O ensino ja é uma merda, em vez de melhorar o nivel e colocar mais matérias, nego quer diminuir...... Vai entender.
Pra você o que seria "melhorar o nível"?
Pra mim tem que melhorar muita coisa... E eu até escrevi isso, mas decerto você não conseguiu entender

Mas em compensação daria sim pra retirar muita coisa inútil, muito conhecimento desnecessário que nem para exercitar o raciocínio dos jovens serve.
Você quer, por exemplo, que os jovens aprendam a escrever melhores poesias barrocas na quinta série?

Ou prefere então que eles saibam que "Vriesia imperialis" é o nome científico da tal "Bromélia Imperial"?
Qualquer debilmental percebe que a única utilidade de aprender tais coisas, sem se interessar pelo assunto, é apenas tirar a nota mínima (ou máxima, no caso dos "CDFs") e passar de ano.
O problema é que qualquer professorzinho com palavrinhas bonitinhas consegue convencer os "ainda" lúcidos de que é importante aprender coisas inúteis.
Acontece que qualquer um que pensar um pouquinho e tiver um pouquinho de inteligência vai encontrar inúmeras soluções para tornar a educação menos pior do que é.
Uma delas é tirar o conhecimento inútil e SUBSTITUIR por conhecimento útil. Filosofia é útil, economia é útil, política é útil, noções de markenting é útil, etc.
E garanto que é muito melhor para uma criança e adolescente conhecer o básico de história + o básico de filosofia + o básico de política do que conhecer em nível intermediário ou quase avançado sobre geografia. A maioria aprende sem dar importância, do que adianta isso?
Espero que agora tenhas entendido melhor, Barata.
Enfim... Tem certas idéias simples que é difícil aceitar... Principalmente para quem levou surras e ficou muito tempo de castigo porque não fez deverzinho de casa ou tirou notinha abaixo de 7. É difícil aceitar que disperdiçou boa parte da infância e adolescência por tantas coisas inúteis que nem serviram tanto assim para formar um cidadão. E claro, essas mesmas pessoas doutrinadas pela "falsa boa educação" gostam de polarizar de ignorante qualquer um que apenas "questione" a eficiência e eficácia dos conteúdos e métodos de ensino praticados em seus tempos de estudante.
Você ficar de castigo porque foi mal em uma prova de matématica, cujo conteúdo é de vital importância (e que você sabia da importância porque te ENSINARAM), não tem problema algum. Agora, você ficar de castigo porque não decorou nomes científicos e esqueceu, por exemplo, que a propagação das bromélias (ops, quer dizer, "Vriesia incurvata") se dá por mudas formadas junto a planta, é um tanto ridículo e difícil de ficar aceitando!
Só quem não tem muito senso crítico e uma excessiva dose de tolerância pra aceitar numa boa.