Autor Tópico: Racismo  (Lida 2760 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Racismo
« Online: 24 de Agosto de 2009, 09:48:35 »
Tenho um amigo racista, eu deveria cortar relações com ele? Sim ou não? Por quê?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Racismo
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:35:11 »
Você é o alvo do racismo?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:37:33 »
Não...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:38:21 »
Não vejo porque cortar as relações com ele, até porque muita gente é amigo de bandido sem ser bandido ou complacente.

Não que seja bom ser amigo de racista, mas o ódio dele não é problema seu, pelo menos entendo assim.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2009, 10:45:24 por Týr »

Temma

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2009, 11:00:20 »
ambos, racistas e bandidos, são o tipo de pessoas que eu evitaria manter laços.

Sobre o que é ou não problema "nosso", Suzane Von Hithcock não fez nada que nos afetasse, devemos estimá-la pelo seu amor aos bichinhos?  :D

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2009, 11:39:28 »
ambos, racistas e bandidos, são o tipo de pessoas que eu evitaria manter laços.
Evitar é uma coisa, não ter é outra, cai bem no que eu disse. Obviamente que, se você sabe que uma pessoa é 'ruim' você evita de se aproximar, mas, se descobre depois, vai afastá-la simplesmente por pensar diferente de você?

Sobre o que é ou não problema "nosso", Suzane Von Hithcock não fez nada que nos afetasse, devemos estimá-la pelo seu amor aos bichinhos?  :D
É lógico que se o amigo do rapaz aí fosse da Ku Klux Klan seria diferente.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2009, 11:41:49 »
É lógico que se o amigo do rapaz aí fosse da Ku Klux Klan seria diferente.
Né...

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2009, 13:55:59 »
Obviamente que, se você sabe que uma pessoa é 'ruim' você evita de se aproximar, mas, se descobre depois, vai afastá-la simplesmente por pensar diferente de você?

Como você escolhe seus amigos? Não procura pessoas com um mínimo de afinidade de ideias? Se você considerar que a opinião da pessoa sobre racismo seja importante, é difícil continuar amigo de alguém que discorde tão brutalmente.

Na verdade, é um assunto bem complexo. É fácil falar que você devia sim se afastar, porque tal classe de pensamento é retrógrada e absurda; mesmo assim, eu considero alguns graus de homofobia tão ruins quanto racismo e é difícil encontrar pessoas que não sejam pelo menos um pouco homofóbicas. Mas racista, de se dizer racista mesmo, não conheço ninguém. Só o habitual 'porque não posso usar uma camiseta escrito 100% branco?'.

O que eu tento fazer, na prática, é rebater com argumentos retumbantes toda vez que o assunto surge, de forma que ele ou mude de ideia, ou fique com vergonha de se manifestar dessa forma quando estiver próximo. O mínimo que podemos fazer é forçar essas pessoas a se sentirem envergonhadas. Melhor seria se elas se sentissem tão envergonhadas que nunca encontrassem oportunidade de externar suas bobagens.

Muita gente diria que o certo é mandar esse povo pra cadeia. Eu não concordo (a não ser que a pessoa tome ações absurdas em decorrência de suas ideias absurdas), mas até entendo.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2009, 14:00:31 »
[...] A recent BBC documentary exposed the stereotypical BNP supporter – the disillusioned racist intent on causing trouble – as a myth. Although the party leaders might be out and out racists, we have to be careful that we don’t isolate grassroots BNP members by tarring them with the same brush. Many BNP supporters are active community figures who simply want to make their neighbourhoods cleaner, safer and more cohesive. These are leftist goals, and we should capitalise on that. Rather than stigmatise BNP supporters, we should try to harness their energy and put it to better use.

History informs this debate. In my local campaign area in the East End, a Jewish anti-fascist campaigner in the 1930s – Phil Piratin – argued that engaging with fascists was a better way to combat racism than the left’s traditional policy of zero tolerance. He persuaded local anti-racist campaigners to join the boxing clubs where the fascists played, encouraging them to make friends and challenge their opinions.

It worked, as did his other strategies. When two families who belonged to the British Union of Fascists faced eviction, Piratin convinced his fellow campaigners to stand shoulder to shoulder with them. The families were saved from eviction, and they tore up their fascist membership cards. Perhaps if we engaged with BNP supporters in this way, they’d do the same. [...]

http://www.liberalconspiracy.org/2009/05/13/a-different-approach-to-the-bnp/

O mais impressionante é a escolha do local de confraternização, no mínimo contra-intuitiva.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2009, 14:31:12 »
6/08/2009 - 07h51
Microsoft pede desculpas após mudar raça de personagem em anúncio

Londres, 26 ago (EFE).- O gigante da informática americano Microsoft teve que pedir desculpas depois que sua divisão polonesa mudou a raça de um dos personagens que apareciam em um anúncio promocional.

Nos Estados Unidos, os três personagens retratados sorrindo com o slogan "Dando poder a sua gente com os instrumentos de TI de que precisam" eram uma mulher - branca - e dois homens: um negro e outro asiático.

Em sua versão para a Polônia, o rosto do negro, que ocupava o centro do anúncio, foi substituído pelo de um homem branco, sem mudar as roupas ou mesmo a mão do personagem que estava sobre a mesa, informa hoje o jornal britânico "The Guardian".

COR E RAÇA
Os termos "cor" e "raça" são usados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico oficial do Brasil. O conceito de cor e raça classifica os brasileiros em: amarelos, brancos, indígenas, pardos e pretos.
A imagem notadamente alterada começou a circular na internet na terça-feira, mas, depois que alguém advertiu a Microsoft da troca, a empresa retirou o anúncio e iniciou uma investigação para localizar o responsável.

"Estamos analisando o ocorrido. Apresentamos desculpas e estamos em processo de retirar a imagem", declarou a Microsoft, em comunicado.

http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/08/26/ult1767u151088.jhtm

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2009, 14:41:14 »
Alguém vai ser demitido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2009, 14:42:05 »
[ironia]Só pode ter sido um polonês idiota quem fez essa porcaria.[/ironia]
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:45:14 »
Tenho um amigo racista, eu deveria cortar relações com ele? Sim ou não? Por quê?

Depende.

Se ele discriminar um negro na sua frente o que você fará? Vai denunciar às autoridades ou vai se omitir?

Eu denunciaria. Por isso eu não poderia manter amizade com essa pessoa. Se você é do tipo que se omite, vá em frente e seja amigo.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2009, 17:24:11 »
Desde que o sujeito mantivesse seu racismo no campo da opinião, seria até possível uma amizade.Mas ao passar para a prática, por exemplo, negando emprego a alguém por causa da cor, aí a amizade fica insustentável.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2009, 21:21:26 »
[ironia]Só pode ter sido um polonês idiota quem fez essa porcaria.[/ironia]

Corrigindo!!!!!

"Só podia ter sido a Microsoft para fazer uma merda dessas"
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Setembro de 2009, 23:27:11 »
Acho que não, a menos que a situação fique realmente insustentável. É muito difícil conviver com certos pensamentos - pelo menos eu tenho esse problema -, mas é sempre bom tentar. Sei lá, vai que você, com um comentário discreto aqui e outro ali não acaba dispertando uma consciência melhor nele.
8-)

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2009, 03:56:37 »
Na boa se existe a dúvida quanto as razões de manter ou não a amizade?
Quer provas substanciais de que não é ético manter uma amizade com um racista ou quer razões pseudoemotivas para se afastar do cara?

Questionamento estranho, uma vez que você sabe que ele age de forma incorreta e se questiona se agindo assim ele é digno ou não da tua amizade.

::)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2009, 12:43:24 »
No máximo, eu seria 'colega' de alguém assim. Por mais que respeite as opiniões das outras pessoas (alguns casos, com enorme esforço), seria extremamente irritante ouvir alguém dizer que é melhor ou superior a outrem somente porque tem tal cor ou é de determinada raça. Via de regra, entraria numa discussão longa e cansativa.

Quanto ao posicionamento do Orbe, sou a favor. Acho inadmissível que alguém resolva humilhar alguém por puro racismo e continue fazendo o mesmo por aí. Já me deparei com uma situação de racismo em uma loja e a atendente passou 'o pão que o diabo amassou' comigo e outra colega só por ter destratado duas senhoras negras. :)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2009, 13:49:26 »
Hum... Deixa eu perguntar uma coisa: E se este racista fosse seu irmão, ou irmã ou até seu pai/mãe... Como reagiríamos? Para esta pergunta, eu não sei de fato...

No caso de um amigo, acredito que longe de você ele pode ser até o anti-cristo, mas perto, vale o que a Lei diz, senão sobra para você também... Hehehehe.

Eu particularmente, sabendo que um amigo meu tem esta postura e repete-a sistematicamente, aos poucos vou evitando o contato... Sei lá, bom senso né?

Fora que racismo é o tipo do assunto desagradável, desgastante...

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2009, 14:33:23 »
Racismo é o tipo de assunto que todo mundo olha para os lados pra ver se tem algum negro olhando pra poder falar sem constrangimento.

Convivo numa terra cercada de racistas, já falei abertamente aqui que tenho sim pensamentos desse tipo mas não atitudes, minhas atitudes com todos sempre foi respeitosa e não será diferente.

E enfim, são coisas que eu espero definitivamente mudar. Mas que não mudam com o simples fato de adquirir consciência sobre o que é errado e começar a pensar certo, tá levando algum tempo mas tem sido melhor do que eu esperavar entender com todas as letras que a cor de alguém quer dizer apenas cor e mais nada de diferente de mim e que isso de forma alguma pode impedir que eu me relacione com outras pessoas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2009, 14:40:35 »
Racismo é o tipo de assunto que todo mundo olha para os lados pra ver se tem algum negro olhando pra poder falar sem constrangimento.

Por isto que acho o assunto chato, muito chato. Tenho fadiga de discutir o assunto, por vários motivos. Este que você citou é um deles.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #21 Online: 02 de Setembro de 2009, 14:59:54 »
Convivo numa terra cercada de racistas, já falei abertamente aqui que tenho sim pensamentos desse tipo mas não atitudes, minhas atitudes com todos sempre foi respeitosa e não será diferente.
Desculpe a pergunta inconveniente,  mas eu gostaria de saber o que você sente ou pensa em relação a determinada raça/cor?
Você diz que possui um pensamento racista e, luta contra esse pensamento usando sua razão, mas não é estranho, você tem consciência que isso é algo errado, mas mesmo assim tem esses pensamentos.
Eu gostaria de saber, sob  que fatores esses pensamentos estão embasados na sua mente, o que leva você pensar que determinada raça/cor é inferior ou superior a outra?

PS=Não sei se me expressei bem, é uma assunto delicado, se não quiser responder, tranqüilo.

Até mais.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 15:06:35 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:12:07 »

E enfim, são coisas que eu espero definitivamente mudar. Mas que não mudam com o simples fato de adquirir consciência sobre o que é errado e começar a pensar certo, tá levando algum tempo mas tem sido melhor do que eu esperavar entender com todas as letras que a cor de alguém quer dizer apenas cor e mais nada de diferente de mim e que isso de forma alguma pode impedir que eu me relacione com outras pessoas.

Na maioria dos casos, o racismo é proveniente da cultura em que se está inserido. É algo que absorvemos naturalmente sem nos dar conta de que existe, é um problema e precisa ser resolvido. A parte importante é ter consciência de que nossa atitude é irracional e incorreta, embora isso não nos impeça de continuar pensando a mesma coisa. Penso que todos são racistas ou preconceituosos em relação à determinado assunto: no entanto, por ser uma questão de foro íntimo, penso que deva ficar justamente lá, dentro de nossa consciência.

A partir do momento em que se parte para a exteriorização e que alguém é vítima de nosso preconceito, a lei deve sim, atuar. Intimamente, cada um pode pensar o que quiser. No entanto, precisa estar consciente da responsabilidade que estará assumindo e das consequências que poderão advir do pensamento exteriorizado. Para felicidade de muitos, a lei não pune a intenção - até porque não tem acesso a ela de forma plena e concreta.

E sabe o que é interessante, Penny? Já me deparei com pessoas do sul do país que tem verdadeiro nojo de pessoas do nordeste. Para algumas pessoas, todo nordestino é baiano e todo baiano é um lixo, um preguiçoso que só sabe dançar pagode. É aquela coisa de chamar o outro de 'escória, de entrave para o país, de povo mendigo que elege lula'. Em minha modesta opinião, esse tipo de preconceito é tão doentio quanto denegrir alguém apenas pela cor que ele possui. E o pior é que isso é quase 'cultural' em alguns lugares... :?

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:33:44 »
Desculpe a pergunta inconveniente,  mas eu gostaria de saber o que você sente ou pensa em relação a determinada raça/cor?
Você diz que possui um pensamento racista e, luta contra esse pensamento usando sua razão, mas não é estranho, você tem consciência que isso é algo errado, mas mesmo assim tem esses pensamentos.
Eu gostaria de saber, sob  que fatores esses pensamentos estão embasados na sua mente, o que leva você pensar que determinada raça/cor é inferior ou superior a outra?

PS=Não sei se me expressei bem, é uma assunto delicado, se não quiser responder, tranqüilo.

Até mais.

Shinigami, sinceramente? Fui criada para saber e para ter atitudes de que se eu sou branca sou melhor que um negro ou uma negra, porque eu sou BRANCA. Ser branco é na minha criação um fator diferencial, uma espécie de ser superior por ser branco, purificado, vindo de um lugar onde existe cultura, respeito, intelectualidade ao contrário dos negros que segundo a concepção daqueles que me ensinaram são de um lugar horrível, com gente sem educação, sem cultura, por isso seriam quase sub-humanos, já que não tiveram uma capacidade de melhorar a situação em que se encontravam. E por isso nasceram para servir os brancos já que a teórica evolução social existente, a deles, não se compararia a minha ou a de algum outro branco porque somos de uma outra 'estirpe' por assim dizer.

Até você olhar o outro depois de ter sido criado e "treinado" assim, e conseguir ver que nele tem apenas qualidades e defeitos como em qualquer outro ser humano, sem mais nem menos. Olhar para um negro e ver que ele É COMO EU, é muito complicado, depois de toda essa lavagem cerebral que fazem.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:39:31 »
Somos todos iguais. Nossas ações nos tornam pessoas melhores ou piores. Nada mais.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!