Autor Tópico: MEC limita idade para aluno entrar no 1º ano  (Lida 2289 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
MEC limita idade para aluno entrar no 1º ano
« Online: 03 de Dezembro de 2009, 12:16:44 »
MEC limita idade para aluno entrar no 1º ano

O Ministério da Educação decidiu enviar ao Congresso projeto que determina que só poderão entrar no ensino fundamental público e particular crianças que completem seis anos até o início do ano letivo.

A medida visa padronizar os critérios adotados no país. Reportagem publicada pela Folha na semana passada mostrou que, sem regras claras, os Estados adotaram diferentes "cortes" para definir qual criança pode entrar[/pre] no antigo primário. Muitos têm aceitado alunos com cinco anos.

A confusão ocorreu devido à implementação da ampliação do fundamental de oito para nove anos, mudança que entra em vigor em 2010. Até então, não havia "corte" para entrada.

Alguns Estados, como Pernambuco e Rio Grande do Sul, seguiram a deliberação do Conselho Nacional da Educação, defendida pelo MEC, de só aceitar alunos que completam seis anos até o início do ano letivo (geralmente em fevereiro).

Já o Conselho Estadual de Educação de SP escolheu fim de junho como "corte". Outros estipularam abril ou dezembro. Nesses casos, os alunos entram na etapa aos cinco anos.
A legislação é dúbia sobre o papel do conselho nacional no caso. Ao mesmo tempo que ela dá ao órgão poder para normatizar os procedimentos no país, dá liberdade aos Estados.
"Ao alterarmos a Lei de Diretrizes e Bases, todos terão de seguir a mesma lógica", afirmou ontem à Folha a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar.

Os detalhes do projeto só serão fechados após reunião no dia 8, que reunirá gestores de todo o país. A ideia é que haja padronização para alunos a partir dos quatro anos. Assim, ao chegarem ao fundamental, já estarão na idade correta.

O governo Lula afirma que enviará a proposta ao Congresso ainda neste ano. As novas regras valerão só para os alunos que ainda não estão na escola.

Divergências
A maioria dos educadores ouvidos pela reportagem defendeu que haja padronização da data para entrada na escola.

"Crianças são transferidas de município, de Estado. A padronização ajuda nesses casos", afirmou Zilma Oliveira, coordenadora da pós-graduação do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. "Também fica mais fácil para o Poder Público planejar a abertura de vagas."
Houve divergências, porém, quanto ao mês escolhido como limite adotado pelo MEC.
O governo afirma ser prejudicial colocar crianças de cinco anos no ensino fundamental, por serem muito novas. A situação ocorreria se o "corte" fosse fixado em algum mês após o início do ano letivo.

Já o presidente da entidade que representa as escolas particulares afirma que não haveria prejuízo se fossem aceitas crianças que completam seis anos até o final do ano.
O próprio MEC, diz ele, recomenda que o primeiro ano do fundamental ampliado seja parecido com o último ano da pré-escola do sistema antigo. Com a regra federal, parte dos alunos se formará no novo ensino fundamental, de nove anos, mais velho do que se estivesse no sistema antigo, de oito anos.

O secretário da Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, criticou a padronização. "Não sei por que o afã em regulamentar tudo. Um pouco de liberdade é bom." Ele diz ter dúvidas se a Lei de Diretrizes e Bases terá poder de impor a regra, uma vez que a Constituição dá liberdade aos sistemas locais.

O Conselho Estadual de Educação paulista diz ser positiva a padronização, mas que é preciso discutir os critérios e prazos de implementação.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0312200901.htm

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Atheist

• Visitante
Re: MEC limita idade para aluno entrar no 1º ano
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2009, 00:45:38 »
Putz. Se existisse essa porcaria de lei na minha época eu tinha entrado na escola com 7 completos (lembrando que antes eram 8 anos e iniciava-se com 7) e tinha perdido um ano. Como faço aniversário em outubro, teria que ter esperado um ano a mais para entrar na escola.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2009, 00:53:38 »
Putz. Se existisse essa porcaria de lei na minha época eu tinha entrado na escola com 7 completos (lembrando que antes eram 8 anos e iniciava-se com 7) e tinha perdido um ano. Como faço aniversário em outubro, teria que ter esperado um ano a mais para entrar na escola.
E eu, que faço aniver em março, ficaria à mercê do dia que as aulas começam...

Até acho que é necessário alguma padronização, mas acho que deveria ser feito pelo ano de nascimento: quem nasceu de 01/01/200X a 31/12/200X entra na escola no mesmo ano e pronto. A não ser que queiram dividir em turmas de inverno e turmas de verão, mas acho que isso criaria um pouco de caos.
Latebra optima insania est.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2009, 04:57:15 »
><

acho que deveria haver um limite sim mais claro, aqui eu vejo os pais colocando crianças de 5 anos na primeira série!

5 anos a criança deve brincar, desenvolver a coordenação motora, a socialização, o desapego...

não a serem alfabetizadas!

se houvesse um preparo dos professores, para que eles não tratassem o 'novo 1º ano' como a 'antiga 1º série' tudo bem (não que a didática utilizada antes e atualmente fosse indigna de críticas) mas nem isso ocorre.

As crianças de hoje estão realmente mais informadas e dinâmicas, mas alfabetização nos moldes atuais com 5 anos pra mim é inconcebível.

Penso sinceramente que deve-se ter uma estipulação clara:  6 anos completos, pode entrar, 5 anos, não.

E discordo do Atheist quanto a 'ano perdido'. Existem pré-escolas oras, não é tempo perdido quando é utilizado com um bom fundamento para o ingresso escolar 'formal'.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2009, 06:51:52 »
E crianças super dotadas? Não deveria haver abertura para exceção nesses casos? Ai existe a possibilidade de crianças pularem series caso sejam gênios?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2009, 07:27:30 »
Não é motivo para perder a infância.

Além do mais não se trata de colocar em uma escola para crianças mais inteligentes, e sim de pular o ano:
- As coisas são feitas para serem aprendidas em certa ordem;
- O tratamento é diferente para cada idade, antes do nível de conhecimento aumenta o nível de seriedade e responsabilidade;
- Quem gosta de ir para o cinema com bebê chorando? É assim que os colegas vão se sentir junto com a criança. Não adianta nada que ela aprenda exponenciação com 3 anos se vai se tornar autista devido a exclusão social.

Em resumo, pular de ano é gambiarra.

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2009, 09:03:28 »
Mas mesmo assim foxes eu acho que o Barata Tenno tocou num ponto importante. Não sou educador mas me parece que as crianças não se desenvolvem de maneira padronizada. Me parece que cada uma tem seu próprio ritmo e eu acho que isso deveria ser levado em consideração.
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2009, 10:41:41 »
E crianças super dotadas? Não deveria haver abertura para exceção nesses casos? Ai existe a possibilidade de crianças pularem series caso sejam gênios?
Não. Aí o digníssimo MEC zoneia de vez. Deixa a criança pular pra 2a série como ouvinte, e no ano seguinte obriga-a a assistí-la de novo mesmo tendo uma das melhores notas da sala.

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2009, 10:43:58 »
><

acho que deveria haver um limite sim mais claro, aqui eu vejo os pais colocando crianças de 5 anos na primeira série!

5 anos a criança deve brincar, desenvolver a coordenação motora, a socialização, o desapego...

não a serem alfabetizadas!

se houvesse um preparo dos professores, para que eles não tratassem o 'novo 1º ano' como a 'antiga 1º série' tudo bem (não que a didática utilizada antes e atualmente fosse indigna de críticas) mas nem isso ocorre.

As crianças de hoje estão realmente mais informadas e dinâmicas, mas alfabetização nos moldes atuais com 5 anos pra mim é inconcebível.

Penso sinceramente que deve-se ter uma estipulação clara:  6 anos completos, pode entrar, 5 anos, não.

E discordo do Atheist quanto a 'ano perdido'. Existem pré-escolas oras, não é tempo perdido quando é utilizado com um bom fundamento para o ingresso escolar 'formal'.

Uma criança com 5 anos e 364 dias é muito mais madura que uma criança com seis anos completos?

E lembrando que com o ensino básico de 9 anos o que aconteceu na verdade não foi nada além do Estado incluir a pré-escola nas suas atribuições. Antes se entrava com 7 (ou no ano em que se completava 7) no primeiro ano, logo, estaria com 6 no pré. Agora entra-se com 6 no primeiro, que na verdade é o mesmo pré.

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2009, 10:46:02 »

Nesse ponto o Brasil só anda para trás e nunca teremos prêmios Nobel (exceto o da paz, é claro). Enquanto nos EUA um jovem de 17 anos pode receber diploma de doutorado, no Brasil ele tem que acompanhar os demais e fazer vestibular.

O que deveria haver é um acompanhamento psicológico para identificar a idade mental da criança, não estipular uma data.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2009, 10:54:48 »

Nesse ponto o Brasil só anda para trás e nunca teremos prêmios Nobel (exceto o da paz, é claro). Enquanto nos EUA um jovem de 17 anos pode receber diploma de doutorado, no Brasil ele tem que acompanhar os demais e fazer vestibular.

O que deveria haver é um acompanhamento psicológico para identificar a idade mental da criança, não estipular uma data.
E mesmo quando tentam ajudar, atrapalham... fizeram o Paulo Ricardo (é, o do RPM) avançar em dois anos na escola, simplesmente jogando-o duas séries pra frente - sem acompanhamento nem nada. O cara tirou notas excelentes, mas dá pra imaginar o que um garoto de dez sofre na mão de uma sala com doze? Segundo o próprio, isso foi a causa de muitos problemas, inclusive o envolvimento dele com drogas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2009, 11:25:41 »
Desculpe-me desconhecer profundamente o assunto, mas o MEC faz algum tipo de pesquisa e/ou se utiliza de algum dado estatístico para este tipo de limitação de idade?

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2009, 12:29:47 »

Concordo, Acho que o acompanhamento é muito importante.
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2009, 04:22:37 »

E mesmo quando tentam ajudar, atrapalham... fizeram o Paulo Ricardo (é, o do RPM) avançar em dois anos na escola, simplesmente jogando-o duas séries pra frente - sem acompanhamento nem nada. O cara tirou notas excelentes, mas dá pra imaginar o que um garoto de dez sofre na mão de uma sala com doze? Segundo o próprio, isso foi a causa de muitos problemas, inclusive o envolvimento dele com drogas.

Sim, eu pulei uma série também e como não teria acompanhamento psicológico mesmo pelo estado os professores se reuniram com a direção e barraram a minha progressão pois iria atrapalhar a minha sociabilização.

Pessoalmente eu me sentia preparado para ter aulas de pelo menos a quinta série e realmente da primeira a quarta eu nunca prestei atenção nas aulas, já sabia tudo...
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2009, 11:30:09 »
Eu entrei na primeira série com 6 anos. So completei sete na 2ª série. Sempre acompanhei muito bem a aula...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2009, 12:44:46 »
Eu sempre fui burro...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2009, 14:43:46 »
Eu entrei primeira série eu tinha 10 anos. Eu era o aluno mais velho da turma.

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2009, 17:58:01 »

Sim, eu pulei uma série também e como não teria acompanhamento psicológico mesmo pelo estado os professores se reuniram com a direção e barraram a minha progressão pois iria atrapalhar a minha sociabilização.

Pessoalmente eu me sentia preparado para ter aulas de pelo menos a quinta série e realmente da primeira a quarta eu nunca prestei atenção nas aulas, já sabia tudo...

Esse  é o problema dos pedagogos. Sempre tem que nivelar por baixo. Tem que colocar portadores de necessidades especiais com os outros, mas não se observa que tem alguns que podem avançar sem passar pelo maravilhoso ensino público seriado.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2009, 20:04:19 »

Comigo aconteceu o seguinte: eu fiz uma semana da 1a série, desprezava completamente a professora (na cara dura) por ser muito ignorante, até que resolveram me jogar pra 2a série (essa sim merecia - e ainda merece - meu respeito). Tirei as melhores notas da sala, mas o MEC barrou, então fiz ooooutra vez a 2a série com a mesma professora.

Às vezes, penso que o melhor seria um sistema mais maleável de turmas e séries. Algo similar ao que você vê na faculdade - não faz-se "séries", e sim "matérias". Entretanto, como a criançada ia fazer disso um caos, não seria o próprio aluno que faria sua grade, e sim pais e/ou professores.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2009, 21:55:43 »
Carcoles, só tem prodigio no CC...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2009, 16:05:25 »
Not really... Eu segui o curso normal. o/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2009, 16:55:26 »
O meu caso é parecido. Meu aniversário é em setembro e as escolas aqui em SP só matriculavam crianças com seis anos se o aniversário delas fosse antes de julho. Como na época eu estava morando provisoriamente no Paraná, e lá na época sobravam vagas, minha mãe conseguiu me matricular com seis anos. Pouco tempo depois (menos de dois meses) voltei para o estado de SP e aí foi só fazer a transferência. Por causa disso, eu sempre fui o aluno mais novo da sala durante todo o 1° grau.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Atheist

• Visitante
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2009, 23:58:17 »
Eu também sempre era um dos mais novos da turma e não lembro de ter tido problemas com isso.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2009, 00:04:32 »
E eu não lembro de ter tido problema com os mais novos da minha turma... :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #24 Online: 26 de Dezembro de 2009, 16:21:36 »
Eu tive alguns problemas... principalmente no ginásio. Como eu faço aniversário em março, sempre fui um dos mais novos das turmas que eu freqüentei, e talvez os problemas tivessem sido piores se eu tivesse realmente avançado um ano.

Mas não foi "culpa" da idade. Houve também diversos outros fatores, como minha estatura (seria um milagre genético se eu fosse alto...) e o velho meme de "nerds devem ser zoados". C'est la vie.

Mas aí fico pensando se não há algum jeito de conseguir que crianças de idades fisiológicas diferentes freqüentem as mesmas salas por terem idades psicológicas similares sem que nenhuma sofra no processo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!