Autor Tópico: Satisfeitos com nossu ensino di Portugueis e Ingleis, agora é a vez do Espanhol  (Lida 1241 vezes)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Obrigatório em 2010, espanhol é ensinado hoje a só 15% dos alunos
ANGELA PINHO
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Obrigatório por lei a partir do ano que vem, o ensino de espanhol ainda engatinha nas escolas brasileiras. Apenas 15% dos alunos do ensino médio estudam em estabelecimentos que oferecem aulas do idioma. Com 11%, a média é pior na rede pública, mas a situação da particular está longe da ideal, com 51%.

Os dados, que não levam em conta centros de idiomas, são do censo da educação básica de 2008 do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação.

O ensino de espanhol se tornou obrigatório com uma lei de 2005, que estabeleceu prazo de transição de cinco anos. A escola tem que oferecer o idioma. Para o aluno, o curso é optativo, desde que haja outra língua obrigatória. O ensino pode ocorrer em centros de idioma.

Em São Paulo, a situação é pior do que a nacional. Só 0,2% dos alunos da rede estadual estudam em escolas onde há espanhol. A Secretaria Estadual de Educação afirma que a língua é ensinada em 84 centros de idioma para 42 mil estudantes. Mas, mesmo se todos eles forem do ensino médio, representariam só 3% do alunado.

Embora a lei seja de 2005, o governo paulista nunca realizou um concurso para contratar professor de espanhol.

A secretaria diz que um grupo de trabalho estuda a inserção do ensino do idioma no currículo e deverá analisar inclusive a seleção de profissionais.

Segundo estudo o censo da educação básica de 2007, o país tinha 6.000 professores da disciplina no ensino médio, apenas 23% dos 26 mil que o MEC estimou serem necessários quando da aprovação da lei.

E, entre esses poucos, apenas 44% têm licenciatura em língua estrangeira. "O fato de saber uma língua não o torna professor dela", diz Adrián Fanjul, professor do departamento de letras modernas da USP e presidente da Associação de Professores de Espanhol de SP.

O MEC diz estar abrindo vagas em cursos de licenciatura de universidades públicas.

Para Carlos Artexes Simões, da Secretaria de Educação Básica do MEC, os Estados, que são responsáveis pelo ensino médio, conseguirão cumprir a lei até 2010, mas, se isso não acontecer, o aluno poderá exigir o ensino ao Conselho Estadual de Educação ou na Justiça.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u606905.shtml

Fico tão feliz de ver que a educação está melhorando ::)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Satisfeitos com nossu ensino di Portugueis e Ingleis, agora é a vez do Espanhol
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2009, 13:51:37 »
Deveriam ensinar tupi-guarani, que é legitimamente brasieliro. Em vez dessas línguas imperialistas-colonialistas como o inglês e o espanhol.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Satisfeitos com nossu ensino di Portugueis e Ingleis, agora é a vez do Espanhol
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2009, 15:38:07 »
Penso que o ensino de espanhol deva ser obrigatório na mesma proporção que o ensino de português é obrigatório em países de língua espanhola.  :lazy:

Y qui si fueda Che...  |(

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2009, 16:49:31 »
Portugueis, Ingleis e ispanhol???   :oba: Agora sim a nossa juventude vai se tornar mais preparada...  ::)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2009, 16:50:32 »
Putz... Se já não bastassem o portugues capenga e o inglês inexistente, agora vamos também apanhar do espanhol... ooo glória.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2009, 17:50:04 »
Na minha escola tinham essas três mais o alemão.

Eu acho trivial ensinarem essas três... agora se a qualidade é ruim é outra história.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2009, 17:52:54 »
Acho bem legal.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2009, 20:03:56 »
Gasto desnecessário. Quem quiser que se matricule numa escola de idiomas. Vai ser igual as inúteis aulas de inglês...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2009, 14:24:43 »
Deviam é ensinar C++.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2009, 14:45:13 »
Eu acho que é deveriam preparar melhor e selecionar melhor os professores, mas acho que está certo serem obrigatórias.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2009, 15:08:28 »
Pois é. Eu não veria problemas se as outras matérias estivessem gerando resultados. Colocar mais matérias não vai resolver o problema da educação.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2009, 15:35:08 »
Essa obrigatoriedade vai ser muito útil!!!!

Espero que o material didático adotado para ensinar o espanhol seja semelhante ao revolucionário “The Book is on the Table”.
Segundo pesquisas esse livro é excelente se tratando do ensino da “tongue English”. 

Is we in the tape brother! = É nóis na fita mano!
Tea with me that I book your face = Chá comigo que eu livro sua cara. (a melhor)
I am more I = Eu sou mais eu.
Do you want a good-good? = Você quer um bom-bom?
Not even come that it doesn't have! = Nem vem que não tem!
Wrote, didn't read, the stick ate! = Escreveu, não leu, o pau comeu!
She is full of nine o'clock= Ela é cheia de nove horas.
Between, my well! = Entre, meu bem!
You traveled on the mayonnaise = Você viajou na maionese.
I am completely bald of knowing it. = To careca de saber.
To kill the snake and show the stick = Matar a cobra e mostrar o pau.
Ooh! I burned my movie! = Oh! Queimei meu filme!
I will wash the mare. = Vou lavar a égua.
Are you thinking here's the house of Mother Johanne? = Tá pensando que aqui é a casa da Mãe Joana?
Go catch little coconuts! = Vai catar coquinho!
You are by out! = Você esta por fora!
If you run, the beast catches, if you stay the beast eats! = Se correr, o bicho pega, se ficar o bicho come!
Ops, gave Zebra! = Xiiiii, deu zebra!S. Don't fill my bag! = Não me encha meu saco!
Before afternoon than never. = Antes tarde do que nunca.
Take out the little horse from the rain = Tire o cavalinho da chuva.
The cow went to the swamp. = A vaca foi pro brejo!
To give one of John the Armless = Dar uma de João-sem-Braço

http://grandeponto.blogspot.com/2007/10/book-is-on-table.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2009, 15:53:21 »
Eu acho que deveriam ensinar Jiu-Jitsu...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2009, 16:00:16 »
Economia doméstica...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2009, 16:06:57 »
Economia doméstica...
Também sempre achei que essa é uma matéria que faria muito sentido. Já morei com neguinho que não sabia nem que tinha que pagar conta de luz, muito menos o básico de como manter uma casa. Uma vez um colega de república queria chamar um eletricista pra trocar a resistência do chuveiro... ::)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 09 de Agosto de 2009, 16:37:17 »
Economia doméstica...
Também sempre achei que essa é uma matéria que faria muito sentido. Já morei com neguinho que não sabia nem que tinha que pagar conta de luz, muito menos o básico de como manter uma casa. Uma vez um colega de república queria chamar um eletricista pra trocar a resistência do chuveiro... ::)

Melhor nem contar sobre os caras que entraram na polícia comigo conversando na fila no primeiro dia e vibrando porque finalmente poderiam comprar um Audi com o salário...

Detalhe... o cara não iria comer, beber, morar em lugar nenhum, colocar gasolina, pagar IPVA, comprar fardamento... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2009, 00:54:46 »
Deveriam ensinar tupi-guarani, que é legitimamente brasieliro. Em vez dessas línguas imperialistas-colonialistas como o inglês e o espanhol.

Não sei se o seu post é a sério... mas achei bem interessante. Por que não se ensinar tupi-guarani (pelo menos noções básicas) na escola? Provavelmente seria demais para o "nível cultural" de boa parte da população.

Melhor ficar não sei quantos anos fingindo que aprende inglês.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:36:52 »
Qual a utilidade de se aprender tupi-guarani?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Satisfeitos com nossu ensino di Portugueis e Ingleis, agora é a vez do Espan
« Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:46:30 »
Qual a utilidade de se aprender tupi-guarani?

Poder ir morar numa sociedade perfeita e pura, sem os males do capitalismo, sem a destruição do planeta por dinheiro, sem desigualdades sociais causadas por uma forma de economia podre e corrupta.

(e não pode levar papel higiênico e nem mp3 player, hein?!) ::)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:59:20 »
Sem PlayStation, sem chance....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:21:42 »

Não sei se o seu post é a sério... mas achei bem interessante. Por que não se ensinar tupi-guarani (pelo menos noções básicas) na escola? Provavelmente seria demais para o "nível cultural" de boa parte da população.

Melhor ficar não sei quantos anos fingindo que aprende inglês.

Simples, porque o Tupi-Guarani é uma língua morta e é uma perda de tempo aprendê-la em detrimento de coisas milhões de vezes mais importantes. Quem quiser aprender tupi que o faça pelos próprios esforços e custos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #21 Online: 10 de Agosto de 2009, 14:10:05 »
Não é morta, tanto que é uma das línguas oficiais do Paraguai e do Mercosul. No entanto, concordo que ela tenha utilidade reduzida se comparada a outras línguas do próprio Mercosul.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2009, 14:49:48 »
Utilidade reduzida é elogio.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Agosto de 2009, 16:13:46 »
Não é morta, tanto que é uma das línguas oficiais do Paraguai e do Mercosul. No entanto, concordo que ela tenha utilidade reduzida se comparada a outras línguas do próprio Mercosul.

No Brasil é morta sim...

Aliás, aponte-me uma única grande obra escrita originalmente em tupi-guarani...

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2009, 16:32:41 »
Lo peor es que todo muendo piensará que saberá hablar español y, para nuestra desgraciada vergüenza diante de los argentinos, arrastará lo peor portuñol possibile.  :biglol:

Obs.: só pra que fique claro, texto já escrito em "lo peor portuñol possibilie"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!