Autor Tópico: Pseudociência na revista Galileu  (Lida 4702 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Pseudociência na revista Galileu
« Online: 20 de Julho de 2005, 21:43:34 »
Alguém chegou a ler a revista Galileu deste mês, "Terapias alternativas que funcionam"?

Vi quando passei na banca de revistas hoje, mas não estou disposto a comprá-la, mesmo porque se tiver o que eu desconfio que tem dentro, vou ficar muito puto de ter desperdiçado meu dinheiro.

Portanto, se alguém leu e quiser fazer os comentários cabíveis, fique a vontade.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
Re.: Pseudociência na revista Galileu
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2005, 21:49:55 »
:forca:
suicídio esse tipo de revista
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2005, 21:59:27 »
A Galileu, a Época e a Super Interessande andam fazendo esse tipo de reportagem. Sem nenhum embasamento científico, e totalmente pseudocientífico.

Se preparem, em breve teremos criacionismo científico nessas revistas.

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2005, 22:28:17 »
eu folhei rapidamente a revista na Saraiva não fala das terapias especificamente e sim que o homem deve levar uma vida mais regrada, equilibrada, alimentar-se corretamente e outras coisas.
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Axia

• Nível 13
  • *
Re: Re.: Pseudociência na revista Galileu
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2005, 00:56:43 »
Citação de: café-com-leite
eu folhei rapidamente a revista na Saraiva não fala das terapias especificamente e sim que o homem deve levar uma vida mais regrada, equilibrada, alimentar-se corretamente e outras coisas.

<_< Ou seja, tudo que todo mundo já sabe! é muito facil escrever matérias assim. As revistas na sua maioria andam com conteúdos velhos para publico jovem!

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2005, 10:34:11 »
Citação de: café-com-leite

Essas coisas não são terapias alternativas. Então a chamada de capa é sensacionalista? Que novidade. Se for assim estão tentando atrair o público das alternativas e tenta não se comprometer...

Pior que vai aparecer gente dizendo que terapias alternativas funcionam, todas, por que saiu uma matéria na Galileu dizendo isso. O nível de leitura de muita gente se resume às chamadas de capa.

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2005, 10:41:35 »
por isto que eu só folhei e deixei na pilha e preferi comprar a Revista da Mônica para minha filha.  :D
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2005, 18:46:37 »
Citação de: Fernando
A Galileu, a Época e a Super Interessande andam fazendo esse tipo de reportagem. Sem nenhum embasamento científico, e totalmente pseudocientífico.

Por outro lado a Revista Veja é muito mais cuidadosa com esse tipo de coisa. Eles sempre fazem ressalvas contra as terapias alternativas e eu me lembro inclusive de uma reportagem onde ela desmascarou os charlatães que escreveram o livro "Medicina Alternativa de A a Z" e em seguida começaram a tirar esse livro de sua lista dos mais vendidos por considerá-lo perigoso à saúde dos cidadãos!

Eu tiro o chapéu para a Veja :clap:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2005, 19:01:38 »
Essa semana atendi uma paciente que acompanho há meses. Ela é obesa, come exageradamente e tem dispepsia ( no caso dela, um pouco de refluxo e dor de estômago ). Sempre que ela sai da dieta que orientei volta a sentir sintomas. Já encaminhei diversas vezes ao nutricionista, só foi uma vez.

Essa semana, no final da consulta ( ela novamente voltou a sentir sintomas depois de comer o que não devia ), ela me disse que queria procurar um médico ortomolecular e perguntou o que eu achava. Eu disse que não adiantava e perguntei porquê ela pensou nisso. Aí ela me disse que o médico ortomolecular vê a pessoa por inteiro !

Eu perdi a paciência. Falei pra ela que já estava sendo "vista por inteiro". Que não adiantava ela continuar tomando os remédios que eu passava se ela não seguisse a dieta. E que nada iria melhorar enquanto ela não se cuidasse e emagrecesse. Que nenhum remédio mágico iria mudar a necessidade dela se cuidar, o que já tinha sido orientado mas que ela simplesmente não fazia...  :x
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2005, 19:45:24 »
Citação de: Gabriel dCF
Citação de: Fernando

Por outro lado a Revista Veja é muito mais cuidadosa com esse tipo de coisa. Eles sempre fazem ressalvas contra as terapias alternativas e eu me lembro inclusive de uma reportagem onde ela desmascarou os charlatães que escreveram o livro "Medicina Alternativa de A a Z" e em seguida começaram a tirar esse livro de sua lista dos mais vendidos por considerá-lo perigoso à saúde dos cidadãos!

Eu tiro o chapéu para a Veja :clap:

Nesse aspecto eu concordo. Nas matérias científicas eles também fazem boas colocações.

Mas, Gabriel, você já ficou sabendo da reportagem deles sobre espiritismo? Foi sói proselitismo.

E quanto à política, a Veja também não cumpre bem com o seu dever.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2005, 20:00:47 »

qual o dever da veja?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2005, 20:31:07 »
O problema da Veja é a tentativa de ser original/revolucionária/engraçada em todas as matérias. Aí saem uns títulos tipo "A estrela deu chilique".
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2005, 20:55:21 »
Citação de: bruno

qual o dever da veja?

Vender revista.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Pensador Amazonense

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2005, 21:34:15 »
A Veja é uma revista muito boa. (Primeira Leitura é melhor! :D )

A revista Superinteressante faz tempo que está bastante esquisita. Eles mudaram o conceito da revista e não avisaram os leitores disso. Ficou estranho. Mas recentemente eles finalmente entregaram que agora a revista é definida como a revista que explica para o leitor as coisas mais interessantes que acontecem à sua volta. (Seria uma espécie de Veja para adolescentes.) É uma proposta bem compatível com a das outras revistas da família da Superinteressante, como a Mundo Estranho. Que fique bem claro para todos que a revista Superinterintessante deixou de ser uma revista de divulgação científica ou tecnológica. Oficialmente. Portanto, se antes ela era passível de severas críticas, agora não é mais.

Em termos de revista de divulgação científica nada melhor que Scientific American. Com focos mais específicos, há também as excelentes Viver Mente & Cérebro, Nossa História, e outras.

Offline Capyvara

• Nível 07
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2005, 22:23:09 »
Nunca compro as edições dessas revistas que vem com qquer indicação de pseudociências na capa, mesmo q dentro tenha um artigo q me interesse, se mais pessoas tomarem a mesma atitude talvez eles sintam algum peso de diminuição de vendas, hehe

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Julho de 2005, 22:32:35 »
Pena que o suporte de assinaturas da Scientific American seja tão ruim. Eu já tive vários problemas desde que comecei a assinar a revista, há alguns meses, como demora de entrega, boleto chegando depois do vencimento, etc., e não pareceram muito interessados em me atender. Não condiz com a qualidade da revista.

A Veja, ao contrário, atende muito bem, mas o conteúdo das revistas é bem ruim.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Julho de 2005, 22:39:35 »
Citação de: bruno

qual o dever da veja?

Olha, eu acho que quando você quer abordar um fato de nosso cotidiano, você deve abordá-lo imparcialmente dando todas as informações possíveis para os leitores tirarem suas conclusões. E não partir de espantalhos e com alguns dados omitidos.

Sério, já me enganei muito lendo a Veja, eu gosto dela em geral, mas nas matérias políticas eu sempre fico com o pé atrás.

Tem uma frase, não sei onde li:
"Você lê a Veja, O Globo e assiste o Jornal Nacional, azar o seu!!!"

:D

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #17 Online: 21 de Julho de 2005, 22:43:41 »
A assinatura anual da Sciam original sai por US$ 44,00...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #18 Online: 21 de Julho de 2005, 22:47:50 »
Já a do Skeptical Inquirer está US$ 22,95...

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2005, 00:20:17 »
Bom, se a ervista colocou uma chamada sensacionalista de pseudociências acho mais covarde ainda da parte dela do q se tivesse propriamente espalhado bobagens por ai..

Citação de: Stéfano
Essa semana atendi uma paciente que acompanho há meses. Ela é obesa, come exageradamente e tem dispepsia ( no caso dela, um pouco de refluxo e dor de estômago ). Sempre que ela sai da dieta que orientei volta a sentir sintomas. Já encaminhei diversas vezes ao nutricionista, só foi uma vez.

Essa semana, no final da consulta ( ela novamente voltou a sentir sintomas depois de comer o que não devia ), ela me disse que queria procurar um médico ortomolecular e perguntou o que eu achava. Eu disse que não adiantava e perguntei porquê ela pensou nisso. Aí ela me disse que o médico ortomolecular vê a pessoa por inteiro !

Eu perdi a paciência. Falei pra ela que já estava sendo "vista por inteiro". Que não adiantava ela continuar tomando os remédios que eu passava se ela não seguisse a dieta. E que nada iria melhorar enquanto ela não se cuidasse e emagrecesse. Que nenhum remédio mágico iria mudar a necessidade dela se cuidar, o que já tinha sido orientado mas que ela simplesmente não fazia...  :x

Dai é culpa do médico ainda né?
deve ser de ficar puto... :x

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2005, 17:16:27 »
Eu estou com 92kg, essa semana comprei uns shakes para ver se emagreço um pouco. Só que nào vai aidnatar muito, minha esposa é cozinheira
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2005, 17:17:34 »
E comprei esses shakes por puro modismo, pois sei que eles vem entupidos de fibra para vc se sentir cheio
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2005, 19:09:23 »
Citação de: Stéfano

Quando aparecer mais uma dessas inventa um outro remédio esquisito, pro dedão do pé... se perguntarem pq... é pra levar em conta o inteiro.  :D

Ou faz um passes... uns movimentos enigmáticos com as mãos.... varie conforme o dia, assim a pessoa vai voltar só pela curiosidade de ver o próximo 'ocus pocus'.  :D  :D

Tá... brincadeira.  :)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Julho de 2005, 01:06:36 »
Gente é só se cadastrar no site q dá pra ler a revista de graça.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!