Eu me considero de esquerda, porque acredito que é necessária a intervenção do Estado na economia,
mas discordo da tentativa da esquerda radical de criar um "novo mundo", porque isso exige, necessariamente, a criação de um "novo homem", o que é um empreendimento totalitário, como podemos verificar na história do século 20.
O marxismo ainda legitima muitas desgraças ao redor do mundo, influencia muita gente na academia, como estudante de sociais posso afirmar que há um aparelhamento da sociologia pelos marxistas, é uma religião intelectual, quem se afasta dela é automaticamente rotulado de "reacionário", mesmo que a discordância não se dê por isso.
Tenho minhas dúvidas sobre a genialidade de marxistas como o pessoal da Escola de Frankfurt, que viajavam totalmente na maionese para dizer coisas óbvias como, por exemplo, que as pessoas assimilam a cultura do lugar onde vivem (é mesmo???) e profetizavam vez após vez a queda do capitalismo.
Marx gostava de profetizar, fazendo da história uma ciência exata, e por isso os marxistas de hoje são tão medíocres, afinal, se a revolução virá de qualquer jeito, por que não esperar sentado e levando uma vida de conforto sob a estrutura "terrível" do capitalismo?