Autor Tópico: Ana Machadão e o mito das mulheres de mãos limpas (a.k.a. Sesso Fragile)  (Lida 6351 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Ana Machadão e o mito das mulheres de mãos limpas (a.k.a. Sesso Fragile)
« Resposta #25 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:19:28 »
Eu estaria bem casado com uma mulher rica e um carrão u.u
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #26 Online: 07 de Agosto de 2009, 14:54:11 »
Eu estaria bem casado com uma mulher rica e um carrão u.u

Ah, vocês me entenderam! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #27 Online: 07 de Agosto de 2009, 15:26:31 »
Que bom que uma mulher entrou no tópico!!!!
Tá vendo como nossa percepção de mulher é diferente Donatello? As estatísticas são válidas, nossa imagem da mulher é distorcida, mas não dá pra ignorar o que vemos todo dia. O que a Nina disse é exatamente o que passa na minha cabeça....minha mãe é do interior do Maranhão e lá ainda é século XIX, com todos os clichês que você pode imaginar. Não sei até que ponto podemos afirmar que as coisas mudaram, em alguns lugares é quase perfeito e em outros ainda acontecem coisas impossíveis de se acreditar.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Agosto de 2009, 15:38:46 »
Eu juro que eu não faço a menor idéia do que é uma mulher e/ou homem de sucesso. Dinheiro? Posses? Sei lá... Sucesso na minha opinião é fazer tudo o que desejo dentro do contexto cultural que eu escolhi, respeitando os limites da lei e do bom senso.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Agosto de 2009, 22:15:39 »
Citação de: Nina
Bom, se minha percepção não é um bom argumento, sua teoria da conspiração também não vai contar... MWAHAHAHAHAHAHAH!

Eu não vejo motivos para mentir nesse quesito. Qual o objetivo de dizer para quem aplica o questionário alguma inverdade? Paracer mais bonita? Rolling Eyes

Sei que não é seu argumento, mas pode parecer que ele é algo parecido com isso: mulher ganha menos, mas pudera... trabalha bem menos e mais perto, não faz as coisas em casa e ainda posa de frágil. E mente nas pesquisas... ou seja, esse bem menos que ela trabalha deve ser inexistente!

Pois é, do jeito que eu escrevi ficou estranho mesmo, dá a impressão de que as pessoas respondem errado só pra distorcer os fatos, mas não é isso e eu já explico. Como eu disse lá em cima o conceito de trabalho doméstico para o IBGE é muito mais amplo do que o conceito de trabalho doméstico que está desenhado em nossas cabeças. É natural, na nossa mente a expressão "trabalho doméstico" se relaciona a 4 ou 5 atividades. Na "cabeça" do IBGE se relaciona a essas 4 ou 5 atividades mais outras dezenas ou centenas.

Quando o entrevistador pergunta "Fulano atua nos afazeres domésticos?" a resposta de bate pronto é "NÃO". Não é por vontade de enganar, é porque (a)o entrevistad(a)o realmente não relaciona capinar o quintal, levar os filhos a escola, mexer na fiação do apartamento e limpar caixa d'água como atividades domésticas. Na mente dele afazer doméstico é cozinhar e lavar roupa. Inclusive eu mencionei o fato de a maioria das pessoas que respondem aos questionários serem mulheres (porque são mais fáceis de ser encontradas em casa) mas admito que isso não tem muito a ver com a questão porque se você perguntar prum cara se ele pratica atividades domésticas e por quanto tempo é muito provável que ele também faça um cálculo por baixo.

Existe um recurso que é chamado de "pergunta de cobertura", que deveria ser usado pelo entrevistador quando ficar evidente que o entrevistado não conseguiu compreender a questão, que neste caso e que seria algo mais ou menos como "Mas ele não faz nada mesmo em casa? Nem limpa o quintal, limpa a caixa dágua, prepara o churrasco de fim de semana ou leva os filhos no colégio?" Mas muitas vezes por preguiça ou cansaço, em algumas por treinamento ineficiente, outras tantas vezes porque o entrevistado não está colaborando muito ou porque a entrevista está sendo feita no portão, debaixo de uma lua de 40 graus... estas perguntas de cobertura não são feitas.

Este mesmo problema metodológico acontece ao inverso no caso do trabalho economicamente produtivo. Muitas pessoas respondem NÃO à pergunta "Fulano trabalhou durante este ano?" porque não entendem atividades como vender sacolés na  própria residência como trabalho.

Poderíamos dizer então que só aí já  há dois desvios prováveis nos resultados da PNAD: um levando à informação de que os homens executam menor tempo de atividade doméstica do que efetivamente ocorre e outro levando a mulheres ocupadas em atividades economicamente produtivas em menor escala que o que realmente ocorre. Mas pela forma como o questionário é elaborado existe maior defesa contra o segundo desvio que contra o primeiro.

Tendeu? ;)

Citação de: Nina
Eu fico imaginando o matuto respondendo esse questionário... Sabe, uma semana dessas um seriços gerais entrou no laboratório e perguntou o que era esse aparelho que o aluno estava usando... ele explicou que se chamava microscópio e que servia para ver as coisas muito pequeninas. A resposta o matuto foi hilária: "êta, isso tá cheio de lorota!".

O povo é muito simples... muito mesmo.

Vish. A quantidade de gente que vinha me dizer em tom confidencial que este negócio de pesquisa era "pro governo lavar o dinheiro das FARC" ou coisas deste tipo. Se eu tivesse anotado cada uma das teorias conspiratórias que eu ouvia... :histeria:

Eu ficava mesmo surpreso era com o tanto de gente que dizia que nunca tinha ouvido falar de IBGE... muita gente mesmo (até gente aparentemente bem informada, com ensino médio...) não tinha a menor noção do que é ou do que faz o IBGE. Eu nem sei se é motivo pra surpesa mas eu pensava "diacho: todo dia tem matéria no JN com o W Bonner dizendo que o IBGE revelou isso, o IBGE pesquisou aquilo... como o cara me diz que nunca ouviu falar sobre?"

Aí lá ia eu explcar que era "o órgão do governo que mede a inflação" e o carinha "ahhhhhhhh, você é o moço que mede a inflação, sei...".
« Última modificação: 07 de Agosto de 2009, 22:24:19 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!