Autor Tópico: [Vídeos] A Igreja Católica: Construtora da Civilização  (Lida 1581 vezes)

Rhyan

• Visitante
[Vídeos] A Igreja Católica: Construtora da Civilização
« Online: 07 de Fevereiro de 2010, 08:05:35 »
Episódios sobre a história da Igreja Católica apresentados pelo historiador Thomas Woods.

1 de 3 do cap. 1
<a href="http://www.youtube.com/v/t6bnO7N1AMU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/t6bnO7N1AMU</a>

Lista de vídeos
http://www.youtube.com/view_play_list?p=ADB3FCFC2C47A724&search_query=igreja+cat%C3%B3lica+construtora+da+civiliza%C3%A7%C3%A3o&rclk=pti

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
Re: [Vídeos] A Igreja Católica: Construtora da Civilização
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:10:13 »
Nossa, muito obrigado, eu estava atrás de conhecimentos sobre isso mesmo.

Indo além, uma pergunta que pode ser meio boba, mas a bíblia conta a história da Igreja Católica? ou só fala de estórias contadas pelos apóstolos e etc? Eu nunca a li. Procuro saber como se deu a formação da instituição. Eu sei que após o estabelecimento como religião oficial do Império Romano ela começou a crescer, mas será que há como buscar algo mais específico, no sentido da intromissão dela dentro do Estado? Como se autonomizou, influenciando Estados - a despeito das crenças de reis.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 12:51:46 »
O assunto já foi discutido aqui:
../forum/topic=22162.0.html

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 12:57:06 »
Indo além, uma pergunta que pode ser meio boba, mas a bíblia conta a história da Igreja Católica? ou só fala de estórias contadas pelos apóstolos e etc?
A Bíblia só fala dos primeiros 100 anos da Igreja, se tanto. E fala de uma igreja muito diferente da atual.
Eu sei que após o estabelecimento como religião oficial do Império Romano ela começou a crescer, mas será que há como buscar algo mais específico, no sentido da intromissão dela dentro do Estado? Como se autonomizou, influenciando Estados - a despeito das crenças de reis.
Quando Constantino deu poderes à Igreja de Roma, no século 4, ela passou de perseguida a perseguidora, impôs sua doutrina às outras seitas cristãs e perseguiu os pagãos até acabar com eles. Só começou a perder este poder no fim da Idade Média, mas foi só no século 19 que a Inquisição foi extinta e o papa foi confinado ao Vaticano, acabando seu domínio sobre uma grande parte do território da Itália.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2010, 11:34:00 »
Não tive a paciência de ver todos os vídeos (se eu não estiver enganado são 6).

Negar que a ICAR teve importância para o que se chama de "civilização ocidental" é uma tolice. Mas achar que elas foram a base é uma tolice semelhante, pois o que houve foi uma retro-alimentação contínua entre as sociedades e culturas que compunham o mundo ocidental de então e as muitas religiões. Isto sem mencionar as interações com elementos culturais de povos mais distantes como árabes, indianos e chineses.

Por fim, quero exemplificar um caso de informação desatualizada dos vídeos que assisti. Afirma-se que foram pensadores cristãos que formaram a base do que viria a ser chamado de método científico.

Needham (1.954), em sua obra denominada Science and Civilization, demonstra que a estruturação lógica do que se chama hoje de método indutivo, foi elaborado por sábios (cientistas) chineses entre I AC e II AD. Ou seja, 10 séculos antes do convencionado no Ocidente cristão.

« Última modificação: 29 de Março de 2010, 06:44:25 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Março de 2010, 03:46:34 »
Que algumas coisas tenham se desenvolvido no seio da ICAR é inegável, mas vindo de uma época onde só ela possuía o conhecimento e a produção dele, é de se esperar isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!