Autor Tópico: Divulgado trecho da carta deixada por Leila Lopes  (Lida 3507 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Divulgado trecho da carta deixada por Leila Lopes
« Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2009, 19:30:13 »
Para quem tinha um histórico anterior de tentativas de suicídio, me parece que apenas teve know-how de conseguir desta vez.  :P

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2009, 20:20:32 »
Vou resumir minha opinião aqui...

1. Toda pessoa deve ter o direito de decidir o que fazer da sua própria vida e, se assim desejar, se suicidar.
2. Entretanto, mesmo reconhecendo esse direito, considero suicídio como uma asneira na esmagadora maioria dos casos.
3. A atriz estava extremamente deprimida - ninguém diz "tô cansado de cabeça" sinceramente sem estar se sentindo um bagaço.
4. Entretanto, agiu de caso pensado - deprimida, sim, mas de caso pensado. Tanto que misturou um monte de remédios com chumbinho pra ter certeza que morria.
Latebra optima insania est.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2009, 22:45:59 »
Vou resumir minha opinião aqui...

1. Toda pessoa deve ter o direito de decidir o que fazer da sua própria vida e, se assim desejar, se suicidar.
2. Entretanto, mesmo reconhecendo esse direito, considero suicídio como uma asneira na esmagadora maioria dos casos.
3. A atriz estava extremamente deprimida - ninguém diz "tô cansado de cabeça" sinceramente sem estar se sentindo um bagaço.
4. Entretanto, agiu de caso pensado - deprimida, sim, mas de caso pensado. Tanto que misturou um monte de remédios com chumbinho pra ter certeza que morria.

Exatamente.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2009, 22:46:47 »
Para quem tinha um histórico anterior de tentativas de suicídio, me parece que apenas teve know-how de conseguir desta vez.  :P

Hehehe... Mais uma prova de várias racionalizações... :-)

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2009, 12:48:51 »
Não querer envelhecer e não aceitar isto, mostra o quanto ela era fútil e vazia...

Não acho. Acredito que qualquer um tem o direito de abreviar sua vida, inclusive por medo de velhice, não vejo como futilidade, mas escolha pessoal. Levando-se em conta, claro, o fato de ela ser, além de bonita, esclarecida.
Eu também não quero envelhecer.

Até hoje a única solução para isso é morrer jovem.
Particularmente, não é uma opção atraente para mim.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Dezembro de 2009, 13:05:37 »
Não gostaria de envelhecer... mas não me mataria por causa disto, faz parte do ciclo natural, paciência, aprendo a conviver com isto.

A "sorte" é que envelhecer, na maioria dos casos, nos torna um pouco mais sábios.  :ok:
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2009, 13:19:58 por Spitfire »

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2009, 13:30:22 »
A racionalização prévia do ato não retira dele seu caráter de desequilíbrio.
Cometer ou tentar o suicídio é um ato de desequilíbrio na imensa maioria dos casos.
Em casos como o  de um doente terminal, que sofre de dores incessantes e pede para morrer ou provoca a propria morte,pode não ser.
Em atos de suicídio heróico, como de um alpinista que corta a corda para preservar a vida de outros, com certeza não é.
Talvez não seja, em outras situações que possam existir.
Mas, como disse anteriormente, na maioria dos caso é um sintoma extremo de desequilíbrio.
Entre as forças pulsionais da psique, as pulsões de vida e de morte são o que possibilita a alto-preservação, o suicídio é a expressão maior da pulsão de morte se sobrepondo a de vida.
Supondo ser a carta realmente da suicidada, ela é cheia de indicativos de uma quadro depressivo, bem como, de tentativas de racionalização e justificação do ato. Ainda é possível observar indicios no discurso do fenômeno da negação, onde as palavras são usadas em contraposição aos sinais e fatos, os negando ou fazendo afirmações no sentido contrário do que realmente se quer dizer.
Não consigo vislumbrar no caso de Leila Lopes nenhum indicador do suicídio como um ato de autonomia tomado por uma pessoa em condições normais de animo e humor.
Pena.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Dezembro de 2009, 13:43:00 »
Não consigo vislumbrar no caso de Leila Lopes nenhum indicador do suicídio como um ato de autonomia tomado por uma pessoa em condições normais de animo e humor.

E não foram autonomos. Executamos uma tarefa se motivados, racionalizamos para saber como fazer esta tarefa, ainda motivados.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #33 Online: 11 de Dezembro de 2009, 14:18:15 »

E não foram autonomos. Executamos uma tarefa se motivados, racionalizamos para saber como fazer esta tarefa, ainda motivados.

"...um ato de autonomia tomado por uma pessoa em condições normais de animo e humor."
No contexto, me refiro a ato autonomo ao executado por uma pessoa em condições normais de realizar tomadas de decisões.
Por óbvio que pessoas com transtornos de humor ou de comportamento podem planejar e executar seus atos a partir de motivações. Porém não há autonomia, no sentido do termo, pois não há lucidez de julgamento.
A capacidade de raciocínio e julgamento esta prejudicada pelo quadro de desequilíbrio de humor/emoção apresentado, como parece ser o caso.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2009, 14:22:11 por Bulldog »
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #34 Online: 11 de Dezembro de 2009, 15:51:33 »
Não querer envelhecer e não aceitar isto, mostra o quanto ela era fútil e vazia...

Não acho. Acredito que qualquer um tem o direito de abreviar sua vida, inclusive por medo de velhice, não vejo como futilidade, mas escolha pessoal. Levando-se em conta, claro, o fato de ela ser, além de bonita, esclarecida.

Acho que falar em "direito" nesse caso, de suicídio como "ortotanásia preventiva" é meio como aceitar aquela coisa toda de viciado em drogas altamente viciantes que diz "paro quando quiser". Se assume que é uma decisão racional e não um distúrbio neuroquímico.

Todo suicidio é um disturbio neuroquímico?O Amor é um distúrbio neuroquímico também?

Quase sempre...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 11 de Dezembro de 2009, 19:30:38 »

Acho que falar em "direito" nesse caso, de suicídio como "ortotanásia preventiva" é meio como aceitar aquela coisa toda de viciado em drogas altamente viciantes que diz "paro quando quiser". Se assume que é uma decisão racional e não um distúrbio neuroquímico.

Todo suicidio é um disturbio neuroquímico?O Amor é um distúrbio neuroquímico também?

Quase sempre...
Acho que estão usando  "disturbio neuroquímico" com uma acepção muito ampla, por isso equivocada.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!