Autor Tópico: Câmara aprova em 2º turno emenda que cria 7.709 vagas de vereadores  (Lida 464 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Câmara aprova em 2º turno emenda que cria 7.709 vagas de vereadores
« Online: 25 de Setembro de 2009, 07:39:38 »

Câmara aprova em 2º turno emenda que cria 7.709 vagas de vereadores
Publicidade

da Agência Câmara
da Folha Online

A Câmara aprovou em segundo turno nesta terça-feira a PEC (proposta de emenda constitucional) dos Vereadores. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções. A proposta será promulgada em sessão solene no Congresso.

A PEC aumenta em 7.709 vagas de vereadores, segundo cálculo feito pela Folha com base nas regras da PEC e em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a população brasileira --referentes ao dia 01 de julho de 2009.

Presidente do TSE diz que aumento do número de vereadores só vale para 2012
Câmara aprova PEC que cria 7.709 vagas de vereadores
Rio terá maior aumento no número de vereadores com PEC, diz CNM

Os deputados também aprovaram a PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais. Pela proposta, o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

A principal discussão sobre a PEC dos Vereadores é quando a proposta começa a valer. Após a aprovação da proposta em primeiro turno, no último dia 9, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse que a ampliação do número de vereadores só deve entrar em vigor nas eleições de 2012, sem efeitos retroativos.

Britto disse acreditar que uma decisão do Congresso não pode substituir a escolha dos eleitores --que elegeram os vereadores que atualmente exercem mandato.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse na semana passada ser "extremamente difícil" que a PEC dos Vereadores produza efeitos imediatos, prevendo que haverá contestações judiciais sobre o tema.

Histórico

No final do ano passado, o Senado aprovou a PEC que aumentava o número de cadeiras de vereadores em todo o país. Na época, os parlamentares retiraram do texto o artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras.

Com a mudança, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos.

Na época, o então presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP), com o apoio dos demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara, decidiu não assinar a proposta aprovada pelo Senado. Só faltava a promulgação, uma vez que a matéria já tinha passado pela Câmara.

Para os deputados, os senadores modificaram substancialmente o texto ao suprimirem o artigo da PEC, que reduzia em 0,5% os percentuais das receitas municipais que se pode destinar às Câmaras de Vereadores.

Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta. O Senado desistiu do mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a não promulgação da PEC.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u627811.shtml

Dentre tantas coisas que me causam nojo nesse país nenhuma se compara à política.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
Re: Câmara aprova em 2º turno emenda que cria 7.709 vagas de vereadores
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2009, 07:49:26 »
Observei que já existe um tópico sobre a aprovação da PEC em primeiro turno : ../forum/topic=21322.0.html
Peço desculpas pela falta de atenção e proponho à moderação, se possível, unir os tópicos.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 07:52:24 por West »

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:04:37 »
Como meu pai gosta de dizer, deputado é o melhor trabalho que existe, pois é o unico profissional que vota o aumento do proprio salario

E agora mais essa...
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2009, 19:12:32 »
Como meu pai gosta de dizer, deputado é o melhor trabalho que existe, pois é o unico profissional que vota o aumento do proprio salario

E agora mais essa...

E agora mais essa...

É impressionante como os senhores deputados e senadores são eficientes quando o assunto é legislar em causa própria ou de seus colegas correligionários - se é que eles fazem outra coisa além disso - enquanto matérias da maior relevância para o país se arrastam anos e anos a fio sem serem apreciadas.

Tenho esperança que algum dia uma alma caridosa, tipo talibãs, por exemplo, detonem uma bomba H bem em cima do congresso nacional, justamente em uma sessão onde os nobres parlamentares estiverem votando o aumento dos seus próprios salários. Certamente não faltará um sequer (vocês duvidam?) a essa sessão.

Melhor para o povo brasileiro.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2009, 19:14:00 »
É, precisamos de mais gente para nos roubar mesmo...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2009, 19:34:56 »
É, precisamos de mais gente para nos roubar mesmo...

Pois é Nina.
Como diz aquela máxima popular: merda pouco é besteira!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!