Autor Tópico: Match Kasparov x Karpov para os amantes do bom xadrez !  (Lida 3406 vezes)

Offline Zero

• Nível 17
  • *
Re:Match Kasparov x Karpov para os amantes do bom xadrez !
« Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2018, 23:54:29 »
existem torneios de xadrez entre softwares já, não?

Houve recentemente uma disputa entre StockFish, dito uma das engines mais fortes da atualidade, se não a mais, com rating maior de 3400 e o AlphaZero, um programa com Inteligência Artificial.

"AlphaZero venceu o confronto à porta fechada de 100-partidas com 28 vitórias, 72 empates, e zero derrotas."

https://www.chess.com/pt/news/view/alphazero-da-google-destroi-stockfish-em-confronto-de-100-partidas-4579

Li comentários sobre esse resultado tratando da questão do hardware, que o Alpha tinha um hardware de ponta enquanto o StockFish tinha um bem menos potente, sendo se não me engano 1 minuto para cada lance. Esse é um dos motivos de discordância do resultado final.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 09 de Setembro de 2018, 10:33:33 »
"Detalhes" bastante críticos são que o AlphaZero não é uma "engine" de xadrez comum, mas uma que se "auto-programou" jogando xadrez consigo própria por apenas quatro horas, e então se tornando a mais poderosa "entidade" jogadora de xadrez no planeta. Ao mesmo tempo, uma das diferenças algoritmicas no entanto é que o fator de 'força bruta" é bastante reduzido, significando que AZ fazia menos jogadas "simuladas" de cada possibilidade para determinar qual seria a melhor jogada, sendo aparentemente mais "estratégica" do que "tática", em algum grau. Não me lembro agora exatamente, mas postei sobre isso na época.

Ao fim do ano passado, ou um pouco antes nesse, uma inteligência artificial baseada em redes neurais do Google treinou xadrez por quatro horas, e se tornou a "entidade" jogadora de xadrez mais forte da história.

<a href="https://www.youtube.com/v/0g9SlVdv1PY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/0g9SlVdv1PY</a>

Dizem até que talvez possa ter "refutado" 1. e4, que nunca joga.

Mas teve poucos jogos divulgados até agora, acho.

É curioso que ela se encontra em situações difíceis, equilibradas, onde poderia forçar um empate por repetição, mas em vez disso, dá um jeito de evitar e ir buscar a cabeça do rei.

O curioso é que outros "engines" especializados em xadrez calculam um número obscenamente astronômico de jogadas, enquanto essa IA é muito mais parcimoniosa, fazendo apenas uma fração bem menor de cálculos de movimentos adiante. Alpha-zero, a IA do google, usa calcula "apenas" 80 mil movimentos por segundo, enquanto Stockfish calcula 70 milhões por segundo.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Setembro de 2018, 11:57:19 »
A curto prazo não veremos Alpha-zero disponibilizada para uso doméstico, nem a longo prazo (com as informações que tenho agora) posso supor que será.

Mas que ver atuando de igual para igual, no mesmo hardware, em um computador pessoal, seria interessante. Seria ótimo ver se as táticas funcionariam tão bem assim em um hardware bem menos potente.

Sei da questão dos cálculos por segundo, que o StockFish faz milhares de vezes mais, MAS, atuando em aparelhos de uso pessoal, gostaria de ver se haveria muita diferença no resultado.

Quando a questão de hardware que eu havia comentado, havia lido uma declaração de um dos programadores do StockFish, criticando essa questão.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Setembro de 2018, 17:27:13 »
A curto prazo não veremos Alpha-zero disponibilizada para uso doméstico, nem a longo prazo (com as informações que tenho agora) posso supor que será.

Mas que ver atuando de igual para igual, no mesmo hardware, em um computador pessoal, seria interessante. Seria ótimo ver se as táticas funcionariam tão bem assim em um hardware bem menos potente.

Sei da questão dos cálculos por segundo, que o StockFish faz milhares de vezes mais, MAS, atuando em aparelhos de uso pessoal, gostaria de ver se haveria muita diferença no resultado.

Quando a questão de hardware que eu havia comentado, havia lido uma declaração de um dos programadores do StockFish, criticando essa questão.

A princípio se poderia pensar que se ele simula um número muito menor de lances para decidir uma jogada, então o hardware não estaria fazendo diferença. Porque mesmo com um hardware mais poderoso o AZ só precisou de uma fração das simulações feitas pelo adversário. Mas pode ser ( e deve ser ) que a função de avaliação do AZ seja muito mais sofisticada, e é nisso que o hardware esteja utilizando seu poder de processamento.

Mas o mais importante nisso não é o vencedor, mas a pesquisa. O AZ é um laboratório para novas abordagens em AI que talvez tenham aplicação em outras coisas além de jogos de estratégia. E é nisso que a Google está interessada.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #29 Online: 24 de Abril de 2019, 18:52:25 »
Com esses super computadores chineses e agora os quânticos já deve ter todas as variações possíveis devendo haver uma única sequência invencível sobre todas quaisquer outras.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Abril de 2019, 19:07:31 »
O número de Shannon é uma estimativa de quantas distintas partidas de xadrez seriam possíveis.

10¹²º

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Abril de 2019, 19:11:08 »
Isso é um trilhão elevado a dez bilhões.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #32 Online: 24 de Abril de 2019, 19:19:18 »
Uau, mas mais impressionante ainda é infinito elevado a infinito... Tenho que dizer.
« Última modificação: 24 de Abril de 2019, 19:22:19 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!