Autor Tópico: Cérebros artificiais  (Lida 1112 vezes)

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
Cérebros artificiais
« Online: 19 de Outubro de 2009, 10:44:44 »
Quem conseguir acompanhar vídeo em inglês sem legenda, recomendo:

http://www.ted.com/talks/henry_markram_supercomputing_the_brain_s_secrets.html

O cara basicamente diz que já entendemos bem o suficiente de como funcionam os diversos tipos de neurônios e as interligações entre eles para construir um cérebro computacional. Eles fizeram um modelamento de neo-cortex e os resultados foram bem interessantes... agora falta 'projetar' as informações geradas pelo neo-córtex de uma forma que o resultado seja inteligível.

Pelo que é dito na palestra, cada neurônio tem o poder de processamento de um laptop. São 10.000 processadores ligados ao cérebro simulado. Pra conseguir tudo isso, a IBM está emprestando um supercomputador.

O negócio dá arrepios - Skynet, já pensaram? Dizem que vão conseguir um cérebro simulado funcional em 10 anos. Muito, muito pouco tempo.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Cérebros artificiais
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2009, 12:24:11 »
Citação de: André T.
O negócio dá arrepios - Skynet, já pensaram?

Por que sempre que falamos de uma suposta intelgência artificial, vem sempre o medo de uma dominação por esta mesma? Vai ser fantástico, tudo de bom quando este dia chegar! Nosso primeiro contato com uma nova intelgência, como se fosse um extra terrestre! Será que vai amar também? :hein:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2009, 12:43:40 »
Hahaha, sim. O Asimov falou bastante do complexo de Frankestein, esse medo meio irracional que temos de uma inteligência artificial.

Acho que o nosso medo é que ela seja mais eficiente do que a nossa própria inteligência. Aí a coisa fica feia pra gente, se eles não gostarem de nós :)
Meu blog

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2009, 15:34:23 »
Quem conseguir acompanhar vídeo em inglês sem legenda, recomendo:

http://www.ted.com/talks/henry_markram_supercomputing_the_brain_s_secrets.html

O cara basicamente diz que já entendemos bem o suficiente de como funcionam os diversos tipos de neurônios e as interligações entre eles para construir um cérebro computacional. Eles fizeram um modelamento de neo-cortex e os resultados foram bem interessantes... agora falta 'projetar' as informações geradas pelo neo-córtex de uma forma que o resultado seja inteligível.

Pelo que é dito na palestra, cada neurônio tem o poder de processamento de um laptop. São 10.000 processadores ligados ao cérebro simulado. Pra conseguir tudo isso, a IBM está emprestando um supercomputador.

O negócio dá arrepios - Skynet, já pensaram? Dizem que vão conseguir um cérebro simulado funcional em 10 anos. Muito, muito pouco tempo.

[Espírita ON]
Não vai ter alma, logo não vai funcionar. Ou você acha que somos a pessoa que somos por causa do nosso cérebro?! Bobinho...
[Espírita OFF]
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2009, 15:59:39 »
[Espírita ON]
Não vai ter alma, logo não vai funcionar. Ou você acha que somos a pessoa que somos por causa do nosso cérebro?! Bobinho...
[Espírita OFF]

Putz, eu ia dizer exatamente isto hehehe...

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:00:12 »
Citação de: Di
[Espírita ON]
[Espírita OFF]

Generalização maldosa do Senhor!  |(  No mais, havendo a possibilidade de haver uma manifestação inteligente a partir de um sistema eletrônico, fatalmente irá acontecer, no universo, tudo que é possível é compulsório  :ok:

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:03:38 »
Generalização maldosa do Senhor!  |(  No mais, havendo a possibilidade de haver uma manifestação inteligente a partir de um sistema eletrônico, fatalmente irá acontecer, no universo, tudo que é possível é compulsório  :ok:

Correio, você não acha que muita gente veria isso como uma contra-evidência a qualquer tipo de religião?

Eu imagino que cristãos em geral diriam que os computadores não são 'vivos' de verdade, que não tem alma, livre-arbítrio, etc... Mas e um espírita? Diria que alguma alma está ali dentro do micro? Ou...?
Meu blog

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:25:31 »
Muita gente não é um produto absoluto Senhor André e cristãos são seres humanos com suas opiniões e gostos. Senhor André, um homem de bom senso pode ter sua religião e mesmo assim ter sua opinião acerca das coisas. A ciência é a maior virtude que a humanidade possui, em minha opinião. Através dela saímos das trevas e avançamos para um futuro cada vez mais promissor. Assim prega a doutrina espírita, ficarmos sempre ao lado da ciência e seguir sua indicação quando esta mesma demonstrar um novo e melhor caminho a seguir.
De Fato, computadores não são seres vivos...HOJE! Mas nada impedirá que no futuro não o serão! Quem sabe o que reserva ainda a evolução? Não poderemos nós, dar origem de uma nova espécie no planeta? Quem sabe até no universo? Se é que algo assim já não aconteceu em alguma parte das bilhões de galáxias do nosso pequeno universo. :hein:

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:28:44 »
Desculpe, não quis ser ofensivo. Só queria saber se você não concorda que muita gente teria suas convicções abaladas por uma façanha como essa, e como é que você 'resolveria' essa questão à luz do que você acredita. :)
Meu blog

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:34:11 »
Desculpe, não quis ser ofensivo. Só queria saber se você não concorda que muita gente teria suas convicções abaladas por uma façanha como essa, e como é que você 'resolveria' essa questão à luz do que você acredita.  

Não há o que se desculpar Senhor André, por favor, fique a vontade.
Teriam, assim teriam também se uma civilização de outro planeta surgisse como uma verdade necessária. Quanto ao como eu “resolveria”, não acredito que o Senhor realmente está disposto a ler balelas supostolinas para esta questão, estou correto? :wink:

Upss erro na digitação

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:34:49 »
Hahaha, se fosse algo curto e simples, estaria sim.
Meu blog

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:36:46 »
Ainda estou em serviço, fica para amanhã então  :)

Um abraço

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2009, 17:26:05 »
Quando criarem um cérebro que souber diferenciar uma sinfonia de Beethoven de um funk carioca, acredito.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2009, 18:14:07 »
Quando criarem um cérebro que souber diferenciar uma sinfonia de Beethoven de um funk carioca, acredito.

Isso até dá pra fazer se alguém desenvolver um algoritmo que pelas características de cada estilo uma máquina saberia diferenciar. Um exemplo é a piada da figura abaixo. É simples pra uma máquina usar um algoritmo pra saber a diferença, só que precisa que alguém com capacidade de julgamento pra desenvolver o algoritmo e depois mandar uma máquina aplica-lo. E uma máquina é capaz de "ouvir" um som, classificar e depois calcular se um certo tipo de som encaixa mais em um determinado estilo. Mas só se alguém ensinar a máquina a fazer isso com algoritmos.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2009, 18:25:30 »
É simples pra uma máquina usar um algoritmo pra saber a diferença, só que precisa que alguém com capacidade de julgamento pra desenvolver o algoritmo e depois mandar uma máquina aplica-lo. E uma máquina é capaz de "ouvir" um som, classificar e depois calcular se um certo tipo de som encaixa mais em um determinado estilo. Mas só se alguém ensinar a máquina a fazer isso com algoritmos.

É verdade. Mas a questão aqui passa pelo conceito de consciência, que eu acredito ser muito mais complicado (mas que não acho ser impossível).

Meu blog

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2009, 20:22:28 »
Isso me lembrou isso:

../forum/topic=20790.0.html

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2009, 09:20:30 »
Bom, eu acho que às vezes uma mudança de paradigma (como por exemplo a que estão tentando) pode resolver os problemas que pareciam intransponíveis.

Acho que dizer que isso é impossível é meio precipitado. Que é difícil ninguém nega, impossível não.
Meu blog

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!