Enquete

Qual é sua área de formação?

Superior em Exatas
29 (40.3%)
Superior em Humanas
26 (36.1%)
Superior em Biológicas
8 (11.1%)
Ensino médio
7 (9.7%)
Fiz Hotelaria ou Turismo e não sei como classificar
2 (2.8%)

Votos Totais: 70

Autor Tópico: [Enquete] Qual é sua formação?  (Lida 8680 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: [Enquete] Qual é sua formação?
« Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2009, 22:55:53 »
Biológicas... Pelo jeito somos minoria.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2009, 09:55:57 »
Marquei Biológicas porque sou formado em Odontologia com mestrado em Odontologia Social e Preventiva e especialização em Prótese Dentária. Mas também sou formado em Tecnologia em Informática, então deveria votar duas vezes, né? Antes ainda fiz o curso técnico em Eletrônica no CEFET-MG, conta também?

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Setembro de 2009, 19:38:32 »
Humanas com os cinco pés em exatas e uma necessidade física pelas biológicas. :lol:
Às vezes humanas tem uma cara de biológicas... agora exatas é realmente o extremos oposto. Volta e meia ouço um colega meu dizer "eu sou das letras, não dos números!"
8-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 20 de Setembro de 2009, 22:44:05 »
Superior em exatas. Física.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #29 Online: 20 de Setembro de 2009, 23:12:23 »
Superior em Exatas. Licenciado em Física. Ao fim do ano me torno bacharel em Física (Finalmente! :clap:)

Aliás, hoje vejo a licenciatura como o maior erro da minha vida... se pudesse voltar atrás nem teria passado perto de uma aula de psicologia do ensino e já seria bacharel.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #30 Online: 20 de Setembro de 2009, 23:19:36 »
Superior em Exatas. Licenciado em Física. Ao fim do ano me torno bacharel em Física (Finalmente! :clap:)

Aliás, hoje vejo a licenciatura como o maior erro da minha vida... se pudesse voltar atrás nem teria passado perto de uma aula de psicologia do ensino e já seria bacharel.

Por que?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #31 Online: 21 de Setembro de 2009, 18:04:27 »
Turismo tá na área de humanas, minha gente!!  :lol:

Meu outro curso também é nesta área.

.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #32 Online: 22 de Setembro de 2009, 00:02:07 »
Turismo. Passeei pelas três grandes áreas.

Das Exatas (Química) para as Humanas (Letras), sendo que eu já fiz matéria eletiva em Biologia e Ciências Sociais.
Preciso tomar vergonha profissional na cara. Sério.
Latebra optima insania est.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #33 Online: 22 de Setembro de 2009, 03:32:34 »
O Clube Cético é o lugar que mais tem gente formada em Física por metro quadrado...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #34 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:36:43 »
O Clube Cético é o lugar que mais tem gente formada em Física por metro quadrado...

Pois é... mas carecemos de químicos. Por que será?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #35 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:45:51 »
A maioria dos auto-declarados engenheiros que vi aqui são crentes. Curioso, isso.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #36 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:50:01 »
Pois é... pelo menos não são biólogos! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

• Visitante
« Resposta #37 Online: 22 de Setembro de 2009, 11:01:03 »
A maioria dos auto-declarados engenheiros que vi aqui são crentes. Curioso, isso.

Talvez porque (espero não ofender ninguém) a engenharia esteja mais relacionada com a aplicação técnica da ciência e não com a busca pelo conhecimento em si, coisa de cientista de base como químicos, físicos e biólogos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Setembro de 2009, 11:07:33 »

Talvez porque (espero não ofender ninguém) a engenharia esteja mais relacionada com a aplicação técnica da ciência e não com a busca pelo conhecimento em si, coisa de cientista de base como químicos, físicos e biólogos.
Sou engenheiro, cético e não crente...
Mas basicamente Atheist está certo. O quadro só se altera para quem se desenvolve mais academicamente, fazendo mestrado e doutorado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #39 Online: 22 de Setembro de 2009, 11:28:59 »
Sheldon, do Big Bang Theory:

Ah, Engineering... Where the noble semi-skilled laborers execute the vision of those who think and dream...

Hello Oompa Loompas of Science!

Eu sou cientista de formação mas na prática sou menos do que engenheiro no meu trabalho :)
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #40 Online: 22 de Setembro de 2009, 11:46:59 »
Desculpe, Contini :-)

Mas realmente, a maioria (dos que eu vi, pelo menos) se declararem engenheiros aqui são crentes.

Agora, meus professores não era majoritariamente ateus. Acho que simplesmente não pensavam a respeito. Tinha um que, curiosamente, era evangélico e trabalhava com Cosmologia. Achava o campo de Higgs a maior obra de Deus. Eu gostaria de ter conversado mais com ele... :-)
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009, 11:49:06 por Dbohr »

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #41 Online: 22 de Setembro de 2009, 11:51:04 »
Infelizmente, é verdade. Existe uma visão de que o engenheiro não precisa saber de onde vem aquela fórmula, só que funciona, uma questão de fé até. Pode até ser que não precise saber mesmo, estou muito no começo do curso para opinar, mas o que vejo já no segundo semestre é que se o aluno enfrenta um problema um pouco diferente do que foi ensinado, ele não sabe o que fazer.

Talvez seja um problema da minha faculdade e não do curso no geral, mas acho que não. Só espero que minha curiosidade e minha vontade de ter um fundamento matemático mais sólido que o passado no curso me sirvam; embora, nerd que sou, gosto de saber essas coisas mesmo que não me sirvam de nada :P.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Setembro de 2009, 13:39:05 »
Infelizmente, é verdade. Existe uma visão de que o engenheiro não precisa saber de onde vem aquela fórmula, só que funciona, uma questão de fé até. Pode até ser que não precise saber mesmo, estou muito no começo do curso para opinar, mas o que vejo já no segundo semestre é que se o aluno enfrenta um problema um pouco diferente do que foi ensinado, ele não sabe o que fazer.

Aí é que está! A maioria talves não pense "profundamente" sobre como funcionam as coisas, querem apenas decorar a formula certa para tirar nota na prova.
Eu nunca me conformei com a explicação superficial de como funciona, sempre formulo uma questão: Porque?  E essa questão acaba levando a outros "porques?"...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #43 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:01:20 »
Sou formado em assuntos aleatórios no conceituado Bar do Seu Bento( Um verdadeiro sábio nos seus 78 anos de vida!). Tomando meu limãozinho meio-a-meio(com 80 % de 51 na verdade) acompanhado de uma Kaiser, aprendendo sempre.... :(  que droga de vida a minha |(
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Patrícia

• Nível 04
  • *
« Resposta #44 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:01:14 »
Biológicas (Medicina e pós-doutorado em neurociências). Quase fiz Física, quase fiz Música e tô quase...virando dona de casa... :hihi:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #45 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:54:25 »
Sociologia. :hihi:

Pretendo cursar Astronomia ou Geologia ano q vem, ainda não sei, vou decidir... :umm:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #46 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:22:03 »

Aí é que está! A maioria talves não pense "profundamente" sobre como funcionam as coisas, querem apenas decorar a formula certa para tirar nota na prova.
Eu nunca me conformei com a explicação superficial de como funciona, sempre formulo uma questão: Porque?  E essa questão acaba levando a outros "porques?"...

Eu também tenho essa curiosidade de saber de onde vem as fórmulas, como funciona, por que funciona, e tudo o mais. Você considera que essa curiosidade acabou te ajudando em algum momento na sua carreira?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:26:14 »

Eu também tenho essa curiosidade de saber de onde vem as fórmulas, como funciona, por que funciona, e tudo o mais. Você considera que essa curiosidade acabou te ajudando em algum momento na sua carreira?
Sim, ajudou diversas vezes! Quando voce entende mais os "porques", voce consegue assimilar mais rápido outras tecnologias. E tambem ajuda em um sentido mais "amplo", melhorando o meu nível de cultura e trazendo reflexos em outras áreas.

Mas essa busca de conhecimento eu faço mais pela satisfação de entender algo do que pensando em eventuais vantagens, essas são consequencias.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #48 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:43:38 »

Talvez porque quem entra em Química precisa ter um parafuso a menos, e a cada ano você perde mais alguns? :P

Acho que é mais ou menos por aí. Não interessa pro engenheiro se a fórmula implica em X, traz a questão Y ou altera em Z a forma de ver a realidade; interessa que seja conhecimento prático que possa ser usado para algo do dia-a-dia. Ciência implica em curiosidade, engenharia em praticidade. Quando o engenheiro tem a curiosidade de saber de onde veio a fórmula, como o André, é algo "adicional", que talvez ajude para o curso, mas não é realmente necessário.

Sou formado em assuntos aleatórios no conceituado Bar do Seu Bento( Um verdadeiro sábio nos seus 78 anos de vida!). Tomando meu limãozinho meio-a-meio(com 80 % de 51 na verdade) acompanhado de uma Kaiser, aprendendo sempre.... :(  que droga de vida a minha |(
Esqueci de citar, também sou formado em botecologia :P
Latebra optima insania est.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 22 de Setembro de 2009, 17:25:36 »

Talvez porque quem entra em Química precisa ter um parafuso a menos, e a cada ano você perde mais alguns? :P

Física também...:P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!