Autor Tópico: Travessia do Mar Vermelho  (Lida 10558 vezes)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Travessia do Mar Vermelho
« Resposta #25 Online: 06 de Abril de 2010, 11:01:00 »
Nao entendo como estes mitos biblicos prevaleçeram, sao muito fraquinhos se comparados a outras mitologias.

Sera que é so porque virou livro?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Abril de 2010, 11:23:29 »
A travessia de Charlton Heston ("slide" 01).

Pela apresentação no "link" indicado não se pode afirmar como verdadeiro o conteúdo dos "slides".

Pobre na qualidade visual, medíocre no conteúdo informativo.

A) Não é possível afirmar, pelas fotos, que os poços são iguais ("slide" 03). Aliás, sequer é possível afirmar que são poços.

B) O mesmo pode ser dito sobre a foto sobre o suposto túmulo de Jacó ("slides"  04 e 05).

C) Da onde foi tirado o número de 2 a 3 milhões de judeus que participaram do Êxodo? A própria Bíblia indica alguma coisa em torno de 600.000 pessoas.

D) O caminho traçado no "slide 9" é totalmente hipotético pois não consegui nenhum registro dele e a Bíblia é omissa quanto a isto.

E) Não sei qual foi o "tempo de resposta" das tropas egípcias entre o momento que foi detectada a fuga de 2 a 3 milhões de pessoas e o início da perseguição.

E1) É impossível você não identificar de imediato a movimentação de 2 a 3 milhões de pessoas.
E2) A distância entre o ponto de fuga e o suposto ponto do suposto "milagre" da travessia é de cerca de 320Km, em terreno acidentado, sob temperatura diurna de 45 a 50 graus Celsius, com mais de 2 milhões de pessoas caminhando e ainda cuidando de seus rebanhos. As tropas egípcias, mais preparadas e equipadas, não os teriam interceptado muito antes?

F) A imagem do "slide 10" não é a de uma trilha e sim de uma drenagem e é incompatível com o traçado proposto no "slide 9".

G) A série de "slides 11 a 15" nada tenho a dizer pois não posso afirmar se realmente representam o local que afirmam ser.

H) "Slide 16",  A Explicação Científica!

H1) Qual é a batimetria representada pelo "slide"? Em outras palavras, onde está a escala para indicar a profundidade absoluta?
H2) Mesmo assim o "slide 16" apresenta uma evidência marcante contra a suposta travessia. Reparem que na parede de chegada da travessia ("ponta da flecha") as linhas de curvas batimétricas se aproximam muito umas das outras, isto indica que aquela parede é muito íngrime, o que impediria ou pelo menos dificultaria uma passagem rápida daquela multidão.
H3) O Golfo de Aqaba é um braço de rift, com movimento transcorrente sinistral, relacionado ã abertura do Mar Vermelho. Bacias relacionadas à rift apresentam, com frequência, limites lineares e muito íngrimes.

I) Qual é o tipo de vento que se desloca bidirecionalmente a partir de um eixo central, com cerca de 13 Km de extensão (distância entre as margens) e que se mantém uniforme pelo tempo necessário de travessia de 2 a 3 milhões de pessoas? Certamente não o descrito na Bíblia, pois ela afirma ser um vento "oriental", portanto unidirecional.

J) O "slide 19" é um primor de desinformação e de erro.
J1) O círculo que indica o ponto de mergulho tem pelo menos 4 Km de diâmetro. Meio impreciso para um trabalho de arqueologia, não?
J2) As curvas batímetricas não podem apresentar aquela configuração, porque elas, por definição, ligam pontos de mesma profundidade.

K) O "slide 20" apresenta um belo aro de charrete novinho, mesmo após 3.500 anos submersos em água de elevada salinidade? Pelo jeito não há sedimentação no local, pois eles estão praticamente na superfície.

L) Os "slides 21 e 22" quando confrontados com o 20 mostram algumas coisas interessantes... e inexplicáveis.
L1) O padrão das rodas é completamente diferente.
L2) O material usado aparenta ser diferente.

M) O "slide 24" afirma que o material da foto é osso humano (um fêmur), fossilizado, e que não pode ser datado pois foi totalmente substituído por minerais. Desculpe, pela foto não é possível identificar nada. Mas mesmo assim, estou curioso para saber como é que se deu o processo de fossilização em um ambiente rico em oxigênio. Sim, rico em oxigênio pois corais somente se desenvolvem em locais assim e com águas quentes. Faltou uma explicação mais adequado do ambiente geoquímico.

N) Não pesquisei sobre as colunas mencionadas nos "slides 25 e 26" mas duas coisas me chamaram a atenção.
N1) O que propiciou a erosão em uma coluna de granito e na outra não? Eu acho que nenhuma delas é de granito, pois pela textura e pela cor eu acho que são de arenitos, rochas muito mais comuns na região.
N2) As duas fotos do "slide" 26 não parecem ter sido tiradas próximas do suposto local de travessia.

O) O Monte Sinai está a mais de 80 Km à sudoeste do ponto onde eles supostamente atravessaram. E não está incluso no roteiro do "slide 9".

P) O "slide" 29 mostra inscrições hebraicas na Arábia Saudita. Não duvido que sejam, mas não tenho expertise para saber se elas são verdadeiras e , neste caso, de que período histórico são.

Q) O "slide" 30 afirma que foram encontrados colunas, altares e restos do bezerro de ouro? Qual é a referência para esta afirmação?

R) O  "slide" 31 mostra um interessante exemplo de erosão físico-química. O arenito estava fraturado, mas não partido, e com as sucessivas variações de temperatura, na qual a rocha ora contraía, ora distendia, de tal modo que ela rachou e se separou. A água e o vento modelaram a forma arredondada.

P.S. Quantos litros de água será aquele bloquinho de arenito forneceu?
Muito bem elaborada essa refutação.

Se voce não se importar vou guardar para usar como referencia para futuras discussões!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2010, 11:30:42 »
A travessia de Charlton Heston ("slide" 01).

Pela apresentação no "link" indicado não se pode afirmar como verdadeiro o conteúdo dos "slides".

Pobre na qualidade visual, medíocre no conteúdo informativo.

A) Não é possível afirmar, pelas fotos, que os poços são iguais ("slide" 03). Aliás, sequer é possível afirmar que são poços.

B) O mesmo pode ser dito sobre a foto sobre o suposto túmulo de Jacó ("slides"  04 e 05).

C) Da onde foi tirado o número de 2 a 3 milhões de judeus que participaram do Êxodo? A própria Bíblia indica alguma coisa em torno de 600.000 pessoas.

D) O caminho traçado no "slide 9" é totalmente hipotético pois não consegui nenhum registro dele e a Bíblia é omissa quanto a isto.

E) Não sei qual foi o "tempo de resposta" das tropas egípcias entre o momento que foi detectada a fuga de 2 a 3 milhões de pessoas e o início da perseguição.

E1) É impossível você não identificar de imediato a movimentação de 2 a 3 milhões de pessoas.
E2) A distância entre o ponto de fuga e o suposto ponto do suposto "milagre" da travessia é de cerca de 320Km, em terreno acidentado, sob temperatura diurna de 45 a 50 graus Celsius, com mais de 2 milhões de pessoas caminhando e ainda cuidando de seus rebanhos. As tropas egípcias, mais preparadas e equipadas, não os teriam interceptado muito antes?

F) A imagem do "slide 10" não é a de uma trilha e sim de uma drenagem e é incompatível com o traçado proposto no "slide 9".

G) A série de "slides 11 a 15" nada tenho a dizer pois não posso afirmar se realmente representam o local que afirmam ser.

H) "Slide 16",  A Explicação Científica!

H1) Qual é a batimetria representada pelo "slide"? Em outras palavras, onde está a escala para indicar a profundidade absoluta?
H2) Mesmo assim o "slide 16" apresenta uma evidência marcante contra a suposta travessia. Reparem que na parede de chegada da travessia ("ponta da flecha") as linhas de curvas batimétricas se aproximam muito umas das outras, isto indica que aquela parede é muito íngrime, o que impediria ou pelo menos dificultaria uma passagem rápida daquela multidão.
H3) O Golfo de Aqaba é um braço de rift, com movimento transcorrente sinistral, relacionado ã abertura do Mar Vermelho. Bacias relacionadas à rift apresentam, com frequência, limites lineares e muito íngrimes.

I) Qual é o tipo de vento que se desloca bidirecionalmente a partir de um eixo central, com cerca de 13 Km de extensão (distância entre as margens) e que se mantém uniforme pelo tempo necessário de travessia de 2 a 3 milhões de pessoas? Certamente não o descrito na Bíblia, pois ela afirma ser um vento "oriental", portanto unidirecional.

J) O "slide 19" é um primor de desinformação e de erro.
J1) O círculo que indica o ponto de mergulho tem pelo menos 4 Km de diâmetro. Meio impreciso para um trabalho de arqueologia, não?
J2) As curvas batímetricas não podem apresentar aquela configuração, porque elas, por definição, ligam pontos de mesma profundidade.

K) O "slide 20" apresenta um belo aro de charrete novinho, mesmo após 3.500 anos submersos em água de elevada salinidade? Pelo jeito não há sedimentação no local, pois eles estão praticamente na superfície.

L) Os "slides 21 e 22" quando confrontados com o 20 mostram algumas coisas interessantes... e inexplicáveis.
L1) O padrão das rodas é completamente diferente.
L2) O material usado aparenta ser diferente.

M) O "slide 24" afirma que o material da foto é osso humano (um fêmur), fossilizado, e que não pode ser datado pois foi totalmente substituído por minerais. Desculpe, pela foto não é possível identificar nada. Mas mesmo assim, estou curioso para saber como é que se deu o processo de fossilização em um ambiente rico em oxigênio. Sim, rico em oxigênio pois corais somente se desenvolvem em locais assim e com águas quentes. Faltou uma explicação mais adequado do ambiente geoquímico.

N) Não pesquisei sobre as colunas mencionadas nos "slides 25 e 26" mas duas coisas me chamaram a atenção.
N1) O que propiciou a erosão em uma coluna de granito e na outra não? Eu acho que nenhuma delas é de granito, pois pela textura e pela cor eu acho que são de arenitos, rochas muito mais comuns na região.
N2) As duas fotos do "slide" 26 não parecem ter sido tiradas próximas do suposto local de travessia.

O) O Monte Sinai está a mais de 80 Km à sudoeste do ponto onde eles supostamente atravessaram. E não está incluso no roteiro do "slide 9".

P) O "slide" 29 mostra inscrições hebraicas na Arábia Saudita. Não duvido que sejam, mas não tenho expertise para saber se elas são verdadeiras e , neste caso, de que período histórico são.

Q) O "slide" 30 afirma que foram encontrados colunas, altares e restos do bezerro de ouro? Qual é a referência para esta afirmação?

R) O  "slide" 31 mostra um interessante exemplo de erosão físico-química. O arenito estava fraturado, mas não partido, e com as sucessivas variações de temperatura, na qual a rocha ora contraía, ora distendia, de tal modo que ela rachou e se separou. A água e o vento modelaram a forma arredondada.

P.S. Quantos litros de água será aquele bloquinho de arenito forneceu?
Muito bem elaborada essa refutação.

Se voce não se importar vou guardar para usar como referencia para futuras discussões!

Esteja a vontade Samurai Contini.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Abril de 2010, 12:07:23 »
A Bíblia fala em 600 mil homens e daí se estimam 2 milhões de homens, mulheres e crianças.
Mas isto só piora as coisas: como é que tanta gente sobreviveu por 40 anos no deserto inóspito? E sem deixar vestígios, embora haja vestígios de ocupações por tribos (com muito menos gente) antes e depois dessa época?

E não apenas 2 milhões de hebreus, mas também seus rebanhos e sua pesada carga (lembrando que eles levaram os tesouros egípcios, segundo a "briba").

.
« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 12:10:40 por Fernando Silva »

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Abril de 2010, 18:51:13 »
Nao entendo como estes mitos biblicos prevaleçeram, sao muito fraquinhos se comparados a outras mitologias.

Não, é porque foi imposto a ferro e fogo por séculos...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #30 Online: 02 de Janeiro de 2011, 21:32:19 »
2 milhôes de pessoas que não chegaram ao final da jornada (com excessão de 2), sendo substituidos por outros tantos até a conquista de Canaã. Qual a taxa média de nascimentos diários durante essa jornada?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #31 Online: 28 de Janeiro de 2011, 04:19:46 »

Não, é porque foi imposto a ferro e fogo por séculos...
É isso aí. Prevaleceram porque o povo dessa cultura prevaleceu e se ligou intimamente a ela. Não porque esses mitos sejam "melhores" ou "piores" do que outros.
Quando a judeuzada fica falando de travessia do Mar Vermelho, eles apenas estão buscando uma explicação nestes contos do velho "quem sou, de onde venho".

Deeeeeeepois, o cristianismo se aproveitou disso, mas é outra história...
Latebra optima insania est.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Janeiro de 2011, 09:57:26 »
Caro - ronysalles

-------------------------

livre para aprender.

Travessia do mar vermelho: Pessoal, eu gostaria de recorrer a vocês no sentido de refutar, se for possível, as falácias da apresentação do link que vou colocar. Na verdade tudo ia bem, eu estava vendo a apresentação sem problema, mas no final quando o cara colocou palavras do tipo: “preferem ser cético”, aí eu fiquei desconfortável e resolvi responder ao e-mail, (foi um e-mail de um católico fervoroso), no final, a parte que me parece mais apelativa é quando ele diz que a mídia impede dos supostos fatos arqueológicos de serem divulgados. E as dezenas de programas evangélicos, tanto católicos como evangélicos que existem, ele esqueceu? Tem até TV católica. Outra coisa, ele diz: “retratar estes FATOS VERDADEIROS na luz da FÉ”. Como assim? Outra, ser cético é uma questão de PREFERÊNCIA?

Eu gostaria de saber a  opinião de vocês em relação a isso. Por favor, assistam e depois coloquem suas opiniões.

O link:

http://www.scribd.com/doc/10984488/A-TRAVESSIA-DO-MAR-VERMELHO

Eu sou de opinião que se pode adquirir uma atitude céptica mais ou menos cartesiana. Depois de se alcançar a intuição intelectual, característica d'um livre pensador. A partir daí a meu ver, ser céptico, pode ser uma tomada de consciência que se cultiva preferentemente, à "credulidade infantil", que engole toda a historinha sem passar pelo filtro do espírito critico. :arrow: :idea:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline manufotos

• Nível 03
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 03:47:33 »
paraFzapp:

Fidel castro é um só e agora está velho, mesmo assim os milhares de Cubanos não o esmagaram ,e o tiraram do poder. pense nisso!

Offline manufotos

• Nível 03
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 04:17:06 »
Saudação a todos.

Somos todos livres para acreditar no que quiser.

Mas vejo que os ateus aqui se preocupam tanto em pesquisar ,contestar,argumentar, que Deus e os  escritos da Bíblia,não existiram ou não existem.

Gostaria de elogiar então segundos vocês os escritores mentirosos da Bíblia,por que rapaz que inteligência criar uma historia ou mito tão fantástico e fidedigno,e minucioso com respeito as pessoas citadas lugares,realmente uma capacidade incrível de imaginação,com auto poder de preservação,já que muitas sociedades do passado não conseguiram preservar sua própria historia.

Estes escritores Bíblicos conseguiram realizar uma proeza e tanto digna de um Oscar.

Já que a Bíblia é o livro mas lido,mas copiado,mas traduzido,um dos mais Antigos,com maior tiragem de impressão,e ninguém recebe os seus royalts,e o mais interessantes nós e muitos ateus , agnósticos,descrentes, vamos todos desaparecendo e sendo substituídos por outros nascituros,e no entanto os prognósticos mostram que a bíblia ainda vai continuar contando a sua historia por muitos séculos a frente,e quanto a vocês parece uma batalha perdida,porque a verdade de vocês da não existência de um Deus superior,é um tanto limitada,e sem muita força,para se multiplicar como a Bíblia e seus adeptos,creio que os ateus e agnósticos ,são sérios candidatos a lista de espécie em extinção,nada pessoal,mas sou mais Deus!

Mas independente do que penso e expresso respeito a opinião de todos,afinal o livre arbítrio é algo parecido a Democracia,é direito de todos.

E peço desculpas se fui grosseiro em expressar a minha opinião ,afinal não tenho intenção de agredir ou faltar o respeito com quer que seja.

Um abraço a todos!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 07:23:24 »
Mas vejo que os ateus aqui se preocupam tanto em pesquisar ,contestar,argumentar, que Deus e os  escritos da Bíblia,não existiram ou não existem.
Não sei se existe algum deus. A Bíblia existe, o Alcorão existe, o "Senhor dos Anéis" existe.
Gostaria de elogiar então segundos vocês os escritores mentirosos da Bíblia,por que rapaz que inteligência criar uma historia ou mito tão fantástico e fidedigno,e minucioso com respeito as pessoas citadas lugares,realmente uma capacidade incrível de imaginação,com auto poder de preservação,já que muitas sociedades do passado não conseguiram preservar sua própria historia.
Se os cristãos não vivessem tão fechados em seu mundinho centrado na Bíblia, saberiam que ela é apenas mais um dos muitos livros "sagrados", sendo que alguns são mais antigos que ela.
Já que a Bíblia é o livro mas lido,mas copiado,mas traduzido,um dos mais Antigos,com maior tiragem de impressão
1. Os mitos da Bíblia são cópia de mitos anteriores dos sumérios e babilônicos, entre outros. A criação do mundo, o jardim do Éden, a árvore do conhecimento, o dilúvio e a arca de Noé: tudo plágio.
2. Ser muito vendida não torna a Bíblia nem um pouco mais verdadeira.
,e ninguém recebe os seus royalts,e o mais interessantes nós e muitos ateus , agnósticos,descrentes, vamos todos desaparecendo e sendo substituídos por outros nascituros,e no entanto os prognósticos mostram que a bíblia ainda vai continuar contando a sua historia por muitos séculos a frente
Assim como, durante centenas de milhares de anos, toda a humanidade achou que a Terra era o centro do universo.
e quanto a vocês parece uma batalha perdida,porque a verdade de vocês da não existência de um Deus superior,é um tanto limitada,e sem muita força,para se multiplicar como a Bíblia e seus adeptos,creio que os ateus e agnósticos ,são sérios candidatos a lista de espécie em extinção,nada pessoal,mas sou mais Deus!
Qual deus, e por quê?
Deuses vêm e vão. O seu deus, em particular, tem apenas 2 mil anos (sim, porque o deus do Novo Testamento não é o mesmo do Antigo). Há outros deuses muito mais antigos que ainda são adorados.
Não se esqueça de que apenas 1/3 da humanidade é cristã.
E peço desculpas se fui grosseiro em expressar a minha opinião ,afinal não tenho intenção de agredir ou faltar o respeito com quer que seja.
Grosseiro, não foi. O que faltaram foram argumentos racionais.

.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011, 07:25:59 por Fernando Silva »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 07:27:17 »
paraFzapp:

Fidel castro é um só e agora está velho, mesmo assim os milhares de Cubanos não o esmagaram ,e o tiraram do poder. pense nisso!

???????????????????

Offline manufotos

• Nível 03
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 07:35:02 »
Para Fernando Silva.

Não vi razão no tema,por isso faltou argumentos racionais .

??????????????????????????

Valeu você é uma figura de grande inteligência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 08:13:55 »
Para Fernando Silva.

Não vi razão no tema,por isso faltou argumentos racionais .

??????????????????????????

Valeu você é uma figura de grande inteligência.

Mais um que vai fugir das refutações e partir para ad hominens.

Manufotos, leia esse tópico desde o começo e verá que todas essas bobagens já foram refutadas.

Boa leitura.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 08:34:53 »
Caro - manufotos

Já que a Bíblia é o livro mas lido,mas copiado,mas traduzido,um dos mais Antigos,com maior tiragem de impressão,e ninguém recebe os seus royalts,e o mais interessantes nós e muitos ateus , agnósticos,descrentes, vamos todos desaparecendo e sendo substituídos por outros nascituros,e no entanto os prognósticos mostram que a bíblia ainda vai continuar contando a sua historia por muitos séculos a frente,e quanto a vocês parece uma batalha perdida,porque a verdade de vocês da não existência de um Deus superior,é um tanto limitada,e sem muita força,para se multiplicar como a Bíblia e seus adeptos,creio que os ateus e agnósticos ,são sérios candidatos a lista de espécie em extinção,nada pessoal,mas sou mais Deus!

Caríssimo - na minha opinião - a bíblia mantêve-se ao longo da história e talvez persista no futuro, não porque é uma colecção de verdades inabaláveis, mas porque sempre houve e provavelmente haverá, os conservadores da cultura humana, na forma escrita e oral.

Numa biblioteca, existem os mais variados livros e nem todos tratam dos mesmos assuntos, nem falam da mesma concepção de "deus". Ademais os biblliotecários esmeram-se em conservar a integridade de todos eles, sem excepção.

A bíblia, não é o único livro mitológico, que a Humanidade protegeu da destruição até aos nossos dias.

Na idade média, os copistas, tentaram manter vivo o pensamento escrito, independente de ser semítico, ou não... Graças a eles, Aristóteles, Epicuro, Platão, sócrates e outros filósofos naturais, também são conhecidos na actualidade. :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:22:12 »
Caro - manufotos

Caríssimo - na minha opinião - a bíblia mantêve-se ao longo da história e talvez persista no futuro, não porque é uma colecção de verdades inabaláveis, mas porque sempre houve e provavelmente haverá, os conservadores da cultura humana, na forma escrita e oral.

Numa biblioteca, existem os mais variados livros e nem todos tratam dos mesmos assuntos, nem falam da mesma concepção de "deus". Ademais os biblliotecários esmeram-se em conservar a integridade de todos eles, sem excepção.

A bíblia, não é o único livro mitológico, que a Humanidade protegeu da destruição até aos nossos dias.

Na idade média, os copistas, tentaram manter vivo o pensamento escrito, independente de ser semítico, ou não... Graças a eles, Aristóteles, Epicuro, Platão, sócrates e outros filósofos naturais, também são conhecidos na actualidade. :arrow: :idea:

Exelente resposta, Lusitano!   :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!