Autor Tópico: Ser ignorado é uma das piores sensações que existem!  (Lida 3552 vezes)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
Re: Ser ignorado é uma das piores sensações que existem!
« Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:00:57 »
Presenciei esse estudo: O "Tratado da invisibilidade social". Chegou a existir um prêmio para o melhor texto sobre ele (20 mil reais, se não me engano).
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:54:22 »
A pesquisa está carregada de subjetividade, mas tem seu valor sim. É fato que quem não detém boa posição social acaba excluído de grupos com melhores posições.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2009, 08:44:43 »
Acho que a roupa vai, no máximo, até o pescoço, Di.  :hihi:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2009, 09:30:47 »
Acho que a roupa vai, no máximo, até o pescoço, Di.  :hihi:

Pois é. É isso que acusa que algo esta errado. Você esbarra em alguém que conhece faz anos e nem olha na cara para pedir desculpas, porque acha que é um "gari qualquer".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Agosto de 2009, 09:55:43 »
Sei lá. Até onde sempre aprendi e vivi, dar bom dia não implica em eu ter necessariamente que conhecer a pessoa e me desculpar ao trombar em alguém não quer dizer que eu tenha que casar com a pessoa. São simples sinais de educação (pelo menos pra mim).

Parece que aqui em Minas é mais comum, todo mundo se cumprimenta, mesmo na cidade no bairro onde se mora.
Eu pareço uma vereadora quando saio de casa, de tanto que cumprimento e sou cumprimentada  :)
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 05 de Agosto de 2009, 10:06:53 »
Parece que aqui em Minas é mais comum, todo mundo se cumprimenta, mesmo na cidade no bairro onde se mora.
Eu pareço uma vereadora quando saio de casa, de tanto que cumprimento e sou cumprimentada  :)

Pois é. Essas semanas que passei no interior a trabalho, o pessoal te cumprimenta, te chama pra entrar e te recebe direto na cozinha pra tomar um "cafézin". Fiquei sabendo que é mais hábito de mineiro receber os outros na cozinha e não na sala.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2009, 13:51:55 »
Sei lá. Até onde sempre aprendi e vivi, dar bom dia não implica em eu ter necessariamente que conhecer a pessoa e me desculpar ao trombar em alguém não quer dizer que eu tenha que casar com a pessoa. São simples sinais de educação (pelo menos pra mim).

Também penso o mesmo. Se me deparo com alguém que se mostra gentil (ao menos com o olhar, isso dá para perceber), sou igualmente gentil. Coisas como dar bom dia ou agradecer não custam nada... Claro que não vou sair por aí dando bom dia a todo mundo e sorrindo o tempo inteiro - isso é até admissível numa cidade do interior, mas não numa cidade grande. :P

Parece que aqui em Minas é mais comum, todo mundo se cumprimenta, mesmo na cidade no bairro onde se mora.

Pois é. Essas semanas que passei no interior a trabalho, o pessoal te cumprimenta, te chama pra entrar e te recebe direto na cozinha pra tomar um "cafézin". Fiquei sabendo que é mais hábito de mineiro receber os outros na cozinha e não na sala.

Essa é uma qualidade admirável do mineiro: te recebe na cozinha, com uma mesa repleta de bolinhos, pães e aquele cafezinho da hora... Não dá pra não gostar de uma recepção assim... ::)

E como a Athena eu conhecia praticamente todo mundo do lugar onde eu morava... É legal se dar bem com o pessoal que mora perto até mesmo para uma eventual necessidade...

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2009, 15:30:51 »
Existe sim exagero nas conclusões. Por exemplo, quando vou a um supermercado sempre saúdo a caixa com um Boa noite (e penso que não só eu, mas é algo bastante comum), no entanto ignoramos solenemente o gerente que porventura esteja ali próximo.

Outro exemplo é com os ônibus, ignoramos o motorista (de um nível social mais elevado em relação ao cobrador) e cumprimentamos o cobrador (bom dia ou boa tarde... não são raros).

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #33 Online: 06 de Agosto de 2009, 04:10:01 »
Só cumprimento pessoas com as quais vou interagir de alguma maneira. Eu cumprimento o ascensorista do elevador quando vou pedir o andar x, o atendente da locadora, meus colegas de trabalho, a moça do balcão de informações antes de pedir uma informação...

Não tem sentido sair pela rua dando "bom dia!" para qualquer um assim, sem motivo.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #34 Online: 06 de Agosto de 2009, 09:43:18 »
Acho que a roupa vai, no máximo, até o pescoço, Di.  :hihi:

Pois é. É isso que acusa que algo esta errado. Você esbarra em alguém que conhece faz anos e nem olha na cara para pedir desculpas, porque acha que é um "gari qualquer".
Não tem nada errado. As pessoas não se guiam exclusivamente pela aparência do rosto para reconhecer outra pessoa, e algo do tipo poderia acontecer se, por exemplo, um dos garis encontrasse outro, mas por algum motivo, um deles estivesse de terno. Pode até ser que um deles pensasse "nossa, aquele executivo parece meu amigo", mas duvido que iria comprimentá-lo.

Assim como você não cumprimentaria seu amigo rockeiro se ele estivesse com roupas de "mano" e você passasse rápido por ele.

No geral, achei essa pesquisa uma piada. Desculpas aos vermelhinhos, mas qualquer texto com
que a gente se engajasse numa tarefa proletária.
curado da minha doença burguesa
é um texto risível.

Sem contar a pérola
Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador
Claro, quem não faz trabalho braçal não trabalha.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #35 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:23:15 »
Essa é uma qualidade admirável do mineiro: te recebe na cozinha, com uma mesa repleta de bolinhos, pães e aquele cafezinho da hora... Não dá pra não gostar de uma recepção assim... ::)

Aqui no triângulo quadrado do Estado não é bolinho... é biscoito. :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:44:06 »
O autor do estudo chama de "doença burguesa" o hábito de ignorar pessoas que não se conhece de classes de poder aquisitivo mais baixo.

O que demonstra o "ranço pobrista/anti-burguês" desse sujeito é que ele mesmo descreve que é comum os garis tratarem os "do dinheiro" de forma diferente - como por não deixarem que ele pegasse na enxada e não quererem que ele viajasse na caçamba, ou então isso que você descreveu que ocorre no seu trabalho -, sem, no entanto, concluir que exista aí uma "doença proletária", da qual eles devessem ser curados.

Patético.

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?p=391389#p391389

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #37 Online: 06 de Agosto de 2009, 22:05:56 »
É fato que quem não detém boa posição social acaba excluído de grupos com melhores posições.

E precisa de 8 anos para descobrir uma trivialidade desta?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #38 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:52:32 »
É fato que quem não detém boa posição social acaba excluído de grupos com melhores posições.

Pois é, foi isso que mais chamou minha atenção. O cara levou 8 anos pra completar uma tese de mestrado? E o doutorado, sai durante a primeira metade do séc XXI?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #39 Online: 07 de Agosto de 2009, 23:24:25 »

mestrados tem utilidade discutível, sobretudo nas áreas sociais...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Agosto de 2009, 23:53:33 »
Se ignorado é realmente uma das piores sensações que existem, quando você é ignorado em uma conversa já é péssimo, imagina trabalhando como gari, sendo ignorado a vida toda... inadimissível.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 08 de Agosto de 2009, 07:52:48 »
Por vezes "rezo" para que me ignorem...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!