Acho que gosto um pouco mais das outras versões de "little wing" além da do Hendrix. Uma do Vaughan, outra do Clapton, pelo menos. Prefiro ao menos a do Clapton.
"I heard it through the grape wine" empata nas versões do CCR e do Marvin Gaye, não sei qual é a original, se alguma delas for.
Vale da mesma banda? Gosto tanto das versões "normal" quanto "rápida" de "we will rock you" do Queen. Nesse sentido também vale mencionar do Elvis (? - se não for originalmente dele, taí então talvez um exemplo mais de acordo com a proposta inicial, ainda que seja trapaça sem ter ouvido a original), "suspicious minds".
Tori Amos - smells like teen spirit (nirvana) e losing my religion (REM) são bem legais. Os covers dela são no mínimo sempre interessantes, e em algumas vezes, melhores que os originais.
Não gosto de Nirvana, mas prefiro a versão deles de "the man who sold the world" à do David Bowie. O acústico é legalzinho, e como é 90% cover dos meat puppets ou deles mesmos, então talvez o disco todo conte.
Duas que no mínimo empatam também, e pelas quais tenho uma leve preferência (e meio heréticas): "day tripper" e "magical mystery tour" pela banda Cheap tricks.
Ainda em atentado contra os beatlemaníacos:
- "we can work it out", por Stevie Wonder (RIP). A Tori Amos também tem uma ou outra versão de coisas deles que no mínimo valem a pena.
- "while my guitar gently weeps" - Jeff Healey
- "come together" - aerosmith
- "day tripper" - Hendrix
...
Jackie Wilson - light my fire (doors)
Janis Joplin - Me and Bobby McGee (Roger Miller)
Stray Cats ou o vocalista e outra banda - "I fought the law" (na verdade a do clash também é cover, mas é em referência a essa que prefiro a do Stray Cats)
Hendrix ou Rolling Stones, "like a rolling stone", do Dylan. Que não acho ruim, gosto bastante da original também, acho que a dos Stones fica no segundo lugar por um nariz de vantagem.
...
em 1999 eu saberia fazer uma lista que demoraria uma meia hora para escrever... agora mesmo demorando uma meia hora para tentar lembrar, não consigo pensar em algo que demore uns cinco minutos para escrever.