Autor Tópico: MPF quer retirar símbolos religiosos de órgãos públicos federais em SP  (Lida 2252 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: MPF quer retirar símbolos religiosos de órgãos públicos federais em SP
« Resposta #25 Online: 13 de Agosto de 2009, 11:35:50 »
Mendes critica ação do MPF contra símbolos religiosos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira considerar um exagero a ação do Ministério Público Federal (MPF) que pede a retirada de símbolos religiosos de repartições públicas federais no Estado.

"Tomara que não mandem derrubar o Cristo Redentor", ironizou o ministro, antes de participar de uma banca de doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

|(

Que interessante... Comparar um monumento que tem caráter basicamente turístico (apesar da significação religiosa) com o prédio de um órgão do Estado é realmente bem coerente. Será que alguém busca o Cristo em busca de providências jurídicas a respeito de algum problema? Até onde sei, os órgãos do Estado são sua própria personificação. Dessa forma, o Estado que se pauta na laicidade deve buscar respeitar fiéis de todas as religiões e também descrentes. Ostentar um símbolo religioso é resquício de uma época em que não havia separação entre Estado e igreja... algo que perdura até hoje, pelo visto.  :x
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #26 Online: 13 de Agosto de 2009, 13:40:33 »
Bem, como no plenário do STF tem um crucifixo, não é de surpreender.

Mas, o que o "digníssimo" ministro fez não foi um pré-julgamento?

Juiz bom, esse, né? Antes de ler o processo já tem sentença pronta!  :stunned:

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #27 Online: 19 de Agosto de 2009, 10:53:19 »
Bom dia, pessoal
Minha primeira postagem aqui no fórum.

Eu fiquei embasbacado com a opinião de um juiz federal sobre o assunto (que por sinal é protestante):
http://www.conjur.com.br/2009-ago-11/retirada-crucifixos-discussao-pirotecnica-intolerante

Tem uns argumentos do cara que chegam a ser cômicos se não fossem trágicos.

Eu acho que o que o cara quer na verdade é bater nos ateus/agnósticos, mesmo que tenha que apoiar por um tempo um argumento católico.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Agosto de 2009, 12:10:34 »
Ao contrário, o pensamento deletério e a ser combatido é a intolerância religiosa, que se expressa quando alguém desrespeita ou se incomoda com a opção e o sentimento religioso alheios, o que inclui querer eliminar os símbolos religioso

Certamente o incômodo de um cidadão deriva do fato dele possuir uma crença diferente daquela que é ostentada em prédios públicos. Não se trata de intolerância religiosa, mas de ver um órgão que deve servir a todos exibir objetos da crença de alguns.

O próximo passo será proibir também os símbolos na mesa de trabalho, seja porque o ambiente pertence ao serviço público, seja porque em tese poderia ofender algum colega que visualizasse o símbolo.

:stunned:

O crucifixo nas cortes, independentemente de haver uma religião que surgiu do crucificado, é uma salutar advertência sobre a responsabilidade dos tribunais, sobre os erros judiciários e sobre os riscos de os magistrados atenderem aos poderosos mais do que à Justiça.

Como é que é? Desde quando o Estado deve se guiar por ideais religiosos? A justiça deve ser feita porque cabe ao Judiciário buscar dar a cada um o que é seu de forma justa, igualitária e impessoal. O que tem a ver o crucifixo com o dever que magistrados e tribunais tem de aplicar a lei? É para isso que eles estudaram, foram aprovados em concurso e estão ocupando a vaga que ocupam.  :stunned:

Todos se recordam do lamentável episódio em que um religioso mal formado chutou uma imagem de Nossa Senhora na televisão. Se é errado chutar a imagem da santa, não é menos agressivo querer retirar todos os símbolos. Não chutar a santa, mas valer-se do Estado para torná-la uma refugiada, uma proscrita, parece-me talvez até pior, pois tal viés ataca todos os símbolos de todas as religiões, menos uma. Sim, uma: a “não religião”, e é aqui que reside meu principal argumento contra a moda de se atacar a presença de símbolos religiosos em locais públicos.

O que o ato de um religioso intolerante tem a ver com um cidadão que se sente discriminado em sua liberdade de crença ao se deparar com um símbolo de outra religião em um órgão público?

Assim como o Protestantismo foi uma reação aos que não estavam satisfeitos com o catolicismo romano, o antiteísmo, ou ateísmo militante, que vemos hoje, é uma reação dos que estão insatisfeitos com a religião. Interessante perceber que esta linha de ateus é intolerante e, como foi historicamente comum em todas as religiões iniciantes ou pouco amadurecidas, mostrou-se virulenta e desrespeitosa no ataque às demais. Esta nova religião, a “não religião”, ao invés de assumir o controle ou titularidade da representação divina, optou por entender que não existe Deus nenhum. Em certo sentido, ao eliminar a possibilidade de um ser superior, assumiu o homem como o ser superior. Aqui o homem que professa tal tipo de crença não é mais o representante de Deus, mas o próprio ser superior. Nesse passo, a nova religião tem outra penosa característica das religiões pouco amadurecidas, consistente na arrogância e prepotência de seus seguidores, apenas igualada pelo desprezo à capacidade intelectual dos que não seguem a mesma linha de pensamento.

Agora a defesa do laicismo virou uma arma dos antiteístas ou ateus contra as religiões instituídas...  :stunned: Penso que um ateu consciente sabe bem que não é superior, mas que é um animal como qualquer outro - apenas um tanto quanto mais evoluído. E olha que isso não significa que somos mais sábios ou espertos. Nossa capacidade de destruir supera a de qualquer outro ser vivente... É... sob essa ótica, somos um tanto quanto parecidos com o tal deus cristão... egoístas, destruidores, invejosos, ciumentos, etc.  8-)

Ao meu ver, discutir os símbolos religiosos é mais fácil do que enfrentar a distribuição de renda, a fome, injustiça e a desigualdade social. Não nego a importância do assunto, mas acharia cômico se não fosse trágico que as pessoas se ofendam com uma cruz o bastante para acionar o Estado e não o façam diante de outras situações evidentemente mais prementes.

Nossa... Esse argumento de 'não faz isso, mas faz aquilo que é tão insignificante' me deixa irritada. Só porque um problema é considerado menos ofensivo/grave não significa que não deva ser combatido. Avaliando que pouco se faz pelos problemas grandes, se deixarmos de lado os pequenos, aí é que o Estado não funciona mesmo.

Por fim, acaso fosse possível ser feita uma opção, não poderia ser pela visão da “minoria”, mas da “maioria”. Talvez essa afirmação choque o leitor. Dizer que se for para optar, que seja pela “maioria” choca, pois o conceito de “respeito às minorias” já está razoavelmente assimilado. Mas também deveria chocar a ditadura da minoria, a tirania dos que se transformam em vítimas ao invés de evoluírem o suficiente para ver nos símbolos religiosos não uma ofensa, mas um direito, e entender que os que já estão por aí, nas ruas, repartições e monumentos são apenas uma consequência da nossa longa formação histórica e cultural.

Chamou a mim e diversos outros de pessoas não evoluídas...  :'(

Certo. O Estado afirma-se laico, prega a liberdade de crença e culto, o direito à liberdade de expressar-se. Se a maioria adota uma crença específica (supostamente, já que católico é todo mundo que foi batizado, mesmo nunca mais tendo colocado os pés na igreja), os demais precisam suportá-la. Um umbandista ou espírita não pode se sentir ofendido com uma imagem de senhora aparecida em um órgão público. Se ele é minoria, cabe aceitar a vontade da maioria. Sim, símbolos religiosos são um direito de cada um. No entanto, é um direito meu e de outros não me deparar com um juiz que ostenta um crucifixo e uma imagem de senhora aparecida sobre sua cabeça em plena sala de audiência. Se é um ambiente público, deve zelar pelo bom atendimento de todos, evitando qualquer forma de discriminação, seja ela de qual natureza for.  :no:

Excluir símbolos é fazer o Estado optar por quem não crê. A laicidade aceita todas as religiões ao invés de persegui-las ou tentar reduzi-las a espaços privados, como se o espaço público fosse privilégio ou propriedade de quem se incomoda com a fé alheia.

Pronto. Aqui ele se revela: a retirada das imagens é uma cruzada promovida por antiteístas e ateus. E não, a laicidade não apenas prega o respeito a todas as religiões, mas principalmente a idéia de que o Estado não deve manifestar-se optando por esta ou aquela religião. Ao assumir essa postura, é natural que todas as crenças sejam respeitadas justamente em razão da laicidade - o Estado não tem religião e todos os que estão sob o seu manto podem professar a fé que julgarem correta. Os cidadãos, não o Estado.  :)

Bom dia, pessoal
Minha primeira postagem aqui no fórum.

Eu fiquei embasbacado com a opinião de um juiz federal sobre o assunto (que por sinal é protestante):
http://www.conjur.com.br/2009-ago-11/retirada-crucifixos-discussao-pirotecnica-intolerante

Tem uns argumentos do cara que chegam a ser cômicos se não fossem trágicos.

Eu acho que o que o cara quer na verdade é bater nos ateus/agnósticos, mesmo que tenha que apoiar por um tempo um argumento católico.

Seja bem vindo, André. E valeu por postar o texto do juiz. Nunca é demais ler os absurdos aos quais estão jungidos alguns de nossos magistrados... Pior que esse, só mesmo o juiz que defendia a utilização da psicografia como meio de prova. :histeria:

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #29 Online: 19 de Agosto de 2009, 12:59:20 »
Valeu, obrigado :)

Eu também comentei o texto lá no meu blog, falei mais ou menos as mesmas coisas que você disse (sem querer fazer propaganda).

A citação sobre o Dawkins e a Madre Teresa é flagrante de desonestidade.

O que o juiz cita do Dawkins é:

Por exemplo, em seu livro, ele diz sobre Madre Teresa o seguinte: “(...) Como uma mulher com um juízo tão vesgo pode ser levada a sério sobre qualquer assunto, quanto mais ser considerada seriamente merecedora de um Premio Nobel? Qualquer um que fique tentado a ser engabelado pela hipócrita Madre Teresa (...)” (pág. 375).

...dando a entender que ele, Dawkins, estava atacando a mulher só por sua fé. Na verdade, o juiz convenientemente omitiu o texto imediatamente anterior, que é o seguinte:

A contemplação de embriões parece ter mesmo um efeito extraordinário sobre muitas pessoas de fé. Madre Teresa de Calcutá chegou a dizer, em seu discurso ao receber o Prêmio Nobel da Paz: "O maior destruidor da paz é o aborto.".Como uma mulher com um juízo tão vesgo pode ser levada a sério sobre qualquer assunto, quanto mais ser considerada seriamente merecedora de um Premio Nobel? Qualquer um que fique tentado a ser engabelado pela hipócrita Madre Teresa (...)
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #30 Online: 19 de Agosto de 2009, 21:56:22 »
Trabalho no Judiciário e digo, juízes e desembargadores são, em sua grande maioria, indivíduos sem cultura, verdadeiros imbecis que, por terem passado num concurso de decoreba (muitas vezes arranjados para colocar parentes) acham que podem sair emitindo opiniões sobre tudo. Para mim, TODO crente em entes sobrenaturais, tenho o cargo que tiver, é um completo imbecil.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Agosto de 2009, 22:07:48 »
Para mim, TODO crente em entes sobrenaturais, tenho o cargo que tiver, é um completo imbecil.

Desculpe, não há lugar para esse tipo de colocação neste fórum. Insistir nelas levará às sanções previstas no regimento.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Agosto de 2009, 22:36:31 »
Para mim, TODO crente em entes sobrenaturais, tenho o cargo que tiver, é um completo imbecil.

Desculpe, não há lugar para esse tipo de colocação neste fórum. Insistir nelas levará às sanções previstas no regimento.

Ok, nem vou mais postar mesmo, não estou a fim de perder tempo com papo furado.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Agosto de 2009, 22:59:32 »
Oche, que moço mais atarefado...  ::)
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Agosto de 2009, 13:29:09 »

Seja bem vindo, André. E valeu por postar o texto do juiz. Nunca é demais ler os absurdos aos quais estão jungidos alguns de nossos magistrados... Pior que esse, só mesmo o juiz que defendia a utilização da psicografia como meio de prova. :histeria:

Seja bem vindo André, passe no tópico das apresentações ... :ok:

Quanto ao comentário da colega Lua, sempre me lembro do comentário irônico sobre  qual a diferença entre um juiz de 1ª instância e um de 2ª instância : os primeiros pensam que são Deus. Os últimos sabem que são !! :biglol: :biglol:

Trabalho no Judiciário e digo, juízes e desembargadores são, em sua grande maioria, indivíduos sem cultura, verdadeiros imbecis que, por terem passado num concurso de decoreba (muitas vezes arranjados para colocar parentes) acham que podem sair emitindo opiniões sobre tudo. Para mim, TODO crente em entes sobrenaturais, tenho o cargo que tiver, é um completo imbecil.

Concordo pela minha experiência própria com a  1ª parte de seu parágrafo ... Já a segunda ... :no:  Pessoas são diferentes, tem experiências diferentes, motivações diferentes, inspiração e formação diferentes. Acreditar em um alegado sobrenatural não faz das pessoas menos inteligentes ou obtusas ... 
« Última modificação: 20 de Agosto de 2009, 13:35:18 por HFC »
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Agosto de 2009, 13:37:03 »
Oche, que moço mais atarefado...  ::)

:histeria:

Oche, bichinho! Tu é da Bahia, também?  :lol:

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Agosto de 2009, 13:53:04 »
Hehehe. Não, paranaense morando em Minas. Incorporando tudo quanto é expressão...  :P
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Agosto de 2009, 14:19:42 »
Mendes critica ação do MPF contra símbolos religiosos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira considerar um exagero a ação do Ministério Público Federal (MPF) que pede a retirada de símbolos religiosos de repartições públicas federais no Estado.

"Tomara que não mandem derrubar o Cristo Redentor", ironizou o ministro, antes de participar de uma banca de doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Então, seguindo o mesmo estilo de alegação absurda do "dôtor" ministro  Gilmar Mendes, se alguém perder uma ação no STF, basta apresentar o despacho decisório do Jay-C do Corcovado para tornar a decisão do STF nula ou favorável ao interesse do outrora derrotado na suprema corte brasileira ! :P Sangue de Jisus tem poder, Ministro!  :biglol:

Ao se referir à ação civil pública com pedido de liminar da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, ajuizada no último dia 31 de julho, o ministro afirmou que o MPF tem "muito mais coisa para fazer" antes de se preocupar com essa temática.

"Se nós olharmos sob a perspectiva do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por exemplo, há presídios lotados, falta de respeito aos direitos humanos, uma série de questões que não são respeitadas, falta mesmo de atenção, processos prescrevendo no Ministério Público. Eu diria que há muito mais coisa para se fazer que cuidar desse tipo de assunto", declarou.

Suponho haver uma grande parcela culpa do antigo Advogado Geral da União na existência de tantos problemas que mereçam mais atenção do que outros. :D

O presidente do STF reconheceu que o tema dos símbolos religiosos tem gerado debates jurídicos em todo o mundo, mas reiterou que a questão está cercada de exageros. "Se aprofundarmos essa discussão e formos radicais, vamos rever o calendário? Nós estamos agora no ano de 2009, que significa 2009 anos depois de Cristo. Vamos colocar isso em xeque? O próprio calendário, o sábado, o domingo, será revisto? A Páscoa, o Natal?", questionou. "Muito daquilo que se diz que é algo religioso, uma expressão de símbolo religioso, na verdade é uma expressão da civilização ocidental cristã", opinou.

Isso me lembrou uma observação pertinente do RainorX ...

Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Agosto de 2009, 15:22:01 »
Apenas comento dois trechos

é a intolerância religiosa, que se expressa quando alguém desrespeita ou se incomoda com a opção e o sentimento religioso alheios, o que inclui querer eliminar os símbolos religiosos

Bem, a questão não é “eliminar os símbolos religiosos”, mas retirá-los de um espaço não religioso, como as repartições públicas.

Excluir símbolos é fazer o Estado optar por quem não crê. A laicidade aceita todas as religiões ao invés de persegui-las ou tentar reduzi-las a espaços privados, como se o espaço público fosse privilégio ou propriedade de quem se incomoda com a fé alheia.

Ele propõe que nas paredes dos tribunais se pendurem símbolos de todas as religiões?  :susto:
(talvez os representantes de outras religiões pudessem exigir judicialmente que o Estado prove que as acolhe através da adoção de seus símbolos)

O argumento dele é muito furado. :no:
Excluir símbolos não é “optar por quem não crê”, é simplesmente não optar por religião nenhuma – coisa que um Estado laico deve fazer.

Pendurar símbolos cristãos (ou católicos) não é só um desrespeito às outras formas de cristianismo, mas a todas as religiões não-cristãs.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #39 Online: 20 de Agosto de 2009, 17:04:54 »
Citação de: [url=http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u612533.shtml]Justiça decide que símbolos religiosos podem permanecer em prédios públicos[/url]
A juíza Maria Lúcia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, indeferiu nesta quinta-feira o pedido do Ministério Público Federal de retirada de símbolos religiosos de prédios públicos.

O Ministério Público fez a denúncia após representação do presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), Daniel Sottomaior Pereira, que se sentiu ofendido com a presença de um crucifixo em um órgão público.

Segundo nota da Justiça Federal, a juíza Maria Lúcia considerou natural, em um país de formação histórico-cultural cristã como o Brasil, a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos. "Sem qualquer ofensa à liberdade de crença, garantia constitucional, eis que, para os agnósticos, ou que professam crença diferenciada, aquele símbolo nada representa, assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativos", disse a juíza.

Além disso, afirmou a juíza, o Estado laico não deve ser entendido como uma instituição antirreligiosa ou anticlerical. "O Estado laico foi a primeira organização política que garantiu a liberdade religiosa. A liberdade de crença, de culto e a tolerância religiosa foram aceitas graças ao Estado laico, e não como oposição a ele. Assim sendo, a laicidade não pode se expressar na eliminação dos símbolos religiosos, mas na tolerância aos mesmos."

Para o Ministério Público, a foto do crucifixo desrespeitava o princípio de que o Estado é laico, ou seja, sem religião. Segundo o texto, era também um desrespeito "à liberdade de crença, à isonomia, bem como ao princípio da impessoabilidade da administração pública e ao princípio processual da imparcialidade do Poder Judiciário".

Essa não foi a primeira representação feita por Pereira para a retirada de crucifixos de prédios públicos. Em agosto de 2007, ele recorreu à presidência da Câmara Municipal de São Paulo afirmando que a existência de um crucifixo no plenário da Casa afronta a Constituição Federal, que consagra o princípio de Estado laico.

Pereira também recorreu ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pedindo a retirada de crucifixos nos tribunais de Justiça de Minas Gerais, do Ceará, de Santa Catarina e do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região.

Pois é, não foi dessa vez... :|
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #40 Online: 24 de Agosto de 2009, 01:11:53 »
Muito válido. Símbolos e quaisquer outros artefatos relacionados devem ficar em seus referidos centros religiosos. Se alguém quer vê-los, que frequente estes centros.

O que me deixa mais emputecido nessa história toda é ver um monte de gente falando, e falando sério, de um tal "preconceito anti-católico"... que catzo é isso? Desde quando católicos, ou mesmo cristãos em geral, podem reclamar de preconceito?

É verdade. Acho que ninguém que tenha uma posição firme diante de sua fé fica abalado com uma coisa destas. É só um símbolo, não afeta em nada a relação da pessoa com o que ela acredita. Essa mania de perseguição é só uma forma de impôr a fé deles sobre as outras. Será que não pensam nas pessoas de outros credos/sem credo que vão frequentar estes lugares?
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Agosto de 2009, 14:37:50 »
Citação de: [url=http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3937103-EI306,00-Acao+judicial+contra+simbolos+religiosos+em+predios+publicos+e+violencia+diz+CNBB.html]Terra[/url]
CNBB: ação contra símbolos em prédios públicos é violência

Pedir judicialmente a retirada de símbolos religiosos de edifícios públicos é uma violência, na opinião do presidente da Conferencia dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha. "Querer, apelando para a questão do Estado laico e da sociedade pluralista, apagar todos os elementos que estão incorporados na cultura brasileira é uma violência que se faz", disse em entrevista à Agência Brasil.

No final de julho, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ajuizou ação civil pública para obrigar a União a retirar todos os símbolos religiosos afixados em locais de atendimento ao público nas repartições federais do estado.

Dom Geraldo destacou que a maior parte da população brasileira é católica e que história do país é "fortemente marcada pela presença da Igreja". Para ele, aceitar a presença dos símbolos de fé é um exemplo de "tolerância religiosa", pelos praticantes de outros credos.

Para o padre e doutor em direito canônico, Salmo de Souza, deve haver cuidado nas manifestações contra a religiosidade para que não se transformem em intolerância à religião. "O Estado não poderia adotar uma ideologia que seria o princípio leigo no aspecto negativo, ou seja, uma intolerância para qualquer sinal religioso."

Segundo o padre, os símbolos de fé afixados até mesmo em prédios públicos "estão em coerência com a tradição do povo na sua maioria". Por isso, na opinião de Souza, é necessário compreensão pelas minorias.

Na avaliação da professora da Universidade de São Paulo (USP) e militante de direitos humanos Roseli Fischmann, a presença de crucifixos em tribunais e outros edifícios públicos é uma imposição da maioria cristã sobre as minorias de outros credos e a arreligiosa.

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #42 Online: 24 de Agosto de 2009, 14:43:12 »
Segundo o padre, os símbolos de fé afixados até mesmo em prédios públicos "estão em coerência com a tradição do povo na sua maioria". Por isso, na opinião de Souza, é necessário compreensão pelas minorias.

Espera só a maioria muçulmana decidir explodir a minoria católica... ::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:15:40 »
A Michelle Rizk uma vez comentou qualquer coisa nesse fórum sobre as pessoas (por serem comumente religiosas) serem mais honestas nos tribunais quando há símbolos religiosos.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:17:23 »
A Michelle Rizk, que Deus a tenha,
Que que ela te fez pra vc falar assim dela???

uma vez comentou qualquer coisa nesse fórum sobre as pessoas (por serem comumente religiosas) serem mais honestas nos tribunais quando há símbolos religiosos.

Verdade. Quem mentiria na frente da cruz?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:26:25 »

Ela sumiu, eu tinha uma brincadeira pessoal de falar de pessoas sumidas como se tivessem morrido, depois me toquei que a maioria das pessoas não conhecem isso, e tirei para não causar nenhum mau-entendido.

uma vez comentou qualquer coisa nesse fórum sobre as pessoas (por serem comumente religiosas) serem mais honestas nos tribunais quando há símbolos religiosos.

Verdade. Quem mentiria na frente da cruz?

Não-supersticiosos desonestos.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:27:58 »

Ela sumiu, eu tinha uma brincadeira pessoal de falar de pessoas sumidas como se tivessem morrido, depois me toquei que a maioria das pessoas não conhecem isso, e tirei para não causar nenhum mau-entendido.

Relaxa, eu também tava brincando. Pode colocar de volta :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:31:14 »
Eu tirei antes de você comentar, prefiro deixar sem mesmo. Numa dessas comento de alguém que morreu mesmo de forma desconhecida e posso acabar virando suspeito de assassinato, ou, na menos pior das hipóteses, vidente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!