Autor Tópico: O mito do carro flex - um grande engodo!  (Lida 3470 vezes)

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Offline West

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O mito do carro flex - um grande engodo!
« Online: 25 de Setembro de 2009, 08:23:27 »
Para quem vai comprar um carro novo ou até mesmo usado aconselho a não comprar o tal flex.

Consumo muito elevado em relação ao normal e maior desgastes das peças são os principais contras.

O governo tem feito uma mega produção publicitária para promover o motor flex, chegando ao absurdo de anunciar que o carro flex é mais econômico do que o puro.
O próprio governo tenta engabelar o consumidor passando uma informação totalmente inverossímel. E qual o objetivo disso tudo?

Pra mim, não vejo outro senão promover o aumento da venda de automóveis novos ( o que vem acontecendo - inclusive reforçado por uma outra megacampanha publicitária em apoio ao setor automobilístico bancada pelo governo com dinheiro público, que é a alardeada redução do IPI ) e de álcool cosbustível, beneficiando dois grande lobbies (leia-se: patrocinadores de camapanhas políticas) de peso - o automobilístico e o dos grandes usineiros. A ganancia desses dois grupos não parece ter fim.

E coitado do consumidor que somente percebe a cilada e a tramoia de que foi vítima depois de ter adquirido, com tando sacrifício, o seu sonhado meio de transporte. Justamente ele, o consumidor, é quem acaba sendo ludibriado e prejudicado pelo próprio governo de quem deveria esperar proteção contra os abusos das grandes companhias.

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Comprou um carro Flex? Então entrou numa flex enrolation
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segunda, 05 dezembro 2005 . Univaldo Vedana - BiodieselBR  
Conferência BiodieselBR
Os carros flex fuel foram lançados no Brasil com muita propaganda, apresentados como a grande alternativa para reduzir custos dos consumidores e utilizando álcool 100% brasileiro. Economizando divisas ao país e protegendo os compradores de uma eventual futura falta de álcool, como já ocorreu.

O normal de qualquer indústria ao lançar um produto novo é atender o consumidor na maior gama de itens possíveis, corrigindo defeitos de modelos anteriores e melhorando tecnicamente o produto a fim de proporcionar maior satisfação ao consumidor.

Que empresa lançaria um produto novo pior que o anterior? Este é o ponto chave da questão.

Todas as montadoras instaladas no país são multinacionais, com enormes investimentos e equipes de profissionais em todas as áreas. Assim acreditamos que estas empresas ao lançarem seus novos modelos o façam com análises de todos os prós e contras. Ledo engano.

A meu ver, os carros flex foram lançados unicamente para atender às suas ganâncias de lucros e aos produtores de álcool, sem importar-se com o consumidor.

Se não vejamos:
Um carro flex 1.0 andando até 100 km/hora faz entre dez e onze quilômetros com um litro de álcool e cerca de treze quilômetros com um litro de gasolina.

O mesmo carro 1.0 com motor a gasolina faz 17 km com um litro. Alguém poderia me dizer aonde está a vantagem de se comprar um carro flex?

Tenho um carro flex e já estou vendendo pois em breve o valor de revenda seguramente será muito inferior ao similar à gasolina. Vou comprar um 100% a álcool, que poderá fazer quatorze quilômetros com um litro, ou seja 30% a mais que o flex.

Onde está o direito do consumidor de ser informado sobre o consumo do carro que está comprando?

A produção de álcool no Brasil deverá dobrar nos próximos cinco anos. Teoricamente podemos afirmar que a falta de álcool ocorrida há mais de quinze anos não voltará a acontecer. Sem dúvida, alcançaremos 30 bilhões de litros de álcool antes de 2010.

Com a mesma propaganda feita nos lançamentos dos carros flex, seguramente as montadoras conseguirão convencer o consumidor a comprar carros 100% a álcool. Neste caso, com vantagens econômicas e ambientais.

FONTE: http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/comprou-um-carro-flex-entao-entrou-numa-flex-enrolation.htm
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 09:48:14 por West »
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Offline Andre

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:05:53 »
Outras fontes além da origem da reportagem seriam interessantes. De onde tiraram esses números?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Zeichner

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:25:21 »
Carece de provas. É mais uma daquelas conspirações malavadas das cruéis e sacana multinacionais, a origem de todo o mal?

Offline Barata Tenno

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:27:33 »
Deve ter alguma revista automotiva que fala do consumo dos flexs.....
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Offline West

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:15:50 »
Outras fontes além da origem da reportagem seriam interessantes. De onde tiraram esses números?

Não formei minha opinião com base nesse texto. Também não sei se os números apresentados batem. O que eu sei, e basta perguntar a qualquer mecânico, é que sim, é verdade que o motor flex não anda nem perto do motor monocombustível quando a questão é economia.

Não tem como. É simplesmente impossível um motor regulado para dois ou até mesmo três combustíveis ter o mesmo desempenho de consumo e potência de um motor especialista. Gasolina e álcool possuem parêmetros de combustão muito diferentes. Se um motor é regulado para trabalhar a meio termo entre os dois seu desempenho acaba sendo comprometido. Mesmo que essa regulagem seja feita eletrônicamente, tem ajustes na regulagem de um motor que são preajustadas e que não dá pra mudar sem desmontá-lo.

Quanto à economia, digo por experiência própria. Comprei um carro novo com motor flex, estranhei o consumo e voltei na consessionária pra fazer uma varredura dos parâmetros do motor. Fui logo informado pelo mecânico que realmente o motor flex é beberrão, ao contrário do que a propaganda governamental tem propalado. Conclusão, no final estava tudo certo com o motor. O consumo do flex é que é realmente alto. Hoje só abasteço com gasoline. No final o gasto é o mesmo do álcool, mas sem os problemas de desgaste e entupimento dos bicos de injeção.

Querem saber mais? Basta dar uma pesquisada aí no google que vocês verão do que estou falando.
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Offline Zeichner

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:21:58 »
Matéria de 2005 com uma fonte duvidosa, afinal o autor é dono de uma consultoria em Bio-diesel. Não significa que não seja verdade, mas carece de outras fontes.

Offline Derfel

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:39:33 »
Meu Palio flex era mais econômico e mais potente que meu Palio gasolina anterior (os dois 1.0). Hoje estou com um Classic 1.0 flex e é bem econômico também.

Offline West

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:44:32 »
Meu Palio flex era mais econômico e mais potente que meu Palio gasolina anterior (os dois 1.0). Hoje estou com um Classic 1.0 flex e é bem econômico também.

A diferença entre mono e flex é maior (e bota maior nisso!) em relação ao álcool . Dependendo do preço do álcool não compensa.

Quanto à gasolina a diferença é menor, contudo os flexes são ainda, em média, mais beberrões que os monocombustíveis.

http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/conteudo_141385.shtml
http://radamesm.wordpress.com/tag/consumo/
http://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-flex-com-gasolina-bebe-mais-do-que-o-mesmo-sem-ser-flex-confirmado/
http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=43557
http://felipebitu.wordpress.com/2009/03/25/o-mito-do-carro-%E2%80%9Cflex%E2%80%9D-parte-ii/
http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=3895
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Offline HeadLikeAHole

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:15:56 »
A menor eficiencia dos carros flex se deve taxa de copressão do combustivel que deve ficar num meio termo entre o ideal para a gasolina e o ideal para o alcool.

Não adianta por a culpa no governo, pesquise antes de comprar um carro novo.

Offline Patrícia

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:38:59 »
Tenho um flex 1.4. É econômico em relação a carros movidos à gasolina que conheci. Não notei diferença de eficiência em relação a um 1.6 gasolina. Na estrada, com álcool, o bichinho foi bem. Estou satisfeita.
Agora o principal é onde a gente abastece. Se for com combustível adulterado (muito comum hoje em dia), não dá pra dizer que o problema é do carro.

Offline Spitfire

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:52:09 »
Comprei um Ka 1.0 2009 Flex a uns 6 meses atrás... rodo somente no álcool na cidade e estou muitíssimo satisfeito com o consumo e desempenho (os motorzinhos Z-Tec/Rocam são bons). Na estrada, devido a maior economia Km/litro, vale mais a pena usar gasolina.

Offline Athena

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:52:31 »
Eu tinha um Vectra à gasolina, fiquei com ele uns 10 anos, sempre achei o consumo alto. Peguei recentemente um Novo Vectra 2.0 Flex, achando que com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, o consumo seria mais baixo, que engano: o novo bebe mais ainda que o antigo! O consumo fica entre 4 a 7KM/L, dependendo de qual velocidade você ande, a 80km ele fica na faixa de até uns 7km/l já à 180 uns 4km/l
O que me induziu ao engano foi que meu pai tinha um Toyota Corolla 1.6 ( carro de grande porte e relativamente novo) que fazia na gasolina 14Km/L.
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Offline Athena

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:53:48 »
Comprei um Ka 1.0 2009 Flex a uns 6 meses atrás... rodo somente no álcool na cidade e estou muitíssimo satisfeito com o consumo e desempenho (os motorzinhos Z-Tec/Rocam são bons). Na estrada, devido a maior economia Km/litro, vale mais a pena usar gasolina.

Qual o consumo do KA, em média?
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Offline West

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:21:32 »
A menor eficiencia dos carros flex se deve taxa de copressão do combustivel que deve ficar num meio termo entre o ideal para a gasolina e o ideal para o alcool.

Não adianta por a culpa no governo, pesquise antes de comprar um carro novo.

A culpa do governo está em fazer campanha publicitário com o dinheiro público em prol de companhias privadas, neste caso automobilísticas e usineiros, e ainda por cima enganar a população divulgando uma informação errada com o intuito de incentivar o consumo dos ditos produtos.
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Offline West

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:31:37 »
Comprei um Ka 1.0 2009 Flex a uns 6 meses atrás... rodo somente no álcool na cidade e estou muitíssimo satisfeito com o consumo e desempenho (os motorzinhos Z-Tec/Rocam são bons). Na estrada, devido a maior economia Km/litro, vale mais a pena usar gasolina.

Qual o preço do álcool onde você abastece?
Você já tentou fazer um comparativo de consumo do seu flex para um monocombustível a álcool para ver a diferença?

Vejo mais vantagem, pra quem opta pelo álcool, em um monocombustível a álcool.

Quanto à gasolina a diferença não é tão grande, mas se levarmos em conta os gasto ao longo do tempo (dois a cinco anos, p.ex) é algo a se considerar.
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Offline Spitfire

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:35:02 »
No álcool ele faz entre 6 a 8 Km/L na cidade... dependendo o peso do pé e/ou a quantidade de morros que se suba. Na estrada, na gasolina, faz uns 16/17 Km/L.  :ok:

Offline Spitfire

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:39:55 »
Comprei um Ka 1.0 2009 Flex a uns 6 meses atrás... rodo somente no álcool na cidade e estou muitíssimo satisfeito com o consumo e desempenho (os motorzinhos Z-Tec/Rocam são bons). Na estrada, devido a maior economia Km/litro, vale mais a pena usar gasolina.

Qual o preço do álcool onde você abastece?
Você já tentou fazer um comparativo de consumo do seu flex para um monocombustível a álcool para ver a diferença?

Vejo mais vantagem, pra quem opta pelo álcool, em um monocombustível a álcool.

Quanto à gasolina a diferença não é tão grande, mas se levarmos em conta os gasto ao longo do tempo (dois a cinco anos, p.ex) é algo a se considerar.

 O preço do álcool em Porto Alegre varia entre 1,599 a 1,699 por litro. Nunca me preocupei em compara-lo com outro veículo, até mesmo porque estilos de direção (e trajeto feito) acabam falseando os dados.

O Ka não é dos mais econômicos da família 1.0, os FIAT por exemplo são mais... mas busquei um motorzinho um pouco mais potente, então nem tenho do que reclamar.   :ok:

Offline Eremita

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:41:48 »
O Tempestade (meu Celta preto) faz uns 10km/L no álcool puro... mas também, sou meio pé leve, costumo dirigir na maior das calmas. E é flex.

Então, acho que a questão é mais combustível adulterado que outra coisa. É muito mais fácil adulterar álcool - e mais danoso, também.

Mas, se fosse comprar hoje, compraria um 100% pinguço.
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Offline West

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:45:24 »
No álcool ele faz entre 6 a 8 Km/L na cidade... dependendo o peso do pé e/ou a quantidade de morros que se suba. Na estrada, na gasolina, faz uns 16/17 Km/L.  :ok:

Vixe. :susto:

Então o meu (Siena Fire 1.0 - 2010) ainda tá mais econômico que o seu.  :o
Em se tratando de um carro mais pesado, por ser sedan é muito de se estranhar.

Faço de 9km/l a 10km/l, talvez até 11km/l na cidade com gasolina, pelas minhas contas. Na estrada acho que anda perto do seu, de 18 km/l a 20 km/l (Você anda, anda... e o ponteiro mal se mexe do canto - gostei do desempenho na estrada). Só abasteço na gasosa, o álcool por aqui tá caro demais, nem compensa.
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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:45:49 »
Comprei um Ka 1.0 2009 Flex a uns 6 meses atrás... rodo somente no álcool na cidade e estou muitíssimo satisfeito com o consumo e desempenho (os motorzinhos Z-Tec/Rocam são bons). Na estrada, devido a maior economia Km/litro, vale mais a pena usar gasolina.

Qual o preço do álcool onde você abastece?
Você já tentou fazer um comparativo de consumo do seu flex para um monocombustível a álcool para ver a diferença?

Vejo mais vantagem, pra quem opta pelo álcool, em um monocombustível a álcool.

Quanto à gasolina a diferença não é tão grande, mas se levarmos em conta os gasto ao longo do tempo (dois a cinco anos, p.ex) é algo a se considerar.

 O preço do álcool em Porto Alegre varia entre 1,599 a 1,699 por litro. Nunca me preocupei em compara-lo com outro veículo, até mesmo porque estilos de direção (e trajeto feito) acabam falseando os dados.

O Ka não é dos mais econômicos da família 1.0, os FIAT por exemplo são mais... mas busquei um motorzinho um pouco mais potente, então nem tenho do que reclamar.   :ok:

Estou querendo comprar um para trabalhar, estou entre um gol, um palio economy (me falaram maravilhas sobre ele, o Uno é ainda mais economico, mas acho feio) e o Ka, por isso estou pesquisando.
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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:55:30 »
Comprei um Ka 1.0 2009 Flex a uns 6 meses atrás... rodo somente no álcool na cidade e estou muitíssimo satisfeito com o consumo e desempenho (os motorzinhos Z-Tec/Rocam são bons). Na estrada, devido a maior economia Km/litro, vale mais a pena usar gasolina.

Qual o preço do álcool onde você abastece?
Você já tentou fazer um comparativo de consumo do seu flex para um monocombustível a álcool para ver a diferença?

Vejo mais vantagem, pra quem opta pelo álcool, em um monocombustível a álcool.

Quanto à gasolina a diferença não é tão grande, mas se levarmos em conta os gasto ao longo do tempo (dois a cinco anos, p.ex) é algo a se considerar.

 O preço do álcool em Porto Alegre varia entre 1,599 a 1,699 por litro. Nunca me preocupei em compara-lo com outro veículo, até mesmo porque estilos de direção (e trajeto feito) acabam falseando os dados.

O Ka não é dos mais econômicos da família 1.0, os FIAT por exemplo são mais... mas busquei um motorzinho um pouco mais potente, então nem tenho do que reclamar.   :ok:

Tenho interesse em comprar um desses também, acho o bicho bonitinho todo.  :hihi:

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:06:14 »
O Ka para uso urbano, para o trabalho por exemplo, me pareceu o ideal (opinião baseada em preferencias pessoais)... e o novo Ka esta muito bonito (o antigo era terrível). Uma pena que em termos de acabamento interno ele seja bastante espartano. Seu maior defeito é o estepe externo, que é facilmente furtado.

Offline Acácio

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #22 Online: 26 de Setembro de 2009, 09:06:00 »
Teoria conspiratória!
Como disseram, a regulagem para carros flex é um meio termo para atenter ambos combustiveis, porem varia de montadora para montadora, alguns carros têm um desempenho melhor com alcool outros com gasolina, quando comparados com os mono combustiveis.

Offline Fabulous

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #23 Online: 27 de Setembro de 2009, 12:37:55 »
Sobre a caminhonete hilux que estão saindo só à gasolina, disseram que é possível fazer uma modificação nos bicos para abastecer ela à álcool, alguem sabe disso?
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Offline Eremita

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Re: O mito do carro flex - um grande engodo!
« Resposta #24 Online: 27 de Setembro de 2009, 14:43:28 »
Sobre a caminhonete hilux que estão saindo só à gasolina, disseram que é possível fazer uma modificação nos bicos para abastecer ela à álcool, alguem sabe disso?
Há duas diferenças básicas:
1. Álcool, mesmo o combustível e de qualidade, tem uma pequena quantidade de água, que pode causar corrosão acelerada das peças se não forem projetadas para agüentar esse tipo de combustível;
2. Injeta-se mais mL de álcool a cada ciclo que gasolina.

Então, trocar o bico até resolveria o problema da quantidade (ACHO!), mas ainda assim, o tempo de vida útil seria muito menor que usando a velha gasosa.
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