Uma pergunta a vocês: se o histórico da política brasileira pré-Lula não fosse tão... desastroso*, vocês acham que Lula faria o sucesso que fez?
Nao. Nem ele nem outros políticos. O eleitor brasileiro é antes de tudo pragmático e nao gosta de mexer em time que está ganhando.
As pessoas têm a mania de afirmar que o brasileiro nao sabe votar. Pois eu acho o contrário:
o brasileiro médio sabe muito bem o que quer. Isso ficou para mim evidente já em 1989: os dois candidatos que foram para o
segundo turno eram os que transmitiam a imagem de pessoas que nao se identificavam com os políticos tradicionais (isso nao quer dizer que fossem diferentes, como é o caso do Collor). Em 1994 e 1998 o brasileiro votou pela continuidade do Plano Real (que o PT chamava
de estelionato eleitoral). Em 2002 os eleitores, eu inclusive, mostraram-se cansados do governo do PSDB e, como Lula amenizou seu
discurso, resolveram apostar no PT. Em 2006 Lula poderia ter vencido fácil, mas os escândalos do seu governo o obrigaram a disputar
um segundo turno com um candidato extremamente apagado. Hoje, nao é certo que Lula consiga transferir sua popularidade para Dilma.
No final, tudo se resume a economia, stupid.