Autor Tópico: Saramago diz que "Deus da Bíblia é má pessoa e vingativo"  (Lida 3653 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Saramago diz que "Deus da Bíblia é má pessoa e vingativo"
« Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2009, 12:53:35 »
Sobre a história de Caim e Abel, eu estou lendo aquele 'Deus, uma biografia', que coloca Deus como se fosse um personagem criado no desenrolar da história da Bíblia. Bem interessante. Uma coisa que o autor mostra nessa passagem de Caim e Abel é que Deus parece perceber que matar é errado só depois que Caim mata Abel. O que ele faz é perguntar a Caim onde está Abel; Caim diz que não é tutor do irmão, e Deus diz que 'a terra clama pelo sangue de Abel' ou algo parecido com isso. Até daria pra interpretar que Deus mesmo não se importa com o fato de Abel ter morrido; ele só está respondendo a um clamor da terra, seja lá o que se entenda por isso.
Seja lá como for, no fim das contas Caim não é castigado. Pelo contrário, é protegido por Deus e se torna um dos pais da humanidade.

Há uma história parecida com esta na mitologia babilônica.
Talvez o conflito Caim x Abel seja uma alegoria do conflito agricultor x caçador que deve ter ocorrido em algum ponto da história da humanidade.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 27 de Outubro de 2009, 10:05:51 »
Nada como uma boa polemica para atrair a atenção da mídia e atrair mais a curiosidade dos possíveis leitores.  :wink:
Não me parece um autor que precise disso...

Não se vive de vento, sabia?

Não entendi? Um dos escritores mais premiados da lingua portuguesa e um dos mais respeitados do mundo, precisa mesmo usar desse expediente para vender?

Prêmios, honrarias, medalhas e troféus não enchem a barriga... a idade esta chegando e precisa-se pensar no salário da enfermeira, nos remédios e nas fraldas geriátricas.

Ou será que Saramago viveria apenas de caridade?

Eu não entendo o motivo desta aversão a se ganhar dinheiro... certo ele, ganha dinheiro fazendo aquilo que gosta.

Sei lá... Ele já ganhou prêmio Nobel - mais de um milhão de dólares - e que eu saiba não doou para a caridade.

Penso que ele seja tão humano como qualquer outra pessoa, inclusive nos desejos consumistas e vaidades triviais. A não ser que ele não queira mais dinheiro ou se já atingiu a senilidade a ponto de rasgar grana... enfim, pouco importa, reformulo a questão então, nada como uma boa polêmica para alavancar o sucesso de seu novo livro.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #27 Online: 27 de Outubro de 2009, 10:26:22 »
Nada como uma boa polemica para atrair a atenção da mídia e atrair mais a curiosidade dos possíveis leitores.  :wink:
Não me parece um autor que precise disso...

Não se vive de vento, sabia?

Não entendi? Um dos escritores mais premiados da lingua portuguesa e um dos mais respeitados do mundo, precisa mesmo usar desse expediente para vender?

Prêmios, honrarias, medalhas e troféus não enchem a barriga... a idade esta chegando e precisa-se pensar no salário da enfermeira, nos remédios e nas fraldas geriátricas.

Ou será que Saramago viveria apenas de caridade?

Eu não entendo o motivo desta aversão a se ganhar dinheiro... certo ele, ganha dinheiro fazendo aquilo que gosta.

Sei lá... Ele já ganhou prêmio Nobel - mais de um milhão de dólares - e que eu saiba não doou para a caridade.

Penso que ele seja tão humano como qualquer outra pessoa, inclusive nos desejos consumistas e vaidades triviais. A não ser que ele não queira mais dinheiro ou se já atingiu a senilidade a ponto de rasgar grana... enfim, pouco importa, reformulo a questão então, nada como uma boa polêmica para alavancar o sucesso de seu novo livro.

Isso parece mais expediente de escritor que não tem tanto gabarito, continuo achando que não é o caso.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Outubro de 2009, 11:26:52 »
E eu penso que mitificam demais algumas personalidades atribuindo-lhes paixões sobre-humanas... eu, como bom primata, pegarei meus sapatos de dança.  :hihi:

Mas sem traumas... desejo sucesso ao Saramago.  :ok:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #29 Online: 27 de Outubro de 2009, 14:16:59 »
E eu penso que mitificam demais algumas personalidades atribuindo-lhes paixões sobre-humanas... eu, como bom primata, pegarei meus sapatos de dança.  :hihi:

Mas sem traumas... desejo sucesso ao Saramago.  :ok:

Onde está o caso da paixão sobre humana aqui?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:21:30 »
E nossos valores, gostando nós ou não, são valores cristãos. Sem generalizações, é claro, mas a monogamia e a fidelidade conjugal de nossa sociedade, por exemplo, a aversão ao incesto, ao aborto estão presentes no panteão moral das pessoas, ateus ou não e todos eles são heranças do cristianismo que foi e ainda é muito forte nas sociedade ocidentais, como a nossa e a de Saramago.
Ou são valores pré-existentes na sociedade que o cristianismo incorporou ao pacote?

Como disse alguém:
"É uma ofensa a nossos antepassados distantes afirmar que, até que Moisés recebesse as tábuas da Lei das mãos de Deus, a humanidade não sabia que matar, roubar ou praticar adultério era errado".
O pior é que muita gente realmente tem essa idéia, de que o judaísmo e posteriormente o cristianismo trouxeram a 'luz ao mundo', que antes só havia caos.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #31 Online: 28 de Outubro de 2009, 19:46:25 »
Cara, agora entendi porque o velho "Javah" (apelido carinhoso do barbudo) prefere carneirinhos à rabanetes! Como eu não percebi isso antes!?  :D

PQP é óbvio, o velho é carnívoro! Ele prefere um assado, de preferência mal passado. Aleluia!  :biglol:

Imagina, um deus(todo poderoso, criador do universo,...) carnívoro! Ilário!  :biglol:
Velho Javah, a cada dia você me surpreende.  :P
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Outubro de 2009, 09:22:18 »
E nossos valores, gostando nós ou não, são valores cristãos. Sem generalizações, é claro, mas a monogamia e a fidelidade conjugal de nossa sociedade, por exemplo, a aversão ao incesto, ao aborto estão presentes no panteão moral das pessoas, ateus ou não e todos eles são heranças do cristianismo que foi e ainda é muito forte nas sociedade ocidentais, como a nossa e a de Saramago.
Ou são valores pré-existentes na sociedade que o cristianismo incorporou ao pacote?
De que eles já preexistiam não há dúvidas, mas foi o cristianismo que os disseminou pelas sociedade ocidentais como valores morais, muitas vezes dogmáticos. O que eu quis dizer a respeito da fala de Saramago é que se nós somos descendentes de uma sociedade tipicamente cristão, vivemos em uma cultura cristã e não temos como nos abster totalmente dela - contestamos algumas coisas, descremos em outras, mas o cristianismo ainda assim é influente em nossa formação. Daí Saramago dizer que não existe um ateu absoluto.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2009, 09:28:57 por Acolon »
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Outubro de 2009, 09:35:09 »
Cara, lembro que quando eu ainda era criança me sentia muito indignado com essa estória de Caim e Abel.

Eu não conseguia entender como Deus poderia fazer uma sacanagem tão grande com um cara que se esforçou tanto para agradá-lo, somente porque
gostava mais de carneirinhos do que de legumes. Eu, na minha inocência, também preferia mais os carneiros do que os legumes, mas mesmo assim eu sabia que isso não era suficiente, não era justificativa, para Deus fazer o que fez.  E isso me deixava muito confuso e decepcionado com Deus.
Eu também passei por isso. A história não me descia. Nas aulas de religião, a professora disse, certra vez, que Caim ofereceu as frutas que já tinha apodrecido e que foi isso que fez com que Des não aceitasse. Daí eu fui na Bíblia conferir e não tinha nada disso. Essa história - assim como aquela de Abraão que quase matou Isaac - foi que me fez olhar o VT como um livro de lendas da Antigüidade, com personagens com comportamentos típicos da Antigüidade - com essa coisa da oferenda e da oferenda que vale mais e a que vale menos, etc.
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!