A travessia de Charlton Heston ("slide" 01).
A) Não é possível afirmar, pelas fotos, que os poços são iguais ("slide" 03). Aliás, sequer é possível afirmar que são poços.
B) O mesmo pode ser dito sobre a foto do suposto túmulo de Jacó ("slides" 04 e 05).
C) Da onde foi tirado o número de "2 a 3 milhões" de judeus que participaram do Êxodo? A própria Bíblia indica alguma coisa em torno de 600.000 pessoas.
D) O caminho traçado no "slide 9" é totalmente hipotético pois não consegui nenhum registro dele e a Bíblia é omissa quanto a isto.
E) Não sei qual foi o "tempo de resposta" das tropas egípcias entre o momento que foi detectada a fuga de 2 a 3 milhões de pessoas e o início da perseguição.
E1) É impossível você não identificar de imediato a movimentação de 2 a 3 milhões de pessoas.
E2) A distância entre o suposto ponto de fuga e o ponto do suposto "milagre" da travessia é de cerca de 320Km, em terreno acidentado, sob temperatura diurna de 45 a 50 graus Celsius, com mais de 2 milhões de pessoas caminhando e ainda cuidando de seus rebanhos. As tropas egípcias, mais preparadas e equipadas, não os teriam interceptado muito antes?
F) A imagem do "slide 10" não é a de uma trilha e sim de uma drenagem e é incompatível com o traçado proposto no "slide 9".
G) Da série de "slides 11 a 15" nada tenho a dizer pois não posso afirmar se realmente representam o local que afirmam ser.
H) "Slide 16", A Explicação Científica!
H1) Qual é a batimetria representada pelo "slide"? Em outras palavras, onde está a escala para indicar a profundidade absoluta em metros?
H2) Mesmo assim o "slide 16" apresenta uma evidência marcante contra a suposta travessia. Reparem que na parede de chegada da travessia ("ponta da flecha") as linhas de curvas batimétricas se aproximam muito umas das outras, isto indica que aquela parede é muito íngrime, o que impediria ou pelo menos dificultaria uma passagem rápida daquela multidão.
H3) O Golfo de Aqaba é um braço de rift, com movimento transcorrente sinistral, relacionado à abertura do Mar Vermelho. Bacias relacionadas à rifts apresentam, com frequência, limites lineares e muito íngrimes.
I) Qual é o tipo de vento que se desloca bidirecionalmente a partir de um eixo central, com cerca de 13 Km de extensão (distância entre as margens) e que se mantém uniforme pelo tempo necessário de travessia de 2 a 3 milhões de pessoas? Certamente não o descrito na Bíblia, pois ela afirma ser um vento "oriental", portanto unidirecional.
J) O "slide 19" é um primor de desinformação e de erro.
J1) O círculo que indica o ponto de mergulho tem pelo menos 4 Km de diâmetro. Meio impreciso para um trabalho de arqueologia, não?
J2) As curvas batímetricas não podem apresentar aquela configuração, porque elas, por definição, ligam pontos de mesma profundidade e, portanto, não podem "subir a parede".
K) O "slide 20" apresenta um suposto belo aro de charrete "novinho", mesmo após 3.500 anos submersos em água de elevada salinidade? Pelo jeito não há sedimentação no local, pois eles estão praticamente na superfície.
L) Os "slides" 21 e 22 quando confrontados com o ("slide") 20 mostram algumas coisas interessantes... e inexplicáveis.
L1) O padrão dos aros das rodas é completamente diferente.
L2) O material usado aparenta ser diferente.
M) O "slide 24" afirma que o material da foto é osso humano (um fêmur), fossilizado, e que não pode ser datado pois foi totalmente substituído por minerais. Desculpe, mas pela foto não é possível identificar nada. Mas mesmo assim, estou curioso para saber como é que se deu o processo de fossilização em um ambiente rico em oxigênio. Sim, rico em oxigênio pois corais somente se desenvolvem em locais assim e com águas quentes. Faltou uma explicação mais adequado do ambiente geoquímico.
N) Não pesquisei sobre as colunas mencionadas nos "slides" 25 e 26 mas duas coisas me chamaram a atenção.
N1) O que propiciou a erosão em uma coluna de granito e na outra não? Eu acho que nenhuma delas é de granito, pois pela textura e pela cor eu acho que são de arenitos, rochas muito mais comuns na região.
N2) As duas fotos do "slide" 26 não parecem ter sido tiradas próximas do suposto local de travessia.
O) O Monte Sinai está a mais de 80 Km à sudoeste do ponto de onde eles supostamente atravessaram. E não está incluso no roteiro do "slide 9".
P) O "slide" 29 mostra inscrições hebraicas na Arábia Saudita. Não duvido que sejam, mas não tenho expertise para saber se elas são verdadeiras e, neste caso, de que período histórico são os símbolos.
Q) O "slide" 30 afirma que foram encontrados colunas, altares e restos do bezerro de ouro? Qual é a referência para esta afirmação? Além disto, a foto não demonstra nada disto.
R) O "slide" 31 mostra um interessante exemplo de erosão física e química. O arenito estava fraturado, mas não separado, e com as sucessivas variações de temperatura, na qual a rocha ora contraía, ora distendia, rachou até a base e se separou. A água e o vento modelaram a forma arredondada.
Pela apresentação no "link" indicado não se pode afirmar como verdadeiro o conteúdo dos "slides".
Pobre na qualidade visual, medíocre no conteúdo informativo.
P.S. Quantos litros de água será que aquele bloquinho de arenito forneceu?