Autor Tópico: Projeto de profissão de astrólogo declarado inconstitucional  (Lida 3094 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Projeto de profissão de astrólogo declarado inconstitucional
« Online: 21 de Julho de 2009, 08:19:38 »
Vocês gostam de boas notícias ? Eu gosto  :biglol:

Eu acompanho o projeto de lei 6748 que tenta regulamentar a profissão de astrólogo.

Eis o parecer de 16/07 do relator Deputado Colbert martins que atualmente é relator (o negrito é meu) :

COMISSÃO de constituição e justiça e de CIDADANIA
PROJETO DE LEI Nº 6.748, DE 2002
Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Astrólogo.
Autor: Deputado LUIZ SÉRGIO
Relator: Deputado COLBERT MARTINS
I - RELATÓRIO
O Projeto de Lei epigrafado, de autoria do Deputado LUIZ SÉRGIO, busca regulamentar o exercício da profissão de astrólogo.
Segundo o eminente Autor da proposição, “é extremamente importante incutir na cultura brasileira um pensamento astrológico correto e não há meio mais efetivo do que pela regulamentação do exercício profissional dos astrólogos, que permitirá uma fiscalização mais rigorosa dessa atividade”.
O Projeto foi distribuído às Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e a esta Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, com emendas, o Projeto, nos termos do parecer do Relator, Deputado LEONARDO PICCIANI. A Deputada Dra. CLAIR apresentou voto em separado.
Esgotado o prazo regimental, não foram apresentadas emendas ao projeto nesta Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
É o relatório.
II - VOTO DO RELATOR
Cabe a esta Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania se pronunciar sobre a constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do Projeto de Lei nº 6.748, de 2002, e das emendas aprovadas na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, a teor do disposto no art. 32, inc. IV, alínea “a”, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.
A matéria em apreço é da competência legislativa privativa da União (art. 22, XVI - CF), cabendo ao Congresso Nacional dispor sobre a mesma, com a sanção do Presidente da República (art. 48 – CF), sendo a iniciativa parlamentar legítima, em face da inexistência de iniciativa privativa de outro Poder.
Quanto à constitucionalidade formal, o inciso I do art. 9º é inconstitucional, por incidir em vício formal, ao impor a órgão do Poder Executivo (Ministério do Trabalho e Emprego) atribuição, o que somente pode ser feito por meio de projeto de lei iniciado pelo Presidente da República, que tem iniciativa privativa quanto à matéria (art. 61, §1º, II, “e” da Constituição).
Da mesma forma, o art. 11 da proposição contém vício de inconstitucionalidade formal, na medida em que obriga o Poder Executivo a regulamentar a matéria, violando, assim, o princípio da separação dos poderes. Além disso, já é competência constitucional do Presidente da República regulamentar a lei (art. 84, IV), de modo que tal obrigação resta inócua.
No que tange à constitucionalidade material, a proposição encontra vício, quanto à regulamentação proposta.
Com efeito, ao examinarmos o ordenamento jurídico pátrio e a interpretação sistemática da Carta Política, verificamos que o Estado somente deve regulamentar uma profissão quando há interesse público na fiscalização de determinada atividade, em prol dos destinatários da atuação profissional e, não, como instrumento de reserva de mercado.
O princípio da razoabilidade deve, dessa forma, ser aplicado à espécie, afastando hipóteses de regulamentação de profissões em que predomina o interesse privado de uma categoria, e não o interesse público no exercício da mesma. A melhor interpretação da Carta Magna assegura a liberdade de exercício de qualquer profissão, sendo a regulamentação exceção à regra que deve sempre ser ponderada.
O exercício da profissão de astrólogo por aquele não habilitado regularmente não tem o condão de causar maiores danos à sociedade ou àqueles que se utilizarem do serviço, como ocorre em relação a outras profissões (por exemplo, a medicina e a advocacia).
Tal entendimento mostra-se consentâneo com os postulados jurídicos e constitucionais atinentes à regulamentação de profissões, consubstanciados nos requisitos impostos no verbete nº 1 da súmula da douta Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, transcritos no voto em separado da eminente Deputada Dra. CLAIR proferido naquela Comissão, nos seguintes termos:
“O exercício de profissões subordina-se aos comandos constitucionais dos arts. 5º, inciso XIII, e 170, parágrafo único, que estabelecem o princípio da liberdade de exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão. A regulamentação legislativa só é aceitável, uma vez atendidos, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) que a atividade exija conhecimentos teóricos e técnicos;
b) que seja exercida por profissionais de curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Desporto, quando for o caso;
c) que o exercício da profissão possa trazer riscos de dano social no tocante à saúde, ao bem estar, à liberdade, à educação, ao patrimônio e à segurança da coletividade ou dos cidadãos individualmente;
d) que não proponha a reserva de mercado para um segmento em detrimento de outras profissões com formação idêntica ou equivalente;
e) que haja a garantia de fiscalização do exercício profissional;
f) que se estabeleçam os deveres e as responsabilidades pelo exercício profissional e,
g) que a regulamentação seja considerada de interesse social.” (destacamos).
No caso, verifica-se que a profissão de astrólogo que se pretende regulamentar não atende aos requisitos das letras a e b do verbete transcrito. Primeiro, a astrologia não exige conhecimentos teóricos e técnicos, não se enquadrando como ciência. Segundo, a astrologia não é exercida por profissionais de curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
De fato, a astrologia inclui-se entre as chamadas pseudociências, como o tarô, búzios, quiromancia, etc., pois não se fundamenta em métodos científicos, tão-somente diz revelar a verdade do mundo físico por meios científicos, mas não atende aos procedimentos científicos normais. Também distingue-se das crenças religiosas, eis que estas não afirmam serem científicas.
 :ok:
Os cursos obtidos pelas pessoas que desempenham a atividade de astrólogo inserem-se apenas no campo do conhecimento pessoal, não se configurando como pré-requisitos ou exigências fundamentais para a referida atividade, mas apenas funcionam como algo facilitador.
Em verdade, a astrologia é baseada na crença daqueles que aceitam suas verdades sem suporte em evidências ou resultados experimentais, ou seja, sem qualquer comprovação de sua eficácia à luz da ciência. É duvidoso, portanto, o seu enquadramento como ciência, em sua definição mais comum.
Ressalte-se que a astronomia, ramo da física e verdadeira ciência, não é reconhecida pela legislação brasileira nos moldes ora pretendidos, mais um motivo para que não se regulamente a profissão de astrólogo.  :ok: :ok:
O mesmo destino seguem as emendas aprovadas na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Diante das inconstitucionalidades apontadas, deixamos de examinar a proposição quanto à juridicidade e à técnica legislativa.
Em face do exposto, nosso voto é pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei nº 6.748, de 2002, e das emendas aprovadas pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, restando prejudicada a análise da juridicidade e da técnica legislativa.  :D

Deputado COLBERT MARTINS
Relator
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Projeto de profissão de astrólogo declarado inconstitucional
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2009, 09:12:53 »
Glória a Deus... Aleluiiiaa...

Que tapa na cara os negritos hein ahahuha...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2009, 09:16:50 »
:clap:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2009, 09:22:20 »
Excelente notícia. Eu juro que não sabia que havia um projeto de lei para a regulamentação desta "profissão" absurda.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2009, 09:36:01 »
Pois é... A homeopatia passou mas essa pseudo-ciencia pelo menos barraram... Já é alguma coisa!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2009, 10:03:11 »
Pois é... A homeopatia passou mas essa pseudo-ciencia pelo menos barraram... Já é alguma coisa!

Putz, nem me fale em Homeopatia... Tenho parentes que acreditam nesse troço... É desesperador!

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2009, 11:55:31 »

Putz, nem me fale em Homeopatia... Tenho parentes que acreditam nesse troço... É desesperador!

Que tal florais ? Incensos ??? Cromaterapia ?? Tem cura para todo gosto e todo karma!
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2009, 11:58:55 »

Que tal florais ? Incensos ??? Cromaterapia ?? Tem cura para todo gosto e todo karma!

O problema é que a homeopatia é "reconhecida legalmente" como tratamento médico!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2009, 13:05:42 »
Pelo menos um tipo de charlatão não vai ter carteirinha de profissional.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2009, 13:19:05 »

Não... Nããooo... Nãããoooo!!! rsrsrs! É brincadeira, mas você falando assim, parece até tortura!  :chorao:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2009, 14:23:53 »
2 ...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2009, 14:44:04 »
Esses parlamentares não tem nada pra fazer mesmo. :x
Como é o nome do cara, nobre deputado LUIZ SÉRGIO? |(

Que piada!  :nojo:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2009, 17:25:32 »
Não critiquem a OAB tão descaradamenete assim ! :P :P ::)
To raise your kids

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2009, 17:59:37 »
Que eu saiba todo conselho de classe fornece carteira profissional... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2009, 07:52:38 »
Fico me perguntando se os astrólogos queriam ter a sua profissão reconhecida e institucionalizada ...

Xamã com carteirinha deve ser uma das coisas mais toscas para se encontrar pela frente...  :P
To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2009, 08:21:12 »
Fico me perguntando se os astrólogos queriam ter a sua profissão reconhecida e institucionalizada ...

Xamã com carteirinha deve ser uma das coisas mais toscas para se encontrar pela frente...  :P
Teriam que pagar impostos? Poderiam ser denunciados no PROCON?

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2009, 11:04:50 »

... e processados por erro profissional(a semelhança dos médicos, p. exemplo)?
Se sim, estariam lascados!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2009, 11:21:09 »

Veja bem, somente os astrólogos formados em boas escolas de astrologia conseguem garantir a qualidade do trabalho deles  :biglol:!!!!!
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2009, 11:44:38 »
Teriam que pagar impostos?
Do jugo desse Deus (RFB), ninguém que não seja abençoado, foge, irmão.

Poderiam ser denunciados no PROCON?
Não adorareis outros deuses, ó infiel!!!
To raise your kids

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2009, 16:51:34 »
Só corrigindo... A Homeopatia não é uma profissão reconhecida, mas uma especialidade médica reconhecida pelo CFM. Para ser homeopata primeiro tem que fazer a escola de Medicina (pelo menos no Brasil, em outros países pode ser diferente) :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2009, 17:05:27 »
Só corrigindo... A Homeopatia não é uma profissão reconhecida, mas uma especialidade médica reconhecida pelo CFM. Para ser homeopata primeiro tem que fazer a escola de Medicina (pelo menos no Brasil, em outros países pode ser diferente) :ok:

Puxa, eu nao sabia que eu precisava ter estudado medicina para tomar água! Tomara que o CRM nao me flagre daqui a pouco,
quando eu for comprar uma garrafa de água mineral :lol:

P.S. Seja bem vindo, Derfel.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #21 Online: 24 de Julho de 2009, 22:14:35 »

Puxa, eu nao sabia que eu precisava ter estudado medicina para tomar água! Tomara que o CRM nao me flagre daqui a pouco,
quando eu for comprar uma garrafa de água mineral :lol:

P.S. Seja bem vindo, Derfel.

Cara, e hoje que o alergista que consultei veio com uma que a nova vacina para alergia tem "princípio homeopático"...

Não resisiti... Falei pra ele que se água tem memória, coitada da água do Tietê... e que acreditar que tem que agitar 100 vezes o frasquinho para o princípio ativo funcionar é como acreditar em papai noel. Encerrei falando que não acreditava como o CRM tinha coragem de avalizar uma pseudociência.

A cara dele foi daquelas cenas dos comerciais da Mastercard.... não tinha preço!!!  :histeria:

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Julho de 2009, 22:48:35 »
O que acontece agora??

Esse projeto vai passar por mais gente, ou terminou aí?? Vi que teve alguns que votaram a favor. Esse contra, anula os favoraveis??
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2009, 10:35:31 »
É o relator, me parece que a tendência agora é engavetar o projeto.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2009, 10:46:43 »

Regularizando a profissão poderia haver, por exemplo, concurso público para astrólogo. E eu não duvidaria se fossem abertas milhares de vagas.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!