A maior parte de nós defende a liberdade de se abrir empresas para quase qualquer coisa, geralmente só somos contra coisas como pessoas se julgando donos da lei, como os narcotraficantes. Infelizmente, às pessoas que não concordam com as leis vigentes num local, não resta outra saída senão irem mudar para algum canto onde a maior parte das pessoas tenha uma outra visão, pois lá deverão ser outras as leis. Isso também é geralmente permitido, e considerado como algo que deve ser permitido pela maioria de nós. Também não é algo que se espera ser necessariamente diferente numa hipotética situação "sem estado", apenas se supondo com otimismo exagerado que ofertas para todos os gostos existiriam em todos os lugares.
Por que o mesmo fracasso não se dá com o ensino básico privado? Como o estado causa o fracasso do superior, mas permite o sucesso do básico? Saberia palpitar quais diferenças de legislação que fazem a diferença?
Eu não sei, mas eu me arriscaria a supor que o governo "atrapalha" mais a abertura de escolas particulares de ensino básico do que faculdades, mas pode ser simplesmente que haja maior demanda para as últimas, o que permite o sucesso da oferta de baixa qualidade.
Também não vejo como a concorrência com a faculdade pública poderia ser um fator significativo para a má qualidade das particulares, exceto se desconsiderarmos a qualidade absoluta e nos satisfizermos com a idéia de quem sem as públicas, a melhor das particulares, por pior que seja, seria então a melhor das faculdades, por definição.
O mais próximo disso, seria vê-la como obstáculo simplesmente por ser superior. Se faculdade pública é análoga a uma faculdade quase filantrópica onde as pessoas contribuíssem voluntariamente com doações (ou algo meio análogo ao caso da escola gratuita mantida pela Embraer), enxergando que possibilitariam assim a formação gratuita de profissionais qualificados para o benefício da sociedade, se torna difícil competir.
Seria então desaconselhável que as pessoas ou empresas fizessem esse tipo de contribuição, mesmo se voluntária, para não colocar em desvantagem outros competidores capitalistas?