Autor Tópico: Telepatia - Um experimento interessante  (Lida 4954 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Telepatia - Um experimento interessante
« Online: 03 de Dezembro de 2009, 22:14:30 »
How to Make People Believe in Telepathy

Have you ever been thinking about someone and then moments later they've called you? Is that random coincidence or something more?

People love to believe in supernatural powers like telepathy. At least one-third of Americans report a belief in extra-sensory perception (ESP), with a further 40% refusing to rule out the possibility. Surveys in Europe reveal similar figures with one study finding that almost two-thirds of people believe in some form of ESP (further figures on the NSF website).

Psychologists are particularly interested in why people have these sorts of beliefs. One common explanation is that people's natural desire to make sense of what is a fundamentally random and confusing world is so strong that patterns are seen where there are none. It's like when we look at a visual illusion or watch a good magician: we're easily tricked.

So what kinds of situations make us more prone to this magical thinking? This is the question that inspired Fred Ayeroff and Robert P. Abelson to carry out a classic social psychology experiment on a group of students at Yale University in the 1970s (Ayeroff & Abelson, 1976). They wanted to see if a simple experimental manipulation could be used to get people to act as though they believed in telepathy.

For their experiment they used 32 participants and a fairly standard set-up for a parapsychological ESP study. One participant, the sender, was sent to a soundproof room and told to transmit a series of images telepathically. The other participant, the receiver, was sent to another soundproof room and told to get ready to receive (this was the 70s remember!).

There were two experimental manipulations:

1. Good vibe. Some receivers and senders were sat down before the telepathy started to 'practice' together. This was designed to get a 'good vibe' going between sender and receiver.
   2. Control. Some senders and receivers were allowed to choose which, from a set of cards, they actually used to transmit telepathically.

Then, once the experiment got under way, both sender and receiver were asked to say how confident they were that they had successfully transmitted (or received) each card. Participants weren't told how they had done.
Mind-reading?

Looking at the results Ayeroff and Abelson found no support for telepathy. The participants had done no better than chance. But, when they looked at how confident the participants had been about their telepathic powers, they did find an interesting effect.

When participants had not been allowed to choose the cards nor allowed to speak to each other before the experiment, their confidence in their performance was absolutely accurate: they predicted they wouldn't be able to beat chance.

But, when they spoke to each other first, and when they chose the cards to transmit and receive, their confidence shot way up to almost three times that expected by chance (see graph above showing results for the 4 conditions). Suddenly participants were acting as though they had been converted into believers simply by chatting to their telepathic partner and choosing the cards.
Believers

So, no evidence of ESP, but evidence of the kinds of social situations in which people can be induced to believe in ESP. Firstly when there is a good vibe between people they are more likely to believe that ESP is possible. Secondly when wannabe telepaths have control over the situation they are more likely to believe ESP is possible.

What this experiment shows is how remarkably easy it is to (effectively) turn people into believers in telepathy. This makes it much clearer why people have a tendency to grasp at straws when trying to make sense of what is a random and chaotic world.

fonte: http://www.disinfo.com/2009/10/how-to-make-people-believe-in-telepathy/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Telepatia - Um experimento interessante
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2009, 22:40:28 »
Vou traduzir pro pessoal...
Aviso: é uma tradução corrida e pouco literal, mas já ajuda, não? :D

Como fazer as pessoas acreditarem em telepatia

Já aconteceu de você pensar sobre alguém e, momentos depois, a pessoa lhe ligar? Isso é coincidência aleatória ou algo mais?

As pessoas adoram acreditar em poderes supernaturais como telepatia. Ao menos um terço dos estado-unidenses dizem acreditar em percepção extra-sensorial (PES), além dos 40% que se recusam a excluir essa possibilidade. Pesquisas na Europa revelam números simulares, com um estudo revelando que quase 2/3 das pessoas acredita em alguma forma de PES (mais números no site NSF).

Psicólogos estão particularmente interessados no porquê das pessoas terem esse tipo de crenças. Uma explicação comum é de que o desejo natural das pessoas de encontrar sentido em um mundo fundalmentalmente aleatório e confuso é tão forte que padrões são encontrados onde não existem. É como quando olhamos a uma ilusão visual ou vemos um bom mágico: somos facilmente enganados.

Então, que tipo de situações deixam-nos mais sucetíveis ao "pensamento mágico"? É essa a questão que inspirou Fred Ayeroff e Robert P. Abelson em conduzir um experimento psicológico clássico em um grupo de estudantes na Universidade Yale, nos anos 70 (Ayeroff e Abelson, 1976). Eles queriam ver se uma manipulação simples e experimental poderia ser usada para as pessoas agirem como se acreditassem em telepatia.

Para esse experimento, eles usaram 32 participantes e um instrumental bastante comum em estudos parapsicológicos de PES. Um dos participantes, o transmissor, foi enviado a uma sala à prova de som e dito para transmitir uma série de imagens telepaticamente. O outro participante, o receptor, foi enviado para outra sala à prova de som e dito para ficar pronto para recebê-las (lembre-se, isso foi nos anos 70!).

Houveram duas manipulações experimentais:
1. Boas vibrações. Permitiu-se que alguns receptores e transmissores  sentassem juntos antes da telepatia para "praticar" juntos. Isso foi elaborado pra haver "boas vibrações" entre ambos.
2. Controle. Permitiu-se que alguns receptores e transmissores escolhessem quais cartas de um conjunto seriam usadas na transmissão telepática.

Então, quando o experimento foi feito, pediu-se a tanto o transmissor e o receptor que dissessem o quão confidentes estavam de ter recebido/transmitido com sucesso cada carta. Não foi dito aos participantes os seus desempenhos.

Lendo mentes?
Olhando os resultados, Ayeroff e Abelson não encontraram suporte nenhum para telepatia. Os participantes não foram melhor que o esperado por chance pura. Entretanto, quando os dois olharam o quão confidentes os participantes estavam sobre seus poderes telepáticos, encontraram um efeito interessante.

Quando os participantes não podiam escolher as cartas nem falar um com o outro antes do experimento, a confiança deles em suas performances era acurada: que não iriam melhores que por pura chance.

[Vide gráfico acima]

Mas, quando falaram um com o outro primeiro, e quando escolheram as cartas para transmitir e receber, suas confianças subiram até três vezes a esperada por chance (vide gráfico mostrando os resultados para as quatro condições). De repente, os participantes agiam como se tivessem se convertido à crença simplesmente por falarem com seus parceiros telepáticos e escolhendo as cartas.

Crédulos [N.T.: não achei palavra melhor]
Então, não há evidências de PES, mas sim do tipo de situações sociais nas quais as pessoas podem ser induzidas a acreditar em PES. Em primeiro lugar, quando havia "boas vibrações" entre as pessoas, eles são induzidos a acreditar mais em PES. Em segundo lugar, quando os telepatas wannabe tinham controle sobre a situação eram mais inclinados a acreditar em PES.

O que este experimento mostra é o quão fácil é para (efetivamente) transformar pessoas em crédulos na telepatia. Isso deixa muito claro por que as pessoas tendem a se "agarrar a palha" (isto é, se prender por quase nada) quando tentam entender um mundo caótico e aleatório.
Latebra optima insania est.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2009, 00:47:42 »
Parece que a conclusão tem um pouco do efeito de Hawthorne.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2009, 02:11:35 »
Já me aconteceu de eu pensar centenas de vezes em alguém e esta pessoa não me ligar... mas se eu pensar e a pessoa me ligar então penso que sou um X-Man. RÁ RÁ RÁ!

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2009, 08:50:44 »
Já me aconteceu de eu pensar centenas de vezes em alguém e esta pessoa não me ligar... mas se eu pensar e a pessoa me ligar então penso que sou um X-Man. RÁ RÁ RÁ!

É mais ou menos como o caso dos milagres.

Milhares de acidentes de trânsito ocorrem por ano. Desse total é estatisticamente normal certa porcentagem de mortos, feridos graves, leves ou sem ferimentos.

O cara escapa de um acidente de trânsito sem ferimentos e logo se acha especial, protegido de Deus, etc.. sem nem parar pra pensar que o seu caso não foge em nada das estatísticas gerais.

É aquela velha necessidade de se sentir diferente, especial, protegido, etc.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2009, 03:46:47 »

É mais ou menos como o caso dos milagres.

Milhares de acidentes de trânsito ocorrem por ano. Desse total é estatisticamente normal certa porcentagem de mortos, feridos graves, leves ou sem ferimentos.

O cara escapa de um acidente de trânsito sem ferimentos e logo se acha especial, protegido de Deus, etc.. sem nem parar pra pensar que o seu caso não foge em nada das estatísticas gerais.

É aquela velha necessidade de se sentir diferente, especial, protegido, etc.

É justamente nesses casos de sentir-se especial que eles tentam sustentar a hipotese de uma divindade, tenho vários colegas cursando física com esse pensamento.

É incrível o malabarísmo para sustentar essa hipotese sem no mínimo usar a navalha de occan, certamente as estatísticas levariam vantagem.

« Última modificação: 06 de Dezembro de 2009, 03:50:13 por Kratos »
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2009, 12:36:12 »
É o reforço positivo do falso estatistico. Como os pombos de Skinner, que desenvolviam rituais, como girar ou inclinar a cabeça para algum lado, para obter alimento.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2009, 08:37:40 »
É o reforço positivo do falso estatistico. Como os pombos de Skinner, que desenvolviam rituais, como girar ou inclinar a cabeça para algum lado, para obter alimento.

Bem lembrado.  :ok:

(Não me recordo onde li sobre isso, acho que foi em "O mundo assombrado pelos demônios" - já faz um bom tempo.
Qual a sua fonte Tupac?)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2009, 21:07:06 »

Bem lembrado.  :ok:

(Não me recordo onde li sobre isso, acho que foi em "O mundo assombrado pelos demônios" - já faz um bom tempo.
Qual a sua fonte Tupac?)

Veja: ../forum/topic=16805.0.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2009, 21:44:56 »
Giga foi mais rapido...

Eu nem lembrava desse tópico, vi uns vídeos esses dias do B.F... um amigo que estuda psicologia me indicou uns artigos, aí eu li e fui atrás de uns vídeos.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2009, 20:33:20 »
Não conhecia o texto, já li o Mundo assombrado de Sagan (meu livro preferido junto com Pálido Ponto Azul e Dragões do Eden), e não lembrava da mensão.

Muito bem embasado os textos.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:54:15 »
Não conhecia o texto, já li o Mundo assombrado de Sagan (meu livro preferido junto com Pálido Ponto Azul e Dragões do Eden), e não lembrava da mensão.

Muito bem embasado os textos.

Estou lendo "Pálido ponto azul". É um baita de um livro mesmo. Talvez até melhor do que "O mundo assombrado...". É impressionante como Sagan escrevia maravilhosamente bem sobre ciência - para mim sua obra é pura poesia. Não consigo deixar de me emocionar com seus textos.

Ele consegue transmitir ao leitor toda paixão que sentia ao tratar do tema. O cara era Realmente apaixonado pelo que fazia.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2009, 16:48:57 »
Carísimos:

Estava eu, fazendo campismo e praia, na ilha do Mussulo, ao largo da cidade de Luanda, quando um grupo de cães "selvagens" se veio postar perto da minha tenda.

Entretanto eu contemplava o fruto de um pequeno arbusto, que se encontrava acerca de quinze metros do lugar onde me encontrava acampado.

Hesitava eu, se havia de o ir colher para experimentar o seu sabor, quando um dos cães, para o meu maior espanto, se dirigiu ao arbusto, colheu o fruto com a boca e veio entregar-mo.

As únicas testemunhas de tal evento, foram os outros cães da matilha.

Que hei-de pensar deste acontecimento?
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2009, 16:54:31 »
Carísimos:

Estava eu, fazendo campismo e praia, na ilha do Mussulo, ao largo da cidade de Luanda, quando um grupo de cães "selvagens" se veio postar perto da minha tenda.

Entretanto eu contemplava o fruto de um pequeno arbusto, que se encontrava acerca de quinze metros do lugar onde me encontrava acampado.

Hesitava eu, se havia de o ir colher para experimentar o seu sabor, quando um dos cães, para o meu maior espanto, se dirigiu ao arbusto, colheu o fruto com a boca e veio entregar-mo.

Que a erva era das boas!?!?!? :hein:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2009, 19:18:33 »
Carísimos:

Deveria pensar que está no tópico errado.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2009, 19:24:21 »
Mabumbo P.

Ave!

Re: Telepatia - Um experimento interessante...

........................................................... ....

........................................................... ....................................

Que a erva era das boas!?!?!?

:ok: :arrow: :D Essa sua observação está muito boa:!: :idea: Entretanto não me parece que tenha possibilidades de corresponder à realidade. Se você se refere à cannabis, posso assegurar-lhe que na altura em que estive acampado na ilha do Mussulo, não lhe toquei. E eu estive nessa ilha cerca de um mês...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2009, 19:28:28 »
Gigaview:

...........................

Deveria pensar que está no tópico errado

Porquê :?:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2009, 19:48:54 »
Mabumbo P.

Ave!

Re: Telepatia - Um experimento interessante...

........................................................... ....................................

Que a erva era das boas!?!?!?

:ok: :arrow: :D Essa sua observação está muito boa:!: :idea: Entretanto não me parece que tenha possibilidades de corresponder à realidade. Se você se refere à cannabis, posso assegurar-lhe que na altura em que estive acampado na ilha do Mussulo, não lhe toquei. E eu estive nessa ilha cerca de um mês...

Na verdade, a minha primeira idéia é a de que você está mentindo.
A segunda, é que você sonhou.
A terceira, é que a erva era da boa! (Erva, doce, bala, pó...)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2009, 05:54:34 »
Mabumbo P.

...................................................

Na verdade, a minha primeira idéia é a de que você está mentindo.
A segunda, é que você sonhou.
A terceira, é que a erva era da boa! (Erva, doce, bala, pó...)

Você imaginou que eu estava mentindo e as outras possibilidades mais, porque lhe pareceu evidente, que eu estava relatando uma ocorrência telepática natural e espontânea entre um canídeo e um humano, não é?

Pois se pensou isso, pensou exactamente o mesmo que eu, embora eu não o tenha afirmado. Todavia fi-lo subentender claramente.

A si parece-lhe que é impossível a existência natural e espontânea da telepatia entre animais e humanos, já para não dizer entre os da nossa espécie?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2009, 05:57:23 por lusitano »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Dezembro de 2009, 20:53:53 »
Portuga, fazendo joguinhos é??

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Dezembro de 2009, 21:30:14 »
Mabumbo P.

Ave

Re: Telepatia - Um experimento interessante:

Portuga, fazendo joguinhos é??

:?: :arrow: Vá-se lá perceber o que você quer dizer com esta frase... Sinceramente, preciso que me explique bem o significado desta sua expressão.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2009, 21:34:28 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2009, 08:57:02 »
Gigaview

...........................................................

Re: Telepatia - Um experimento interessante:

...........................................................

Citação de: lusitano  em  13 Dez 2009, 16:48:57

Carísimos:

........................................................

Caríssimo: Você criou o presente tópico, aparentemente, para "demonstrar" que os fenómenos "telepáticos" são fraude, ou puro "bullishit", como você costuma dizer - já para não mencionar os diversos "doces" frutíferos - que você apelida de "groselha"....

Eu apresento-lhe o relato dum evento, que a mim, se afigura obviamente como um acontecimento "telepático" e você como resposta à pergunta que coloco no fim da ocorrência - Que hei-de pensar deste acontecimento? - você faz vista grossa e responde-me: Deveria pensar que está no tópico errado.

Eu "especulando" que pela qualidade e quantidade dos seus postes, você é um "autêntico" especialista na área, ao ler a sua resposta, ponho a mesma pergunta inicial...

Que hei-de pensar da sua resposta: Devo acreditar que você é muitíssimo espirituoso, ademais inconsequente? Estou acreditando que sim!

Amém!
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 08:59:12 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2009, 10:33:00 »
Meu caríssimo telepata,

Sugiro que você procure o zoológico de sua cidade e tente reproduzir a experiência. Pergunte aos bichos o que aconteceu. Além dos cães selvagens, tente com os lobos e hienas, "ouça" também outras espécies. Talvez a sabedoria dos elefantes tenha muito a lhe dizer. Depois volte aqui e transcreva o que aconteceu.

Pode ser que você seja um Dr Dolitle (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dr._Dolittle) ou como sempre achei, apenas um enorme cabedal de ... , bem, você imagina o que, não é?

Amém prá vc também.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2009, 10:39:09 »
Esqueci....

Em relação ao tópico errado, serviria qualquer um na seção de Papo-Furado.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2009, 17:54:43 »
Carísimos:

O cão gostou de você... Ele abanou o rabo? Se sim, gostou mais ainda. Já aconteceu comigo também. As vezes os animais, logo de primeira, simpatizam. O que há demais nisto?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!