Respondendo às perguntas do tópico:
- Existem associações de ateus ou agnósticos que promovem ações sociais, assistenciais ou educacionais?
Que eu saiba não, mas pode ser que haja alguma organização do grupo de comunistas ortodoxos que correspondem ao estereótipo comunista-ateu. Mas acho difícil que haja uma relação com ateísmo propriamente dito, nem vejo porque tal coisa deveria existir.
- Você faz algo direto de caráter social?
Eu dou aulas extracurriculares voluntariamente em uma escola pública de Salvador.
- Dedica parte de seu tempo ou dinheiro para ações ou serviços que promovam uma mudança na sociedade a curto/médio/longo prazo.
a) Dedico dentro de minhas possibilidades. Dinheiro é mais difícil porque eu não tenho; se tivesse, facilitaria o trabalho e me possibilitaria fazer bem melhor do que eu faço. Mas um investimento financeiro real atualmente entraria em dura competição com minhas contas básicas - água, luz, aluguel. Isso, infelizmente, é a situação minha e do grupo todo. Mas vamos dando nosso jeito.
b) Não tenho dúvidas de que é de mudança social. Optamos por ser extracurricular exatamente em fução disso. É um trabalho principalmente de conscientização dos alunos em relação à situação em que eles vivem - social, histórica, cultural, econômica ; mexe com várias questões. Preferimos a conscientização porque não acreditamos que se mude algo simplesmente, digamso assim, grosseiramente: dando esmola. Agora, eu, particularmente, não sonho em mudar o mundo. Apenas quero reagir a coisas que me incomodam. Me sentirei bastante feliz e satisfeito se tiver promovido uma micromudança.
- Sim/não/por quê?
Por quê eu não sei dizer. Talvez tenha algo em meu DNA que me impulsione a fazer isso.