Autor Tópico: Chinesa leva susto ao encontrar cobra com uma perna dentro de seu quarto  (Lida 6975 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Chinesa leva susto ao encontrar cobra com uma perna dentro de seu quarto
« Online: 14 de Setembro de 2009, 15:38:32 »
Citação de: [url=http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1303610-6091,00.html]G1[/url]

Duan Qiongxiu, 66 anos, entregou o animal para cientistas, que se surpreenderam com o fato do animal ter aparentemente desenvolvido uma pata completa, com quatro dedos.

"Eu acordei e ouvi um barulho estranho. Quando acendi a luz, vi o bicho rastejando na parede", conta Duan. Ela pegou um sapato e matou o animal, mas guardou o corpo em um pote com álcool.

A cobra bizarra será estudada pelo departamento de ciências biológicas da Universidade de Nanchong.

Cara, aquela perna é bizarra!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Chinesa leva susto ao encontrar cobra com uma perna dentro de seu quarto
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2009, 17:04:40 »
Uhu... interessante!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2009, 17:43:49 »
Não é problema para o criacionismo; segundo eles, não há evidência de que no Éden, a cobra não era bípede e ereta como o homem.

[...] A curious development of this doctrine was seen in the belief drawn by sundry old commentators from the condemnation of the serpent in Genesis - a belief, indeed, perfectly natural, since it was evidently that of the original writers of the account preserved in the first of our sacred books. This belief was that, until the tempting serpent was cursed by the Almighty, all serpents stood erect, walked, and talked.

This belief was handed down the ages as part of ``the sacred deposit of the faith'' until Watson, the most prolific writer of the evangelical reform in the eighteenth century and the standard theologian of the evangelical party, declared: ``We have no reason at all to believe that the animal had a serpentine form in any mode or degree until its transformation; that he was then degraded to a reptile to go upon his belly imports, on the contrary, an entire loss and alteration of the original form.'' Here, again, was a ripe result of the theologic method diligently pursued by the strongest thinkers in the Church during nearly two thousand years; but this ``sacred deposit'' also faded away when the geologists found abundant remains of fossil serpents dating from periods long before the appearance of man. [...]

http://www.cscs.umich.edu/~crshalizi/White/creation/animals-and-man.html

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2009, 17:48:27 »
Podem até dizer que as cobras voltam a ter pernas como nos tempos antigos. Pode ser um sinal!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2009, 17:55:45 »
Deus está perdendo o poder, o feitiço está se desfazendo.

Logo as pessoas vão se desmanchar, transformando-se de novo em barro, assim como a carruagem da cinderela voltou a ser abóbora depois da meia-noite.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:25:49 »
UAHuAHuha

Agora sério.. não parece que próximo a perna, tem algo dentro dela? Talvez algo que ela comeu...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:41:47 »
UAHuAHuha

Agora sério.. não parece que próximo a perna, tem algo dentro dela? Talvez algo que ela comeu...
Aquela bolota? Não sei, não tá com cara de ser parte do trato digestivo... pode ser alguma anomalia, alguma deformidade relacionada à mutação que deu origem à pata. Porque, embora as cobras ainda tenham genoma para ter patas (suprimido), já deu tempo o suficiente para que esses genes tenham passado por mutações neutras.

Outra coisa que me estranha é ela ter uma pata, e não duas ou quatro. Tá com cara que alguma coisa incentivou o crescimento da pata, talvez um tumor ou algo do tipo. Apenas uma mutação reativando os genes para patas faria com que nascesse no mínimo um par, acho.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2009, 19:47:58 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:58:25 »
Eu não mataria um espécime tão importante para estudos ;/
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2009, 19:12:09 »
Eu não mataria um espécime tão importante para estudos ;/
Xará, infelizmente, 90% das pessoas está pouco ligando pra ciência :/
Ao menos, ela avisou cientistas. Muita gente simplesmente teria dado cabo do corpo e pronto, 'cabou o assunto.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2009, 19:28:28 »
UAHuAHuha

Aquela bolota? Não sei, não tá com cara de ser parte do trato digestivo... pode ser alguma anomalia, alguma deformidade relacionada à mutação que deu origem à pata. Porque, embora as cobras ainda tenham código genético para ter patas (suprimido), já deu tempo o suficiente para que esses genes tenham passado por mutações neutras.

Outra coisa que me estranha é ela ter uma pata, e não duas ou quatro. Tá com cara que alguma coisa incentivou o crescimento da pata, talvez um tumor ou algo do tipo. Apenas uma mutação reativando os genes para patas faria com que nascesse no mínimo um par, acho.

Apenas sugiro trocar código genético por genoma. ;)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2009, 19:37:12 »
Algumas cobras tem umas perninhas, não tem? Achei isso aqui:

http://www.amnh.org/exhibitions/darwin/evolution/vestigial.php

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2009, 19:47:21 »
UAHuAHuha

Aquela bolota? Não sei, não tá com cara de ser parte do trato digestivo... pode ser alguma anomalia, alguma deformidade relacionada à mutação que deu origem à pata. Porque, embora as cobras ainda tenham código genético para ter patas (suprimido), já deu tempo o suficiente para que esses genes tenham passado por mutações neutras.

Apenas sugiro trocar código genético por genoma. ;)

Bem lembrado, vou mudar agora.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2009, 19:51:45 »
Aquela bolota? Não sei, não tá com cara de ser parte do trato digestivo... pode ser alguma anomalia, alguma deformidade relacionada à mutação que deu origem à pata.

Se for um ombro, pode ser o primeiro sovaco de cobra do mundo!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2009, 19:52:47 »
Aquela bolota? Não sei, não tá com cara de ser parte do trato digestivo... pode ser alguma anomalia, alguma deformidade relacionada à mutação que deu origem à pata.

Se for um ombro, pode ser o primeiro sovaco de cobra do mundo!
Então ela deveria ter vendido pra alguma bruxa. Ia ganhar um bom dinheiro, material raro! :biglol:

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2009, 20:29:23 »
Essa cobra chinesa é falsificada... :D

Mas falando sério, como um colega comentou, parece que ela comeu alguma coisa e rasgou a pele (um lagarto?).
E se fosse uma "pata de cobra" mesmo, seria algo bem intrigante, já que nunca foi encontrada serpente com patas anteriores, e pela posição dela ao longo do corpo, não parece ser um membro posterior.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2009, 20:36:32 por Panthera »
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Setembro de 2009, 21:51:27 »

Mas falando sério, como um colega comentou, parece que ela comeu alguma coisa e rasgou a pele (um lagarto?).
E se fosse uma "pata de cobra" mesmo, seria algo bem intrigante, já que nunca foi encontrada serpente com patas anteriores, e pela posição dela ao longo do corpo, não parece ser um membro posterior.

Que droga! quando eu ia postar justamente isso, você chega na frente... :)
Realmente parece que ela comem algum animal (um lagarto?) e houve transfixação do estômago. Se você observar perto da pata, parece haver um contorno de um animal. A ferida pode inclusive explicar a bola junto à pata, talvez uma herniação pela ferida, ou edema por processo cicatricial (talvez até um processo de encapsulamento).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2009, 22:12:06 »
Achei isso aqui:
Fossilized Snake With Two Legs Found

Posted on: Thursday, 10 April 2008, 01:00 CDT
Researchers at the National Museum of Natural History, Paris were thrilled to finally confirm that a slab of Lebanese limestone depicts the body of a snake with two legs.

Researchers at the European Light Source (ESRF) in Grenoble, France used a high-powered super camera to validate their suspicions about the fossilized reptile.

Alexandra Houssaye, from the National Museum of Natural History, Paris, said that the X-ray technique is useful because it allows researchers to get an in-depth glimpse of the inner structure of the creature without damaging the specimen.

"We were sure he had two legs but it was great to see it, and we hope to find other characteristics that we couldn't see on the other limb," said Houssaye.

Known as Eupodophis descouensi, the reptile is 33 inches long and comes from the Late Cretaceous, about 92 million years ago.

“It’s very rare,” Houssaye said of the specimen. “There are only five or six species known, and there are only three species with a leg preserved
. So, it’s very unique.”

Although part of the vertebral column is absent and the tail has become detached and positioned near the head, the fibula, tibia and femur are unmistakable. Its hind limb is only 0.8 inches long, and researchers said it was most likely useless to the creature.

In the genealogy of snakes, two theories are prevalent. One theory states that as lizards started to adapt to their subterranean existence, their forelimbs and hind-limbs were eventually eliminated.

Another theory says that the snake originated from a habitat primarily composed of water.

“Every detail can be very important in establishing the great relationships and that's why we must know them very well," said Houssaye.

"I wanted to study the inner structure of different bones and so for that you would usually use destructive methods; but given that this is the only specimen [of E. descouensi], it is totally impossible to do that. 3D reconstruction techniques were the only solution. We needed a good resolution and only this machine can do that," she said.

The recent discovery was made largely in part by the European Synchrotron Radiation Facility, which has proven its extensive imaging capabilities in the past by enabling archaeologists to study fossils of ancient minute insects in samples of opaque amber.

Researchers fixed the reptilian fossil to a table that was rotated in front of the powerful X-ray beam to produce an interwoven and very detailed 3D image.

The finished product, which can be spun around on a computer screen, reveals details that will be measured in just millionths of a meter.

"We can even see ankle bones," ESRF's resident palaeontologist Paul Tafforeau said.

"In most cases, we can't find digits; but that may be because they are not preserved or because, as this is a vestigial leg, they were never present."

Em:
http://www.redorbit.com/news/science/1335315/fossilized_snake_with_two_legs_found/

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2009, 22:19:09 »
Caraca, matou o bixo na sapatada... muié porreta essa.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2009, 10:41:09 »

Não descarto a possibilidade de ser fraude. Acho mais fácil do que algo que ela comeu. Se bem reparar, o tumor tem a mesma cor da pele, a pata também parece ter. Se a foto não é uma fraude, então um gene inativado no grupo (ou vários genes) se expressou por causa de alguma mutação.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2009, 13:03:55 »
Caraca, matou o bixo na sapatada... muié porreta essa.

HAUSHAUSHAUSHUAHSUAS
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2009, 14:07:46 »
Se a notícia estiver correta os cientistas (?) que examinaram a cobra parecem ter descartado a possibilidade dela ter comido algum animal e ter rompido o estômago.

Por outro lado - pelo menos eu tenho essa impressão - parece que a pata "rasga" a pele para sair do corpo!

Ou, o que é mais provável, um saci transou com um boitatá, e o filho deles foi parar na China pegando carona com um dragão voador.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Douglas Prado

• Nível 01
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2009, 14:45:23 »
Ela comeu um bonsai com vaso e tudo :P

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2009, 15:54:24 »
Citação de: Derfel
Fossilized Snake With Two Legs Found
...

Então, só foram encontrados fósseis com patas traseiras, ou membros posteriores.
Nada de membros anteriores, ou "braços".
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:46:18 »
Isso tem cara de criptotaxidermia.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Outubro de 2009, 12:09:54 »
Do Ceticismo Aberto:

O Estranho Caso da Cobra com Perna

Pouco antes da preguiça do Panamá, um outro caso um tanto menos chamativo veio da China:

“Uma habitante da cidade chinesa de Suining levou o susto de sua vida ao encontrar uma cobra na parede de seu quarto. Detalhe: a cobra era dotada de uma perna. Duan Qiongxiu, 66 anos, entregou o animal para cientistas, que se surpreenderam com o fato do animal ter aparentemente desenvolvido uma pata completa, com quatro dedos. ‘Eu acordei e ouvi um barulho estranho. Quando acendi a luz, vi o bicho rastejando na parede’, conta Duan. Ela pegou um sapato e matou o animal, mas guardou o corpo em um pote com álcool”.
    [G1: Chinesa leva susto ao encontrar cobra com uma perna dentro de seu quarto]

Cobras com pernas, membros vestigiais, não são tão incomuns: descendentes de ancestrais com patas, assim como pessoas com rabos por vezes cobras apresentam tais apêndices. São, contudo, geralmente muito pouco desenvolvidos.

Algo não parecia certo, e Roberto Takata, do Gene Repórter, embasou a estranheza com comentários mais fundamentados:

“A perna destoa. Se fosse um caso de atavismo, esperaria que a perna tivesse uma orientação correta – mas ela parece apontar para o lado errado, além disso a posição não parece correta – a julgar por fósseis e o gancho sexual de jibóias, pernas atávicas deveriam surgir perto do ânus. O padrão da coloração, embora parecido, não bate muito bem. (Em sendo atavismo, talvez o mais normal fosse esperar duas pernas e não apenas uma, embora uma combinação com má-formação congênita pudesse explicar a unilateralidade.)”

Qual seria então a explicação para o estranho caso da cobra com perna? O mesmo Takata parece matar a charada:

“Eu chutaria que o pobre animal teve um rompimento lateral e a perna de sua última refeição ficou exposta. Ou melhor dizendo, o braço. Eu chutaria que é o braço de um sapo – sapos e anfíbios modernos com patas em geral possuem quatro dedos nos membros frontais e sem garras – talvez (especulando na especulação) um parente do sapo cururu (Bufo spp.). O posicionamento parece bater com uma presa engolida pela cabeça: como é de hábito das cobras. O corpo está mais expandido um pouco à frente e um pouco atrás de onde sai a perna/braço, sugerindo a presença de um objeto em seu interior: o restante da presa”.

Takata menciona como exemplo o caso da cobra que “explodiu” após engolir um jacaré nos Everglades, EUA:

Aí também, é um tanto complicado perceber aonde termina a cobra e começa o jacaré. Mesmo a perna do jacaré também acabou saindo, e é provável que tenha sido a perna, com suas unhas, que tenha rompido a cobra nos dois casos.

Como no caso da preguiça, a explicação parece óbvia em retrospecto, mas Takata merece aplausos por resolver este estranho caso. Eu só chutaria, por aqui, que talvez o caso chinês também envolva uma cobra engolindo um pequeno crocodilo, já que o perfil de inchaço parece mais longo do que o de um sapo.

Seja como for, um estranho caso com uma inusitada explicação, que pode ser ainda mais curiosa que uma cobra atávica.

[Gene Repórter, via Cyntia (obrigado!), Arquivos do Insólito, Mundo Gump, onde Lucas Tum também enxergou a luz]

Atualização 27/09/09:

Takata envia um gráfico com sua interpretação da fotografia (clique para ampliá-lo):

O número de dedos é uma indicação forte de que o Gene Repórter estava certo desde o início e a perna seria de um sapo!

Mistério resolvido. Próximo! :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!