West:...........................................................
.....................................
Eu acredito que a melhor religião (na etimologia estrita da palavra) é aquela que contribua para tornar uma civilização sustentável por mais tempo, com melhores índices de felicidade e prosperidade.
...........................................
Na sua opinião, o que é religião?
Quanto a mim - o conceito de religião é controverso - só para não dizer paradoxal...
Se for mais ou menos consensual, que religião, significa o estado de união com algo ou alguém, mais ou menos divino, em que o conceito de "deus" também é paradoxal, então é perfeitamente plausível, que o "ateísmo", é uma religião, ou pode vir a sê-lo. Porque parece-me evidente, que para haver religião tem de haver pessoas; o que implica, que fundamentalmente, religião é o mesmo que associação.
Por exemplo: Auguste Comte, foi um filósofo e sociólogo "ateu", que criou a religião e a igreja da Humanidade, que tem várias filiais no Brasil. Se ele era "ateu", e conhecia muitíssimo bem a linguagem e o significado das palavras, porque é que fez isso? Estava simplesmente a parodiar?

Ora parece-me óbvio, que não existe religião de "homem só". Uma vez, que existem "deístas" que têm alergia a qualquer tipo de religião. Logo um "ateu" mais ou ao menos "autista", nunca pode ser um homem religioso. Todavia - se - se sentir "feliz", de participar duma associação de "ateus", automaticamente,
fica transformado numa pessoa religiosa. 
Por exemplo - a Pátria mais ou menos familiar - não é uma entidade colectiva "absurdamente" sagrada? Os valores nacionais, não são valores "naturalmente" religiosos, porque efectivamente o patriotismo é um facto religioso
Não comunga mais ou menos ferverosamente, o brasileiro com o Brasil, o português com portugal, o Espanhol com a Espanha e o gringo norte-americano, com o país dele?

Parece-me que sim...