato de mantê-lo em segredo durante quatro décadas, confunde nossa imaginação. Apesar disso, esses contestadores continuam a acumular acusações até hoje. Eles são apoiador por filmes como um documentário, exibido na Fox em 2001, e "A Funny Thing Happened on the Way to the Moon" (em tradução livre, "Algo Engraçado Que Me Aconteceu No Caminho Para a Lua"), de Bart Sibrel, cineasta de Nashville, Tennessee.

"Eles são pessoas normais, inteligentes, que compraram essa ideia de teorias da conspiração", disse Philip Plait, astrônomo e autor que contesta teóricos conspiracionistas ponto a ponto, e o faz de maneira severa em seu site, o "Bad Astronomy". Ele é uma das várias pessoas que se juntam à luta para afirmar que "isso aconteceu". Um esforço conjunto, sediado no endereço www.clavius.org, ridiculariza os opositores com gosto; seu principal autor, Jay Windley, deu o nome ao site em homenagem à base lunar do clássico de Arthur C. Clarke, "2001: Uma Odisseia no Espaço".

Embora as chamadas provas dos conspiracionistas possam ser claramente contestadas, disse Plait, entendê-las pode exigir um conhecimento de história e fotografia, além de ciência e suas metodologias. "Você tem de fazer o trabalho; tem de trabalhar duro", ele disse, "e a maioria das pessoas não faz o trabalho. Então, essas lendas progridem".

Argentino
Marino, autor do comentário no blog Lens, é um arquiteto de 31 anos nascido na Argentina. Em entrevista por e-mail, ele afirmou que a corrupção política durante os anos de ditadura em seu país moldou sua forma de pensar: "Comecei a perceber como opera a corrupção política e como se comporta o interesse dos poucos que estão no poder".

Em suas viagens pelo mundo – ele hoje vive e trabalha na China –, Marino leu livros afirmando que as aterrissagens na Lua foram forjadas e assistiu a documentários, incluindo o de Sibrel, disse ele, que mostram um retrato obscuro da manipulação política durante a administração de Nixon e, de alguma forma, relaciona a Guerra do Vietnã, o Titanic e a Torre de Babel, antes mesmo de chegar às supostas provas fotográficas do engodo lunar. Sibrel, que vende seus filmes online, perseguiu os astronautas da Apollo com a Bíblia na mão, insistindo que eles jurassem diante das câmeras que tinham caminhado sobre a Lua. Ele irritou tanto o astronauta Buzz Aldrin, em 2002 – assediando-o com a Bíblia e o chamando de "covarde, mentiroso e ladrão" –, que Aldrin deu um soco no rosto do cineasta. Autoridades policiais se recusaram a abrir processos contra Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua.

Em entrevista, Sibrel disse que seus esforços para provar que o homem nunca caminhou sobre a Lua custaram caro. "Só sofri perseguições e perdas financeiras", disse ele. "Perdi o direito de visitar meu filho. Fui expulso de igrejas. Tudo isso porque acredito que os pousos na Lua são fraudes".
Ted Goertzel, professor de sociologia da Rutgers University e estudioso sobre teóricos da conspiração, disse que "existe um tipo similar de lógica por trás de todos esses grupos". Na maior parte das vezes, ele explicou, "eles não tentam provar que seu ponto de vista está correto" tanto quanto tentam "encontrar falhas no que o outro lado está dizendo". Assim, disse ele, o argumento é uma questão de acumulação, não de persuasão. "Eles acham que, se tiverem mais fatos que o outro lado, isso mostraria que estão corretos."

Mark Fenster, professor da University of Florida Levin College of Law e autor profícuo sobre teorias da conspiração, afirmou enxergar similaridades entre pessoas que argumentam que os pousos na Lua nunca aconteceram e aquelas que insistem que os ataques do 11 de setembro foram planejados pelo governo, e que a certidão de nascimento do presidente Barack Obama é falsa: no fundo, disse ele, a polarização é tão profunda que as pessoas acabam com a crença solidificada de que aqueles no poder "simplesmente não merecem nossa confiança".

O surgimento da internet como meio de comunicação, observou o estudioso, torna possível para que os conspiracionistas, antes espalhados, possam encontrar uns aos outros. "Isso faz com que a teoria continue a existir, continue disponível – não é apenas mais um livro empoeirado na prateleira dos títulos com 50% de desconto".

Adam Savage, coautor do programa de televisão "MythBusters", passou um episódio inteiro desmentindo boatos sobre a chegada do homem à Lua, ponto a ponto, de forma divertida e convincente. Os teóricos conspiracionistas, observou ele, nunca desistem. "Eles dizem que você tem de manter a mente aberta", disse ele, "mas rejeitam qualquer prova que não seja coerente com a tese deles". Para aqueles que realmente foram à Lua – mencionei que os astronautas chegaram, sim, à Lua? Seis vezes? – as teorias de conspiração são simplesmente irritantes.

Harrison Schmitt, piloto do aterrissador lunar durante a última missão da Apollo, que tempos depois se tornou senador dos Estados Unidos, disse em entrevista que o péssimo estado nas escolas do país tem tido resultados previsíveis. "Se as pessoas decidem que vão negar os fatos da História, da ciência e da tecnologia, não há muito o que fazer com eles", disse Schmitt. "Por grande parte deles, eu só sinto muito por termos falhado em sua educação."

Fonte:
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1231883-17082,00-TEORICOS+DA+CONSPIRACAO+SOBRE+IDA+A+LUA+SOLTAM+O+VERBO+NOS+EUA.html
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
Re: Há 40 anos da conquista da Lua, ainda tem gente que duvida
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2009, 20:58:00 »
Brasileiros não acreditam, 40 anos depois, que o homem foi à Lua
Os incrédulos dizem que tudo foi uma montagem.
Alguns passam a dúvida de geração em geração.
Do G1, em São Paulo, com informações do Bom Dia Brasil
Tamanho da letra
A- A+

Na Lua, um grande salto para a humanidade. Mas ainda há uma enorme desconfiança, que resiste ao tempo.

Visite o site do Bom Dia Brasil

“É mentira”, diz uma mulher.

Essa é também a teoria do agricultor José Andreazi, de 67 anos. Ele passou aquele dia histórico grudado no rádio: “Pensava que eles queriam ser mais que Deus”, lembra. Anos depois, viu pela TV as imagens da Apollo 11. Mas nunca colocou fé na conquista: “Eles subiram, mas parar e descer na Lua, não sei se é verdade”, desconfia.

O roupeiro Osni dos Santos, de Londrina, já virou figura folclórica no assunto. Para o roupeiro de 50 anos, foi tudo uma grande farsa, filmada em estúdios de Hollywood: “Só pode ser montagem. Em filme, você vai para Marte, para todo lado, passa para outra dimensão. Por que não voltaram até hoje, 40 anos depois?”, questiona. No desfile de teorias conspiratórias, sobrou até para a Apollo 11: “Parece uma alegoria de carnaval, cheia de ponta para todo lado. Como vai chegar com um negócio desses até a Lua?”, diz o roupeiro.

É uma descrença que passa de geração para geração. É exatamente isso que Osni ensina para as filhas: “Digo que o homem não foi à Lua. Não adianta escutar professores. A menor acredita em mim, porque não leu tudo. As maiores discordam. Mas eu insisto em dizer que não foi”, conta Osni.

No Maranhão, mais histórias curiosas
Alcântara fica em uma península a 2º da linha do Equador. Uma posição estratégica para o Brasil na corrida espacial. Os foguetes são lançados com uma economia de até 20% no consumo de combustível. Por causa disso, o Centro Aeroespacial de Alcântara tem a missão de colocar um satélite em órbita. Mas tanto avanço não convence os vizinhos da tecnologia. Há quem duvide até mesmo que o homem foi á Lua.

"Como é que você vai entrar na Lua se ela é redonda e ela não tem porta?", questiona Raimundo Vieira.

Naquele 20 de julho de 1969, quando o homem tocou pela primeira vez o solo lunar, a agricultora Maria José Vieira tinha só 7 anos. Jamais soube da conquista histórica. Até hoje, a Lua - para ela - é uma morada sagrada: “São Jorge fica lá, com aquela espada. Mas o homem, para a Lua, nunca vai".

A Lua por aqui tem outra função. "Já que à noite não tem sol, a lua serve como uma lâmpada", explica a estudante Carla Petrus. A Lua que ilumina as ruínas históricas também desafia a imaginação nas noites de Alcântara. "Por que o homem nunca foi ao Sol?”, pergunta o servidor público José de Ribamar Ribeiro.

Em Aracaju, desconfiança
Entre o céu e a Terra há muitos mistérios difíceis de serem desvendados. Testemunhas da história, uma turma de mais de 60 anos se divide quanto à veracidade do que aconteceu há 40 anos.

Homem na Lua: verdade?

"Muita gente não acredita, eu acredito porque eu vi", diz o aposentado Valmir Guerra.

Ou mito?

"Eu vi pela televisão, ouvi pelo rádio, mas não acredito”, desconfia o aposentado José Nildo de Oliveira.

Essa não é uma dúvida que paira somente entre os mais antigos.

"Até ficaram pela órbita, porque foi lançado o foguete, mas descer lá, não, porque todas as fotos têm vestígios de falhas”, aponta Edson dos Santos Silva.

Efeitos do cinema, fotos forjadas - cada um tem uma justificativa para duvidar.

"Enganaram o povo, o homem não foi à Lua e nunca vai”, garante a aposentado Ildo Tompson Dantas.

Verdade ou não, o certo é que a Lua continua a brilhar nas belas noites da Terra. Sempre solitária, majestosa, inspiradora e, bem do jeito dela, não está nem aí para essa polêmica.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1235803-5603,00-BRASILEIROS+NAO+ACREDITAM+ANOS+DEPOIS+QUE+O+HOMEM+FOI+A+LUA.html

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2009, 22:02:28 »
No fantástico do domingo passado o apresentador demoliu os principais argumentos dos conspiracionistas em menos de 5min, e depois fez umas piadinhas, eu queria ver a cara dos anencéfalos que acreditam que os homens (astronautas) não foram a lua.
« Última modificação: 20 de Julho de 2009, 22:05:06 por HeadLikeAHole »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2009, 01:24:23 »
O grande problema é que sempre que fizeram alguma coisa espacial: tipo colocar satélites em órbita, montar estações espaciais, lançar foguetes, mandar astronautas para estações espaciais, eles sempre fizeram essas coisas tantas vezes, que a única coisa que ainda não repetiram foi a ida a Lua.

E por que? É estranho eles não tentarem de novo... quando descobriram como colocar satélite em órbita, tentaram tantas vezes, lançaram tantos que até criaram um grande lixão em órbita em volta da terra.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2009, 02:56:13 »
O grande problema é que sempre que fizeram alguma coisa espacial: tipo colocar satélites em órbita, montar estações espaciais, lançar foguetes, mandar astronautas para estações espaciais, eles sempre fizeram essas coisas tantas vezes, que a única coisa que ainda não repetiram foi a ida a Lua.

E por que? É estranho eles não tentarem de novo... quando descobriram como colocar satélite em órbita, tentaram tantas vezes, lançaram tantos que até criaram um grande lixão em órbita em volta da terra.

Acredito que nunca voltaram à lua porque não há um retorno político ou econômico que justifique os custos de mandar alguém pra lá. Os EUA mandaram alguém pra mostrar que podem, e como já mostraram, não precisam mais. Talvez a China mande alguém pra mostrar que também pode e depois disso só vai ter outra pessoa lá pra construir uma estação espacial, e isso quando for economicamente conveniente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2009, 08:05:54 »
Pois é. Vão fazer o que na Lua? Turismo? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2009, 08:34:49 »

A ida a lua foi impulsionado por uma grande vontade política e muita verba a disposição da NASA, verba essa que minguou a muito tempo. E a ida a lua foi tambem um empreendimento de alto risco! Buss e Neil sabiam que existia a possibilidade real de eles não voltarem, nem o motor de partida da lua eles tinham certeza que funcionaria! O presidente da época tinha um discurso preparado para o caso de a missão falhar, enaltecendo os astronautas como heróis.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2009, 08:39:02 »
Não sei se vocês acessaram os links das matérias. Fiquei impressionado com a quantidade de comentários idiotas postados em todos os sites que cobrem o assunto. A grande maioria, acho que mais de 80%, não acredita que o homem tenha pisado na Lua.

É muito triste perceber que isso reflete o baixíssimo grau de educação e senso crítico do brasileiro. Num país onde impera a ignorância e a superstição, onde a maioria das pessoas acredita em milagreiros, xamãs e todo tipo de misticismo, não é mesmo de admirar esse tipo de comportamento.

É como se o nível intelectual da maioria da população do nosso país equivalesse ao de uma pessoa da idade média.

Triste realidade.  

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2009, 08:41:14 »
Em parte tambem por cause de ignorantes que se acham sábios, como esse:

http://www.projetoockham.org/dragao_entrada.html
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2009, 08:45:35 »
"O homi nunca pisou na lua pusque a lua é coisa di deus"

Ja ouvi isso de gente engravatada,  para este tipo de gente o homem desafiar e superar a natureza é blasfemia.

O mesmo ocorre com os avanços da medicina

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2009, 08:54:51 »
A "mecânica" dos conspiracionistas é diferente.
Eles querem ter um nível de conhecimento maior que o da média da população e se destacar como "sábios", que conseguem ver e entender as coisas, o que óbviamente não é o caso! É uma variação do "complexo de messias".

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2009, 09:10:46 »

eu ia citar esse ai... ganhou até premio huhuhuhu...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2009, 13:14:02 »

eu ia citar esse ai... ganhou até premio huhuhuhu...

Velho conhecido.

Ótimo artigo lá das bandas do Kentaro:
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/suenaga_lunaticos.htm

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2009, 18:43:58 »
No site do Kentaro tá aparecendo isso aqui:

This Account Has Exceeded Its CPU Quota.

Ted Goertzel, professor de sociologia da Rutgers University e estudioso sobre teóricos da conspiração, disse que "existe um tipo similar de lógica por trás de todos esses grupos". Na maior parte das vezes, ele explicou, "eles não tentam provar que seu ponto de vista está correto" tanto quanto tentam "encontrar falhas no que o outro lado está dizendo". Assim, disse ele, o argumento é uma questão de acumulação, não de persuasão. "Eles acham que, se tiverem mais fatos que o outro lado, isso mostraria que estão corretos."

Isso me lembra um velho conhecido nosso, OC. Toda semana ele lê cinquenta livros, tezentos artigos, mil cento e doze emails que provam que o planeta está sob o jugo de uma conspiração anarco-sindicalista-satânica-gayzista-feminista-maçônica-corinthiana-atéia-darwinista pronta a destruir os ideais judaíco-cristãos e impalntar o comunismo-muçulmano-ateu-darwinista!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2009, 00:01:15 »

Acredito que nunca voltaram à lua porque não há um retorno político ou econômico que justifique os custos de mandar alguém pra lá. Os EUA mandaram alguém pra mostrar que podem, e como já mostraram, não precisam mais. Talvez a China mande alguém pra mostrar que também pode e depois disso só vai ter outra pessoa lá pra construir uma estação espacial, e isso quando for economicamente conveniente.
Traduzindo: Não tem nada de legal pra fazer na Lua....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2009, 00:12:47 »
Não a curto prazo...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2009, 07:32:26 »
Traduzindo: Não tem nada de legal pra fazer na Lua....
A não ser arriscar a vida ... :lol:

Um dia um brasileiro pisará no solo lunar também ... Já mandamos nosso 1º astronauta ao espaço. E já, já vem o segundo.
Adivinhem quem vai ser o ? Era óbvio que tinha de ser ele ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2009, 08:01:26 »
Só eu acho maneiro ficar pulando lá com gravidade quase zero? :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2009, 08:04:56 »
Agricultores, roupeiros, aposentados, estudantes do primário... Tem algum cientista no Brasil?

“Pensava que eles queriam ser mais que Deus”

O que isso tem a ver?

“Parece uma alegoria de carnaval, cheia de ponta para todo lado. Como vai chegar com um negócio desses até a Lua?”

“Digo que o homem não foi à Lua. Não adianta escutar professores. A menor acredita em mim, porque não leu tudo. As maiores discordam. Mas eu insisto em dizer que não foi”

"Como é que você vai entrar na Lua se ela é redonda e ela não tem porta?"

“São Jorge fica lá, com aquela espada. Mas o homem, para a Lua, nunca vai"

"Por que o homem nunca foi ao Sol?”

O que responder pra esse tipo de pegunta? Como alguém pode dizer pra "não escutar os professores"? O objetivo desta matéria (eu assisti ontem no Bom Dia) foi o de ridicularizar o povo brasileiro como um todo?

EDIT: O que esse povão acha das Voyager e da Cassini?
« Última modificação: 22 de Julho de 2009, 08:07:06 por Eduardo Vanderlei »
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2009, 08:11:58 »
O povo brasileiro, como um todo, É ridículo.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2009, 08:15:35 »
Agricultores, roupeiros, aposentados, estudantes do primário... Tem algum cientista no Brasil?

“Pensava que eles queriam ser mais que Deus”

O que isso tem a ver?

“Parece uma alegoria de carnaval, cheia de ponta para todo lado. Como vai chegar com um negócio desses até a Lua?”

“Digo que o homem não foi à Lua. Não adianta escutar professores. A menor acredita em mim, porque não leu tudo. As maiores discordam. Mas eu insisto em dizer que não foi”

"Como é que você vai entrar na Lua se ela é redonda e ela não tem porta?"

“São Jorge fica lá, com aquela espada. Mas o homem, para a Lua, nunca vai"

"Por que o homem nunca foi ao Sol?”

O que responder pra esse tipo de pegunta? Como alguém pode dizer pra "não escutar os professores"? O objetivo desta matéria (eu assisti ontem no Bom Dia) foi o de ridicularizar o povo brasileiro como um todo?

EDIT: O que esse povão acha das Voyager e da Cassini?

A maior parte da população que não acredita é desse nível aí mesmo(questão de proporcionalidade).

Já outra parte, mesmo tendo acesso a informação e um razoável nível educacional, não acredita ou por falta de senso crítico ou porque a religiosidade é tamanha que imperra o cérebro de funcionar direito.

E aí, vocês viram os comentários dos idiotas nos sites das matérias?
É preciso rir pra não chorar.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2009, 08:20:22 »

Concordo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2009, 08:24:45 »

Concordo.
Um povo com educação básica deficiente é ridículo! Inclua aí vários países africanos, latinos, alguns europeus (Exemplo,Itália) e até os USA.

Tenho curiosidade de saber como é o sistema de educação da Suécia, Noruega, Inglaterra...

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2009, 08:49:40 »
Só uma amostra:

Aprendiz, o governo Nixon e a Nasa nao foram tão cuidadosos assim, pois essas imagens, sons e filmagens estão repletas de inconsistencias. Nao vê quem se agarra cegamente a verdades nao tão verdadeiras assim. Pensem novo, sejam cientistas de verdadde, busquem por vcs mesmos, nao aceitem passivamente
  :(

O maior ignorante é aquele que pensa tudo saber. Quem disse que os EUA, que o governo Richard Nixon mandou o homem a lua? Tem alguma testemunha ocular que tenha acompanhado as viagens com um telescópio que seja? Tudo que temos são filmagens, imagens e sons cuidadosamente liberado pelos EUA (Nasa).  :histeria:

Raimundo meu caro ........ vc acredita em Deus ????? pq só ele pra te salva ..... huahuahauhauhauhau   :nojo:

Pega os videos oficiais do homem na lua, rode-os em uma velocidade um pouquinho maior, verá que na grande maioria deles os movimentos são em ambiente sem gravidade alguma, ou seja, os vídeos estão simplesmente em slow motion. Os movimentos a essa velocidade jamais seria de um ambiente sem gravidade  :hein:

Gentes em duvida o Homem foi a Lua mas ele não foi em 1969, como se ate hoje em dia em uma Transmissão AO VIVO o audio atrasa entre 4 segundos, imagine em 1969.

Bia, sua besta.... Nem vou discutir se eles foram ou não foram à Lua... Se o 1° vídeo é autêntico, POR QUE o módulo lunar não afundou na areia qdo pousou?? E aquelas ´perninhas fininhas´ são fortes?? Sequer vemos crateras ou a areia movida! Tem momentos q o bom senso fala mais alto q a ciência!

Chico, sou formado e sou mestre, e te provo que foi armação.um pé fez uma marca de um centímetro e o propulsor não fez nada, onde está o combustivel para a volta? onde estão as estrelas....... visite www.afraudedoseculo.com.br  :biglol:

Olha aí o nosso amiguinho fazendo adeptos. :D

Tudo bem que tenham ido à Lua, mas a pergunta que não quer calar, é como VOLTARAM! Porque, para ir, houve um lançamento, com uma propulsão imensa, uma torre para segurar o foguete, que era beem maior que o que pousou na lua! E para sair da lua para voltar? Como foi o lançamento? Permanece a dúvida!
  :susto:

Que vento é aquele que, na imagem, faz a bandeira tremular?

Na Lua tem vento, agora?
  :histeria:

Realmete eu acredito que o homem nao tenha ido a lua, mais nao por falta de conhecimento como a maioria dos entrevistados na reportagem, pelo o cortrario, foi por realmente me aprofundar nesse assunto, eu recomendo esse site http://www.afraudedoseculo.com.br/ para vcs tirarem suas duvidas.  :stunned:

Se A 20 Anos Que a tecnologia era tao ultrapassa eles conseguiram ir ... Pq Hoje Eles nao Vao Novamente ja que a tecnologia e tao Avançada .... Sinceramente ..... Lorota dos Americanos ......

a pegada e mto bos, pois em um terrenoporoso como a lua vai fik pegada daquela? nem ele sendo um elefante fica e a imagem da terra? a lua e mto menor q a terra cm poderia ter so aquela parte da terra! não confunda a lua vista da terra cm a terra vista da lua

Pq a NASA recortou algumas fotos? Pq os pés do módulo não afundaram no solo? Pq não se pode ver estrelas nas fotos? Pq, em alguns filmes, os objetos largados pelas mãos dos astronautas caem mais rápido que a poeira levantada?? (no vácuo, tudo cai na mesma velocidade) Há algo errado nisso tudo...
  :stunned:

com Satelites tao poderosos q fotografam supernovas a 300 anos luz daqui, acredito q apontar pra lua e mandar uma foto de qualidade em vez da quela toda embaçada tirada com celular com a bandeira e os modulos, ajudaria a provar ou não q eles estiveram lá. mas vai saber, so em 2020 mesmo

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1235803-5603,00-BRASILEIROS+NAO+ACREDITAM+ANOS+DEPOIS+QUE+O+HOMEM+FOI+A+LUA.html#

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Julho de 2009, 08:57:52 »
Pega os videos oficiais do homem na lua, rode-os em uma velocidade um pouquinho maior, verá que na grande maioria deles os movimentos são em ambiente sem gravidade alguma, ou seja, os vídeos estão simplesmente em slow motion. Os movimentos a essa velocidade jamais seria de um ambiente sem gravidade  Hein?

E se rodar em uma velocidade muito maior, descobre-se que os astronautas eram, na verdade, humanos que conseguiam correr a até 80km/h!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!