Autor Tópico: Saramago diz que "Deus da Bíblia é má pessoa e vingativo"  (Lida 3652 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Saramago diz que "Deus da Bíblia é má pessoa e vingativo"
« Online: 21 de Outubro de 2009, 21:41:44 »
Saramago diz que "Deus da Bíblia é má pessoa e vingativo"
De Agencia EFE – Há 2 horas
Lisboa, 21 out (EFE).- O escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura em 1998, disse nesta quarta-feira que "o Deus da Bíblia não é de se confiar, é má pessoa e vingativo", ao comentar seu último livro, "Caim", criticado pela Igreja Católica e pela oposição conservadora de seu país.
Saramago, que apresentou no domingo passado sua obra durante uma homenagem a ele na cidade de Penafiel, no norte de Portugal, voltou hoje a falar sobre ela com jornalistas e reiterou suas críticas à Bíblia, que sempre geram polêmica em Portugal.
"Na Bíblia há incesto, (...) é inegável. Não existiria este livro se o episódio de Caim e Abel não estivesse na Bíblia, onde se mostra a crueldade de Deus. Não se deve ter confiança no Deus da Bíblia", declarou nesta quarta Saramago.
"Sou uma pessoa que desperta anticorpos em muitas outras pessoas, mas não me importa, faço meu trabalho", afirmou o escritor luso, que considera que todo o "alvoroço" sobre "Caim" não vem do conteúdo do livro, mas das declarações que fez em Penafiel.
O novo livro de Saramago, de 180 páginas em sua edição portuguesa, aborda de maneira nada religiosa a figura bíblica de Caim e outros personagens e episódios do Antigo Testamento. Desde que foi lançado, segundo o escritor, "incompreensões", "resistências" e "velhos ódios" foram suscitados.
O autor português reconheceu que, enquanto escrevia o livro, tinha a "clara noção de que ia 'agitar as águas'", mas não esperava que "a Igreja se pronunciasse com o livro ainda no forno".
O prêmio Nobel, ácido em suas manifestações, disse que "não esperava reações dos católicos porque eles não leem nem a Bíblia", e se perguntou: "Quem vai ler um livro desse tamanho?".
Sobre a temática do livro, Saramago reconheceu que o a figura de Caim o acompanhava "há muito tempo" e acrescentou que a "questão" deste personagem bíblico sempre pareceu "um pouco estranha" para ele.
"Por que Deus aceita o sacrifício de Abel e rejeita o de Caim quando ambos apresentam suas oferendas? Aí se criou a inveja, Caim se sentiu humilhado", segundo Saramago.
O escritor reconheceu que o assunto o interessava, já que, apesar de ser ateu, não pôde escapar dos valores cristãos, e disse que "não há um ateu absoluto, só poderia ser (ateu) aquele que vivesse em uma sociedade na qual Deus não tivesse penetrado".

Alguém discorda?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
Re: Saramago diz que "Deus da Bíblia é má pessoa e vingativo"
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2009, 01:10:13 »
O prêmio Nobel, ácido em suas manifestações, disse que "não esperava reações dos católicos porque eles não leem nem a Bíblia", e se perguntou: "Quem vai ler um livro desse tamanho?".

Adorei essa parte. E parece que quando um monte de cego começou a reclamar da maneira que ele retratou os que já eram cegos no ensaio sobre a cegueira, ele falou logo que é muito fácil uma pessoa criticar um livro que não leu.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2009, 10:33:35 »
Como assim nao há ateu absoluto?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2009, 10:34:30 »
Nada como uma boa polemica para atrair a atenção da mídia e atrair mais a curiosidade dos possíveis leitores.  :wink:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2009, 10:40:25 »
Nada como uma boa polemica para atrair a atenção da mídia e atrair mais a curiosidade dos possíveis leitores.  :wink:
Não me parece um autor que precise disso...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2009, 10:46:16 »

Pelo que entendi, ateu absoluto é aquele que nunca precisou sequer supor da existência de deus. Numa sociedade em que o conceito de deus nunca tenha aparecido, esses não precisam colocar esse conceito em nenhuma equação, ateus absolutos. Assim como o termo ateu, também não precisaria ser inventado.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2009, 11:02:24 »
O renomado escritor quer gerar polêmica. Nada de mais.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2009, 11:11:55 »

Não se vive de vento, sabia?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2009, 11:45:03 »

Não entendi? Um dos escritores mais premiados da lingua portuguesa e um dos mais respeitados do mundo, precisa mesmo usar desse expediente para vender?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2009, 11:47:41 »

Não entendi? Um dos escritores mais premiados da lingua portuguesa e um dos mais respeitados do mundo, precisa mesmo usar desse expediente para vender?

Desculpe-me interromper..
Para bater recordes de venda? Sim, com certeza.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2009, 12:37:22 »
Nada como uma boa polemica para atrair a atenção da mídia e atrair mais a curiosidade dos possíveis leitores.  :wink:

Prêmios, honrarias, medalhas e troféus não enchem a barriga... a idade esta chegando e precisa-se pensar no salário da enfermeira, nos remédios e nas fraldas geriátricas.

Ou será que Saramago viveria apenas de caridade?

Eu não entendo o motivo desta aversão a se ganhar dinheiro... certo ele, ganha dinheiro fazendo aquilo que gosta.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2009, 12:53:48 »
Eu acho que ele faz isso mais pra ser ranzinza do que por dinheiro.... Ele não e nem um pouco pobre..
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2009, 13:14:46 »
Eu acho que ele faz isso mais pra ser ranzinza do que por dinheiro.... Ele não e nem um pouco pobre..

Uma coisa não invalida a outra... também penso que seja uma maneira de promover uma espécie de debate público do assunto, trazendo ao conhecimento da população leiga... e também para vender mais.  :ok:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2009, 13:58:34 »
Vender mais para que o debate público aumente ou aumentar o debate para vender mais? Efeito Tostines. Mas quantas personalidades tem a coragem de meter o pau na bíblia descaradamente quando tem uma boa oportunidade? É um debate muito relevante.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2009, 14:04:05 »
Vender mais para que o debate público aumente ou aumentar o debate para vender mais? Efeito Tostines. Mas quantas personalidades tem a coragem de meter o pau na bíblia descaradamente quando tem uma boa oportunidade? É um debate muito relevante.

Talvez muitas personalidades não se preocupem com a Bíblia, pois sabem que dogmas são irrefutáveis.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2009, 14:27:06 »
Pelo que entendi, ateu absoluto é aquele que nunca precisou sequer supor da existência de deus. Numa sociedade em que o conceito de deus nunca tenha aparecido, esses não precisam colocar esse conceito em nenhuma equação, ateus absolutos. Assim como o termo ateu, também não precisaria ser inventado.
E nossos valores, gostando nós ou não, são valores cristãos. Sem generalizações, é claro, mas a monogamia e a fidelidade conjugal de nossa sociedade, por exemplo, a aversão ao incesto, ao aborto estão presentes no panteão moral das pessoas, ateus ou não e todos eles são heranças do cristianismo que foi e ainda é muito forte nas sociedade ocidentais, como a nossa e a de Saramago.

Ora, quando Saramago diz que a Bíblia contem incesto, ele está querendo apontar uma contradição bíblica ou estaria usando de seus valores para condenar uma prática que comumente consideramos se não condenável, no mínimo feia?
8-)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2009, 20:12:09 »
E nossos valores, gostando nós ou não, são valores cristãos. Sem generalizações, é claro, mas a monogamia e a fidelidade conjugal de nossa sociedade, por exemplo, a aversão ao incesto, ao aborto estão presentes no panteão moral das pessoas, ateus ou não e todos eles são heranças do cristianismo que foi e ainda é muito forte nas sociedade ocidentais, como a nossa e a de Saramago.

Ora, quando Saramago diz que a Bíblia contem incesto, ele está querendo apontar uma contradição bíblica ou estaria usando de seus valores para condenar uma prática que comumente consideramos se não condenável, no mínimo feia?

O primeiro com certeza, já vi entrevistas dele dizendo que por sua educação ter por base a cristã, ele tem todo o direito de criticar a bíblia e suas histórias. Sua observação sobre o incesto é interessante, mas o incesto é uma prática condenada/mal vista pela grande maioria das culturas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Outubro de 2009, 10:56:23 »
Ou são valores pré-existentes na sociedade que o cristianismo incorporou ao pacote?

Como disse alguém:
"É uma ofensa a nossos antepassados distantes afirmar que, até que Moisés recebesse as tábuas da Lei das mãos de Deus, a humanidade não sabia que matar, roubar ou praticar adultério era errado".

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2009, 14:19:46 »

Saramago não precisa disso, ja ganhou Nobel e tudo, conhecido no mundo todo
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2009, 14:23:44 »
Ou são valores pré-existentes na sociedade que o cristianismo incorporou ao pacote?

Como disse alguém:
"É uma ofensa a nossos antepassados distantes afirmar que, até que Moisés recebesse as tábuas da Lei das mãos de Deus, a humanidade não sabia que matar, roubar ou praticar adultério era errado".

Pois é, será que se não houvesse o cristianismo, mesmo assim os humanos não estrariam em consenso pra falar: "Pô cara, acho que não é bom a gente ficar matando uns aos outros"?

Christopher Hitchens disse uma vez, em tom de brincadeira claro, que ele não imagina que quando Moisés trouxe os 10 mandamentos as pessoas reagiram tipo: "'Não matarás', ah sim, entendi! Eu achava que matar éra uma coisa boa!"
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2009, 15:07:17 »

Pois é, será que se não houvesse o cristianismo, mesmo assim os humanos não estrariam em consenso pra falar: "Pô cara, acho que não é bom a gente ficar matando uns aos outros"?

O mundo não se resume aos países de religião cristã.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2009, 15:12:40 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2009, 15:26:20 »
Cara, lembro que quando eu ainda era criança me sentia muito indignado com essa estória de Caim e Abel.

Eu não conseguia entender como Deus poderia fazer uma sacanagem tão grande com um cara que se esforçou tanto para agradá-lo, somente porque
gostava mais de carneirinhos do que de legumes. Eu, na minha inocência, também preferia mais os carneiros do que os legumes, mas mesmo assim eu sabia que isso não era suficiente, não era justificativa, para Deus fazer o que fez.  E isso me deixava muito confuso e decepcionado com Deus.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2009, 21:56:32 »
Da minha infância me lembro somente de questionar por que não via deus se ele existia. São as crianças que fazem as perguntas certas.

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2009, 23:48:48 »

Prêmios, honrarias, medalhas e troféus não enchem a barriga... a idade esta chegando e precisa-se pensar no salário da enfermeira, nos remédios e nas fraldas geriátricas.

Ou será que Saramago viveria apenas de caridade?

Eu não entendo o motivo desta aversão a se ganhar dinheiro... certo ele, ganha dinheiro fazendo aquilo que gosta.

Sei lá... Ele já ganhou prêmio Nobel - mais de um milhão de dólares - e que eu saiba não doou para a caridade.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2009, 11:54:49 »
Bom, eu acho que o Saramago não é o Saramago se não ficar cutucando os religiosos. Tá certo que ele tá ficando cada vez mais provocativo, mas ele sempre teve isso, não?

Sobre a história de Caim e Abel, eu estou lendo aquele 'Deus, uma biografia', que coloca Deus como se fosse um personagem criado no desenrolar da história da Bíblia. Bem interessante. Uma coisa que o autor mostra nessa passagem de Caim e Abel é que Deus parece perceber que matar é errado só depois que Caim mata Abel. O que ele faz é perguntar a Caim onde está Abel; Caim diz que não é tutor do irmão, e Deus diz que 'a terra clama pelo sangue de Abel' ou algo parecido com isso. Até daria pra interpretar que Deus mesmo não se importa com o fato de Abel ter morrido; ele só está respondendo a um clamor da terra, seja lá o que se entenda por isso.

Enfim, a impressão é que Deus vai aprendendo com os acontecimentos: ele ou os humanos fazem as coisas, e depois Deus decide se elas são boas ou ruins.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!