Enquete

Você é feliz ou infeliz? Porque? O que mais contribui para sua felicidade ou infelicidade?

Muito feliz
Feliz
Pouco Feliz
Minha vida é uma merda

Autor Tópico: A felicidade como característica intrínseca e não extrínsica ao ser humano  (Lida 5769 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Recentemente estava pegando um vôo com cara de cansado e desanimado. Tenho viajado muito. A garota que estava fazendo check-in me perguntou o porque do desânimo e eu disse que não queria viajar e estava triste por isso. A garota me disse que a maior parte das pessoas gostariam de ir trabalhar em Paris (onde fui) e que eu deveria estar contente.

Isso me fez questionar o que as pessoas imaginam que precisam para ser felizes. Realmente estava fazendo algo que em princípio era super atraente mas para mim era apenas um motivo para ficar longe de minha família e filhos.
Ela disse que o trabalho dela era chato e eu perguntei se ela ia dormir com os filhos dela a noite, e ela disse que sim. Enfim...

Agora estou em uma cidade chamada Lobos (AR), no meio do nada, fazendo uma reunião com pessoas que não querem mudar nem após a verificação de que os resultados estão indo de mal a pior. Poderia estar em casa, é sábado,.. falei com meus filhos e eles estão perguntando muito sobre mim.

Então, como vivemos a vida? Se eu entrasse na empresa e não crescesse certamente iria ficar descontente. Se cresço tenho um problema que é o aumento de responsabilidades e ter que lutar para proteger minha família (o que já estou fazendo com muita força).

Não quero parecer uma pessoa que reclama o tempo todo até porque sou feliz (quase sempre fui) e não costumo continuar muito tempo em uma situação que me incomode. 

Mas vale a reflexão.. A felicidade realmente está dentro de nós? Porque vejo tantas pessoas esperando algo acontecer para buscar uma plenitude que talvez pudesse ser alcançada agora?

Será que a religião influencia, ao prometer uma felicidade plena apenas no futuro (se você sofrer agora, ou se restringir, ou não ter prazer, etc..)?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
Re: A felicidade como característica intrínseca e não extrínsica ao ser humano
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2009, 01:31:19 »
Felicidade é uma arte, é isso que eu acho.

No momento eu reclamo de 2 coisas:
- Falta de habilidade em pegar mulher (não quero namorar, quero ser um Don Juan);
- Falta de dinheiro (Quero ter dinheiro de sobra, poder fazer parte da alta sociedade).

Mas já reclamei de muitas outras coisas...
Acho que estou cada vez mais feliz (ou menos infeliz).

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2009, 01:45:07 »
Eu coloquei só "feliz" porque não sei como se mede felicidade.
Será que a religião influencia, ao prometer uma felicidade plena apenas no futuro (se você sofrer agora, ou se restringir, ou não ter prazer, etc..)?
De um episódio dos Simpsons, onde os filhos do Ned Flanders dizem para ele:
- Nós queremos a Sr. Simpsons como babá denovo, ela nos fazia sentir felizes!
- É! E felizes de verdade, não felizes de Igreja!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2009, 12:22:01 »
Eu não diria feliz, mas em paz. Até quando me sinto melancólico (o que é frequente!) eu me sinto em paz, fico totalmente contemplativo. Isso é o que eu prefiro chamar de amadurecimento.
Vc trabalha com que Agnóstico??

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2009, 17:58:40 »
a vida é muito curta pra eu não viver felis :)

ps.: teclado ruim
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2009, 18:11:12 por CTHULHUZINHO »
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2009, 21:27:37 »
Todo mundo deseja uma vida "confortável"... mas isto não é garantia de felicidade, nem pré-requisito. Mas....

Dizia Sophia Loren:

-Já fui pobre infeliz e já fui rica infeliz... prefiro ser rica infeliz.

Disse Spitfire:

-Dinheiro não trás felicidade... mas como adoraria sofrer no meu iate no Caribe.  :hihi:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2009, 21:49:48 »
Ninguém é feliz o tempo todo ou triste o tempo todo. O problema maior que vejo é como nós mesmos enfrentamos as situações, pois somos nós quem avaliamos se estamos ou não felizes.

Há alguns anos eu diria que era mais infeliz que feliz. Hoje passo bem mais tempo feliz que infeliz. Muito mais. Pra mim, o término de uma fase e uma guinada na vida toda foi fundamental.

Acho que todos passam (mais de uma vez) por momentos desse tipo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2009, 22:36:34 »
Tem um psicólogo, Daniel Goleman, provavelmente outros, que dizem que a felicidade é mais ou menos algo estável. Passado um ano, tanto uma pessoa que ganhou na loteria quanto uma que ficou paraplégica tendem dizer estar igualmente felizes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2009, 23:13:58 »
...
Vc trabalha com que Agnóstico??

Arquitetura Corporativa, que basicamente é tentar solucionar problemas de empresas com software. Trabalho em uma das multis que fazem software
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2009, 23:15:24 »
Tem um psicólogo, Daniel Goleman, provavelmente outros, que dizem que a felicidade é mais ou menos algo estável. Passado um ano, tanto uma pessoa que ganhou na loteria quanto uma que ficou paraplégica tendem dizer estar igualmente felizes.

eu concordo... parece que a mente humana vai se acostumando com o que tem, seja ruim ou bom. Existe uma parte da população que está infeliz com qualquer coisa também

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2009, 00:19:46 »
Tem um documentário da Discovery que passou várias vezes, sobre felicidade. É interessante, mostra como existem pessoas que passam a vida inteira dando gargalhas sem nenhum motivo, porque os receptores do cérebro são mais acessíveis.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2009, 15:54:25 »

Eu já vi isso também, no mesmo sentido, mas para outras situações. Se antes ambos eram ranzinzas, amargurados ou felizes, depois do ocorrido eles voltariam a ser o que eram antes. Foi só isso que vi e fiquei curioso por perguntar, Mas não muda nenhum pouquinho!? Eu suponho que quanto mais velho mais difícil uma mudança, parece ocorrer uma consolidação na nossa personalidade... (e eu também acho que mudanças são raras, raríssimas!).

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2009, 20:17:38 »
Interessante. Ninguém citou aqui a velha pirâmide de Maslow...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

Esse paradigma é recheado de problemas, mas bah, serve a contento neste caso. Considero uma boa definição de felicidade "a sensação obtida durante o suprimento das necessidades".

Isso explica razoavelmente bem o caso do Agnóstico, indo pra Paris (o que pode ser considerado uma conquista - 4o degrau), mas acaba não contando muito por outras necessidades mais básicas (de degraus mais baixos) estarem faltando no momento.
Latebra optima insania est.

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2009, 20:40:35 »
Agnóstico,

Dentro da melhor tradição Iluminista: só se é feliz quando se tem liberdade. Lembre-se que temos liberdade de escolher os caminhos que traçamos, portanto nosso grau de felicidade depende de nossa aceitação do ônus das escolhas que fazemos.
Não sei quantos anos têm seus filhos, mas é importante lembrar que eles crescem muito rápido (rápido mesmo) e não acompanhar de perto, saboreando cada momento, os filhos é muito triste, porque é um tempo que não volta mais... mas enfim, c'est la vie...
"Se depender de mim, nunca ficarei completamente maduro nem nas idéias, nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental"
Gilberto Freyre

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2009, 20:52:47 »
PS. é sempre bom lembrar que sou super-mãe, e já recusei bons trabalhos para estar com meus filhotes. Meu ex-marido diz, com razão, que sou pobre porque quero, quero sim ficar perto dos meninos enquanto eles querem e precisam de mim... :)
"Se depender de mim, nunca ficarei completamente maduro nem nas idéias, nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental"
Gilberto Freyre

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2009, 21:06:55 »
A vida é sofrimento, em diferentes níveis de intensidade.

O que muda é querer suportá-los ou não.
Não deseje.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2009, 01:35:06 »
Agnóstico,

Dentro da melhor tradição Iluminista: só se é feliz quando se tem liberdade. Lembre-se que temos liberdade de escolher os caminhos que traçamos, portanto nosso grau de felicidade depende de nossa aceitação do ônus das escolhas que fazemos.
Não sei quantos anos têm seus filhos, mas é importante lembrar que eles crescem muito rápido (rápido mesmo) e não acompanhar de perto, saboreando cada momento, os filhos é muito triste, porque é um tempo que não volta mais... mas enfim, c'est la vie...

Exatamente...  penso assim.

Nesse site vejo muitas vezes as pessoas falando que o executivo ganha mais e trabalha menos. Na verdade esse é um cenário irreal.
Quanto mais você sobe menos você para. Calls em diversos fusos (portanto fazer um call as 11 da noite é normal com alguém se o outro lado está no MX por exemplo). Viagens. Os desafios são cada vez maiores e esperam comprometimento de você, o que significa fazer a coisa acontecer e pronto. Em 20 dias estive em 3 continentes e 6 países. (não sou alto executivo).

E a armadilha que você pode cair é a seguinte: Se você não performa você vê algumas pessoas subindo, o tempo vai passando, e você fica para trás. É chato para pessoas competitivas.
Se você sobe, suas responsabilidades aumentam cada vez mais. É claro que você ganha mais, mas você vai galgando um caminho que vai te levar a restrições na sua vida pessoal.

Se eu tivesse 50 anos, meus filhos com 15 e 18 anos, seria diferente. Mas não com 2 e 6 anos. Para a vida pessoal, um alto executivo deveria ser mais velho mesmo, mas a pirâmide mudou e o vigor e energia são critérios que se esperam de um executivo então estão mais novos hoje.

Aí que vem a pirâmide de Maslow: Na verdade, a ordem da pirâmide é meio arbitrária, porque muitas pessoas realmente não se importam de deixar sua casa por 10 dias... faz parte da vida deles e se completam com isso. Então você tem que adequar diversas forças para ser feliz
- subir e impactar sua vida
- não subir e poder impactar sua alto estima
- amor aos filhos
- necessidade de dinheiro
- de que bens materiais você necessita
- outras coisas que te podem levar a felicidade

Para mim, meu trabalho é meio que uma ilusão. Diversas vezes eu me pergunto o que estou fazendo aqui porque realmente não é o tipo de vida que procuro...

« Última modificação: 17 de Dezembro de 2009, 01:42:24 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2009, 03:55:36 »
Todo mundo deseja uma vida "confortável"... mas isto não é garantia de felicidade, nem pré-requisito.
Sissi teve amor, dinheiro, e foi até imperatriz, e mesmo assim ela era infeliz. Eu não consigo entender porque.  A felicidade tá nas pequenas coisas, se você olhar o mundo e não ver o mundo então fica infeliz e insatisfeito.

"O coração que está em paz vê uma festa em todas as aldeias."
(Provérbio hindu)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Dezembro de 2009, 14:00:13 »
Concordo com a Fabi nesse sentido, a felicidade depende muito da postura adotada em relação à vida. Mas é difícil cultivar uma boa postura... Em certos dias, não adiantaria nem eu ganhar na loteria e conseguir tudo que eu quero, continuaria emburrada. Mas em outros... basta ver o colorido de um pedaço de plástico que já fico maravilhada e sorrindo. :P
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2009, 23:55:14 »
essa questão de as vezes parecer que "minha vida é uma ilusão" na verdade é um resquício da minha criação/cultura. Eu realmente sempre quis fazer algo meio que revolucionário, mudar a vida das pessoas para melhor (aqueles sonhos que deveriam morrer bem antes dos 30)..  E ainda comparo minha vida, que se resume a trabalho e filhos, com o que sempre almejei e vejo que isso não está acontecendo e certamente não irá acontecer. Então fica meio aquele negócio de "mais um dia vivido e nada me direcionando para onde eu queria estar"
Tenho 37 agora... alguém me disse que a maioria das pessoas que fizeram algo de relevante o fizeram antes dos 30... Preciso me acostumar com a mediocridade bem remunerada e não comparar minha vida com o que sempre sonhei para ela. Assim não fica nada ilusório, e a ilusão era meu estado anterior.

Mas estamos aí...  
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2009, 23:57:31 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #20 Online: 23 de Dezembro de 2009, 02:16:10 »
[Aviso: não, não estou desviando o tópico. Falo em "necessidades" porque meu conceito de "felicidade", como descrevi acima, está intimamente ligado a elas.]

Erika, embora eu concorde parcialmente com você (liberdade traz felicidade), há um problema... pergunte pra 1000 pessoas o que significa "liberdade" e você vai ter 1000 respostas diferentes e mutuamente incompatíveis. Escolhemos os caminhos; mas quais escolhas faremos nos é moldado por um misto de fisiologia e ambiente. Não há escolha que fuja disso. Isso entra na definição de "liberdade" de uns, e não na de outros...

Entretanto, a pirâmide de Maslow não é exatamente arbitrária como o Agnóstico falou; o problema é outro - ela descreve um ser humano médio¹, coisa que não existe e só funciona no abstrato. Sim, somos frutos de fisiologia+ambiente, mas ambos são tão caóticos que é impossível descrever um ser humano por teorias².

Tentando salvar Maslow com outro paradigma³... considerar como contradições. Quando a satisfação de duas necessidades se contradiz (i.e., não podem ser supridas ao mesmo tempo), tenta-se obter uma síntese (i.e., uma resolução satisfatória para ambas). Se a síntese não é possível e ambas as necessidades são inconciliáveis naquele contexto, o elo mais fraco se rompe, e a necessidade mais básica ou mais urgente é suprida em detrimento da outra. Aqui, caímos em outra limitação: Maslow vê as necessidades como qualitativas (quais foram supridas?) e não como quantitativas (o quanto cada uma foi suprida?). Coisa que - mais uma vez - varia de pessoa pra pessoa, já que se fosse dicotômico, sono estaria como necessidade avançadíssima pra mim...

E eu vou parar por aqui antes que misture um terceiro e um quarto paradigmas. Pffft.

Tenho 37 agora... alguém me disse que a maioria das pessoas que fizeram algo de relevante o fizeram antes dos 30... Preciso me acostumar com a mediocridade bem remunerada e não comparar minha vida com o que sempre sonhei para ela. Assim não fica nada ilusório, e a ilusão era meu estado anterior.
Já ouvi falar algo similar, mas era relativo aos 30 e não a antes dos 30.

1 - Médio dentro das amostras que Maslow selecionou; critico um pouco a escolha dele, deveria ter sido mais aleatória.
2 - Sim, é por isso (entre outras coisas) que ciências humanas trabalham com paradigmas e não teorias. O método científico é excelente, mas tem suas limitações como qualquer outra ferramenta.
3 - Paradigma: conjunto de conceitos que trabalham de forma mais ou menos coesa para explicar de forma satisfatória determinado caso ou conjunto de casos que se propõe a explicar.

Off-topic: lembrei do Balzac.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2009, 02:21:10 por Eremita »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #21 Online: 23 de Dezembro de 2009, 11:58:03 »
Felicidade é praia, mar, futebolzinho na areia fofa, mulheres de biquini e jogos do Grêmio. Todo mundo sabe disso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 23 de Dezembro de 2009, 19:51:49 »
Felicidade é praia, mar, futebolzinho na areia fofa, mulheres de biquini e jogos do Grêmio. Todo mundo sabe disso.
Experimente ficar um dia inteiro sem comer, e veja se isso continua verdade... :P

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #23 Online: 23 de Dezembro de 2009, 20:26:30 »
Futebol = Religião
Não deseje.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Janeiro de 2010, 18:32:34 »
Não votei em nenhuma opção porque não me considero feliz nem infeliz.... eu tenho momentos de felicidade e outros de infelicidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!