Autor Tópico: Ensino religioso  (Lida 2962 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Ensino religioso
« Resposta #25 Online: 10 de Abril de 2011, 23:39:45 »
Desde que não seja numa escola pública, sem problemas.

Este seria o começo.

Mas o problema é gravíssimo maior nas escolas confessionais, onda a "lavagem cerebral" é completa .

Acho que sim, nas confessionais o problema é mais grave, mas de um modo geral, a criança já entra com a "lavagem cerebral" feita ou vive a atmosfera em casa.

Claro que não deixa de estar errado ensinar criacionismo em aulas de biologia, que é como ensinar astrologia na aulda de geografia, alquimia na aula de química e Tolkien na aula de história.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Abril de 2011, 07:04:09 »
Se forem ver na LDB, o ensino religioso na rede publica tinha previsão para ser confessional, mas alteraram isso. Atualmente "veda-se qualquer proselitismo". No papel é muito bonito, mas na prática...

Nota-se também que o texto anteriormente dizia que a aula de religião deve ser opcional e sem nenhum ônus para a escola. Essa de nenhum ônus para a escola devem ter tirado, pois não fazia sentido. Sendo usada a sala, energia, tempo e disponibilizando um professor, como não terão custos?

É o artigo 33:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Abril de 2011, 21:44:25 »
Se forem ver na LDB, o ensino religioso na rede publica tinha previsão para ser confessional, mas alteraram isso. Atualmente "veda-se qualquer proselitismo". No papel é muito bonito, mas na prática...
[...]

Na escola de meu filho, que tem seis anos, a disciplina de "Ensino Religioso" era para ser ecumênica, de caráter histórico e com ênfase na moral. Mas ela rapidamente se tornou proselitismo cristão.

No horário desta disciplina, o meu filho fica na biblioteca acompanhado de uma professora, que foi orientada a não comentar nada sobre religião com ele.
Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #28 Online: 16 de Abril de 2011, 13:59:33 »
[...]

Na escola de meu filho, que tem seis anos, a disciplina de "Ensino Religioso" era para ser ecumênica, de caráter histórico e com ênfase na moral. Mas ela rapidamente se tornou proselitismo cristão.

No horário desta disciplina, o meu filho fica na biblioteca acompanhado de uma professora, que foi orientada a não comentar nada sobre religião com ele.

É uma atitude adequada, mas vejo como sectária. O que deve passar pela cabeça dele, estando excluído de atividades que os demais colegas estão fazendo? Tenho muita preocupação com isso e até escrevi uma carta que vou levar à escola da minha filha:

Carta a uma escola não confessional

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2011, 20:58:42 »
É uma atitude adequada, mas vejo como sectária. O que deve passar pela cabeça dele, estando excluído de atividades que os demais colegas estão fazendo? Tenho muita preocupação com isso e até escrevi uma carta que vou levar à escola da minha filha:

Nossa, cara, o texto está perfeito, muito bom mesmo.  :apoiado:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Atheist

• Visitante
« Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2011, 21:00:08 »
:ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 17 de Abril de 2011, 22:04:34 »

Eu tinha poucas opções. A primeira, e mais extrema, era denunciar a escola por fazer proselitismo. É provável que gerasse uma discussão mais ampla, mas eu acho que teria de retirar o meu filho de lá porque a reação seria imediata e hostil.

A segunda, a mais provável de ocorrer no futuro próximo, é a de retirar o meu filho desta escola, mas de uma forma pacífica, sem confrontações.

A terceira, a que eu optei, é intermediária. Marcou o meu desagravo com a situação ao mesmo tempo que preservou a condição geral de relacionamentos do meu filho.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!