Autor Tópico: Pre-cognação???  (Lida 5362 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re: Pre-cognação???
« Resposta #25 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:06:55 »
Imagino que esse meu amigo movia o copo com o dedo inconcientemente, senão, se fosse um espírito mesmo, por que a necessidade de um dedo? oO copo poderia se mover por si apenas. :saco:

Essa é fácil: os espíritos necessitam de um doador de fluidos para interagir com o meio material. Eu acredito que ao encostar o dedo no copo, seu amigo fluidificava-o e o espírito dele se servia.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:11:36 »
Coincidencia....

Não acredito em coincidências, esta seria uma explicação simplista demais. Ainda mais com uma palavra tão pouco usual como "lápis-lazuli".

Como disse o gigaview, nossa mente não para! São milhões de maridos pensando ao lado de milhões de esposas. Se a telepatia fosse real haveriam milhares de casos.

Não sabemos se há ou não milhares de casos, talvez as pessoas não dêem tanto valor a estas "coincidências" a ponto de ignorá-las...

Te digo isso não levianamente, já passei por um episódio de "pré-cognição" que poderia ser interpretado como "telepatia" e analisando imparcialmente percebi que foi coincidencia dentro de um contexto apropriado...
Este caso que citei foi apenas um entre muitos que já vivenciei, volto a repetir, não creio em coincidências. Penso que há muito ainda a se descobrir neste campo da mente.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:46:43 »
Não acredito em coincidências, esta seria uma explicação simplista demais. Ainda mais com uma palavra tão pouco usual como "lápis-lazuli".
Esta é uma opinião pessoal não baseada em fatos. Voce não acredita! Eu não te uma explicação simplista, é simples, navalha de okhan.
E descrevi uma possibilidade muito mais viável que a da hipótese paranormal, para a qual não existe nenhuma evidencia.
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/laminaoccam.htm

Não sabemos se há ou não milhares de casos, talvez as pessoas não dêem tanto valor a estas "coincidências" a ponto de ignorá-las...
Sim, sabemos, por simples dedução! Outros fatos corroboram! É impossível que voces tenham visto anteriormente algum programa na televisão onde foi mencionado essa gema semi-preciosa?
Programas sobre o egito ou aqueles canais de venda de joias por telefone...
basta uma rápida olhada, voce pode não lembrar de ter visto o programa mas essa informação específica pode ter ficado.
Esse tipo de fenômeno é observado em laboratório e está relacionado com memória seletiva. É só pesquisar no google.

Este caso que citei foi apenas um entre muitos que já vivenciei, volto a repetir, não creio em coincidências. Penso que há muito ainda a se descobrir neste campo da mente.
Novamente uma opinião pessoal não baseada em fatos, mas no quanto o episódio o impressionou.

Eu tambem já vivenciei vários episódios parecidos, e se voce pesquisar a fundo vai ver que isso é relativamente comum, memória seletiva.
Eu tambem não creio em coincidencias simplesmente, mas creio no acaso e em estatistica dos numeros muito grandes...

DÊ uma olhada:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/coinc.htm

Sobre achar "padrões" onde não há:
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/dawkins_skinner.htm

Se voce analisar objetivamente verá que não há nada de mais nesse tipo de "experiencia", apesar do quão impressionante ela possa ter parecido...

Penso que há muito ainda a se descobrir neste campo da mente
Sim, é verdade! E estão descobrindo... E cada vez mais desmistificando essa estoria de paranormal.
Pesquise em sites sérios e verá!
Dica, pesquise sobre "giro angular" e "cérebro"...

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:49:16 »
Imagino que esse meu amigo movia o copo com o dedo inconcientemente, senão, se fosse um espírito mesmo, por que a necessidade de um dedo? oO copo poderia se mover por si apenas. :saco:

Essa é fácil: os espíritos necessitam de um doador de fluidos para interagir com o meio material. Eu acredito que ao encostar o dedo no copo, seu amigo fluidificava-o e o espírito dele se servia.

heheheh...

Mas falando sério, essa é facil mesmo... Movimento ideomotor.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Agosto de 2009, 09:14:57 »
Esta é uma opinião pessoal não baseada em fatos. Voce não acredita! Eu não te uma explicação simplista, é simples, navalha de okhan.
E descrevi uma possibilidade muito mais viável que a da hipótese paranormal, para a qual não existe nenhuma evidencia.
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/laminaoccam.htm

Hehehe... Se for aplicar a Navalha de Occam, então Deus é a explicação mais simples...

Sim, sabemos, por simples dedução! Outros fatos corroboram! É impossível que voces tenham visto anteriormente algum programa na televisão onde foi mencionado essa gema semi-preciosa?
Programas sobre o egito ou aqueles canais de venda de joias por telefone...
basta uma rápida olhada, voce pode não lembrar de ter visto o programa mas essa informação específica pode ter ficado.
Esse tipo de fenômeno é observado em laboratório e está relacionado com memória seletiva. É só pesquisar no google.

Impossível não é, mas o fato é que ela teve contato com a tal jóia a ponto de ficar impressionada, e a minha mente 'captou' de alguma forma esta forte impressão - sem que ela tivesse sequer mencionado. Certamente seria o assunto da noite, mas eu me adiantei a qualquer menção dela a respeito do tema. É a isto o que eu chamo 'telepatia' - não importa em que campo do conhecimento ela se encaixe. De alguma forma as mentes se comunicam, principalmente as mentes daquelas pessoas que estão intimamente ligadas. Isto é fato e é inegável.

Eu tambem não creio em coincidencias simplesmente, mas creio no acaso e em estatistica dos numeros muito grandes...

Acaso e coincidência são a mesma coisa, Contini. Eu não creio nem em um, nem em outro.

Se voce analisar objetivamente verá que não há nada de mais nesse tipo de "experiencia", apesar do quão impressionante ela possa ter parecido...

Como não, meu amigo? "Experiências" como esta me deixam a ver estrelas!

Certa vez, quando eu ainda era um adolescente sonhador e apaixonado, gamei numa vizinha minha. Pensava nela todo o tempo! Num dia quente qualquer, alto verão, estava tomando uma boa ducha e em dado momento eu a vi na minha mente também tomando uma boa ducha. Terminei o banho e saí para a quadra (morava em condomínio). Quem eu encontro lá? A tal garota, cabelos molhados, tinha acabado de sair do banho...

Sim, é verdade! E estão descobrindo... E cada vez mais desmistificando essa estoria de paranormal.
Pesquise em sites sérios e verá!
Dica, pesquise sobre "giro angular" e "cérebro"...

Não vou negar os avanços das ciências, o cérebro é mesmo algo espetacular e um tanto desconhecido, mas ainda penso que há mais mistérios entre o céu e a terra que nem sonha a nossa vã filosofia.

:wink:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Agosto de 2009, 09:20:46 »
O interessante na brincadeira do copo (efeito ideomotor) é que as pessoas não percebem mesmo que estão empurrando o copo. Isso ajuda a mistificar fenômeno e atribuir o movimento à uma entidade sobrenatural. A mesma coisa acontece com pêndulos que oscilam respondendo pergutas, com aquelas varinhas para se encontrar o melhor lugar para furar poços, "medidores" de auras e as famosas mesas "girantes".

Quer ver uma coisa interessante? Faça a brincadeira do copo com todos as pessoas vendadas (ou no escuro) e inverta a posição do tabuleira ou, melhor ainda, misture as letras aleatóriamente sem que os participantes vejam. Os "espíritos" ficam confusos apesar de o copo se movimentar errando as escolhas. Veja o vídeo abaixo:

« Última modificação: 10 de Agosto de 2009, 09:22:58 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Agosto de 2009, 09:34:40 »
{quote]Hehehe... Se for aplicar a Navalha de Occam, então Deus é a explicação mais simples...[/quote]
Mão, não é!

Impossível não é, mas o fato é que ela teve contato com a tal jóia a ponto de ficar impressionada, e a minha mente 'captou' de alguma forma esta forte impressão - sem que ela tivesse sequer mencionado. Certamente seria o assunto da noite, mas eu me adiantei a qualquer menção dela a respeito do tema. É a isto o que eu chamo 'telepatia' - não importa em que campo do conhecimento ela se encaixe. De alguma forma as mentes se comunicam, principalmente as mentes daquelas pessoas que estão intimamente ligadas. Isto é fato e é inegável.
Imposssivel não é, como tambem é o mais provável. Voce não leu o link que eu passei, .
Não existe nenhuma evidencia de telepatia, a explicação mais provável que a hipotese paranormal é a que eu te dei.
Mentes se comunicam sim, através de linguagem corporal, ferormonios, etc. Não existe nenhuma evidencia de algo "paranormal" e centenas de evidencias de causas naturais.

Como eu disse, é dificil para voce aceitar devido a maneira que esse episódio o imprtessionou, mas como mostrado, nada de mais.

Acaso e coincidência são a mesma coisa, Contini. Eu não creio nem em um, nem em outro.
Pode ser, mas não invalida o que eu te propus.

Como não, meu amigo? "Experiências" como esta me deixam a ver estrelas!
Opinião pessoal, te deixa a ver estrelas, pessoas com um entendimento melhor da dinâmica cerebral e de estatisticas tendem a ver fenômenos simples...

Não vou negar os avanços das ciências, o cérebro é mesmo algo espetacular e um tanto desconhecido, mas ainda penso que há mais mistérios entre o céu e a terra que nem sonha a nossa vã filosofia.
Sim, é verdade como eu disse, e os avancos ciontínuos da ciencia apontam para um melhor entendimento desses fenômenos sem ter que apelar para o mistico, paranormal ou suspertições.

No tempo de Shaskepeare, essa frase era ainda mais impactante, visto que a compreenção das coisas ainda era muito limitada, as coisas desconhecidas "entre o céu e a terra" estão bem melhor compreendidas hoje.

Como eu disse, não há evidencias de paranormalidade, nenhuma! Coisas reais, mesmo não entendidas, geram evidencias...

Leia criticamente:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Agosto de 2009, 09:37:47 »
No caso específico dessas coincidências inexplicáveis de "tepatia", como a descrita pelo Metatron, acredito que a afinidade entre duas pessoas (namorados, conjuges, pais e filhos, gêmeos, etc) pode facilitar muiito o fenômeno. Enviamos pistas inconscientes sobre os nossos pensamentos que podem ser captadas e "lidas" através dessa sensibilidade que vem dessa intimidade. Pode ser o uso repetitivo de palavras, linguagem corporal, atitudes, etc. O cérebro capta esses sinais e fabrica algo que é identificado pela memória seletiva como um indício convincente de um processo "telepático". Isso pode ser treinado e mágicos mentalistas e médiuns demonstram muito bem essa capacidade de "adivinhar" datas, fatos, nomes, objetos, etc apenas aplicando técnicas de leitura fria.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 10 de Agosto de 2009, 09:53:50 »
No caso específico dessas coincidências inexplicáveis de "tepatia", como a descrita pelo Metatron, acredito que a afinidade entre duas pessoas (namorados, conjuges, pais e filhos, gêmeos, etc) pode facilitar muiito o fenômeno. Enviamos pistas inconscientes sobre os nossos pensamentos que podem ser captadas e "lidas" através dessa sensibilidade que vem dessa intimidade. Pode ser o uso repetitivo de palavras, linguagem corporal, atitudes, etc. O cérebro capta esses sinais e fabrica algo que é identificado pela memória seletiva como um indício convincente de um processo "telepático". Isso pode ser treinado e mágicos mentalistas e médiuns demonstram muito bem essa capacidade de "adivinhar" datas, fatos, nomes, objetos, etc apenas aplicando técnicas de leitura fria.

:ok: Complementa o que eu quis dizer:
Mentes se comunicam sim, através de linguagem corporal, ferormonios, etc. Não existe nenhuma evidencia de algo "paranormal" e centenas de evidencias de causas naturais.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Agosto de 2009, 10:07:32 »
Sim, é verdade como eu disse, e os avancos ciontínuos da ciencia apontam para um melhor entendimento desses fenômenos sem ter que apelar para o mistico, paranormal ou suspertições.

Achar que a telepatia e afins são coisas 'místicas, paranormais ou superticiosas' faz lembrar os antigos que acreditavam que o trovão era a voz dos deuses e o raio a manifestação de sua ira!

Como eu disse, não há evidencias de paranormalidade, nenhuma! Coisas reais, mesmo não entendidas, geram evidencias...

Leia criticamente:

Eu li, e me parece que este tipo de coincidência está mais voltada para a Matemática do que para a psicologia da mente.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #35 Online: 10 de Agosto de 2009, 10:13:41 »
No caso específico dessas coincidências inexplicáveis de "telepatia", como a descrita pelo Metatron, acredito que a afinidade entre duas pessoas (namorados, conjuges, pais e filhos, gêmeos, etc) pode facilitar muiito o fenômeno. Enviamos pistas inconscientes sobre os nossos pensamentos que podem ser captadas e "lidas" através dessa sensibilidade que vem dessa intimidade. Pode ser o uso repetitivo de palavras, linguagem corporal, atitudes, etc. O cérebro capta esses sinais e fabrica algo que é identificado pela memória seletiva como um indício convincente de um processo "telepático". Isso pode ser treinado e mágicos mentalistas e médiuns demonstram muito bem essa capacidade de "adivinhar" datas, fatos, nomes, objetos, etc apenas aplicando técnicas de leitura fria.

Isto pode funcionar para adivinhar gostos, humores, predisposições, etc. Para saber se a pessoa está com algum problema, alguma preocupação, sem dúvida isto funciona perfeitamente...

Mas no caso de intuições, saber à distância se a pessoa está com algum problema, aquele aperto no coração, aquela tristeza indefinida que está relacionada a alguém que não se vê há anos - coisas assim não têm uma explicação científica satisfatória. É claro que as ciências vão se desdobrar para tentar explicá-los - e o pobre cérebro vai ter que se desdobrar para arcar com a culpa, rsrs...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:11:14 »
Mas no caso de intuições, saber à distância se a pessoa está com algum problema, aquele aperto no coração, aquela tristeza indefinida que está relacionada a alguém que não se vê há anos - coisas assim não têm uma explicação científica satisfatória. É claro que as ciências vão se desdobrar para tentar explicá-los - e o pobre cérebro vai ter que se desdobrar para arcar com a culpa, rsrs..

para esses casos a resposta é simples. Não há evidencia de que "intuições" paranormais ocorram, e como lhe mostramos esses "fenômenos" são facilmente explicáveis e até reprodutíveis como processos envolvendo memória seletiva e estatísticas de números grandes.
"Intuições" baseadas em sinais físicos ocorrem, claro, como explicado pelo Giga.

Claro e as explicações "fantasticas" sempre parecem mais interessantes que a prosaica realidade, isso é do ser humano...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:22:58 »
Hmm.... estou intuindo que certos assuntos não adianta discutir...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:27:30 »
Hmm.... estou intuindo que certos assuntos não adianta discutir...

Muito bom...
Exemplo de como a intuição é apenas reflexo de uma visão pessoal sem embasamento em fatos.

Você está equivocado, podemos discutir seriamente qualquer assunto aqui, mas em cima de argumentos e evidencias! Seria um debate bem interessante!
 Mas discutir baseado no que se acha realmente é perda de tempo e não nos interessa.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #39 Online: 10 de Agosto de 2009, 14:02:16 »
Estou muito sem tempo agora para buscar na Rede algum estudo que me dê argumentos necessários para um bom debate, portanto encerro aqui minha participação, mas não sem deixar claro que não estou convencido que os meus 'insights' foram fruto de simples coincidência ou de leitura de memória seletiva.

Isto está me lembrando daquele fato ocorrido durante o tsunami asiático onde nenhum animal foi pego de surpresa pela onda gigante - eles simplesmente já sabiam da aproximação e do grau de destruição que ela possuía...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Agosto de 2009, 14:18:25 »
Estou muito sem tempo agora para buscar na Rede algum estudo que me dê argumentos necessários para um bom debate, portanto encerro aqui minha participação, mas não sem deixar claro que não estou convencido que os meus 'insights' foram fruto de simples coincidência ou de leitura de memória seletiva.
Exato, voce não está convencido, mesmo a experiencia sendo perfeitamente explicável da maneira que lhe mostramos. Impressões pessoais não são confiáveis, por isso não servem como evidencia.
Se voce tiver algum argumento sério, com base em método científico e não evidencias anedóticas, traga aqui e vamos debater, seria muito interessante se houverem tais evidencias.

Isto está me lembrando daquele fato ocorrido durante o tsunami asiático onde nenhum animal foi pego de surpresa pela onda gigante - eles simplesmente já sabiam da aproximação e do grau de destruição que ela possuía...

Isso é verdade! E evidencia os estudos já realizados sobre sentidos animais, em especial o elefante que possui uma capacidade fenômenal de sentir infra-sons pelas patas e assim percebem facilmente ondas sismicas que prenunciam um maremoto. Estudos sugerem que eles são capazes de reconhecer outros de sua espécie a grandes distancias usando essa capacidade.

Existem casos registrados do mesmo efeito em pandas na china, durante o ultimo terremoto!

Percebe como o fato de não se conhecer ainda o mecanismo de determinado fenômeno não implica explicações fantasiosas ou misticas?

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Agosto de 2009, 17:52:46 »
Exato, voce não está convencido, mesmo a experiencia sendo perfeitamente explicável da maneira que lhe mostramos.

Não vi explicação perfeita alguma, Contini. Como disse, não me convenceu. Não foi um fenômeno matemático, não envolveu grande número, não foi leitura fria nem usei de memória seletiva. Como já disse, não foi uma palavra comum que se ouve a todo instante em qualquer lugar. Foi uma autêntica transmissão de pensamento, totalmente espontânea e inesperada.

Impressões pessoais não são confiáveis, por isso não servem como evidencia.

Perfeitamente! Eu não estou querendo provar nada - nada além de que ainda temos muito a descobrir no campo da mente.

Isso é verdade! E evidencia os estudos já realizados sobre sentidos animais, em especial o elefante que possui uma capacidade fenômenal de sentir infra-sons pelas patas e assim percebem facilmente ondas sismicas que prenunciam um maremoto. Estudos sugerem que eles são capazes de reconhecer outros de sua espécie a grandes distancias usando essa capacidade.

Que os elefantes tenham 'escutado' a aproximação do tsunami pelas patas é até aceitável, mas - e os outros animais? Escutaram o alarde dos paquidermes e resolveram dar o fora, montanhas acima? Inclusive cobras, ratos, aves, e etc.?

Existem casos registrados do mesmo efeito em pandas na china, durante o ultimo terremoto!

Animais domésticos pressentem um terremoto horas antes de acontecer. Não só terremotos, mas creio que qualquer tipo de catástrofe. Eu tinha uma gata que havia parido havia pouco tempo. Onde eu morava a casa era elevada, e havia um espaço ideal para um animal se esconder. A bicha não carregou um por um de seus filhotes para baixo da casa e, pouco depois de levar o último filhote, aconteceu uma tragédia na casa em frente à minha? Houve uma grande gritaria e choradeira, pois um garoto havia morrido num acidente de kart. QUEM EXPLICA ISTO??? Coincidência?! Memória seletiva?! Leitura fria?! Probabilidades matemáticas?!

E o pior, a gatinha abocanhava os filhotes e nos fitava - parecia querer nos alertar também!

Contini, sejamos humildes: temos muito ainda a aprender, a mente é um mistério a ser desvendado.

Percebe como o fato de não se conhecer ainda o mecanismo de determinado fenômeno não implica explicações fantasiosas ou misticas?

Não sei do que você está falando, hehehe... Oops! Falei que ia encerrar e voltei!

:susto:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 10 de Agosto de 2009, 18:10:28 »
Não vi explicação perfeita alguma, Contini. Como disse, não me convenceu
Exato, voce não viu, voce não se convenceu. Mas isso não faz qcom que a exposta não seja a melhor explicação. É sim matemático, leia os links que te passei.
Seja imparcial na análise e voce verá, ou apresente alguma outra opção válida, pois "telepatia" é só uma idéia sem nenhuma evidencia de realidade.

Perfeitamente! Eu não estou querendo provar nada - nada além de que ainda temos muito a descobrir no campo da mente.
Exatamente, voce não está provando nada, eu por outro lado apresentei uma hipótese muito provável.
Temos muito a descobrir, e estamos descobrindo. E cada vez mais nos afastamos mais de pseudo-ciencias e fantasias "paranormais"

Que os elefantes tenham 'escutado' a aproximação do tsunami pelas patas é até aceitável, mas - e os outros animais? Escutaram o alarde dos paquidermes e resolveram dar o fora, montanhas acima? Inclusive cobras, ratos, aves, e etc.?
Não só é aceitável como comprovado. E isso se extende a outros animais tambem! As cobras, por exemplo. Agora, É preciso ser criterioso com as informações, a midia e as pessoas generalizam muito, centenas de animais foram pegos de surpresa, não foi uma debandada geral...
Vê, a explicação é muito mais plausível que a de  uma premonição mistica que nunca foi detectada.

QUEM EXPLICA ISTO??? Coincidência?! Memória seletiva?! Leitura fria?! Probabilidades matemáticas?!
EXATO!!!
Se não tivesse acontecido nada ninguem se lembraria disso, isso se realmente ocorreu desse jeito... Insisto para que voce pesquise sobre memoria seletiva, leitura fria e o link sobre estatistica que lhe passei.

Essa hipótese é muito mais plausivel que a da mistica paranormalidade que nuca foi detectada em um estudo sério.

Não sei do que você está falando, hehehe... Oops! Falei que ia encerrar e voltei!
Leia os links e pesquise os temas e voce saberá.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Agosto de 2009, 20:21:41 »
Uma historinha sobre um passaro com habilidades "mediúnicas", tirado do site http://nebulosabar.com/ e que ilustra muito bem o que tratamos aqui:

"De quando em quando tenho a oportunidade de respirar o ar do campo, uma baforada dracônica de alívio imediato para minha rinite alérgica — a maldição de todo nerd que se preze — e com cheiro de pinus silvestre. Na última vez, tive o privilégio de ouvir o canto de um pássaro que, segundo uma carinhosa senhora que vive pelas redondezas e nos acolhe com delícias de chocolate, tem a habilidade de adivinhar quando uma visita está para chegar, e mais: a ave tem o dom de saber se a visita é familiar, um desconhecido ou alguém que chega para pernoitar.

Além de adivinhar mais que astrólogos, ainda voa.“Minha mãe me contava essa história quando eu era criança, e curiosamente sempre funcionava”, disse ela. Quando o pitiguari (Cyclarhis gujanensis) canta diante da janela da cozinha, é sinal de que alguém familiar está para chegar. Se o pássaro canta na direção da janela da sala, seria um desconhecido; na janela do quarto, uma pessoa que procurava uma cama.

Como isso é possível? Analisemos a situação: não sabemos qual a preferência do pitiguari em relação a seu cômodo favorito, então consideremos que ele cante ao acaso nas três janelas. Desse modo, a probabilidade do pássaro acertar na sorte qual dos três tipos de visita chegará naquele dia é de 1/3 ou 33% aproximadamente. Dificilmente, então o pássaro adivinha corretamente o tipo de visita — pelo perdão da palavra — na mais pura e límpida cagada.

Qual será o segredo desta ave? Teria ela poderes paranormais? Será ela uma ótima companhia para videntes e donos de pousadas? Que tal analisarmos o problema mais profundamente? Devemos primeiramente construir o espaço amostral do problema, ou seja, listar todas as possibilidades possíveis de ocorrer em determinado dia entre o tipo de visita e a localização do canto (supondo, logicamente, que não mais que um tipo de visita apareça em casa, para não dar nó na cabecinha do passarinho).

Pessoa: estranho, Local do pássaro: quarto
Pessoa: estranho, Local do pássaro: sala
Pessoa: estranho, Local do pássaro: cozinha
Pessoa: conhecido, Local do pássaro: quarto
Pessoa: conhecido, Local do pássaro: sala
Pessoa: conhecido, Local do pássaro: cozinha
Pessoa: hóspede, Local do pássaro: quarto

Pessoa: hóspede, Local do pássaro: sala
Pessoa: hóspede, Local do pássaro: cozinha

Os itens em negrito representam as combinações corretas, ou seja, quando o pássaro está cantando no lugar certo naquele dia.

Primeiramente, com alguma observação in situ, notei que é possível simplificar o problema. Esta senhora raramente recebe a visita de estranhos, tanto pela natureza das pessoas daquela região (onde todos são conhecidos uns dos outros) quanto pela distância da cidade, eliminado as visitas até mesmo de carteiros. Aproximadamente de cada 50 visitas de conhecidos, há uma de desconhecidos. Caso queiramos incluir os estranhos em nosso cálculo, o resultado final seria de algumas casas decimais. Dessa maneira, nosso espaço amostral pode ser simplificado a:

As chances do pássaro acertar ao acaso continuam sendo de 1/3, mas agora há outro detalhe que deixamos passar. Em nossa cultura, é socialmente esquisito deixar completos estranhos dormirem na sua casa. Portanto, uma pessoa que se enquadra como hóspede provavelmente é algum conhecido. Logo, há novas combinações de acerto:

Ficou agora um pouco mais provável que o pássaro adivinhe a estirpe das visitas ao acaso, já que suas chances são de 1/2, ou seja, a mesma probabilidade de você conseguir uma cara ao jogar uma moeda. Com certos detalhes da nossa conversa, é possível ir um pouco além. Na época da sua infância, os carros eram um bem muito raro. Devido à distância em que se localizava sua residência, supõe-se que quando houvesse a visita de familiares eles teriam de pernoitar. Minhas expectativas se confirmaram quando a senhora disse: “… e ao final da tarde, quando chegava uma visita, ela (a visita) ficava surpresa por sabermos antecipadamente de sua vinda”. Desse modo, nosso espaço amostral agora tem a seguinte configuração:

As chances agora do pássaro adivinhão são de 2/3, um valor duas vezes mais generoso do que nossa primeira estimativa de 1/3. Se, então, levássemos em conta o número de quartos na casa em questão, haveria muito mais área de dormitório para o pássaro cantar, e as chances subiriam para 4/5. Este número parece ser especialmente plausível se considerarmos a fraqueza da hipótese do pássaro ter poderes misteriosos, já que muitas vezes que estive lá o pássaro cantou e não apareceu nenhuma alma penada; ou se considerarmos o fato natural do ser humano não ser capaz de perceber nem produzir uma seqüência aleatória de eventos, e tentar buscar padrões que confirmem suas crenças pessoais em meio a eventos sem correlação alguma entre si."

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #44 Online: 23 de Setembro de 2009, 18:13:39 »

Pura coincidência, ou alguma coisa ainda não bem compreendida, mas que de fato acontece?

Meus caros colegas! Se eu não tivesse experimentado coisas do tipo e não tivesse presenciado a precognação de meu irmãozinho, de modo algum acreditaria nas coisas que minha mãe conta, mesmo tendo meus tios para confirmarem. Será que existe alguma coisa por trás disso? São tantos os relatos de pessoas que experimentam algo parecido, que, mesmo que a maioria esmagadora esteja mentindo, ou que não passe de coincidência, acredito que uma pequena parcela seja verdade, já que o que acontece comigo volta e meia não pode ser atribuido a coincidência ou fraude.

Existe algum estudo sério a respeito dessas coisas? Nada de pseudo-ciência tipo parapsicologia, mas algo que possa ser levado a sério.
Oi Rorschah
Na minha humilde opinião, a paramnésia (particularmente o déjà vu) é a explicação mais plausível para o que você está descrevendo. É um fenômeno natural (em raros casos pode ser patológico), muito mais comum do que a gente imagina e nada tem a ver com precognição. Mas você tem uma forma muito simples de confirmar isso: a partir de agora, passe a registrar imediatamente, por escrito e com todos os detalhes possíveis, as coisas que você imagina/insights (desnecessário dizer que não vale registrar depois do fato concretizado). Se quiser registrar experiências de seus conhecidos também pode. Envie os seus registros para um grupo de pessoas não tenham qualquer relação com você (em São Paulo, por exemplo, tem o pessoal do inter psi da PUC. Eles têm interesse em estudar estas alegações de maneira científica, você poderia procurá-los e propor este estudo). Quando você verificar que o acontecimento que você acha que previu tiver ocorrido, documente o mesmo da melhor forma possível e leve-o ao conhecimento do grupo que está com seus registros, para que eles possam comparar os dois. Documente mais uma vez o que você acha que previu (para comparar seu relato antes e após o fato consumado). Eles poderão confirmar até que ponto o seu relato pré-acontecimento reflete a realidade. É bem fácil detectar a paramnésia assim.
Mas, se você for mais ousado ainda e estiver convicto da precognição, participe do desafio do Rhandy (só não se esqueça de vir comemorar com seus irmãos céticos se ganhar 1 milhão de dólares, nós céticos não queremos desbancar ninguém, a gente só quer ter comprovação, e gostamos de festa! :D). Depois conte aqui pra gente o que aconteceu. Um abraço.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 23 de Setembro de 2009, 19:41:06 »
nós céticos não queremos desbancar ninguém, a gente só quer ter comprovação, e gostamos de festa
Perfect :lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #46 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:58:53 »
Comigo já aconteceu algo parecido, eu tinha na cabeça a capa de um CD da Mariah Carey que eu poderia JURAR que esse CD existia de verdade e que eu já tinha visto em alguma loja, então em 2005 ou 2006 ela lançou um CD que tinha a capa identica a que eu imaginava a muitos anos antes, quando eu soube que o CD tinha acabado de ser lançado eu pesquisei a discografia dela e me liguei que ela nunca tinha lançado um CD com a capa que eu imaginava

Até hoje eu fico meio intrigado quando penso nisso

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Pre-cognação???
« Resposta #47 Online: 30 de Outubro de 2018, 20:22:39 »
Pré Cognição é altamente non sequitúrico no sentido de algo prévio assumindo a ideia do pós. Seria a mesma coisa de prever. Ver antes do fato acontecer é apenas a mente computando um antever.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!