[Aviso: não, não estou desviando o tópico. Falo em "necessidades" porque meu conceito de "felicidade", como descrevi acima, está intimamente ligado a elas.]
Erika, embora eu concorde parcialmente com você (liberdade traz felicidade), há um problema... pergunte pra 1000 pessoas o que significa "liberdade" e você vai ter 1000 respostas diferentes e mutuamente incompatíveis.
Escolhemos os caminhos; mas
quais escolhas faremos nos é moldado por um misto de fisiologia e ambiente. Não há escolha que fuja disso. Isso entra na definição de "liberdade" de uns, e não na de outros...
Entretanto, a pirâmide de Maslow não é exatamente
arbitrária como o Agnóstico falou; o problema é outro - ela descreve um ser humano
médio¹, coisa que não existe e só funciona no abstrato. Sim, somos frutos de fisiologia+ambiente, mas ambos são tão caóticos que é impossível descrever um ser humano por teorias².
Tentando salvar Maslow com outro paradigma³... considerar como
contradições. Quando a satisfação de duas necessidades se contradiz (i.e., não podem ser supridas ao mesmo tempo), tenta-se obter uma síntese (i.e., uma resolução satisfatória para ambas). Se a síntese não é possível e ambas as necessidades são inconciliáveis naquele contexto, o elo mais fraco se rompe, e a necessidade mais básica ou mais urgente é suprida em detrimento da outra. Aqui, caímos em outra limitação: Maslow vê as necessidades como
qualitativas (
quais foram supridas?) e não como
quantitativas (
o quanto cada uma foi suprida?). Coisa que - mais uma vez - varia de pessoa pra pessoa
, já que se fosse dicotômico, sono estaria como necessidade avançadíssima pra mim...
E eu vou parar por aqui antes que misture um terceiro e um quarto paradigmas. Pffft.
Tenho 37 agora... alguém me disse que a maioria das pessoas que fizeram algo de relevante o fizeram antes dos 30... Preciso me acostumar com a mediocridade bem remunerada e não comparar minha vida com o que sempre sonhei para ela. Assim não fica nada ilusório, e a ilusão era meu estado anterior.
Já ouvi falar algo similar, mas era relativo
aos 30 e não a
antes dos 30.
1 - Médio
dentro das amostras que Maslow selecionou; critico um pouco a escolha dele,
deveria ter sido mais aleatória.
2 - Sim, é por isso (entre outras coisas) que ciências humanas trabalham com
paradigmas e não
teorias. O método científico é excelente, mas tem suas limitações como qualquer outra ferramenta.
3 - Paradigma: conjunto de conceitos que trabalham de forma mais ou menos coesa para explicar de forma satisfatória determinado caso ou conjunto de casos que se propõe a explicar.
Off-topic: lembrei do Balzac.