Autor Tópico: Religiosos Picaretas? E Daí?  (Lida 3057 vezes)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
Re: Religiosos Picaretas? E Daí?
« Resposta #25 Online: 14 de Setembro de 2009, 01:41:51 »
Todos temos o direito a dizer o que bem quisermos, desde que se responda pelo que for dito. E sugerir suicídio a alguém não é de bom tom, além de não ter validade alguma como argumento. No entanto, o que me interessa, aqui, são suas justificativas para seus argumentos... (?). Que a meu ver, fogem a coerência.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2009, 01:59:35 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 14 de Setembro de 2009, 09:25:47 »
É o seguinte, filho: cada um vive como quer e como lhe aprouver. Para cada uma dessas escolhas há conseqüências, porém. Estar em sociedade regula nossa vida, mas dá certos confortos e garantias.

Mas isso é tão óbvio que nem sei por que estou falando.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #27 Online: 14 de Setembro de 2009, 10:00:19 »
Aqui entra aquela velha história da religião ter sequestrado a transcendência e convencido todo mundo, inclusive muitos descrentes, de que ela é um monopólio seu, o que está longe de ser verdade.

Por exemplo, olho pro meu filho e quero que ele viva em um mundo melhor, que tenha mais oportunidades e vá mais longe do que eu fui. Tento educá-lo de forma a respeitar o planeta e as outras pessoas. Espero que essas ideias sejam compartilhadas por muita gente. Espero que um dia os seres humanos possam dominar o planeta, o universo, a natureza - e aqui entenda-se 'dominar' como compreender, aceitar, conviver, controlar.

Mesmo que eu não exista de forma consciente, meus genes vivem em meu filho e em meus semelhantes. Posso, agora, olhar pra frente e pensar em tudo isso com um sorriso no rosto. Como o Neil deGrasse gosta de falar, estamos ligados aos outros animais pela biologia, ao planeta pelas moléculas, e ao Universo pelos átomos. Somos poeira de estrelas. Quer coisa mais transcendente do que isso?
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #28 Online: 14 de Setembro de 2009, 20:12:15 »
O fato é que muitas pessoas precisam ver um "sentido na vida" e para isso criam uma fantasia de alma eterna e recompensas divinas!
Eu vejo sentido na minha vida, estou plantando sementes para os que vem depois de mim e fazendo diferença na vida de pessoas hoje.

Voce dá o sentido que voce quizer a sua vida. Se voce sentir um vazio de não ter uma continuidade tal qual voce deseja, é opção sua. Eu aceito as limitações da existencia humana e tiro satisfação dos recursos que eu tenho, eu escolho o sentido de minha vida.
Decida-se! Ou é necessário dar-se um sentido à vida ou não! Particularmente não vejo sentido nenhum em plantar para outros colherem. Tampouco em fazer diferença na vida alheia. Eu não desejo continuidade, quero aproveitar o dia de hoje.

Analisando friamente a vida é isso mesmo, a vida e desprovida de sentido em sí mesma, mas viver em sociedade tem suas vantagens, você só está aqui debatendo, graças a nossa vida em sociedade, vivemos em sociedade pelo simples motivo de em dado momento, foi bom viver em comunidade.

Quanto a sugestão de suicídio, não vejo nenhum problema, cada um faz o que bem entender com a vida, se alguém não tá feliz com a vida e, quer partir dessa para pior, só posso dizer uma coisa:

Sayonara bai bai!!!!!!!!!!!

rs...
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Setembro de 2009, 20:50:16 »
Religiosos picaretas é redundância... mas e dai?

E dai que esta corja de FDP tem isenção de impostos... tem influência política... mas e dai?  :no:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 14 de Setembro de 2009, 21:36:56 »
E dai que esta corja de FDP tem isenção de impostos... tem influência política... mas e dai?
Exatamente...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Setembro de 2009, 21:49:30 »
E dai se o Brasil virar uma teocracia?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Setembro de 2009, 23:30:05 »
Se for depois de minha morte, e dai que não me importa...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Setembro de 2009, 00:43:24 »
Você tem 17 mensagens neste fórum e diz que "muito debateu"?

Não é a quantidade que faz a qualidade!

Você não tem nenhum dos dois quesitos.

Aguarda-se uma resposta inteligente e fundamentada!!!

É recíproca as  espectativas.

Se bem que, você não vai aceitar visões diferente da sua, como é evidente nas postagens anteiores.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Setembro de 2009, 07:58:28 »
Se for depois de minha morte, e dai que não me importa...
2

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Setembro de 2009, 03:27:31 »
O falso Ceticismo

O termo pseudo-cetismo ou ceticismo patológico é usado para denotar as formas de ceticismo que se desviam da objetividade. A análise mais conhecida do termo elabora a seguinte conceituação: «Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos"» .
Os pseudo-céticos apresentam a seguinte conduta:

1   A tendência de negar, ao invés de duvidar
2   Utilização de padrões de rigor acima do razoável na avaliação do objeto de sua crítica
3   A realização de julgamentos sem uma investigação completa e conclusiva
4   Tendência ao descrédito, ao invés da investigação
5   Uso do ridículo ou de ataques pessoais
6   A apresentação de evidências insuficientes
7   A tentativa de desqualificar proponentes de novas idéias taxando-os pejorativamente de pseudo-cientistas', 'promotores' ou 'praticantes de ciência patológica'.
8   Partir do pressuposto de que suas críticas não tem o ônus da prova, e que suas argumentações não precisam estar suportadas por evidências
9   A apresentação de contra-provas não fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invés de se basearem em evidências empíricas
10   A sugestão de que evidências inconvincentes são suficientes para se assumir que uma teoria é falsa.
11   A tendência de desqualificar 'toda e qualquer' evidência

Alguém está se reconhecendo aí???????
Não creio no que não é provado! Não posso negar o que meus olhos veem, meus ouvidos ouvem e meus dedos tocam.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Setembro de 2009, 06:19:01 »
11   A tendência de desqualificar 'toda e qualquer' evidência...

:histeria:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Setembro de 2009, 08:55:40 »
O falso Ceticismo

O termo pseudo-cetismo ou ceticismo patológico é usado para denotar as formas de ceticismo que se desviam da objetividade. A análise mais conhecida do termo elabora a seguinte conceituação: «Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos"» .
Os pseudo-céticos apresentam a seguinte conduta:

1   A tendência de negar, ao invés de duvidar
2   Utilização de padrões de rigor acima do razoável na avaliação do objeto de sua crítica
3   A realização de julgamentos sem uma investigação completa e conclusiva
4   Tendência ao descrédito, ao invés da investigação
5   Uso do ridículo ou de ataques pessoais
7   A tentativa de desqualificar proponentes de novas idéias taxando-os pejorativamente de pseudo-cientistas', 'promotores' ou 'praticantes de ciência patológica'.
8   Partir do pressuposto de que suas críticas não tem o ônus da prova, e que suas argumentações não precisam estar suportadas por evidências
9   A apresentação de contra-provas não fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invés de se basearem em evidências empíricas
10   A sugestão de que evidências inconvincentes são suficientes para se assumir que uma teoria é falsa.
11   A tendência de desqualificar 'toda e qualquer' evidência

Não! Aqui praticamos o ceticismo.

Agora:
Quanto a isso, não há problema aqui, pois basta aplicar o método científico para separar as "novas" ideias de pseudo-ciencias.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/metodos-cientificos.htm
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 09:00:13 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Temma

• Visitante
« Resposta #38 Online: 17 de Setembro de 2009, 10:24:39 »
Empatia: A palavra empatia vem do alemão einfühlung , significa “entrar na pele do outro” e tem três significados: conhecer os sentimentos do outro; sentir o que o outro sente e reagir com compaixão ao sofrimento do outro. Na prática da empatia: você observa o outro, sente o que ele sente e pratica uma ação para ajudá-lo. Ela só existe quando sintonizamos nosso cérebro, nossos sentimentos e pensamentos com os de outra pessoa.
Na empatia há associação entre a percepção e a ação: se você ouve um grito de alguém que está apavorado, sente o que ele sente, pensa no que pode estar ocorrendo e age para ajudá-lo.
 fonte: google

É bom citar também aquele conhecido experimento com macacos rhesus, que diminuem espontaneamente sua quantidade de comida e mesmo passam fome para que um colega em uma jaula não sofra tomando choques elétricos

Mas eu acho que prescinde explicar o que todo mundo sente.

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Setembro de 2009, 02:29:09 »
Ele deve está confundindo céticísmo cristão (Santo Agostinho) com ceticísmo científico.

O ato de negar uma teoria ou afimação subjetiva, não faz com que um cético a descarte por completo, mas até aparição de uma evidêncial material de boa qualidade, ela fica sem sua "devida atenção".

Enquanto isso vamos investigando e adequando teorias as evidências, e não o contrário.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Setembro de 2009, 14:09:20 »
[...]
[...]
[...]

Nessas duas aí, acho que um monte de crentes deve estar se reconhecendo mesmo.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Setembro de 2009, 14:34:26 »
Depois de muito ler, responder, debater sobre alguns temas deste fórum (eu tambem criei 1 ou 2), começei a me indagar:
Afinal de contas, pra que tudo isso???
Se não há um deus, se não temos uma alma imortal que sobreviva à morte do corpo, se somos apenas organismos vivos dotados de um pouco de percepção do mundo que nos rodeia, porque deveriamos nos preocupar com o que acontece com os outros???
Ou nos preocuparmos com o modo como eles agem??? Que me importa se há fanáticos que entregam todos os seus bens para seitas, e safados para receber esses mesmos bens em nome de um suposto deus??
Que me impota se há pedófilos que abusam de criançinhas?? Azar deles e das criançinhas!!!
Que me importam os traficantes, politicos corruptos, degenerados em geral, religiosos, céticos, etc... etc... etc... ???
Tudo o que deve me importar é a minha própria sobrevivencia, a satisfação das minhas necessidades e dos meus desejos!!!
Quanto ao resto? É resto!!! Porque eu deveria trabalhar para construir algo, se eu não estarei presente para colher os frutos??
Ou trabalhar para me sustentar, quando é mais fácil tomar( o que eu necessito) pela força de alguém mais fraco, ou pela astúcia de alguém menos esperto???
Porque me preocupar com a moral?? Esse conceito tão abstrato e inútil?? porque levar em conta sentimentos como o amor?? Quando sabemos que sentimentos e emoções são apenas reações das células sensoriais à estímulos químicos!!! Não!!! Nada disso importa!
Só importa o dia de hoje, só vale a pena o prazer que podemos ter nos próximos momentos!! "Comamos e bebamos que amanhã morreremos!!!"

Li esse negócio aí...

O problema começa logo no começo (hehehe) “Se não há um deus...”

Até parece que a busca de bem estar próprio e do próximo só faz sentido se houver uma recompensa pós-morte.

E mesmo que fosse assim, isso não seria, nem de longe, ético ou moral, pois se o bem só se justificasse pela recompensa, não seria um bem real, mas apenas interesse egoísta disfarçado. E um deus que recompensasse isso como se isso fosse ético, moralmente correto ou louvável, seria um cínico ou um tolo que se enganaria facilmente.

O Temma lembrou da palavra 'empatia'. Eu lembro da palavra 'compaixão', quem vem do latim, compassio e significa “sentir a mesma dor” (ou “sentir a mesma forte emoção”).
Justamente por estarmos no mesmo mundo sem cachorro, no mesmo barco, suscetíveis às mesmas dores, é que a busca da satisfação pessoal não se sustenta como “prática solitária”.

E mesmo que alguém adote apenas o interesse próprio como motor de suas ações, novamente a contribuição para o bem comum (mesmo que apenas de parentes ou amigos próximos) seria também a melhor estratégia, afinal a satisfação de necessidades pessoais implica na dependência dos outros que tragam os elementos necessários a isso – você depende do traficante para trazer a marofa, se você não “ligar pra ele”, fica sem marofa; você depende do contrabadista para trazer o jogo do Wii, se “não ligar para ele”, fica sem jogar boliche – resumindo, deve-se sempre trabalhar pela manutenção de uma rede saudável de sociabilidades, pois o hedonismo 100% é tão deludido quanto a esperança no pagamento das promissórias de javé.

P.S.: marofa é um derivado do milho andino que serve para limpar estantes de madeira, de venda proibida no Brasil por causa do lobby do óleo de peroba.  :biglol:
P.S.: em nenhum momento fizemos apologia ao uso de marofa nem ao wii. Os exemplos são meramente ilustrativos.  :ok: (óleo de peroba is the best)

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #42 Online: 19 de Setembro de 2009, 01:29:45 »
E mesmo que alguém adote apenas o interesse próprio como motor de suas ações, novamente a contribuição para o bem comum (mesmo que apenas de parentes ou amigos próximos) seria também a melhor estratégia, afinal a satisfação de necessidades pessoais implica na dependência dos outros que tragam os elementos necessários a isso – você depende do traficante para trazer a marofa, se você não “ligar pra ele”, fica sem marofa; você depende do contrabadista para trazer o jogo do Wii, se “não ligar para ele”, fica sem jogar boliche – resumindo, deve-se sempre trabalhar pela manutenção de uma rede saudável de sociabilidades, pois o hedonismo 100% é tão deludido quanto a esperança no pagamento das promissórias de javé.

Bons Argumentos!!! E quanto ao dia de amanhã; o futuro onde não estaremos presentes??? Porque se preocupar com isso??? Se é que voce se preocupa com isso.
Não creio no que não é provado! Não posso negar o que meus olhos veem, meus ouvidos ouvem e meus dedos tocam.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #43 Online: 19 de Setembro de 2009, 05:18:26 »
1   A tendência de negar, ao invés de duvidar
Acostume-se. Ciência é um exercício em negação. É fácil, mas enganoso, olhar para a ciência atual prontinha e achar que aquilo tudo é o resultado de gênios tendo lampejos de inspiração. Por trás de cada um desses lampejos tem um monte de tentativas frustradas, que não levariam a lugar nenhum, e que atraplhariam as descobertas dos Gêios se não tivessem sido negadas.

2   Utilização de padrões de rigor acima do razoável na avaliação do objeto de sua crítica
Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.

3   A realização de julgamentos sem uma investigação completa e conclusiva
4   Tendência ao descrédito, ao invés da investigação
Calma lá... você tem idéia de quantas vezes cada um de nós já leu/ouviu a velha história de que a teoria da evolução está errada por causa da segunda lei da termodinâmica, que deus existe por causa da sintonia fina do universo e coisas semelhantes? Muitas das vezes em que "julgamos sem uma investigação completa e conclusiva" não são bem assim, a tal investigação já foi feita há muito tempo...

Sem contar que a maioria de nós aqui trabalha e/ou estuda. A gente dedica à investigação tanto tempo quanto pode (e alguns, principalmente moderadores, mais do que podem), mas ninguém aqui vive de luz (e boa parte do pessoal daqui já teve que desbancar essa também...).

E outra, a investigação não cabe, nem deve caber só aos céticos. Não somos nós que temos que provar que sua hipótese esdrúxula está errada, é você quem tem que provar que está certa (e, como disse em [2], alegações extraordinárias...). A propósito, postar links para sites mal projetados e/ou para textos imensos mal escritos/traduzidos não publicados ou publicados nas mais obscuras fontes não passa nem perto de "investigação completa e conclusiva".

5   Uso do ridículo ou de ataques pessoais
Essa não é uma característica de "pseudo-céticos", é uma característica de pessoas em geral. Esse post seu ao qual respondo, não passa de uso do ridículo.

Repito, céticos, cientistas e ateus são seres humanos. Como tais não são menos propensos a estourar e mandar alguém TNC. Principalmente depois de estar repondendo pela vigésima vez a um crente que insiste em postar links para sites mal projetados e/ou para textos imensos mal escritos/traduzidos não publicados ou publicados nas mais obscura fontes.

Agora se você se sentir vítima de um ataque pessoal aqui no CC, o botão de denúncia serve pra isso mesmo.

6   A apresentação de evidências insuficientes
Não são os críticos de uma alegação que devem apresentar evidências contra ela, mas seus proponentes que devem apresentar evidências a favor.

7   A tentativa de desqualificar proponentes de novas idéias taxando-os pejorativamente de pseudo-cientistas', 'promotores' ou 'praticantes de ciência patológica'.
Quem promove pseudo-ciência é pseudo-cientista. Não é pejorativo, é um fato.

8   Partir do pressuposto de que suas críticas não tem o ônus da prova, e que suas argumentações não precisam estar suportadas por evidências
O ônus da prova cabe a quem afirma, à quem faz a alegação, não a quem se opõe a ela. É quem propõe algo que deve apresentar evidências, proporcionais a quão extraordinária é a proposta. A argumentação contrária e quaisquer evidências que a suportem serão tantas e tão boas quanto forem as apresentadas em defesa da proposta.

9   A apresentação de contra-provas não fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invés de se basearem em evidências empíricas
A utilização de evidências empíricas como contra-provas depende mais da natureza da proposta e dos argumentos em seu favor do que da boa vontade do cético. Não dá pra apresentar evidências empíricas contra uma proposta que nem pode ser testada, de tão absurda que é.

10   A sugestão de que evidências inconvincentes são suficientes para se assumir que uma teoria é falsa.
Na presença de outra teoria mais simples, que exige menos parâmetros arbitrários (no caso céticos x crentes coisas como "alma", "deus", "espíritos" e etc.), que fornece respostas mais abrangentes e mais precisas, são sim.

11   A tendência de desqualificar 'toda e qualquer' evidência
Mais uma vez, alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias. Supostas evidências de fenômenos paranormais serão aceitas quando se mostrarem suficientemente boas. Nunca é o caso.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Setembro de 2009, 11:06:29 »

É bom citar também aquele conhecido experimento com macacos rhesus, que diminuem espontaneamente sua quantidade de comida e mesmo passam fome para que um colega em uma jaula não sofra tomando choques elétricos

Se voce acha que o melhor de um ser humano é agir como um macaco! Se voce quer igualar-se a um "Rhesus", então está tudo bem! Quer bananas???

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #45 Online: 19 de Setembro de 2009, 11:24:30 »

Meu caro Thufir Hawat, voce se considera um Pseudo-Cético??? Se não, porque os está defendendo??? Ou voce não reparou que o texto que eu postei se refere aos Pseudo-Céticos, e não aos céticos de verdade??? Só para constar: o texto é de Marcelo Truzzi.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Setembro de 2009, 12:03:08 »
Ué, mas o que conta pra você não é o interesse particular? Não é justamente esse o mote do seu argumento? Conforme o interesse de cada indivíduo, que diferença faria ser ou não ser pseudo seja lá o que for? Vira e mexe seus argumentos entram em contradição.

É como disse em outro tópico: em quanto houver sonho e ideal, não haverá motivo para se deprimir. Mas é que algumas pessoas corrompem-se e se entregam muito facilmente. Pois é essa visão que tenho da pessoa que se reporta ser, alguém que sonhou um plano espiritual e projetou sua vida em função desse sonho. Mas quando se deu conta que a causa não existia e que seus propósitos não passavam de sonho, nada passou a fazer sentido em sua vida. O conselho que lhe dou é que abrace causas reais e sonhe com feitos realizáveis. ;)
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 12:09:19 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Setembro de 2009, 12:19:33 »
Se voce acha que o melhor de um ser humano é agir como um macaco! Se voce quer igualar-se a um "Rhesus", então está tudo bem! Quer bananas???
Bravo... Argumentação perfeita. |(
 - Carl Sagan

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #48 Online: 19 de Setembro de 2009, 12:37:39 »
Cartão amarelo para luhemebar por trollagem.

E já está na hora de fechar este pedágio...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!