Alguém pode me indicar links, livros e matérias que tratem de histeria coletiva, alucinações coletivas, delírios em massa e as ligações existente entres estas coisas? Ou será que as três coisas se tratam exatamente do mesmo fenômeno psicológico/psiquiátrico?
Gostaria de saber se a ocorrência de alucinações e delírios coletivos são consideradas coisas relativamente comuns nos dias de hoje.
Ocorre que minha sogra, o marido dela e um de meus cunhados afirmam categoricamente que, quando moravam numa fazenda, viram e ouviram ao mesmo tempo coisas bizarras acontecendo (tipo cavalo soltando fogo pelas ventas, portas batendo sem nenhuma explicação normal etc...). E, como conheço eles pessoalmente, não vejo por que eles estariam mentindo. Nem eles teriam nada a ganhar inventando tais coisas, a não ser os olhos esbugalhados dos crédulos e a zombaria dos céticos.
Estando eles falando a verdade (que viram ou ao menos que pensam que viram), a única alternativa racional seriam alucinações, delírios e histeria coletivos. Estou pesquisando sobre o assunto, depois volto com mais informações.