Autor Tópico: O Código da Bíblia  (Lida 4173 vezes)

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
O Código da Bíblia
« Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:22:29 »
Caros colegas!

Assisti ôntem a um documentário no canal 55 da Sky, o THC, que tratava de um assunto bastante intrigante - o código bíblico.

Segundo eu pude entender, trata-se de um programa de computador através do qual a Bíblia, em seu idioma original, fora organizada de modo a formar um imenso quadro de letras sem espaços. Através desse código, segundo seus defensores, seria possível não apenas se encontrar acontecimentos históricos marcantes, mas também, ainda que difícil, se prever acontecimentos futuros, como por exemplo, um grande terremoto em Los Angeles previsto para o ano de 2010 e a extinção humana prevista para 2012, causada por um grande meteoro.

Enquanto assistia ao documentário, pensei que talvêz o mesmo efeito poderia ser reproduzido utilizando-se do mesmo programa para se codificar qualquer livro, quando então, como se tivessem lendo minha mente, apareceu um "carinha" que se propôs a fazer exatamente isso e o fez, utilizando-se do livro Moby Dick. Através do "código Moby Dick" ele encontrou um quadro que parecia ter previsto a morte de Kennedy, exatamente como ocorrera. Parece não ter encontrado nada mais do que isso. Mas, já é alguma coisa, né!

Gostaria de saber o que pensam a respeito.
É não sabendo que se aprende!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: O Código da Bíblia
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:32:07 »
Se te disser que vi um programa, "não sei onde", "faz um tempinho", onde pegaram as centúrias de Nostradamus, colocaram num super "software" e o resultado foi fantástico: "Conseguiram prever todas as próximas tecnologias dos próximos cem anos".

O efeito é o mesmo não é? Ou seja, cada um pega o livro que quiser transforma na teoria conspiratória que quiser.

Sabe o que é que isso? Preguiça de pesquisar, estudar... Aí tentam o caminho mas fácil, o sensacionalismo.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:42:49 »
Foi o que eu pensei. Mas, se neste ano ocorrer o grande terremoto em Los Angeles, vou ficar preocupadíssimo!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:54:49 »
Foi o que eu pensei. Mas, se neste ano ocorrer o grande terremoto em Los Angeles, vou ficar preocupadíssimo!

Considerando as características geológicas e as atividades sísmicas de toda aquela área, diria que você tem uma probabilidade enorme de ficar preocupadíssimo, e afirmo que Nostradamus, o código da bíblia, de moby dick ou da mãe Diná não têm nada a ver com isso. :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:06:36 »
Não é muito incomum terremotos naquela região.

Dizem que São Thomás só acreditava vendo, mas eu, mesmo vendo, duvido. Contudo, não posso negar que fiquei muitíssimo intrigado com o lance, já que a probabilidade de certas palavras chaves formando uma ideia referente a acontecimentos históricos, dentro de um mesmo quadro, não apenas uma vêz, mas inúmeras vezes num mesmo código é quase que nula. Mas também encaro a tudo isso como puro sensacionalismo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:10:19 »
Eu entendo seu ponto de vista, já que um documentário, ainda mais na TV paga, tende a ser bem produzido, com depoimentos bem colocados, enfim, o dever de casa os produtores do documentário fizeram direitinho :-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:10:57 »

Dizem que São Thomás só acreditava vendo, mas eu, mesmo vendo, duvido. Contudo, não posso negar que fiquei muitíssimo intrigado com o lance, já que a probabilidade de certas palavras chaves formando uma ideia referente a acontecimentos históricos, dentro de um mesmo quadro, não apenas uma vêz, mas inúmeras vezes num mesmo código é quase que nula. Mas também encaro a tudo isso como puro sensacionalismo.

Você está enganado. Na semana passada teve terremoto de 4 pontos na Escala Richter.

http://quake.usgs.gov/recenteqs/latestfault.htm

Edit
-----------
Ok. Você disse que não é muito incomum. Erro meu.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 15:16:51 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2010, 15:26:51 »

Você está enganado. Na semana passada teve terremoto de 4 pontos na Escala Richter.

http://quake.usgs.gov/recenteqs/latestfault.htm

Edit
-----------
Ok. Você disse que não é muito incomum. Erro meu.
Não entendi!

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:05:49 »
Entendi agora.

Valeu!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:47:08 »

<Mode fanatic on>

Aqui esta a prova de que a Bíblia esta correta.

haiti significa país montanhoso na língua local. Sabemos que Moisés foi para a Montanha Sinai para falar com Deus, logo, é um lugar abençoado. Zilda Arns foi naquela país salvar as crianças da fome no lugar abençoado, e crianças, sabemos, são anjos. Assim fica claro que Los Angeles é uma alegoria ao Haiti, e que a previsão estava corretíssima, pois a Bíblia nunca falha.

< Mode crente off >

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:53:49 »
Deus castiga, o Haiti é cheio de xamãs e feiticeiros vodus, vudu, voudu, sei lá

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2010, 13:25:39 »

Acho que é voodoo3 16M da 3dfx  :lol:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2010, 13:29:41 »

Acho que é voodoo3 16M da 3dfx  :lol:

Putz. esta placa é arqueológica.
Mas era o tiço nos gráficos da época.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2010, 15:43:37 »
Li as últimas postagens e fiquei impressionado com o bom humor da turma. Mas, voltando à questão, não é o fato de certas palavras chaves num mesmo quadro formando uma ideia coerente a respeito de fatos históricos o que me chamou a atenção. O mesmo pôde ser reproduzido através do livro Moby Dick. Mas, o que impressiona é o grande número de quadros bem definidos. De qualquer modo, como um dos participantes do documentário disse, ou eu acredito no código ou acredito em coincidência em um nível muitíssimo à cima das probabilidades ou eu acredito que tudo não passa de algo criado por uma mente tão engenhosa que deixaria estupefato até mesmo o Adrian Veidt. Portanto, eu prefiro deixar que o contemporâneo me comprove o código ou o descarte por completo. Se novos quadros surgirem, apontando para acontecimentos bem recentes, se o grande terremoto em LA de fato ocorrer neste ano e se o tal meteoro colidir com a Terra em 2012, incinerando todo o planeta, ai então haverão evidências suficientes que o comprove. 

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2010, 15:57:12 »
Isto dai é fichinha....  :lazy:

Estou projetando um software que você coloca as 24 letras do alfabeto e ele combina todas elas e o resultado é todo o conhecimento humano do universo.... passado e futuro.  :P

Na boa... prever 1 ou 2 coisas, mas e quantas outras combinações, sobre acontecimentos que já deveriam ter acontecido, erraram vexatoriamente?

Sei lá.... fizeram 1 milhão de previsões e somente 1 ou 2, que ainda nem se pode questionar sua precisão, é que são expostas. Curioso não é?

Nem quero saber das previsões em aberto... quero saber das erradas.  ::)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Janeiro de 2010, 21:07:40 »
Não é são Thomás, mas São Tomé

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:38:52 »
Não é são Thomás, mas São Tomé
Não, não!
É Thomás mesmo! Tomé é uma variação do nome para a nossa língua. Existe, inclusive, um evangélho apócrifo escrito por ele e que foi descoberto no século passado com "os pergaminhos do Mar Morto".
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 13:41:06 por MONTE CASTELO »

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:50:58 »
Isto dai é fichinha....  :lazy:

Estou projetando um software que você coloca as 24 letras do alfabeto e ele combina todas elas e o resultado é todo o conhecimento humano do universo.... passado e futuro.  :P

Na boa... prever 1 ou 2 coisas, mas e quantas outras combinações, sobre acontecimentos que já deveriam ter acontecido, erraram vexatoriamente?

Sei lá.... fizeram 1 milhão de previsões e somente 1 ou 2, que ainda nem se pode questionar sua precisão, é que são expostas. Curioso não é?

Nem quero saber das previsões em aberto... quero saber das erradas.  ::)
Vc tem razão. Eu mesmo poderia fazer uma pregada de previsões. Se duas se confirmassem, mesmo que as demais furassem, eu poderia vir a ficar famoso. Mas o código bíblico parece ter registrado acontecimentos do presente e do passado. Como foi dito no documentário, seria difícil se buscar coisas sobre o futuro já que não se saberia o que se procurar. Tipo, eu coloco no programa Roberto Carlos, morte, infarto, 2010. Se estas palavras estiverem no código dentro de um mesmo quadro e isso se vier a se confirmar, então não seria o código que teria previsto o futuro, mas eu.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 13:59:53 por MONTE CASTELO »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2010, 16:31:08 »
O código da bíblia consiste, basicamente, de colocar as palavras em forma de tabela, e fazer uma palavra cruzada (literalmente) com as letras. Um software de computador consegue encontrar infinitas combinações ao acaso.

A questão "probabilística" de certos achados é papo-furado. O cara fica o dia inteiro procurando combinações, e depois encontra uma combinação que tem só 1 entre 100 chances de encontrar, e sai afirmando que uma probabilidade dessas só pode ser obra de Deus. O único detalhe é que ao decorrer do dia ele chegou a olhar 500 grupos de palavras...

Isso é uma pegadinha. É mais ou menos como dizer que é melhor ficar em um lugar onde um raio já caiu pois as chances de um raio cair no mesmo lugar são mínimas.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 16:37:38 por Ilovefoxes »

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2010, 16:48:23 »
Chances mínimas, ainda assim ignifica que possa acontecer.

Entendo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2010, 19:35:02 »
Quando se analisa o código (que é feito sobre a Torá e não sobre a Bíblia) ainda existe uma coisa a ser considerada: o hebraico não possui vogais e os números são representados por letras. É quase como "complete a sentença como você achar melhor". Assim, CS pode ser CASA, ACASO, CASO, COISA e por aí vai.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2010, 03:44:06 »
Quando se analisa o código (que é feito sobre a Torá e não sobre a Bíblia) ainda existe uma coisa a ser considerada: o hebraico não possui vogais e os números são representados por letras. É quase como "complete a sentença como você achar melhor". Assim, CS pode ser CASA, ACASO, CASO, COISA e por aí vai.
Sim. não é usado o Novo Testamento, mas apenas o Antigo e, em seu idioma original. Você mencionou Torá apenas, mas acho que o Barata também está incluído, se não me engano.

Sua colocação é perfeita. As palavras no hebraico, para ganharem sentido precisam ser combinadas. É preciso se ler um trecho inteiro para que a primeira palavra, na maioria das vezes, signifique isso ou aquilo. Uma palavra separadamente poderia significar um apanhado de coisas.

Este foi o argumento mais forte de todos os que foram lançados.

Parabéns!

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2010, 03:45:52 »
Para mim isso já basta.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2010, 08:48:21 »
Barata?

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Janeiro de 2010, 02:48:43 »
Barata?

É a pronúncia, mas não sei como se escreve (os profetas). O Torá, que nos referimos como "Pentateuco", também conhecido como o livro da "lei" ou, simplesmente "a lei", como era chamado no passado (não em nossa língua), contém somente os cinco primeiros livros do AT. Os demais livros, chamado de "o livro dos profetas" (é claro que continha também os Salmos, os Provérbios, além de outros livros), formam o "Barata", segundo eu pude entender através do Cilas Malafaia num programa de rádio.

Confesso que, já que você me perguntou, eu procurei pelas fontes na grande rede, mas nada encontrei a respeito.

Agora eu fiquei bolado!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!