Autor Tópico: Fé, a palavra mais ignorante que existe  (Lida 4854 vezes)

Offline Taylor Swift

• Nível 03
  • *
Fé, a palavra mais ignorante que existe
« Online: 20 de Setembro de 2009, 21:26:38 »
       Num dia destes, comecei a prestar atenção nos argumentos de minha mãe contra meu ateísmo e percebi que ela não tinha argumentos. Religiosos em geral costumam dizer que "você deve ter fé" :? ou "não há por quê, é fé" :enjoo:. Percebi que fé é sinônimo de ignorância, tem por quê sim, dizer que você tem fé é dizer que não sabe a resposta. Queria dividir com vocês meu pensamento e saber o que acham.

ABAIXO À FÉ!!! :twisted:

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Re: Fé, a palavra mais ignorante que existe
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2009, 19:08:57 »
       Num dia destes, comecei a prestar atenção nos argumentos de minha mãe contra meu ateísmo e percebi que ela não tinha argumentos. Religiosos em geral costumam dizer que "você deve ter fé" :? ou "não há por quê, é fé" :enjoo:. Percebi que fé é sinônimo de ignorância, tem por quê sim, dizer que você tem fé é dizer que não sabe a resposta. Queria dividir com vocês meu pensamento e saber o que acham.

ABAIXO À FÉ!!! :twisted:

às vezes quando alguém insiste demais nessa questão, eu peço pra ela me dar um exemplo prático de fé. Algo que a fé possa promover, tipo a conversa Jezuis, como disse um forista aqui.

Concordo com você, aliás, poucos religiosos sabem o que isso significa.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2009, 05:26:28 »
O mais triste é constatar que os crentes (independente da crença) acham que a fé é uma virtude!  :enjoo:
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2009, 12:26:51 »
Desculpe Pessoal, mas este tipo de assunto deveria estar na área de papo furado...
Essa coisa de "minha mãe não aceita meu ateísmo", "Abaixo a fé"... Sei lá... Muito particular o assunto.

Culpar a ignorância alheia pelo fato de ter fé é um pouco demais. Eu mesmo tenho muita fé, mas totalmente na contra-mão da religião. :-)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2009, 12:27:11 »
Percebi que fé é sinônimo de ignorância, tem por quê sim, dizer que você tem fé é dizer que não sabe a resposta.

Senhorita, isto é o obvio ululante! ::) Caso eu soubesse as respostas não seria fé e sim certeza! Ter fé é acreditar! O que não é o mesmo que concluir! Porque concluir é melhor que acreditar! :ok:

Um abraço
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2009, 14:02:24 »
Quanfo nao é considerada uma  virtude a fé é tida como um escudo magico contra os problemas

Ouço isso todos os dias

Ateu gripado = É porque voce tem pouca fé

Religioso gripado: Tenha fé, voce vai melhorar

:enjoo:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2009, 18:38:06 »
Fé_demais...  :nojo:

Desculpem o trocadilho... não resisti...  :hihi:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2009, 17:01:25 »
Senhorita, isto é o obvio ululante! Rolling Eyes Caso eu soubesse as respostas não seria fé e sim certeza! Ter fé é acreditar! O que não é o mesmo que concluir! Porque concluir é melhor que acreditar! OK!

Um abraço
Depende muito Correio, de que tipo de fé você está falando? Se for fé religiosa, então ter fé significa acreditar sem provas, esse "sem provas" no final faz toda a diferença. Existem contextos onde a palavra fé assume significados diferentes. Portanto dizer que ter fé é acreditar, e só, é errado.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:21:33 »
Senhor Tupac, desculpe-me, mas dentro do contexto da Senhorita Taylor, minha colocação está correta. Não tenho intenção em discutir outos significados para a palvra fé. Sinto muito  :|

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2009, 23:04:08 »
Senhor Tupac, desculpe-me, mas dentro do contexto da Senhorita Taylor, minha colocação está correta. Não tenho intenção em discutir outos significados para a palvra fé. Sinto muito  :|
Tá desculpado...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2009, 23:25:50 »
A fé é uma coisa muito estranha, é normal ouvir coisas do tipo "Só funciona se você tiver fé...", o que é ridiculo, é óbvio que vou achar que funcionou se eu acreditar cegamente que funciona, é tão... estupido.

Eu, particularmente, defino fé como ignorância voluntária.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2009, 23:33:17 »
Como já dizia o velho Mencken " Fé é a crença ilógica na ocorrência do improvável".
O que não quer dizer que não tpossamos ter fé em algumas coisas , mesmo que não sejam relacionadas à religião.
Eu , por exemplo , tenho fé que este país um dia vai ser uma nação decente e menos desigual. Mas aí é importante saber que temos fé por que não temos certeza , como o Correio colocou.
Já o uso da fé como substituto do raciocínio e da inquirição é uma das características obscurantistas das religiões em geral.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2009, 23:54:10 »
Defino fé de um jeito bem simples e completamente amoral: "crença sem evidências".
Latebra optima insania est.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2009, 08:27:49 »
Como disse o Tupac, o termo "fé" possui uma gama muito grande de significados. O que geralmente é aproveitado pelos teístas que usam o velho e surrado argumento de que para ser ateu é preciso ter fé, ou que o ateísmo é uma religião, e por aí vai.

De fato é uma lacuna linguística, ou seja, faltam termos mais precisos para diferenciar os diversos tipos de "acreditar". Em virtude dessa auxência usa-se a palavra "fé" para tudo relacionado. Por exemplo, quem poderia dizer que a "fé" que alguém tem que o sol nascerá é igual à "fé" em duentes e fadas? É claro que se trata de coisas diferentes, isso não dá pra negar.

Quanto à fé religiosa, o que podemos dizer é que ela tem como principais características exigir que se acredite em algo de forma incondicional, sem que haja evidências ou mesmo que essas evidências sejam contrárias. A fé religiosa também impõe ao fiel que este evite se questionar sobre o que ela afirma ser verdadeiro e ainda promove a aceitação irracional de dogmas como virtude. Assim, no meio religioso, o crente será tipo como mais virtuoso e assim será mais admirado e terá mais prestígio em sua comunidade tanto quanto maior for sua capacidade de acreditar sem questionar. A fé religiosa é um convite a não racionalidade, a aceitação cega.

Quantos aos benefícios da fé religiosa, penso que não se pode negar, assim como não se pode negar os benefícios psicológicos que um placebo causa em uma cobaia.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline C.Bruno

• Nível 00
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2009, 17:34:32 »
''Áqueles que possuem sangue teológico são cínicos e desonrados em todas as coisas,pois disvirtuam o verdadeiro conceito de certo e errado;ao sentimento que se desenvolve dessa condição denomina-se FÉ,que é fechar os olhos ante si mesmo para nao ver a falsidade incurável de que possuem.Constróem o conceito de moral,virtude a santidade a partir da fé,tendo uma falsa perspectiva das coisas''.Esse brilhante pensamento foi do chamado ''pai do ateísmo'': Nietzsche

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2009, 17:47:41 »
Defino fé de um jeito bem simples e completamente amoral: "crença sem evidências".

Superstição?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #16 Online: 04 de Outubro de 2009, 20:22:43 »

Superstição?
Pra mim, as duas coisas (fé e superstição) estão intimamente relacionadas, mas ainda assim são diferentes.
"Superstição" seria o comportamento, em si.
Exemplo: um sujeito assopra os dados (superstição) esperando que isso ajude-o a tirar um 6 (fé).
Ou, ora (superstição) esperando (fé) que um deus vá curá-lo da unha encravada.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Outubro de 2009, 20:51:53 »

Superstição?
Pra mim, as duas coisas (fé e superstição) estão intimamente relacionadas, mas ainda assim são diferentes.
Exemplo: um sujeito assopra os dados (superstição) esperando que isso ajude-o a tirar um 6 (fé).
Descrição perfeita... É assim mesmo que entendo tais conceitos.
 - Carl Sagan

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2009, 01:22:45 »
Descrição perfeita... É assim mesmo que entendo tais conceitos.
O legal é que esse tipo de definição fica bastante útil, e evita falácia dos quatro termos... e principalmente, evita que o crédulo fale "minha religião usa fé, as outras são superstições". Tem evidências? Não? Então é fé e pronto! :)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2009, 09:34:37 »

Superstição?

Então a superstição seria a parte prática, a ritualística oriunda da fé mas que ao mesmo tempo busca, objetiva, a realização de tal fé.

Assim, a superstição teria tanto a origem quanto o seu fim(finalidade - objetivo) na fé. É isso?

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:08:03 »

De fato é uma lacuna linguística, ou seja, faltam termos mais precisos para diferenciar os diversos tipos de "acreditar". Em virtude dessa auxência usa-se a palavra "fé" para tudo relacionado. Por exemplo, quem poderia dizer que a "fé" que alguém tem que o sol nascerá é igual à "fé" em duentes e fadas? É claro que se trata de coisas diferentes, isso não dá pra negar.

Quanto à fé religiosa, o que podemos dizer é que ela tem como principais características exigir que se acredite em algo de forma incondicional, sem que haja evidências ou mesmo que essas evidências sejam contrárias. A fé religiosa também impõe ao fiel que este evite se questionar sobre o que ela afirma ser verdadeiro e ainda promove a aceitação irracional de dogmas como virtude. Assim, no meio religioso, o crente será tipo como mais virtuoso e assim será mais admirado e terá mais prestígio em sua comunidade tanto quanto maior for sua capacidade de acreditar sem questionar. A fé religiosa é um convite a não racionalidade, a aceitação cega.

Pois é, também acho...que eu me lembro, entre as pessoas com quem me relaciono só se usam 2 conceitos de fé mesmo..um a fé religiosa q todos estão cansados de saber e a outra "fé" do tipo "pensamento positivo", "estou torcendo por você".

Então a superstição seria a parte prática, a ritualística oriunda da fé mas que ao mesmo tempo busca, objetiva, a realização de tal fé.

Assim, a superstição teria tanto a origem quanto o seu fim(finalidade - objetivo) na fé. É isso?

Sim...bom, a ritualística (superstição) seria uma maneira de "potencializar" a fé....por exemplo, aquela velha ladainha "Não adianta você só rezar, você tem que ir à igreja..."
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2009, 18:33:11 »

Finalidade, não necessariamente. Muitas vezes, não tem finalidade nenhuma, como o cara que assopra os dados automaticamente, mesmo sem lembrar que acredita que isso interfira.

Mas há diversos casos em que a superstição segue o que você falou: vide o ritual católico do 'corpo de Cristo'. Acredita-se que a hóstia vira carne[fé] e realiza-se o ato[superstição] esperando assim identidade com Cristo[fé].
Claro, é um exemplo meio trivial, mas não duvido que as duas se interconectem em uma cadeia gigantesca.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2009, 22:09:10 »
Os religiosos em geral tem fé nos homens ou em uma divindade ?
A divindade veio na porta do religioso e disse:
"Prazer, meu nome é Gezuis De Nazaré, venho lhe trazer boas novas blah blah blah blah blah ..."
Ou eles ouviram essas historias de outras pessoas ou leram em um livro que foi escrita por homens ?
Mas ai vc pode afirmar que esses homens foram inspirados por deus, mas essencialmente estarão dizendo que tem fé na pessoa que disse que esses livros foram inspirados em deus.

Resumindo, não existe fé em deus, o que existe é fé em homens.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Palmito

• Nível 02
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Novembro de 2009, 15:46:07 »
não acredito em jesus, ou na biblia,ou em toda aquelas fabulas, mas acredito em Deus, serve? :biglol:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Novembro de 2009, 16:44:32 »
não acredito em jesus, ou na biblia,ou em toda aquelas fabulas, mas acredito em Deus, serve? :biglol:

Um direito seu! Ahh, e bem vindo  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!