Fiquei impressionado com a quantidade de comentários idiotas postados em todos os sites que cobrem o assunto. A grande maioria, acho que mais de 80%, não acredita que o homem tenha pisado na Lua.
É muito triste perceber que isso reflete o baixíssimo grau de educação e senso crítico do brasileiro. Num país onde impera a ignorância e a superstição, onde a maioria das pessoas acredita em milagreiros, xamãs e todo tipo de misticismo, não é mesmo de admirar esse tipo de comportamento.
É como se o nível intelectual da maioria da população do nosso país equivalesse ao de uma pessoa da idade média.
Triste realidade.
Sempre que vejo lamentações sobre a evolução do ser humano eu junto alguns dados e chego à mesma conclusão:
A humanidade segue estacionada na evolução espiritual. O ser humano é tão, ou quase tão violento, instintivo, animalesco quanto os nossos antepassados das cavernas. Há uma finíssima camada de verniz social que o faz se considerar civilizado. Mas no fundo, quando lemos ou ouvimos as notícias de crimes bárbaros, pais matando filhos, vice-versa, pessoas esquartejadas, torturas, armas químicas, falsificação de remédios, políticos subtraindo merenda e/ou tratamentos de saúde, etc, percebemos que a humanidade não anda no sentido de uma evolução moral.
Arrisco a dizer que o mesmo se aplica a crenças e maneiras de pensar. Esse pessoal da Conspiração sempre esteve aí. Só que agora eles se comunicam com mais facilidade e têm à disposição o mundo inteiro para disseminar suas ideias. Eles não irão embora.
A tecnologia não para de evoluir, mas o interior do homem nunca saiu do lugar. No íntimo, a inveja, o ódio, a sede e a gana de vingança, a traição, a mentira, a fraude, a alegria com a infelicidade de outros, a falsidade, etc estão por toda parte. E ainda mais à vista, nesses tempos de fóruns e exposição de sentimentos em comentários, blogs e redes sociais.
E também [a humanidade] não anda no sentido de uma alteração nas suas quantidades. Explico: a quantidade do fator
manada se não é constante, é próximo disso. Sempre haverá uma manada inculta, primitiva, grosseira e facilmente manipulável. Não me refiro a classes econômico-sociais. Exemplos de pessoas-manada estão dentro de todas as camadas da população. E essa manada não exercita o cérebro, não tem prazer com assuntos que envolvam pensar um pouco mais. Satisfazem-se com apetites básicos, cultivam e promovem música de baixa qualidade, apreciam esportes agressivos com golpes explícitos de estrangulamento e pontapés. "Leitura é para os fracos", dizem.
E essa quantidade é grande. Por isso o termo manada, boiada. E é fácil de conduzir. Basta pão e circo.
Zé Ramalho já cantava esse problema há uns anos atras. "Êh, vida de gado. Povo marcado, povo feliz." Não há espaço para exercícios do cérebro. E sem exercício da mente e da concatenação de ideias, que venham as conspirações, os mantras, as curas, os milagres, o ceticismo às avessas ("o homem não foi à lua").
Posso estar errado, mas não creio que haverá progresso nesse sentido. Será sempre uma Curva de Gauss, com as minorias nas extremidades.
E sempre havemos de nos deparar com pessoas que não acreditam que já se chegou à lua. Em todos os níveis sócio-econômico-culturais. Quando se voltar à lua, eles passarão a não crer em outras coisas, ou inventarão outro 2012 para o "fim do mundo".
É triste assim.