Autor Tópico: Racismo  (Lida 2761 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Racismo
« Resposta #25 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:45:37 »
Entendo que algumas pessoas, por causa de sua criação, tenham adquirido uma reação negativa inconsciente a
pessoas com certa cor da pele*. Isso eu só posso lamentar. É bom saber que alguns reconheçam que isso é um
problema e lutem contra isso. Para mim, pelo menos, cor da pele é tão relevante para caracterizar uma pessoa
quanto o tipo de penteado que ela usa.

Sobre a amizade com um racista: se sou amigo de alguem, é porque tenho uma certa afinidade e gosto da companhia dessa
pessoa. Estar perto de alguem que exprime idéias racistas é algo que causa mal-estar (hífen?) então nesse caso eu me
afastaria dessa pessoa.

*Recuso-me a usar a palavra raça nesse contexto.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #26 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:51:12 »
Outro ponto interessante nesse assunto de racismo é, saber identificar o que é racismo.
Muitas coisas ditas como não racistas, ao meu ver são racistas, um exemplo são as cotas para negros, na minha opinião isso é racismo.
Uma coisa é fato, o relacionamento entre pessoas, sejam elas de raças ou cores iguais, ou não,  sempre será um fator conflitante, se fôssemos todos igualzinhos, replicas perfeitas um dos outros, com certeza existiriam grupinhos se achando superiores, deve ser defeito de fabricação.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:00:54 »
Sobre identificar o racismo: vocês consideram o preconceito contra nordestinos racismo?

Eu não. Por motivos óbvios. Só pra dar um exemplo, tenho um amigo, cearense como eu, que foi vítima
de discriminação e piadinhas quando morou no Rio. Ele é louro e tem olhos verdes.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #28 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:20:11 »
Desculpe a pergunta inconveniente,  mas eu gostaria de saber o que você sente ou pensa em relação a determinada raça/cor?
Você diz que possui um pensamento racista e, luta contra esse pensamento usando sua razão, mas não é estranho, você tem consciência que isso é algo errado, mas mesmo assim tem esses pensamentos.
Eu gostaria de saber, sob  que fatores esses pensamentos estão embasados na sua mente, o que leva você pensar que determinada raça/cor é inferior ou superior a outra?

PS=Não sei se me expressei bem, é uma assunto delicado, se não quiser responder, tranqüilo.

Até mais.

Shinigami, sinceramente? Fui criada para saber e para ter atitudes de que se eu sou branca sou melhor que um negro ou uma negra, porque eu sou BRANCA. Ser branco é na minha criação um fator diferencial, uma espécie de ser superior por ser branco, purificado, vindo de um lugar onde existe cultura, respeito, intelectualidade ao contrário dos negros que segundo a concepção daqueles que me ensinaram são de um lugar horrível, com gente sem educação, sem cultura, por isso seriam quase sub-humanos, já que não tiveram uma capacidade de melhorar a situação em que se encontravam. E por isso nasceram para servir os brancos já que a teórica evolução social existente, a deles, não se compararia a minha ou a de algum outro branco porque somos de uma outra 'estirpe' por assim dizer.

Até você olhar o outro depois de ter sido criado e "treinado" assim, e conseguir ver que nele tem apenas qualidades e defeitos como em qualquer outro ser humano, sem mais nem menos. Olhar para um negro e ver que ele É COMO EU, é muito complicado, depois de toda essa lavagem cerebral que fazem.
Entendo, minha bisavó descendente de Italianos, era contra o casamento de meu avô com minha avó, porque ela é  Mineira, esse comportamento é típico das famílias antigas de imigrantes, não sei o motivo.
Felizmente, eu não sofri esses ensinamentos, na verdade, não tive muitos ensinamentos em casa, a maioria das "coisas" que absorvi, foi vendo outras pessoas e analisando o mundo a minha volta.
Na verdade na verdade, eu sempre fui o excluído, as pessoas tendem a te colocar rótulos, seja pela sua cor, camada social ou aparência física, se você é a minoria, você é o peixe fora da água.  
Como eu nunca tive essa doutrinação de superioridade por minha cor, ou por qualquer outra característica, fica difícil de entender o que o que leva alguém a se sentir superior, foi por isso que lhe questionei. Esse conceito de doutrinação infantil funciona com religiões, porque não funcionária em outra áreas não é mesmo?
Dó mais, só posso paraleliza-lá, pela sinceridade e pela sua capacidade de mudança.

Até mais.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Setembro de 2009, 18:00:47 »
Sobre identificar o racismo: vocês consideram o preconceito contra nordestinos racismo?

Eu não. Por motivos óbvios. Só pra dar um exemplo, tenho um amigo, cearense como eu, que foi vítima
de discriminação e piadinhas quando morou no Rio. Ele é louro e tem olhos verdes.

Não considero racismo, Dr. Manhattan. No entanto, é preconceito em razão da origem do indivíduo. O preconceito não diz respeito à cor da pele, mas ao lugar onde você nasceu.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Setembro de 2009, 21:09:44 »
Eu tenho familiares e amigos racistas, alguns o são abertamente, outros o fazem de maneira velada.

Quanto a meus familiares eu não tive como escolhê-los; os amigos, só fui saber mais tarde das suas opiniões e em circuntâncias diversas. Não os conheci em nenhuma reunião de uma hipotética Ku klux Khan tupiniquim. Minha atitude frente a isso? Lembro a eles que qualquer ser humano nascido e criado no Brasil e alimentado com arroz e feijão não pode se vangloriar de nenhuma suposta - e questionável - vantagem adquirida por alguma descendência anglo-saxônica, assim como a quantidade de melanina na pele também não significa nada.

O valor de um homem é medido unicamente pelo seu caráter e pelas escolhas que ele faz durante a vida, e a cor da pele não é uma destas escolhas.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Setembro de 2009, 22:55:06 »
Se eu fosse cortar relações para com todos os familiares, amigos e colegas racistas que tenho, eu atingiria o cúmulo da solidão. É mais provável que muitos destes cortem relações para comigo, pois daí sim que passarei a ser 'amigo' deles, na missão de chamá-los para a conscientização de que somos todos iguais e de que todos merecem respeito, independente de etnia, raça, cor ou credo.  :ok:

Só gostaria de fazer algumas ressalvas, a respeito do que aprendi por experiência própria: de que não adianta querer extrair o preconceito racial da cabeça de pessoas idosas. Pois, em sua esmagadora maioria, o preconceito está culturalmente enraizado. Ela, muito provavelmente, vai encarar como um desaforo. Rá, certa vez, eu apanhei do pai da namorada de um amigo meu, cujo qual insultou uma amiga nossa que era negra.  |(

Penso que o caminho seja pelos mais jovens. Acreditem... Tenho um amigo que, quando adolescente, vomitou ao segurar uma criança negra em seus braços. Ele era extremamente racista. Mas com as frequentes discussões que tínhamos - eu, ele e o grupo de amigos que temos em comum -, sua mentalidade mudou com o tempo. Tudo bem que, hoje, ele não é lá um militante, de algum movimento contra o preconceito racial. Porém, não é mais racista.  :feliz:

Que não se subestime o poder de uma relação dialógica saudável. :ok:    
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 23:05:47 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Novembro de 2009, 14:57:45 »

Não entendi. Você quer dizer que tecnicamente não é racismo porque a discriminação se dá contra um grupo mais significativamente "político/social" do que "biológico"? Mas então o anti-semitismo não é racismo.

Acho que para ser "racismo" não precisa se dar contra conceitos mais precisamente biológicos de raça, podem ser mais sociais. Acaba não sendo tecnicamente correto em boa parte do tempo, mas se é o uso comum, então acho que isso manda mais.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Novembro de 2009, 21:37:42 »
E racismo não é uma forma de preconceito?
No final das contas eu não estarei segregando alguém por um motivo idiota?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Novembro de 2009, 22:05:29 »
Preconceitos e "racismos" todos temos, em maior ou em menor grau... inadmissível é transformar conceitos (ou pré, como quiserem, não faz muita diferença mesmo) pessoais íntimos em intolerância.  

Eu não tolero a idéia de ficar nu em público, reservo isto a minha intimidade e de quem eu compartilho a minha "vergonha"... mas isto não me dá direito nenhum a querer fechar as praias de nudismo, somente me dá o direito de não querer as frequentar, para quem quiser, vá em frente... seja feliz.  

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Novembro de 2009, 22:08:42 »
Preconceitos e "racismos" todos temos, em maior ou em menor grau... inadmissível é transformar conceitos (ou pré, como quiserem, não faz muita diferença mesmo) pessoais íntimos em intolerância. 
Perfeito.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #36 Online: 14 de Novembro de 2009, 22:55:40 »
Obviamente que, se você sabe que uma pessoa é 'ruim' você evita de se aproximar, mas, se descobre depois, vai afastá-la simplesmente por pensar diferente de você?

Como você escolhe seus amigos? Não procura pessoas com um mínimo de afinidade de ideias? Se você considerar que a opinião da pessoa sobre racismo seja importante, é difícil continuar amigo de alguém que discorde tão brutalmente.

Na verdade, é um assunto bem complexo. É fácil falar que você devia sim se afastar, porque tal classe de pensamento é retrógrada e absurda; mesmo assim, eu considero alguns graus de homofobia tão ruins quanto racismo e é difícil encontrar pessoas que não sejam pelo menos um pouco homofóbicas. Mas racista, de se dizer racista mesmo, não conheço ninguém. Só o habitual 'porque não posso usar uma camiseta escrito 100% branco?'.

O que eu tento fazer, na prática, é rebater com argumentos retumbantes toda vez que o assunto surge, de forma que ele ou mude de ideia, ou fique com vergonha de se manifestar dessa forma quando estiver próximo. O mínimo que podemos fazer é forçar essas pessoas a se sentirem envergonhadas. Melhor seria se elas se sentissem tão envergonhadas que nunca encontrassem oportunidade de externar suas bobagens.

Muita gente diria que o certo é mandar esse povo pra cadeia. Eu não concordo (a não ser que a pessoa tome ações absurdas em decorrência de suas ideias absurdas), mas até entendo.

[2]
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #37 Online: 15 de Novembro de 2009, 01:20:35 »
Um episódio de Penn & Teller Bullshit! sobre "compensações" (o termo americano equivalente ao nosso "dívida histórica)

Assista a partir de 5:05 até 5:41

<a href="http://www.youtube.com/v/W3CH9w4G0u0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/W3CH9w4G0u0</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!