Autor Tópico: Constituição poderá ser mudada para voltar a obrigação do diploma de jornalista  (Lida 1994 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
CCJ aprova PEC que exige diploma para jornalista

CCJ aprova PEC que exige diploma para jornalista

Plantão | Publicada em 02/12/2009 às 14h58m
Agência Senado

BRASÍLIA - Foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/09, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE ), que exige diploma de curso superior de jornalismo para exercer a profissão. A matéria segue agora para o plenário.

A PEC foi acolhida na CCJ com emendas do relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). De acordo com o texto aprovado, a profissão de jornalista deve exclusiva de quem é formado em jornalismo, cujo exercício será definido em lei. A regra é facultativa ao colaborador - aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado à sua especialização. A exigência do diploma não é obrigatória para aquele que comprovar o efetivo exercício da profissão ou para jornalistas provisionados (os que não têm diploma em jornalismo, mas obtiveram registro por terem sido contratados por empresa jornalística em município onde não há curso específico).

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/12/02/ccj-aprova-pec-que-exige-diploma-para-jornalista-915015637.asp

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Liberdade de expressão no Brasil volta a ser atacada
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2009, 13:20:08 »
Concordo: é um absurdo e que só vai prejudicar os órgaos de comunicaçao.

O texto citado tem uma curiosa mistura de inglês e português.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2009, 13:31:20 »
É o churnalism atacando com uma dose dupla de ironia :-P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2009, 20:45:29 »
this mescla esta very engraçada e funny.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2009, 21:12:15 »
I will perguntar the mesma cosa!?? Que sucede com this text??

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Constituição poderá ser mudada para voltar a obrigação do diploma de jornalista
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2009, 12:42:02 »
não perdoam ahgahuahuha...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Constituição poderá ser mudada para voltar a obrigação do diploma de jornalista
« Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2009, 15:29:30 »
E se não estiver definido claramente o que é "atuar como jornalista"? Um bloqueiro pode ser processado por isso?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2009, 15:46:38 »
E se não estiver definido claramente o que é "atuar como jornalista"? Um bloqueiro pode ser processado por isso?

Definição complicada e perigosa; e tudo assim é por vezes desnecessário!
Imagina, um amontoado de especificações com a pretensão de inventar um enquadramento, ou um critério, pra diferenciar um blogueiro de um jornalista... "Jornalista é o cara que escreve pra um jornal, blogueiro, na Internet". Depois, ao se depararem com jornalistas escrevendo na Internet fariam uma emenda constitucional ou uma lei ordinária dizendo, "Jornalista é o cara que escreve pra um jornal e na Internet; blogueiro, somente na Internet", assim até o infinito...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2009, 16:03:39 »
E não é assim que as leis brasileiras são? Eles tentam ser abrangentes enumerando todos os casos que eles conseguem pensar na hora. Um ano depois aparece uma exceção à regra e dá pau.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2009, 20:00:28 »
Yep!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2009, 20:07:43 »
Toda vez que aparece uma lei, ou um projeto de lei, é interessante perguntar o seguinte: qual grupo, classe ou organização sai ganhando com esse projeto/essa lei e pode estar fazendo pressão política/econômica para tal?

Embora eu ache que um jornalista diplomado tenha muito mais capacidade e conhecimento de transmitir uma notícia, acho que essa lei cria um precedente perigoso de censura.
Latebra optima insania est.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2009, 20:45:01 »
Toda vez que aparece uma lei, ou um projeto de lei, é interessante perguntar o seguinte: qual grupo, classe ou organização sai ganhando com esse projeto/essa lei e pode estar fazendo pressão política/econômica para tal?

Embora eu ache que um jornalista diplomado tenha muito mais capacidade e conhecimento de transmitir uma notícia, acho que essa lei cria um precedente perigoso de censura.

Que tipo de precedente?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2009, 20:51:21 »

Que tipo de precedente?
Pode-se usar disso para ir restringindo cada vez mais quem pode divulgar uma notícia, efetivamente restringindo a quantidade de informação (e o viés da mesma) que chega ao público. Não acho que tenha sido essa a intenção da proposta, mas de qualquer forma, ela cria esse risco.
Latebra optima insania est.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Março de 2011, 12:57:57 »
O irônico é o seguinte:

Pra escrever no Jornal, de acordo com o Fenaj e nossos nobres congressitas, precisa de diploma.

Pra ser dono de Jornal, basta umas notinhas na carteira. Pode até ser analfabeto.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #16 Online: 25 de Março de 2011, 14:29:16 »
[semeador da discórdia]
A esquerda brasileira está se inspirando no irmão Hugo Chavez.  :( [/semeador da discórdia]
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Março de 2011, 15:20:29 »

Q PALHAÇADA!!!!!

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Março de 2011, 15:21:42 »
Daqui a pouco somente psicólogos trabalharam em RH, e somente administradores podrão ser gerentes!!!!!  :chorao:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Março de 2011, 16:05:54 »
Poderiam propor alterar a constituição para incluir mais um artigo aonde obriga a todo político, desde um simples vereador do fiofó-do-mundo até ao presidente da república, ter, obrigatoriamente, curso superior em sociologia e pós-graduação em ciências políticas.  :twisted:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Março de 2011, 22:28:57 »
[semeador da discórdia]
A esquerda brasileira está se inspirando no irmão Hugo Chavez.  :( [/semeador da discórdia]

E por que alguém haveria de discordar? Acho que não são poucos os que falam disso como se fosse algo bom, anseando pela "lei de los medios" e etc.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Março de 2011, 22:50:52 »
O irônico é o seguinte:

Pra escrever no Jornal, de acordo com o Fenaj e nossos nobres congressitas, precisa de diploma.

Pra ser dono de Jornal, basta umas notinhas na carteira. Pode até ser analfabeto.

Para ser um professor livre-docente é necessário o título de doutor.

Para ser presidente basta uma alfabetização incipiente.
Foto USGS

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Março de 2011, 23:54:40 »
Lula ganhou título de doutor, seu difamador invejoso e elitista.

Exato! Ganhou!

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Março de 2011, 00:37:45 »
Entrevista com o humorista Danilo Gentili sobre diploma em jornalismo

“A boa faculdade vai entender que tem que tornar seu curso excepcional para atrair alunos “, diz Danilo Gentili

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

O humorista Danilo Gentili, do programa “CQC”, é um dos mais controversos repórteres da atualidade, repetindo o que fazia, na década de 80, Ernesto Varella, personagem criado pelo jornalista Marcelo Tas, âncora do humorístico da Band.

Em tom irreverente, Gentili renova a abordagem jornalística a temas sérios que mobilizam a opinião pública, principalmente aqueles vindos de Brasilía (DF), cidade em que o humorista passa a maior parte de seu tempo fazendo o que, em sua opinião, não pode ser considerado “Jornalismo”.

Gentili, que é publicitário, falou ao Portal IMPRENSA o que pensa sobre a queda da obrigatoriedade da formação específica para exercíco da profissão de jornalista, rumos do mercado de trabalho e do novo desafio dos que pretendem seguir carreria como jornalista e das faculdades “que agora não poderão mais ensinar qualquer coisa”.

Portal IMPRENSA – Em sua opinião, foi correta a decisão do STF de suspender a necessidade de formação específica para o profissional de jornalismo?

Danilo Gentili - Eu creio que essa decisão vai favorecer todos aqueles que gostam de jornalismo, se comprometem com ele, porém não querem deixar nenhum reitor mais rico ainda. O Jornalismo é uma profissão que envolve ética, perspicácia, relacionamentos, sagacidade, paixão pela verdade, competência e experiência. Eu não acho que esses valores podem ser aprendidos em um curso de uma faculdade. Eles tem a ver com caráter, boa vontade e vivência. Sendo simplista agora, eu acho por exemplo, que o Neto está mais capacitado para escrever uma matéria sobre futebol do que um jornalista que acabou de sair da faculdade e tem diploma. Acho também hipócrita dizerem “Ah,então agora qualquer um pode ser jornalista?”. Mas é claro que sim! Antes também qualquer um podia ser jornalista, não podia? Era só pagar uma “Unialgumacoisa” da vida por quatro anos e virar jornalista (ou, com um pouco mais de sorte, fazer o pai pagar cursinho dois anos e entrar numa faculdade federal).

IMPRENSA – Quais as consequências, na sua opinião, para a formação acadêmica do jornalista e para o mercado de trabalho?

Gentili - Eu creio que uma boa faculdade vai entender que precisa tornar seu curso realmente excepcional se quiser continuar tendo relevância ao cenário e atrair alunos (ou clientes, como muitas instituições de ensino enxergam seus estudantes). Aquele cursinho da “Unialgumacoisa” vai precisar parar de ensinar qualquer coisa e se importar de verdade em ensinar o melhor jornalismo possível (se é que isso é possível), afinal, agora, o aluno tem a opção de escolha: “Meu sonho é ser jornalista. Eu dou dinheiro pra esse reitor ou tento realizar meu sonho sozinho?”. Creio que aí o mercado de trabalho e os interessados na área vão ganhar. Outra coisa boa é que muito sanguessuga que vive do sindicato corre o risco de perder sua boquinha.

IMPRENSA - Você se considera um jornalista?

Gentili - Confesso que estou mais preocupado em fazer rir do que em dar um grande furo jornalístico. Eu me considero um humorista e não um jornalista. Vivo de humor muito antes do “CQC”. Tenho boas críticas nos jornais que me consideram um bom humorista antes do “CQC”. E adivinha só… Eu nunca fiz nenhuma faculdade de humorismo.

IMPRENSA – Na sua opinião, o mercado terá preferência por profissionais formados em jornalismo, mesmo após a queda da obrigatoriedade?

Gentili - Creio que o mercado vai continuar dando preferência pra quem já dava antes dessa decisão do STF: para os jornalistas melhores preparados (e isso pode incluir ter sido preparado numa boa faculdade) ou os que não são tão bem preparados assim, mas fizeram o teste do sofá com a redação ou tem algum padrinho forte no meio (e aqui, novamente, ter ou não um diploma não vai impedir que isso aconteça).

IMPRENSA – Mesmo sem a necessidade de formação específica para o exercício da profissão, você pensa em fazer faculdade de jornalismo? Acha necessário ao seu trabalho?

Gentili - Jamais. Eu já deixei um reitor cheio do meu dinheiro uma vez pra fazer uma faculdade que não serve pra nada (publicidade) e não pretendo repetir isso nunca mais na minha vida. O que eu acho necessário pro meu trabalho e pra qualquer outro é se comprometer muito com o que se propôs a fazer e procurar observar os mais experientes trabalharem. No caso de jornalismo não é tão difícil assim fazer isso. É só ler jornais, revistas e ver a TV e vai observar excelentes jornalistas trabalhando. E me pergunto: o que eles fizeram para produzir uma matéria tão boa como essa? Foi a Uninove, a PUC ou a paixão desses jornalistas pelo que fazem?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!