Autor Tópico: Profissionais da esmola  (Lida 3524 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
Re: Profissionais da esmola
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2009, 23:24:46 »
O cara leva sua própria cadeira de rodas pro próximo local de "coleta"!   :hmph:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2009, 23:59:30 »
Aqui tem um cara que se faz de deficiente, ele pede esmola no ônibus. Um dia eu tava no onibus, e era umas 9 da manhã, e ele parou do meu lado e colocou a mão no bolso e tinha um maço cheio de dinheiro, de notas de 10, 5, e era 9 hrs da manhã... Imagine as 6 da tarde quanto dinheiro que ele não tinha?  :olheira:

E também tem essas crianças que pedem esmola e depois dão para o pai comer em restaurante chique e comprar roupas...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2009, 00:01:57 »
E antes que venham os bla bla blas eu já ví crianças que fazem isso, e também já ví o pai dessas crianças no shopping comprando roupas...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2009, 01:36:45 »
...

Eu acho mais imorais esses programas de tv caça-níqueis telefônicos do que essa mendicância.

:ok:

Claro que muita gente usa de muitos artifícios para conseguir dinheiro. Mas acho um pouco precipitado, nesse exemplo do shopping, afirmar qualquer coisa. Simplismente ver alguém, que pediu esmolas, no shopping comprando roupas pode, talvez, significar outras coisas.

Eu já vi reportagens falando que a maioria usa o dinheiro para sustentar os vícios. Mas nunca vi nenhum estudo com dados e análises sobre isso.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2009, 01:54:20 »
 ::) Engraçado é que essas crianças tem que levar pra casa mais de 30 reais...Claro que ver uma vez (e isso nem seria suficiente, como eu saberia que o cara faz issso com os filhos?  :stunned:) a gente pode pensar qualquer coisa... Mas quando a gente vê todo dia a mesma coisa, ouve as crianças comentando entre elas e vê onde elas levam o dinheiro...aí não é precipitado..

Na verdade é só pensar um pouco... Elas fazem isso todo dia, não frequentam a escola, e o dinheiro das esmolas sustentam o pai, e sabe lá quem mais... E esse pai tá sempre com elas (claro que longe, observando) alguém que passa o dia todo observando trabalha?  ::) Se não trabalha vive do que? De ar? A coisa é meio óbvia...

*Ah, é.. já ligaram para o serviço social para ver a situação dessas crianças.  Mas acho que não resolve muito, acho que o governo faz pouco por essas crianças exploradas, não tem leis, estrutura e nem nada. E pagamos 70% de impostos diretos e indiretos, o governo tem que fazer.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2009, 02:17:27 »
Claro que tem coisa errada aí. Mas ainda acho precipitado concluir alguma coisa estando de fora (o que não significa que alguém, neste tópico, fez isso).

Respeito a sua opinião, ainda mais por você afirmar que vê isso constantemente. Eu nunca tive a oportunidade de presenciar.

E na teoria, realmente, é só pensar um pouco, é bem óbvio mesmo. Mas, infelizmente/felizmente, as coisas não acontecem apenas da maneira como pensamos/imaginamos.

Abs.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Temma

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:39:29 »
Aposto que moram em mansões também, com piscinas e mordomos.

Não duvide. um amigo de uma amiga de um primo de um vizinho meu trabalha de mordomo pra um deles, e ele viu um quarto cheio até o teto de notas amassadas e emboladas! um absurdo.

De qualquer forma, a reportagem reforça um ótimo conselho. Não dê esmolas

Temma

• Visitante
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:43:10 »
Sobre os pais que compravam roupas no shopping com dinheiro de esmolas. Outra decepção da minha parte, e claramente um desvio do propósito da esmola, que todos sabem, é pra comprar pinga  :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2009, 11:15:21 »
Pois é, se eles estão usando o dinheiro da esmola para outra coisa que não seja pinga e cola, eu vou parar de dar esmola!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:06:44 »
Aposto que moram em mansões também, com piscinas e mordomos.

Não duvide. um amigo de uma amiga de um primo de um vizinho meu trabalha de mordomo pra um deles, e ele viu um quarto cheio até o teto de notas amassadas e emboladas! um absurdo.

Ouvi dizer que tem uns até que têm empregados para comprar roupas e ficar rolando na lama, se imundiçando para criar o aspecto de roupa genuinamente mendiga. Depois ainda passam um spray de suor.

O equivalente às máquinas de lavar com pedras para o envelhecimento artifical de cédulas de dinheiro falsas.

De qualquer forma, a reportagem reforça um ótimo conselho. Não dê esmolas

Pobreza e grossura

Olavo de Carvalho

[...] Ainda há quem diga: "Mas se você dá dinheiro o sujeito vai beber na primeira esquina!" Pois que beba! Tão logo ele o embolsou, o dinheiro é dele. Vocês querem educar o pobre "para a cidadania" e começam por lhe negar o direito de gastar o próprio dinheiro como bem entenda? Querem educá-lo sem primeiro respeitá-lo como um cidadão livre que atormentado pela miséria tem o direito de encher a cara tanto quanto o faria, mutatis mutandis, um banqueiro falido? Querem educá-lo impingindo-lhe a mentira humilhante de que sua pobreza é uma espécie de menoridade, de inferioridade biológica que o incapacita para administrar os três ou quatro reais que lhe deram de esmola? Não! Se querem educá-lo, comecem pelo mais óbvio: sejam educados. Digam "senhor", "senhora", perguntem onde mora, se o dinheiro que lhes deram basta para chegar lá, se precisa de um sanduíche, de um remédio, de uma amizade. Façam isso todos os dias e em três meses verão esse homem, essa mulher, erguer-se da condição miserável, endireitar a espinha, lutar por um emprego, vencer. [...]

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?f=1&t=1650

../forum/topic=21155.0.html

Temma

• Visitante
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:39:32 »
eu já tinha lido esse texto do Olavão, na semana passada. Devo dizer que Olavo é tudo, menos previsível. Mas não sei, parece que tudo nos textos dele é de alguma forma arquitetado para atacar ideologias marxistas, e só. Não duvido que ele usou o exemplo da mendicância só para fazer um texto sobre a superação individual, e como sempre, menosprezando condições externas que possam dificultar essa superação. Apoiar esmolas a pessoas com dependência química - ou melhor, ignorar essa hipótese hoje em dia - é pura irresponsabilidade.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2009, 18:23:43 »
Sobre os pais que compravam roupas no shopping com dinheiro de esmolas. Outra decepção da minha parte, e claramente um desvio do propósito da esmola, que todos sabem, é pra comprar pinga  :lol:
Ou o pai poderia trabalhar, e as crianças poderiam estar na escola.  Mas se vocês acham certo crianças pedirem esmola o dia todo para dar o dinheiro para o pai, o que eu posso fazer?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2009, 18:28:29 »
O certo mesmo é ou o pai mesmo mendigar, mesmo que isso resulte em menos comida para as crianças; caçar ratos, gatos e cães de rua para completar a renda/refeição.

Ou, serem todos presos por vadiagem. Assim não se corre o risco deles virem imundiçar nossos pára-brisas e ainda querer cobrar por isso.

Se é para gastar dinheiro com bolsa-esmola, melhor que seja de forma que eles fiquem contidos de forma a não importunar os outros.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2009, 18:40:14 »
:hein: O que eu posso fazer se vocês acham melhor crianças serem exploradas?

Dá pra ver porque esse negócio de esmolas é mais complicado do que parece. E porque o governo não consegue resolver esse problema, e não consegue tirar as crianças da rua. A sociedade acha certo, alguns não veem o absurdo que é uma situação assim, outros veem o problema mas só conseguem achar algo pior que o problema (pra tentar fazer o problema ser uma coisa certa)...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2009, 19:00:07 »
Pois é, se eles estão usando o dinheiro da esmola para outra coisa que não seja pinga e cola, eu vou parar de dar esmola!

É realmente um absurdo, olhe onde os mendicantes brasileiros almoçam todos os dias:

Inclusive na reportagem o garçom fala que a única coisa que incomoda é o fato da gorjeta dos mendigos vir em notas de um real.

Esses dias eu fiquei sabendo que o Silvio Santos não começou como camelô e sim como mendigo.

« Última modificação: 24 de Agosto de 2009, 19:09:46 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2009, 19:46:55 »
Ou, serem todos presos por vadiagem.

Não existe mais esse tipo penal.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2009, 09:34:26 »
:hein: O que eu posso fazer se vocês acham melhor crianças serem exploradas?

Dá pra ver porque esse negócio de esmolas é mais complicado do que parece. E porque o governo não consegue resolver esse problema, e não consegue tirar as crianças da rua. A sociedade acha certo, alguns não veem o absurdo que é uma situação assim, outros veem o problema mas só conseguem achar algo pior que o problema (pra tentar fazer o problema ser uma coisa certa)...

Eu não acho que alguém ache "certo" essa situação.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2009, 23:56:21 »
Esses dias um me abordou e foi bem claro: "olha amigo, eu já tô meio zonzo, eu podia te pedir um dinheirinho para comer ou sei lá o quê, mas não vou mentir, eu quero é para tomar trago mesmo". Eu não dei porque eu realmente não tinha nada, mas na boa, se tivesse daria com um sorriso no rosto.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:11:42 »
Olha, eu realmente não sei até que ponto dar esmola é ajuda alguém.

Eu sempre achei que dar emprego é bem melhor...

Estes dias passou uma moça na casa da minha amiga pedindo dinheiro... ela falou: "olha, eu não dou dinheiro, mas se você lavar um tanque de roupa que eu tenho aqui, eu te pago". A mulher respondeu: "eu pedi dinheiro, não emprego!".

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Temma

• Visitante
« Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:39:29 »

Estes dias passou uma moça na casa da minha amiga pedindo dinheiro... ela falou: "olha, eu não dou dinheiro, mas se você lavar um tanque de roupa que eu tenho aqui, eu te pago". A mulher respondeu: "eu pedi dinheiro, não emprego!".

Curioso alguém confiar a um estranho a lavagem de suas roupas

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:56:42 »
No interior é bem comum esse tipo de coisa. Capinar lote, carregar entulho, arrumar garagem...

E a Nina mora no interior...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!