Enquete

Qual é sua área de formação?

Superior em Exatas
29 (40.3%)
Superior em Humanas
26 (36.1%)
Superior em Biológicas
8 (11.1%)
Ensino médio
7 (9.7%)
Fiz Hotelaria ou Turismo e não sei como classificar
2 (2.8%)

Votos Totais: 70

Autor Tópico: [Enquete] Qual é sua formação?  (Lida 8681 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: [Enquete] Qual é sua formação?
« Resposta #50 Online: 22 de Setembro de 2009, 18:58:03 »
Sou formado em assuntos aleatórios no conceituado Bar do Seu Bento( Um verdadeiro sábio nos seus 78 anos de vida!). Tomando meu limãozinho meio-a-meio(com 80 % de 51 na verdade) acompanhado de uma Kaiser, aprendendo sempre.... :(  que droga de vida a minha |(

Tomando 51 e Kaiser? Cara, imagino a dor no dia seguinte...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 23 de Setembro de 2009, 00:20:54 »
Sou formado em assuntos aleatórios no conceituado Bar do Seu Bento( Um verdadeiro sábio nos seus 78 anos de vida!). Tomando meu limãozinho meio-a-meio(com 80 % de 51 na verdade) acompanhado de uma Kaiser, aprendendo sempre.... :(  que droga de vida a minha |(

Dor onde?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #52 Online: 23 de Setembro de 2009, 08:44:43 »

Dor onde?

De barriga, de cabeça... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 23 de Setembro de 2009, 09:15:59 »
Essa é a combinação da lembrança! Você fica lembrando dela o dia seguinte inteiro...
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #54 Online: 24 de Setembro de 2009, 01:55:04 »

Depende aonde o Correio mora, rsrs.

Cerveja depende muito do lugar de origem. Em Campinas a Skol era intragável, menos a litrão - que vinha de SC, assim como a Skol "normalzona" do Paraná. Em compensação, Brahma de Agudos é uma delícia, a que a gente compra aqui em Curita é pra quando o dinheiro tá curto.
Latebra optima insania est.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 24 de Setembro de 2009, 04:05:21 »
Infelizmente, é verdade. Existe uma visão de que o engenheiro não precisa saber de onde vem aquela fórmula, só que funciona, uma questão de fé até. Pode até ser que não precise saber mesmo, estou muito no começo do curso para opinar, mas o que vejo já no segundo semestre é que se o aluno enfrenta um problema um pouco diferente do que foi ensinado, ele não sabe o que fazer.

Aí é que está! A maioria talves não pense "profundamente" sobre como funcionam as coisas, querem apenas decorar a formula certa para tirar nota na prova.
Eu nunca me conformei com a explicação superficial de como funciona, sempre formulo uma questão: Porque?  E essa questão acaba levando a outros "porques?"...

Eu também tenho essa curiosidade de saber de onde vem as fórmulas, como funciona, por que funciona, e tudo o mais. Você considera que essa curiosidade acabou te ajudando em algum momento na sua carreira?
Sim, ajudou diversas vezes! Quando voce entende mais os "porques", voce consegue assimilar mais rápido outras tecnologias. E tambem ajuda em um sentido mais "amplo", melhorando o meu nível de cultura e trazendo reflexos em outras áreas.

Mas essa busca de conhecimento eu faço mais pela satisfação de entender algo do que pensando em eventuais vantagens, essas são consequencias.

Segundo uma professora de cálculo, na matemática aprende cálculo por meio de demonstrações, já nos cursos que usam o cálculo como ferramenta, aprende cálculo praticamente com a finalidade de resolver problemas.

Dizem que se você aprende cálculo de uma maneira, você não está habilitado a usar o cálculo da outra maneira, a não ser que você aprenda, também, a utilizá-lo dessa outra maneira.

Segundo essa mesma professora, é mais fácil primeiro aprender cálculo como ferramenta e depois por demonstrações, do que o inverso.

O que vocês acham?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 24 de Setembro de 2009, 04:20:11 »
A maioria dos teoremas de cálculo diferencial e integral são demonstrados ou pelo menos a dedução inteira se encontra nos livros de apoio que meus professores sugeriram. Só uma ou outra vez a cada cálculo que eles mencionaram que nós ainda não possuíamos "matemática" para compreender toda a dedução, então davam o teorema meio pronto.

Em parte é verdade, o cálculo que ensinam são para problemas com parâmetros relativamente simples. Para problemas mais complicados, aprende-se uma "matemática" mais incrementada, como nos mestrados. (por favor, alguém me corrija se eu estiver falando bobagem!)

Não entendi sobre aprender primeiro "como ferramenta". A matemática é uma ferramenta, e seu desenvolvimento está relacionado com os problemas que foram surgindo, principalmente no cálculo diferencial e integral. Saber a demonstração é elementar, de nada adianta saber derivar sem entender o conceito de limite, por exemplo.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #57 Online: 24 de Setembro de 2009, 18:49:39 »
Segundo uma professora de cálculo, na matemática aprende cálculo por meio de demonstrações, já nos cursos que usam o cálculo como ferramenta, aprende cálculo praticamente com a finalidade de resolver problemas.

Dizem que se você aprende cálculo de uma maneira, você não está habilitado a usar o cálculo da outra maneira, a não ser que você aprenda, também, a utilizá-lo dessa outra maneira.

Segundo essa mesma professora, é mais fácil primeiro aprender cálculo como ferramenta e depois por demonstrações, do que o inverso.

O que vocês acham?
É que assume-se que o aluno só vai aprender Cálculo se isso ajudá-lo a lidar com algo do curso. A questão de um ou outro método primeiro é só pra incentivá-lo.

Entretanto, acho que saber as demonstrações é útil, principalmente como mnemônico e como, unh... cultura :P .
Latebra optima insania est.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Setembro de 2009, 01:38:31 »
Não entendi sobre aprender primeiro "como ferramenta". A matemática é uma ferramenta, e seu desenvolvimento está relacionado com os problemas que foram surgindo, principalmente no cálculo diferencial e integral. Saber a demonstração é elementar, de nada adianta saber derivar sem entender o conceito de limite, por exemplo.

Quando falo em ferramenta, me refiro que em certos cursos, nas engenharias por exemplo, usam matemática de forma diferente que nos cursos de matemática. Nas engenharias, a matamática é usada mais como ferramenta, já nos cursos de matemáticas, podem até usar como ferramenta, mas o enfoque é nas demonstrações.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #59 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:59:33 »
O que acontece, pelo menos no meu curso, é ser dada uma demonstração “intuitiva”, sem o rigor matemático. Além disso, a demonstração geralmente é dada usando um exemplo numérico e não casos gerais. Por exemplo, na aula de Cálculo em que fomos ensinados a derivar, nós calculamos a derivada de dois ou três polinômios de até grau 3. Demonstrações de funções como as exponenciais ou as trigonométricas inversas não foram dadas, apenas uma tabela com as mais comuns foi passada.

Acredito que alunos das ciências naturais e de matemática “sofram” mais nesse aspecto das comprovações formais e por isso possuem um conhecimento teórico muito maior. Claro que apesar desse conhecimento teórico maior, ninguém vai se propor a resolver toda derivada que se deparar pela definição. É muito mais fácil (e rápido) usar a tabela com as derivadas e assim conseguir uma agilidade maior nos cálculos.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #60 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:06:39 »
Nossa, eu lembro até hoje da aula de cálculo em que o professor queria provar uma das derivadas exponenciais (não consigo me lembrar de qual) e não conseguia. Tentava de um jeito, tentava de outro e nada. Todo mundo foi indo embora da sala, inclusive eu.

Bom, não sei se é uma particularidade do lugar onde eu estudei, mas fazer matérias da matemática com turmas da computação costumava ser mais difícil do que fazer matérias da matemática com turmas da própria matemática. Falo isso por experiência própria de álgebra linear e cálculo... o que o pessoal costumava cogitar é que, por o curso de matemática ser menos concorrido, o pessoal que entrava era um pouco menos qualificado e os professores 'puxavam' um pouco menos nas matérias.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #61 Online: 16 de Janeiro de 2010, 10:32:57 »
Não exatemente, porque não tem só números.

o.o

Bom, não sei em que votar.

Não terminei o superior então acho que estou no grupo do Ensino Médio completo.

Vou votar nesse. o/

Contábeis é Ciências Humanas.
Bah... Ciências Exatas tem que se recuperar!  :lol:
Sou +1 engenheiro pra lista...

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
Re:[Enquete] Qual é sua formação?
« Resposta #62 Online: 03 de Abril de 2012, 08:30:04 »
Sou Engenheiro Metalurgista, mas, num acidente de percurso (que atende por Fernando Collor de Melo), virei fiscal de obras e me pós-graduei em Administração Pública. C'est la vie.
Traga rótulos e lhe darei subversão.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #63 Online: 19 de Setembro de 2012, 20:38:40 »
Exatas ficou para atrás mesmo... tem que recuperar!
+1: Ciência da Computação.

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #64 Online: 20 de Setembro de 2012, 13:15:09 »
Engenharia Civil com pós em Gestão de Projetos, hoje trabalho com execução de obras.

E 100% ateu  :)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #65 Online: 20 de Setembro de 2012, 13:26:38 »
Adminsitração de Empresas é 'humanas" né?
Na minha universidade tinha o núcleo de humanas: serviço social, sociologia, etc; e o núcleo de "administrativas: administação, economia, contábeis.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #66 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:01:53 »
Adminsitração de Empresas é 'humanas" né?
Na minha universidade tinha o núcleo de humanas: serviço social, sociologia, etc; e o núcleo de "administrativas: administação, economia, contábeis.

Faz parte das sociais, embora empregue algumas matérias das exatas. Sou de exatas também: Ciências Econômicas e Comércio Internacional.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, 14:12:41 por Price »
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #67 Online: 20 de Setembro de 2012, 14:07:13 »
Teologia  :hihi:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #68 Online: 20 de Setembro de 2012, 15:21:28 »
Médico com residência em Clínica Médica
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Agosto de 2013, 15:37:21 »
Sei nem se eu postei aqui, mas:

Ensino médio completo e extremamente mal feito.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 15:40:13 por Mussain! »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #70 Online: 16 de Agosto de 2013, 00:28:58 »
Depois de fazer jornalismo... e abandonar, letras... e abandonar, biologia à distancia... e abandonar logo no primeiro período; agora estou fazendo biologia e parece que desta vez vou finalmente terminar, já estou na metade e antecipando tudo que posso. Por enquanto ainda no ensino médio completo e feito nas coxas também :|

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 16 de Agosto de 2013, 00:34:33 »
Cozinheiro
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #72 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:06:14 »
Parece legal!!!  :)

Cozinheiro

Sério? Já fez algo do Cozinha Geek? http://www.dropsmagazine.com.br/wp-content/uploads/2012/11/CapaCozinhaGeek.jpg

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #73 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:38:22 »
Fora o ensino médio feito nas coxas, tenho curso técnico em eletromecânica  e alguns cursos do Senai.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:45:51 »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!